segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Isabelle Huppert fala sobre quando Godard a convidou para trabalhar em 'Salve-se quem puder - a vida' (1980)!

Isabelle Huppert fala sobre quando Godard a convidou para trabalhar em 'Salve-se quem puder - a vida' (1980)! - Marcos Doniseti!

Isabelle Huppert com Godard, filmando 'Passion' (1982). Este foi o segundo filme em que eles trabalharam juntos.

Nessa breve entrevista, a excepcional atriz francesa Isabelle Huppert fala sobre como foi que Godard a convidou para participar do seu filme 'Sauve qui peut - la vie' ('Salve-se quem puder - a vida', de 1980), que marcou o retorno do cineasta francês aos filmes distribuídos no circuito comercial, ao qual ele havia abandonado totalmente depois da sua intensa participação durante as manifestações do movimento de Maio de 68 e no 'Grupo Dziga Vertov'. 

Entrevista!

“Quando eu conheci Jean-Luc, eu não estava tão ciente sobre os seus filmes na época, provavelmente vi 'Acossado' e 'Pierrot le Fou'. E eu sabia, é claro, quem ele era e quem ele ainda é, mas eu não era uma grande conhecedora de seus filmes.

Ele me ligou e me disse 'sou Jean-Luc Godard', você sabe que ele tem um sotaque suíço e, em seguida, ele disse que 'eu gostaria de conhecer você'. Eu disse, sim, sempre que quiser. E ele disse, 'agora então'. 

E literalmente 15 minutos depois ele estava no meu apartamento, tocando à porta, e ele estava lá, foi um momento agradável, porque foi tão rápido que eu não precisei me preparar. Estava apenas sentado no apartamento, me dizendo que ele queria fazer esse filme comigo.

Eu estava gravando o 'Heaven's Gate' (O Portal do Paraíso) e o 'Heaven's Gate' foi muito mais longo do que pensávamos.

'Sauve quiet peut - la vie' (Cada um por si - a vida; 1980) ele planejava filmar no outono, mas Jean-Luc queria ir me visitar novamente. 

Um momento peculiar aqui é que isto só foi bom para poder dirigir pelas estradas de Montana, levando-o a este restaurante. Em um certo momento pedi a Jean-Luc que me dissesse apenas algumas palavras sobre o meu personagem, sobre o que eu deveria fazer no filme. 

Ele olhou para mim e disse que tinha que ser o 'Rosto do Sofrimento' e que nunca, sempre lembrarei disso, do jeito que ele está triste e, de fato, acho que vi 'Vivre sa Vie' (Viver a Vida; 1962), que tem semelhanças com o que faço em 'Sauve quiet peut - la vie'. 

E quando vi o filme entendi mais o significado dessa frase e da ligação óbvia entre os dois filmes.

O 'Rosto do Sofrimento' foi algo tão definitivo, tão forte, revelador e emocionante e comovente. Foi de um jeito que isso é tudo o que você precisa como ator para ter algo que torna seu mundo imaginário completo e cheio.".

Obs1: Bem, acho que a tradução está boa. Se alguém descobrir algum erro é só avisar. 

Links: 

Entrevista com Isabelle Huppert:




Salve-se quem puder (a vida) - Trailer 


Nenhum comentário: