domingo, 9 de junho de 2019

Wim Wenders, a falta de aquecimento, a Cinemateca de Paris e a paixão pelo Cinema!

Wim Wenders, a falta de aquecimento, a Cinemateca de Paris e a paixão pelo Cinema! - Marcos Doniseti!

Wim Wenders, um dos principais cineastas do cinema alemão.

Wim Wenders é um dos principais nomes do Cinema Novo Alemão, ao lado de Rainer W. Fassbinder, Werner Herzog, Volker Schlondorff, Margarethe von Trotta, Alexander Kluge e Edgar Reitz, entre outros.

Mas uma história interessante é como nasceu a paixão dele pelo Cinema.

Em 1966, Wenders foi morar em Paris, com o objetivo de tentar entrar na Academia de Belas Artes, mas não conseguiu ser aceito. Dai, ele passou a trabalhar no atelier de um gravurista dos EUA (Johnny Friedlander) que morava na Cidade Luz, em Montparnasse.

Porém, Wenders morava em um apartamento que não tinha calefação e, logo, sentia muito frio. Assim, ele passava grande parte do tempo livre na Cinemateca Francesa, a mesma que foi a responsável pela formação dos cineastas que criaram a Nouvelle Vague (Godard, Truffaut, Chabrol, Rivette e Rohmer), pois ali era bastante quente.  
 
Com isso, diz Wenders, ele desenvolveu uma paixão doentia pelo Cinema e chegou a assistir a mais de 1000 filmes durante aquele ano. Wim Wenders diz que o ingresso era barato (1 franco) e muitas vezes ele passava o dia inteiro assistindo aos filmes, chegando a ver 5 filmes em apenas um dia.

Depois, em 1967, ele retornou para a Alemanha e ingressou na Escola Superior de Cinema e Televisão de Munique, concluindo o curso em 1970.
 
Durante o curso ele realizou vários curtas-metragens e em 1970 fez um longa que foi o seu trabalho de conclusão do mesmo, que foi 'Summer in the City'. Este foi filmado em preto e branco e em 16 mm.

Então, foi graças à falta de aquecimento no apartamento em que morava em Paris que o mundo ganhou um cineasta bastante talentoso.

Link:

Especial Wim Wenders:
https://www.fronteiras.com/artigos/especial-wim-wenders 

Nenhum comentário: