sábado, 17 de novembro de 2012

'Fringe' – '5-20-10': Walter, Bell, Peter e a irresistível sensação de se sentir como um Deus!

'Fringe' – '5-20-10': Walter, Bell, Peter e a irresistível sensação de se sentir como um Deus! (EP 5X07)!

Walter lidera a tentativa de entrar no local em que se encontram os cilindros escondidos por William Bell.

Episódio '5-20-10' foi o melhor da temporada e um dos melhores da história de 'Fringe'!

Afinal, Peter conseguirá derrotar Windmark e reverter o seu processo de transformação em Observer?

E Olívia, deixará a passividade de lado e passará a ser mais atuante na história?

'Trust' significa Confiar. Confiar em quem? Peter? Ou seria confiar em si mesmo, o que vale, principalmente, para os casos de Peter e de Walter, que estão mudando rapidamente a sua natureza?

Para mim, até o momento, este foi o melhor episódio desta temporada. Disparado. 

E '5-20-10' também foi um dos melhores episódios da história da série, com inúmeras referências à episódios das temporadas anteriores. Simplesmente Fantástico!

Depois disso, tenho certeza de que 'Fringe' terminará em grande estilo.

Mas, será que teremos um final 100% feliz? Tenho minhas dúvidas. Talvez não.

Mas daí, os produtores poderão deixar uma 'janela' aberta para que os fãs possam construir um final alternativo, 100% feliz, para eles mesmos.

Quem sabe...

Outra coisa: Será que, a partir do próximo episódio, Olívia deixará a sua espantosa passividade de lado e tomará a iniciativa? Tomara...

Afinal, a Olívia desta 5a. temporada não é a mesma das quatro anteriores, né? O contraste está muito grande. Ela está passiva demais, sem tomar a iniciativa em momento algum, indo ao sabor dos acontecimentos. Ela parece uma 'maria-vai-com-as-outras'. 

Volta, Olívia Cortexiphada!

Aliás, alguém mais viu, numa cena do laboratório, alguns frascos que poderiam ser de cortexiphan? Olívia precisa tomá-los, urgentemente, e em doses cavalares.

Penso que somente uma Olívia Cortexiphada pode, talvez, ajudar a trazer o Peter-Observer de volta para o Universo do real depois que este enfrentar e, talvez, conseguir derrotar Windmark.
 
As referencias a William Bell são crescentes nesta 5a. temporada. Teremos a volta do personagem à trama nos episódios finais? Quem sabe...
 
Não acredito que Olívia continuará sendo tão passiva, assim. Até porque, se o fizer, correrá o sério risco de perder Peter. Em algum momento, talvez já no próximo episódio, deveremos vê-la muito mais atuante e tomando a iniciativa.

No começo deste sensacional e espetacular episódio, Peter vê uma sucessão de fatos que ainda não aconteceram, prevendo o futuro. São os seus poderes de Observador que estão aumentando com o passar do tempo. Daí, ele entra em contato com Anil e pede a sua ajuda.

Ao chegar no laboratório, Peter é questionado por Olívia pelo fato de que não está dormindo. Isso também é fruto do aumento dos seus poderes como Observador.

No laboratório, Walter-Peter-Olívia-Astrid assistem a mais uma fita de vídeo. Na mesma, Walter fala sobre os cilindros dos Observers, que servem para localizar alguém no Espaço-Tempo e que eles irão precisar de, pelo menos, dois cilindros.

Aliás, porque eles irão precisar de dois cilindros, como diz o Walter? Afinal, os cilindros são usados pelos Observadores, correto? E quais os dois Observers que eles irão procurar com os cilindros? Para mim, um deles será o Observer-Criança e o outro é o Peter.

Aliás, daí surge uma dúvida: Porque Walter pede (na fita de vídeo), especificamente, por dois cilindros? Será que ele já sabia que precisaria de dois cilindros porque os mesmos iriam ser utilizados para localizar o Peter e o Observer-Criança? Já teriam eles (Walter, Peter, Olívia, Astrid...) vivenciados todos estes acontecimentos e que, agora, estariam se repetindo, como se estivessem presos num Loop Infinito?

Não duvido...

Na fita de vídeo, Walter também mostra a planta de um edifício, desenhada por ele e Bell, que é onde fica um laboratório da antiga Kelvin Genetics.

No entanto, para entrar no laboratório da Kelvin Genetics, onde Bell guardou os dois cilindros, é preciso usar da mão de Bell. E por isso é que Walter cortou a mão dele, tal como vimos em 'Letters of Transit' (4X19).

Porém, Peter, Olívia e Astrid ajudam Walter a se lembrar do que aconteceu 21 anos antes e passam a acreditar que Bell os traiu e que o mesmo estava ajudando os Observers. Mas, tenho as minhas dúvidas sobre isso. Será que Bell não agiu desta maneira porque, talvez, soubesse que eles estavam presos num Loop Infinito e que aqueles fatos iriam se repetir futuramente? Não duvido. E daí, Bell teria escondido os cilindros porque ele sabia que Walter, Peter, Olívia e Astrid precisariam dos mesmos para derrotar Windmark e o seu grupo de Observadores. 

Como se percebe, a natureza complexa e indefinida deste excepcional personagem que é William Bell permanece até o fim do seriado.  

Daí, eles vão ao armazém, que foi destruído. Walter (num ótimo comentário) lembra que tomava ácido ali e que ficava olhando os navios... Grandes 'viagens', essas, hein Walter?

E Peter usa seus poderes para descobrir onde era o local de entrada do antigo edifício.

Olívia chama a atenção de Peter porque ele começa a sangrar pelo ouvido esquerdo. Como se percebe, a transformação dele em Observer parece gerar alguns efeitos colaterais negativos.

Depois, eles discutem sobre qual é a melhor maneira de entrar no local e Walter diz que o melhor a fazer é atravessando os destroços.

Esta é uma clara referência a um episódio da primeira temporada, que foi o 'Safe' (1X10), no qual Mitchell Loeb e a sua gangue entravam nos cofres dos bancos usando de um equipamento que permitia atravessar paredes e objetos sólidos. E o que eles estavam tentando roubar, exatamente? Peças e componentes de um equipamento criado pelo Walter que permitia viajar no TEMPO E NO ESPAÇO. 

Porém, a gangue de Loeb não roubou todas as peças. Faltou uma. E ela é, justamente, a peça que permitia viajar no Tempo... E se o Walter recuperou aquela peça, completou o equipamento, viajou no tempo para resolver essa situação em que se encontram atualmente? Aliás, seria este aparelho um ancestral do cilindro dos Observers? 

Depois, eles decidem procurar Nina Sharp, para pedir a sua ajuda com isso.

Peter recebe ligação de Anil, que lhe diz que o previsto por Peter, sobre o comportamento de um Observer (que deveria ter esquecido a sua maleta – esta é uma fonte de poder?) não aconteceu. 

Peter diz que isso é impossível e irá encontrar Anil.

Novamente, vemos que os cartazes de 'Etta Resist' estão em todos os lugares. Mas os Observers não dão a mínima para isso. Talvez porque é isso mesmo que o Windmark deseja, ou seja, que eles continuem lutando, pois está convencido de que conseguirá derrotá-los, aniquilando com toda e qualquer Resistência humana. 

Olívia pergunta porque Peter irá encontrar Anil, este não lhe diz e ela percebe que, cada vez mais, Peter está escondendo informações e desconfia do comportamento dele. Com certeza, ela já notou que Peter está diferente e que tem algo errado com ele. Mais cedo ou mais tarde, ela irá querer descobrir a verdade. A questão é: Como Peter irá reagir? Irá se afastar de Olívia ou abandonará o seu plano de vingança contra Windmark e os Observers, voltando a ser quem ele era? A resposta será dada no final deste episódio...

Nina, que trabalha no 'Ministério da Ciência', cancela as suas reuniões da tarde e recebe Walter, Olívia e Astrid. Nina diz para Olívia que nunca imaginava que iria vê-la novamente e se emociona. 

Olívia lhe diz que as coisas estão difíceis, mas que eles continuam acreditando no plano de Walter e que fazem isso por Etta. Logo, aparentemente, não existe o desejo dos membros remanescentes da Divisão Fringe de se criar uma nova realidade, mas sim a de lutar contra os Observers, para derrotá-los, para que a morte de Etta não tenha sido em vão.

O filme 'Marathon Man' é citado neste episódio de 'Fringe'. Vale a pena conferir o mesmo e entender os motivos disso. 
 
Nina diz que ficou sabendo da morte de Etta através de Broyles e que não procurou Olívia para não colocá-la em risco. Não podemos esquecer que esta é a Nina da quarta temporada, da Linha Temporal Reescrita, que foi uma verdadeira mãe substituta para Olívia, não tendo nada a ver com aquela Nina que vimos nas três primeiras temporadas de 'Fringe'.

Nina lhes diz que os Observers criaram um dispositivo que permite transformar toda a matéria sólida em gás e que o local em que os cilindros estão podem ter tido esse fim.

Nina pergunta a Walter se ele está chateado com ela porque ela ensinou Simon e Etta a reimplantar as partes do seu cérebro. Walter diz que se preocupa com isso por que antes ele era uma pessoa ambiciosa, arrogante, que não se preocupava com ninguém, apenas em 'caminhar com os Deuses'. Mas agora ele tem ao Peter, que não permitirá que ele volte a ser como era.

Obs: Penso que essa crença de Walter está sob o sério risco de não se confirmar, pois Peter está mudando rapidamente, muito mais do que ele, Walter. Então, se esse processo não for interrompido, Walter poderá perder Peter novamente e ele, talvez, mudasse de postura novamente, voltando a ser o cientista que desejava 'caminhar com os Deuses'. 

Aliás, será que, para derrotar os Observers, não será necessário que tenhamos um Walter arrogante e com pretensões divinas, Peter como um Observer e a Olívia cortexiphada? 

Afinal, qual é o preço que temos que pagar para atingir os nossos objetivos, por mais justos que estes sejam? Os fins justificam os meios? Parecem ser essas as questões que os produtores de 'Fringe' lançaram para os personagens. Como eles irão responder às mesmas? 

Equipe de "Fringe" tenta derrotar Windmark e recuperar o controle da Terra para a Humanidade. Terão sucesso?

Uma frase fundamental em 'Fringe' é 'Seja um homem melhor do que o seu pai'. E agora estamos vendo o Peter repetindo o mesmo padrão de comportamento do 'velho Walter', agindo como se fosse um Deus, que prevê o futuro, manipula os acontecimentos, não dá satisfação a ninguém sobre aquilo que está fazendo (basta ver como ele está tratando a Olívia). Peter está agindo exatamente como o Walter era nos tempos de cientista com pretensões divinas.

Mas, será que Peter irá, em algum momento, interromper esse processo de mudança pelo qual está passando? Se não fizer isso, ele correrá o risco de ficar sem ninguém: Walter, Olívia, Astrid...

Até quando e onde Peter irá, ainda não sabemos, porém.

Obs:  E se o Peter foi o primeiro Observador? E se foi ele que deu origem a tudo o que estamos vendo agora? E daí, eles (Walter, Peter, Olívia...) voltaram no tempo para recomeçar tudo novamente e tentar mudar a realidade, destruindo com os Observers liderados por Windmark...

Anil conta para Peter sobre o que viu no comportamento do Observer chamado Royce e descobre que ocorreu algo, o uso do celular, que modificou o rumo dos acontecimentos.

Obs.: Na terceira temporada tivemos um episódio sobre esse assunto - 'The Plateau' - que trata justamente de uma variável que não é prevista, que acaba alterando o rumo dos acontecimentos. E é justamente isso que, aliás, acaba salvando a vida de Olívia.  

Depois, Peter diz para Anil que dois Observers, Royce e Mueller, irão entrar em certo lugar às 6:17 e indica onde ele, Anil, deverá ficar. Anil também desconfia de que algo diferente está acontecendo com Peter, mas irá avisá-lo quando os Observers chegarem ao local.

Peter entra em um carro e sente fortes tremores durante alguns segundos. Sua transformação continua... Ele parece estar mais determinado depois disso.

Peter chega ao restaurante e avisa a balconista que ela irá receber uma chamada e logo depois o telefone toca. Quando vai embora ele pega a maleta de um Observer, esta não percebe e pega a maleta de Peter quando vai embora.

