quarta-feira, 10 de julho de 2019

Nouvelle Vague: Os curtas e médias-metragens dos 'Jovens Turcos' da 'Cahiers du Cinéma' que anteciparam o movimento!

Nouvelle Vague: Os curtas e médias-metragens dos 'Jovens Turcos' da 'Cahiers du Cinéma' que anteciparam o movimento! - Marcos Doniseti!

Imagens de 10 filmes clássicos da Nouvelle Vague: 'Nas Garras do Vício' (Chabrol); 'Acossado' (JL Godard); 'Os Incompreendidos' (F.Truffaut); 'Hiroshima, meu Amor' (A.Resnais); 'Lola' (J.Demy); 'Jules et Jim' (F.Truffaut); 'Adeus, Philippine' (J.Rozier); 'Cléo das 5 às 7' (A.Varda); 'O Desprezo' (JL Godard) e 'Minha Noite com Ela' (E.Rohmer).

Os antecedentes da Nouvelle Vague!

A Nouvelle Vague foi, com certeza, o mais revolucionário movimento cinematográfico da história. 

Embora muitos considerem que a origem do movimento, no Cinema, sejam os dois primeiros longas-metragens de Claude Chabrol ('Nas Garras do Vício' e 'Os Primos', de 1958 e 1959, respectivamente) e o primeiro de François Truffaut ('Os Incompreendidos', de 1959), antes destes longas nós tivemos a realização de alguns curtas e de alguns médias-metragens pelos criadores do movimento.

Estes foram cinco críticos e teóricos de cinema da 'Cahiers du Cinéma' e que ficaram conhecidos como os 'Jovens Turcos': Éric Rohmer, François Truffaut, Claude Chabrol, Jacques Rivette e Jean-Luc Godard. 

Estas produções de Godard, Truffaut, Rivette e Rohmer (Chabrol nunca fez curta, estreando direto com um longa-metragem) foram realizadas antes deles começarem a produzir os longas-metragens pelos quais ficariam famosos e que foram responsáveis por deixar os seus nomes imortalizados na história do Cinema. 

Apesar de serem produções da década de 1950, quase todas podem ser encontradas, na Internet. Muitas estão disponíveis no Youtube, em versões com e sem legendas em português. Outros curtas e médias contam com legendas em espanhol, francês e inglês, principalmente. 

Vale a pena pesquisar e assistir estes curtas e médias-metragens, que mostram algumas das principais características que estariam presentes nas obras que estes talentosos e inovadores cineastas construíram posteriormente. 

Assim, em 'Les Mistons' ('Os Pivetes'; 1957) já temos a presença de todos os principais elementos que marcariam a fantástica obra de François Truffaut: 

- O fascínio pelas mulheres;

- O sentimento de inferioridade dos homens em relação às mulheres;

- O fetiche;

- A fatalidade do relacionamento amoroso, que sempre termina mal.

Obs: No final do texto eu publiquei os links para quem desejar assistir aos filmes. 

E também é bom citar, na arte da escrita, que alguns textos foram muito importantes para a ascensão da Nouvelle Vague, incluindo o artigo de Alexandre Astruc prevendo o futuro nascimento de um cinema autoral e, logo, da Nouvelle Vague. O texto foi publicado em Março de 1948 (ver link abaixo) na revista "L'Ecran française" e se intitulou 'O Nascimento de uma nova vanguarda: A Câmera-Stylo'. 

Além disso, o texto 'Por uma nova tendência do cinema francês', de Truffaut, publicado na 'Cahiers du Cinéma' em Janeiro de 1954, também é de grande importância, pois criticava o cinema chamado de 'tradição de qualidade' francês e que se caracterizava pelo conservadorismo, pela mesmice e por desprezar o uso dos recursos específicos do cinema. 

Na época em que os 'Jovens Turcos' eram críticos e teóriclos da 'Cahiers', Truffaut era quem comandava as críticas ao conservador e padronizado cinema francês, assumindo a linha de frente nesta batalha, embora ele o fizesse com total respaldo dos demais membros do grupo (Chabrol, Rivette, Rohmer e Godard). 
Maria Lysandre em uma cena de 'Une Femme Coquette' (1955), primeiro curta de ficção dirigido por Godard.

Nas origens da Nouvelle Vague: Curtas e Médias-Metragens!

Jean-Luc Godard!


