domingo, 9 de outubro de 2016

'Trens Estreitamente Vigiados': Uma comédia clássica da 'Nova Onda Tcheca' que conquistou o Oscar! - Marcos Doniseti!

'Trens Estreitamente Vigiados': Uma comédia clássica da 'Nova Onda Tcheca' que conquistou o Oscar! - Marcos Doniseti!
'Ostre Sledované Vlaky'. Filme de Jirí Menzel, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1968, é uma comédia dramática que fez grande sucesso, sendo considerado um dos melhores filmes da história do cinema tcheco. 
A chamada 'Nova Onda Tcheca' renovou a linguagem cinematográfica do país e fez grande sucesso internacional, conquistando inúmeros prêmios pelo mundo todo. Em 1966, o filme 'A Pequena Loja da Rua Principal' (dos diretores Ján Kádar e Elmar Klos) já havia conquistado o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. E em 1968 foi a vez de 'Trens Estreitamente Vigiados' fazer o mesmo e de forma mais do que merecida. 

A trama do filme se passa na Tchecoslováquia ocupada pela Alemanha Nazista (1938-1945), mas este fato é apenas o pano de fundo no qual a história se desenvolve. Ele não é o tema principal. 

A história deve se passar por volta de 1944/45, pois no filme é mostrado que no momento em que a trama se desenvolve, a Alemanha estava tendo que enfrentar os soviéticos, na Frente Oriental, e os estadunidenses, britânicos e canadenses, na Frente Ocidental. Portanto, a história ocorre entre Junho de 1944 (mês em que ocorreu a invasão da Normandia pelos Aliados ocidentais) e Maio de 1945, quando a Alemanha Nazista acabou finalmente derrotada. 

Aliás, a Tchecoslováquia somente foi libertada do domínio nazista em 09 de Maio de 1945, o dia da rendição alemã. 
A estação ferroviária de uma pequena localidade da Tchecoslováquia, onde se desenvolve toda a trama deste ótimo filme. Ali, a Guerra é algo distante. Já as mulheres estão bem próximas e o sexo está disponível para quem quiser. O diretor, Jirí Menzel, chega a participar do filme, interpretando o Dr. Brabec. 
A trama do filme gira em torno de um jovem (Milos) que começará a trabalhar como sinaleiro de uma estação ferroviária, por onde passam trens que enviam munição para as tropas alemãs que lutam contra os soviéticos na Frente Oriental. 

Milos começa contando a história da sua família, dizendo que o seu avô (William) seguiu a carreira de hipnotizador, para poder ter uma vida fácil, e que o mesmo tentou hipnotizar os blindados alemães quando a Tchecoslováquia foi invadida pela Alemanha Nazista, em 1938 (resultado do 'Pacto de Munique', assinado por alemães, italianos, franceses, britânicos), mas que acabou sendo morto por eles. 

E Milos dará continuidade a uma tradição familiar, já que o seu pai também trabalhou na estação ferroviária, na mesma função, durante muitos anos, até que foi aposentado precocemente pelo governo. Desde então, ele não faz outra coisa a não ser ficar deitado no sofá o dia inteiro.

Milos diz que deseja fazer o mesmo serviço do pai, não por orgulho, mas porque também não quer saber de fazer nenhum tipo de trabalho duro, dando continuidade a outra tradição familiar, a da preguiça. Mas a sua mãe fica toda orgulhosa pelo fato de que o filho terá um uniforme e um emprego estável. 
Milos começa a trabalhar na estação, onde o veterano Hubicka se envolve com inúmeras mulheres. Hubicka não será promovido por isso, mas ele não se importa. As suas conquistas são mais importantes. 
O chefe da estação ferroviária é Max, que adora pombos, aos quais alimenta com prazer, e que também cria gansos. A sua esposa costuma afogar os gansos (é sério...), enquanto Max trabalha na estação. Ele faz questão de sempre estar impecavelmente vestido, mas no momento mais importante da história, para ele, Max estará todo sujo. 

Na estação, também temos um outro sinaleiro (Hubicka) que é um verdadeiro Casanova, pois passa o tempo livre na estação (e esse tempo livre é bastante significativo) se relacionando com mulheres que aparecem por ali ou que trabalham no local. E Hubicka sempre é bem sucedido em suas tentativas, enquanto que Max, mesmo sendo casado, tenta seduzir as mesmas mulheres, mas acaba sendo sempre passado para trás por Hubicka, o que o leva a não esconder a sua antipatia pelo sujeito.

Milos também tem uma namorada (Masa), que também trabalha na ferrovia, viajando com os trens. Na primeira vez em que vemos os dois juntos, Hubicka aprontou uma brincadeira com eles, apitando para que o trem saísse da estação no exato instante em que eles iriam se beijar. Apesar da frustração, esta foi uma bonita cena. Aliás, o filme está repleto de belos momentos.  
O alemão Zednicek tenta convencer Max (ao centro) e Hubicka (à direita) de que apesar das inúmeras 'retiradas táticas', as forças militares alemãs estão vencendo a Guerra...
O relacionamento entre Milos e Masa limita-se a troca de beijos e abraços, pois ele não consegue se controlar quando tenta ter alguma relação sexual com a bonita jovem, sofrendo de ejaculação precoce. 

No filme, também vemos a figura de uma Condessa, que pede aos trabalhadores da estação ferroviária para transportar o gado dela até o matadouro. Ela também diz que a igreja local terá que ser consagrada novamente, pois estão fornicando atrás do altar. E o chefe da estação (Max) e Hubicka nem escondem a atração sexual que sentem por ela. 