Astrid pergunta para Olívia sobre como estão as coisas com Peter e ela diz que ele não dorme e sempre tem uma resposta pronta e certa para tudo o que faz. Olívia manifesta a sua preocupação com o que está acontecendo com ele e sente que o está perdendo novamente.
 
Walter Bishop e William Bell: dois cientistas que desejavam 'caminhar com os Deuses' e que mudaram a história da Humanidade e do Universo.

Nina lembra Walter sobre que tipo de pessoa ele e Bell eram, que eles se sentiam como sendo Deuses e ele responde que sabe disso. Nina rebate dizendo que o amor que ela sentia por Bell não foi suficiente para impedir que Bell agisse desta maneira, porque nada foi suficiente para se comparar a essa sensação de poder. Walter diz que isso aconteceu porque Bell nunca a amou, o que deixa Nina muito magoada. Nina diz que esse comentário demonstra que o 'velho Walter' está voltando. Walter diz que Peter o salvará disso. 

Será?

Nina avisa Walter e Olívia que qualquer mudança repentina na atmosfera é detectada pelos Observers e que eles entram em ação rapidamente quando isso acontece. Isso demonstra a importância da atmosfera para os Observers. Esse pode ser o 'Calcanhar-de-Aquiles' deles, no fim das contas.

Observadores chegam ao local apontado por Peter (Anil se encontra no lugar), eles entram e o Observador que pegou a maleta de Peter, abre a mesma e ela solta um gás que os desfigura, matando-os instantaneamente.

Anil avisa Peter sobre o sucesso da ação e depois Olívia o questiona a respeito do seu encontro com Anil, mas Peter não lhe diz coisa alguma.

Walter usa com sucesso o dispositivo dos Observers que Nina lhe entregou e eles entram no armazém, bem como no laboratório. Walter encontra o disco de David Bowie, 'O Homem que vendeu o Mundo', que Bell roubou dele e, por isso, o chama de monstro.

Eles chegam ao cofre onde Bell guardava tudo o que mais valorizava e Walter usa a combinação '5-20-10' para entrar no local, que era a mesma que Bell usava para tudo. Walter faz uma ironia e diz que Bell agia assim pois tinha uma péssima memória devido ao uso do LSD.

Olívia e Astrid dizem para Walter que ele tem que ser rápido, pois os Observadores poderão chegar a qualquer momento. Enquanto isso, Peter lhe diz que ele tem todo o tempo do mundo. Peter diz isso pois se os Observers chegassem próximos ao local ele, Peter, ficaria sabendo disso.

Como se percebe, os poderes de Observer de Peter, por enquanto, estão sendo muito úteis. 

Continuarão assim ou ele, Peter, será dominado pelos mesmos?

Milo, personagem do episódio 'The Plateau', que foi submetido a tratamento médico e que desenvolveu o poder de  prever o futuro usando de variáveis matemáticas. Peter e os Observadores parecem ter o mesmo poder. 

E Peter não acabará se viciando nestes poderes, como se fosse LSD, e não poderá começar a se sentir como sendo um Deus, repetindo o mesmo processo que aconteceu com Walter?

Afinal, como se diz, 'Tal pai, Tal filho', certo?

Walter lembra da combinação e abre o cofre, encontrando uma peça e uma foto de Nina (isso mostra que Bell gostava, sim, de Nina, e que Walter estava errado sobre ele). Peter toca na peça e os dois cilindros aparecem. Olívia e Astrid levam os cilindros embora. Peter vai sozinho, deixando Olívia ainda mais desconfiada sobre o que está acontecendo com ele. 

Walter procura Nina, entrega a foto que achou no cofre de Bell e lhe diz que, de fato, o amor deste por ela não foi suficiente e que teme que o 'velho Walter' esteja voltando, pois sente cada vez mais a presença do mesmo. Por isso ele pede que Nina retire as partes do cérebro que haviam sido colocadas de volta.

Olívia vai atrás de Peter (já que ele não volta, mesmo) e descobre que ele está planejando matar Windmark e os principais 'tenentes' deste.

E Peter conta que ele possui, agora, a mesma tecnologia dos Observers em seu organismo. 