Opération Béton (1954; 20 minutos; 35 mm): 

É um documentário sobre a construção de uma barragem, em Grand-Dixence, que foi realizado em 1954. Godard vendeu o mesmo para a empresa responsável pela obra, e o dinheiro obtido com a venda lhe permitiu sobreviver por mais dois anos e também possibilitou que ele filmasse o curta seguinte (Une Femme Coquette).

Une Femme Coquette (1955; 10 minutos; 16 mm): 

Este foi o primeiro curta ficcional de Godard, ainda realizado no formato de 16 mm, no qual ele fez tudo: escreveu o roteiro, dirigiu e foi o responsável pela fotografia. 

Ele foi realizado em Genebra, sendo baseado em um conto de Guy de Maupassant ('The Signal', que também inspirou seu longa 'Masculine Féminine', de 1966), e mostra uma mulher (interpretada por Maria Lysandre) que se disfarça de prostituta para seduzir os homens. O filme foi considerado perdido por muitos anos, mas acabou sendo encontrado, felizmente. 

Charlotte et Véronique, ou Tons les garçons S'appellent Patrick (1957; 19 minutos; 35 mm): 

Este foi o primeiro curta-metragem de ficção em 35 mm que foi realizado por Godard. 

Charlotte é interpretada por Anne Colette, por quem Godard estava apaixonado na época e a quem ele gostaria de ter dado o papel de Patricia em 'Acossado' (1959). Nicole Berger interpreta Véronique.

No curta, um jovem conquistador (Patrick), interpretado por Jean-Claude Brialy (ator muito presente nos filmes da Nouvelle Vague), marca encontros com duas jovens (Charlotte e Véronique) e, depois, também se encontra com uma terceira. O curta é repleto de referências cinematográficas, antecipando uma característica que estaria sempre presente na obra de Godard. 

Une Histoire d'Eau (Godard e Truffaut; 1958; 12 minutos; 35 mm): 

Jean-Claude Brialy e Caroline Dim participam deste curta-metragem que é resultado de uma colaboração entre Truffaut e Godard. As filmagens foram feitas por Truffaut e mostravam uma gigantesca inundação que ocorreu na região de Paris, mas ele não as finalizou. Depois, Godard pediu para terminar o curta e Truffaut concordou. 

Assim, Godard montou, sonorizou e comentou as imagens feitas por Truffaut. Godard também fez a dublagem de Jean-Claude Brialy. No roteiro temos inúmeras referências literárias, cinematográficas e pictóricas, característica que estaria presente em toda a fantástica carreira de Godard. 

Charlotte et son Jules  (1958; 13 minutos; 35 mm)

Godard escreveu o roteiro, os diálogos, dirigiu e comentou este curta. 

Este curta antecipa a sequência central de 'Acossado'. 

Nele, vemos o jovem Jules (interpretado por Jean-Paul Belmondo) fazer um longo monólogo em um quarto de hotel, criticando sua namorada (Charlotte) que havia decidido deixá-lo para namorar outro jovem que lhe prometera uma carreira no cinema. Enquanto isso, Charlotte (interpretada por Anne Colette) fica ouvindo o longo discurso de Jules.

Godard gostou tanto da atuação de Belmondo (que foi dublado pelo próprio Godard) que o avisou de que quando ele dirigisse o seu primeiro longa-metragem, Belmondo estaria no mesmo. Belmondo não acreditou muito, na época, mas em 1959 foi chamado por Godard para trabalhar em 'Acossado', que o transformou imediatamente numa estrela do cinema francês. 
'Les Mistons' (Os Pivetes): Cena com Gérard Blain e Bernadette Lafont (que eram casados). O curta-metragem dirigido por Truffaut, em 1957, já antecipava todos os principais temas da sua vasta e fundamental obra cinematográfica.

François Truffaut!


Une Visite (Uma Visita; 1954; 16 mm): Este é o primeiro curta-metragem de Truffaut, sendo um filme mudo com apenas oito minutos de duração, que o realizou no final de 1954. 

As filmagens duraram apenas cinco dias. Jacques Rivette foi o responsável pelo enquadramento e pela fotografia, enquanto um amigo de Truffaut, Robert Lachenay,  assumiu as funções de produtor e assistente.

A história é bem simples: Um jovem procura um quarto para alugar em um apartamento, telefona para a proprietária, que é uma jovem que mora sozinha. 

O cunhado da jovem locatária vai até o local, levando a sua neta, para ficar ali durante o final de semana. Ele tenta flertar com a jovem, mas não consegue nada. Daí, o inquilino também flerta com a dona do apartamento, mas também é rechaçado, levando-o a ir embora do local. 

O resultado final desagradou Truffaut, que o considerou muito amadorístico, levando-o a retomar a atividade como crítico e a estudar melhor os segredos dos grandes mestres do Cinema; 

Les Mistons (Os Pivetes; 1957; 18 minutos): Curta que foi baseado em uma novela de autoria de Maurice Pons. A história gira em torno de um grupo de adolescentes que fica infernizando um casal de namorados (Gérard e Bernadette), que são interpretados por Gérard Blain e Bernadette Lafont, que eram casados naquela época. As filmagens duraram cinco semanas e a primeira exibição do curta ocorreu em 17/11/1957. 

Une Histoire d'Eau (1958): Ver comentário acima, no item sobre Godard. 
Cena de 'Le Coup du Berger', curta-metragem de Jacques Rivette, de 1956.

Jacques Rivette!


Aux Quatre Coins (1949; 20 minutos): 

Segundo um comentário que li na Internet, este é um filme silencioso que estimula o espectador a imaginar a sua própria história. 

Le Quadrille (A Quadrilha; 1950; 40 minutos): 

Quatro pessoas sentadas (duas mulheres e dois homens) ao redor de uma mesa e que ficam se olhando. Depois de dez minutos elas começam a ir embora e ficam apenas um homem (Godard) e uma garota. 

Le Divertissement (A Diversão; 1952; 42 minutos): 

Vários personagens em busca de um romance. E neste média-metragem também temos a presença de Jean-Claude Brialy. Aliás, é impressionante a quantidade de filmes desta época da Nouvelle Vague dos quais ele participou. 

Le Coup du Berger (O Truque do Pastor; 1956; 28 minutos): 

Uma mulher casada ganha um presente do amante e tenta enganar o seu marido, mas este mostra que de bobo não tem nada. 

O filme conta com as participações de Truffaut, Chabrol, Godard e de Jacques Doniol-Valcroze, que eram todos críticos da 'Cahiers du Cinéma'. E o Jean-Claude Brialy está presente em mais um filme deste período. 

Cena de 'La Sonate à Kreutzer', que é um média-metragem, de 1956. Ele foi dirigido por Éric Rohmer.

Éric Rohmer!

Journal d'um Scélérat (1950): Uma adaptação livre de uma obra de Erich von Stroheim ('Folies de Femmes'). 

Bérénice (1954; 22 minutos; 16 mm): Filme baseado em obra de Edgar Alla Poe e que mostra um homem obcecado pelos dentes de sua noiva. O filme foi realizado na casa de André Bazin por Rivette, que também fez a edição do filme.

La Sonate à Kreutzer (1956; 50 minutos; 16mm): Filme baseado em um livro de Tolstoi, que foi produzido por Godard, e que trata de uma mulher casada que se apaixona por outro homem, o que irá provocar um sério conflito entre os dois. 

As cenas foram filmadas nos escritórios da 'Cahiers du Cinéma' e nelas vemos André Bazin e quatro dos cinco integrantes dos Jovens Turcos da Cahiers: Rohmer, Truffaut, Chabrol e Godard (faltou apenas o Rivette). O filme conta com a participação de Jean-Claude Brialy.

Véronique et son Cancre (1958; 18 minutos): Mãe contrata uma jovem (interpretada por Nicole Berger) para ensinar Francês e Matemática ao seu filho, que era um aluno preguiçoso (significado da expressão 'cancre' em francês). Mas a tentativa não dá muito certo. 

Présentation ou Charlotte et son Steak (1960; 12 minutos): Charlotte (Stephanie Audran) e Walter (Jean-Luc Godard) são namorados. Ele apresenta Clara (Anna Karina) para a namorada, a fim de provocar ciúmes na mesma. Eles se despedem de Clara e vão até a casa de Charlotte, que prepara um bife para ambos, enquanto tentam resolver a situação gerada por Clara. 

Obs: Dos cinco críticos da Cahiers du Cinéma que criaram a Nouvelle Vague, Claude Chabrol foi o único que não dirigiu nenhum curta ou média-metragem. Ele estreou direto com um longa, que foi o 'Le Beau Berger' (Nas Garras do Vício), que foi filmado entre o final de 1957 e o início de 1958, mas cujo lançamento atrasou, ocorrendo apenas em Janeiro de 1959.
'Une Histoire d'Eau': Jean-Claude Brialy e Caroline Dim atuaram neste filme em que Godard e Truffaut colaboraram diretamente. Truffaut fez as filmagens e Godard finalizou o curta, que havia sido abandonado por Truffaut.

Curtas e Médias-Metragens no Youtube!

Aux Quatre Coins (Jacques Rivette; 1949):


Le Quadrille (Jacques Rivette; 1950; 39 minutos)!


Le Divertissement (Jacques Rivette; 1952; 41 minutos)!


Opération Béton - Jean-Luc Godard (1954; 17 minutos):


Une Femme Coquette  - JL Godard (Uma Mulher Faceira; 1955; 10 minutos; legenda em Francês):

https://www.youtube.com/watch?v=S_bkx3Tu4k8&t=63s

La Sonate à Kreutzer - Éric Rohmer (A Sonata de Kreutzer; 1956; 42 minutos; legenda em Português):

https://www.youtube.com/watch?v=xEmMabF_IKI

Le Coupe du Berger (Jacques Rivette; 1956; 28 minutos)!


Les Mistons - F.Truffaut (Os Pivetes; 1957; 18 minutos; legenda em Espanhol):

https://www.youtube.com/watch?v=CTxnUPnkcVk

Charlotte et Véronique - Tous les garçons s'appellent Patrick - JL Godard - (Charlotte e Véronique - Todo os rapazes se chamam Patrick; 1957; 19 minutos; 35mm; legenda em Francês):

https://www.youtube.com/watch?v=iNYGjBhkKTQ&t=109s
Biografia de François Truffaut foi uma das fontes de informação que usei para escrever esse texto. Livro excelente e que é fundamental para os admiradores da Nouvelle Vague.

Une histoire d'Eau - JL Godard e F. Truffaut (Uma História da Água; 1958; 12 minutos; legenda em Francês):

https://www.youtube.com/watch?v=-4lRTdgkpBI

Véronique et son Cancre - Éric Rohmer (Véronique eseu filho preguiçoso; 1958; 18 minutos; legenda em Português):

https://www.youtube.com/watch?v=4aWEKPByLzc

Charlotte et son Jules - JL Godard (Charlotte e seu Namorado; 1958; 13 minutos; 35 mm):

https://www.youtube.com/watch?v=8pp0Z5AsinU&t=229s  (legenda em italiano);

https://www.youtube.com/watch?v=ADRb_r09TFg  (legenda em Francês);

Charlotte et son Steak - Éric Rohmer (Charlotte e seu Bife; 1960; 9:30 minutos; legenda em Espanhol):

https://www.youtube.com/watch?v=4DB0Cwlpu44
'A Nouvelle Vague e Godard', de Michel Marie, é um livro essencial para se entender a origem do movimento. E o autor ainda disseca o clássico 'Acossado'.


Links com Textos sobre a Nouvelle Vague! 

A Nouvelle Vague na época em que fazia 50 anos:

https://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,em-cena-a-nouvelle-vague-de-godard-e-truffaut,557154

'Une Femme Coquette' - Filme raro de Godard reaparece na íntegra:

https://www.revistaprosaversoearte.com/une-femme-coquette-um-filme-raro-de-jean-luc-godard-reaparece-na-integra/

'Cahiers du Cinéma': Jean Seberg (em foto de 'Acossado') na capa da revista, na edição de Janeiro de 1960 (de número 103).

Lista de 10 filmes essenciais da Nouvelle Vague:

http://listasde10.blogspot.com/2010/07/10-filmes-da-nouvelle-vague.html

Alexandre Astruc escreveu o texto que antecipou a criação da Nouvelle Vague:

http://popeseries.blogspot.com/2019/01/alexandre-astruc-escreveu-o-texto-que_26.html

'Les Mistons' - O curta-metragem de Truffaut que antecipou toda a sua obra:

https://codigocine.com/les-mistons-truffaut/

Texto de Truffaut - Uma certa tendência do cinema francês:

https://designvisualuff.files.wordpress.com/2011/08/franccca7ois-truffaut-uma-certa-tendecc82ncia-do-cinema-francecc82s1.pdf

'Cinefilia', livro do jornalista e historiador Antoine de Baecque conta a história da Cinefilia na França, entre 1944 e 1968. Baecque também escreveu as biografias de Godard, Truffaut e da 'Cahiers du Cinéma'.

Texto sobre 'Le Coup du Berger':

https://www.cineclubdecaen.com/realisat/rivette/coupduberger.htm

Texto sobre curtas-metragens de Jacques Rivette:

http://www.kinoforum.org.br/curtas/2017/filme/52006/aos-quatro-cantos

Matéria com relação de todas as matérias publicadas na 'Cahiers du Cinéma' entre 1951-1964:

http://www.revistainterludio.com.br/?p=7052

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