Assim, finalmente, ele diz a verdade para Olívia. E conta que foi ele que matou aqueles Observers, usando a mesma toxina do vôo 627 (investigado por Olívia no episódio 'Piloto') e que o ataque também serviu para despistar aos mesmos, evitando que eles fossem ao armazém.

Peter começa a olhar e a se movimentar do mesmo jeito que os Observers, quase como um andróide, demonstrando que o seu processo de transformação está se acelerando cada vez mais rapidamente. Ele também já consegue antecipar os pensamentos dos outros, fazendo o mesmo com Olívia no exato instante em que ela disse que ele não deveria fazer isso, pois é muito perigoso.

Isso será revertido? Provavelmente ele o fará somente depois que acertar as contas com Windmark, que será o seu próximo alvo, pois deseja vingar a morte de Etta. 

E Olívia vai embora, assustada com o que viu.

Obs: No fundo da cena, aparecem as borboletas...

Mas, depois que isso acontecer, e com Windmark sendo morto, haverá como trazer o 'velho Peter' de volta ou a sua transformação em Observer será irreversível?

Mistério...

Peter se prepara para enfrentar Windmark, que é o grande vilão de 'Fringe' nesta última temporada.

Walter abre o seu armário e vemos as rochas, o unificador de pensamentos, o rádio do Observer-Criança, os cilindros... Mas, até agora, nada disso serve para coisa alguma. E ele coloca o disco de David Bowie para ouvir. E Astrid lhe pergunta se pode ajudá-lo em alguma coisa e diz que eles fizeram algo bom naquele dia. Na verdade, ela mal se dá conta do que está acontecendo com Walter, Peter e Olívia.

Astrid parece estar vivendo em algum Universo Paralelo. Será que ela somente irá abrir os olhos depois que tudo terminar?

Pelo que foi mostrado, até agora, nesta temporada, tudo aponta para o fato de que o caminho pessoal escolhido por Peter, de se transformar em um Observer, é o único que poderá resultar em algo concreto contra Windmark e o seu grupo.

Mas a que preço isso será alcançado? Da maneira como a história está caminhando, me parece que alguém irá para o sacrifício. Mas quem será? Walter, Peter ou Olívia?

Esta é a resposta que deveremos ter nos próximos episódios, que irão dar um fim à 'Fringe'.

E como se não bastasse tudo o que aconteceu neste fantástico episódio, ainda tivemos uma sequência final de arrepiar, com Walter ouvindo a música de Bowie ('The Man Who Sold The World'), enquanto mostrava Peter vendo tudo o que o Windmark fazia, antecipando os passos dele, enquanto o mesmo caminhava em direção ao elevador. E depois, no final, vemos os cabelos de Peter começando a cair...

Para mim, esta foi uma das melhores sequências da história de 'Fringe'. 

Sensacional!

Sem dúvida alguma, em minha modesta opinião, até o momento, este foi o melhor episódio da temporada, bem como um dos melhores das cinco temporadas desta excelente série que é 'Fringe'.  

O grande rock-star, ator e pintor David Bowie, um dos ídolos de Walter Bishop.

Letra da Música 'The Man Who Sold The World', de David Bowie:

O Homem Que Vendeu O Mundo

Nós passamos pelo degrau, falamos sobre o que foi e quando.
Embora eu não estivesse lá, ele disse que eu era seu amigo,
O que veio como uma surpresa, eu falei direto nos olhos dele:
Eu pensei que você tivesse morrido sozinho, há um longo, longo tempo atrás...

Oh, não, eu não,
Eu nunca perdi o controle.
Você está cara à cara
Com O Homem Que Vendeu O Mundo.

Eu ri e apertei sua mão, e fiz meu caminho de volta para casa.
Eu procurei por forma e terra, durante anos e anos eu perambulei;
Eu fitei com um olhar fixo à todos os milhões aqui.
Nós devemos ter morrido juntos há um longo, longo tempo atrás...

Quem sabe? Eu não...
Nós nunca perdemos o controle.
Você está cara à cara
Com O Homem Que Vendeu O Mundo...

Vídeo da música:
 



Um comentário:

Anônimo disse...

Saudades de Fringe.