Parece que, durante a Segunda Guerra Mundial, os tchecos resolveram deixar a guerra de lado e pensaram apenas em fazer sexo, o tempo inteiro. Mas será que esta não foi justamente a maneira que o diretor encontrou de criticar a insanidade que é a Guerra? 

Obs1: Antes da implantação do Socialismo, os países do Leste Europeu possuíam uma elite agrária, incluindo uma Nobreza proprietária de terras, que detinha grande poder político e econômico. Na Tchecoslováquia o partido dominante, durante mais de 20 anos, foi justamente o 'Partido Agrário'. Tal poder foi destruído apenas depois da implantação do regime socialista, o que vai acontecer entre 1946 e 1949, quando as terras dos grandes proprietários foram entregues aos camponeses do país, o que destruiu o poder político e econômico da Nobreza. 
Enquanto se envolve com mais uma mulher que apareceu na estação, Hubicka passa o seu trabalho para o jovem Milos, cuja maior frustração é justamente não conseguir se relacionar sexualmente com uma mulher, embora tenha uma bonita namorada. 
Obs2: A Tcheco-Eslováquia (nome oficial do país) tinha uma parte mais rica, industrializada, liberal e cosmopolita (que é a parte tcheca) e uma parte mais pobre, rural e mais conservadora (que é a parte eslovaca). 

E Hubicka aproveita para provocar Milos, novamente, a respeito do fato dele não ter relacionamento sexual com a sua bonita namorada. Enquanto isso, ele conquistava mais mulheres e pedia para Milos substituí-lo no trabalho, para que ele pudesse se relacionar com elas. 

Inclusive, Max diz para Milos que Hubicka não será promovido por dez anos em função do seu comportamento liberal em matéria sexual e diz para o jovem seguir o seu exemplo, como se ele fosse um modelo de retidão moral. 

Haja hipocrisia... 

Outro personagem que é satirizado no filme é o inspetor alemão Zednicek. Chega a ser ridícula e cômica a exposição da situação militar alemã que ele faz para Max, Hubicka e Milos, falando a respeito de uma série de 'brilhantes retiradas táticas' que o exército alemão está fazendo por toda a parte: Bélgica, Itália, na Frente Oriental. 
A jovem, bela e liberal Zdenka, com a sua sensualidade natural, será mais uma das conquistas de Hubicka, o Casanova da Tchecoslováquia. 
Assim, ele tenta transformar em gloriosas vitórias aquilo que não passa de uma sucessão de derrotas das forças militares alemãs, enquanto diz que a vitória nazista representará o triunfo da civilização (mais hipocrisia...). 

Mesmo sabendo da real situação dos alemães na guerra, o nazista Zednicek deixa claro que se os funcionários da estação ferroviária não colaborarem com as forças alemãs de ocupação, eles poderão vir a ser presos por 10 anos ou até a ser condenados à morte. 

Obs3: Segundo o historiador britânico Eric Hobsbawm, o apoio popular dos tchecos aos movimentos de Resistência não foi dos mais significativos, o que também aconteceu na França. E na Eslováquia, durante a Guerra, nós tivemos a criação de um regime fantoche, controlado pelos nazistas alemães, que concederam a 'independência' aos eslovacos. 

Enfim, no filme temos vários personagens que são satirizados por seu comportamento imaturo (Milos), bizarro (Zednicek), hipócrita (Max) ou libertino (Hubicka). 

O caráter mais liberal dos tchecoslovacos em termos de comportamento sexual fica bem claro em todo o filme, incluindo um momento no qual vemos um grupo de soldados entrar em um trem no qual temos inúmeras mulheres. E eles entram no trem e se relacionam sexualmente com elas, é claro. 

Outros filmes na 'Nova Onda Tcheca' demonstravam esse liberalismo comportamenteal dos tchecos, mas de uma maneira mais sutil (caso do ótimo 'Krik' - 'O Choro' - que já foi comentado aqui no blog). 
 Milos quer fazer sexo com a sua jovem e bonita namorada, Masa, mas não consegue, o que o leva a tentar o suicídio... em um bordel.
Outro momento irônico ocorre quando o tio de Masa, um fotógrafo, vai tirar uma foto de cinco jovens e provoca as meninas, apalpando a bunda e os seios de algumas delas, o que deixa os membros de uma família indignados. 

 As jovens dão risada e se divertem com o fato, mas hoje isso seria considerado um caso de assédio sexual e ele seria denunciado e preso, com certeza. Mas naquela época os valores e costumes dominantes na sociedade eram outros. E logo depois o estúdio fotográfico será bombardeado e destruído, fato que leva o dono a cair na risada...

Obs4: Estes eram os anos 1960, com o movimento hippie e a Contracultura já em plena ebulição em 1966. E logo depois teríamos o turbulento Maio de 68, mesmo ano em que eclodiu a chamada 'Primavera de Praga', movimento político de caráter democrático e liberal que acabou sufocado pelo 'Pacto de Varsóvia', cujas tropas invadiram a Tchecoslováquia e encerraram aquela que foi a última tentativa de se promover uma reforma democrática nos regimes socialistas do Leste Europeu até que Gorbatchev iniciou a Perestroika e a Glasnost em 1985, o que levou ao fim da URSS em 1992.  

Milos e Masa tentam uma relação sexual, mas o problema dele (ejaculação precoce) impede que isso aconteça. Em função do seu problema, Milos tentará o suicídio, mas sobreviverá, até que é orientado pelo médico (Dr. Brabec) para que tente resolver o seu problema se relacionando com uma mulher mais velha e experiente. Apesar do problema de Milos, Masa continuará namorando com ele. 
A Segunda Guerra Mundial está em pleno andamento, mas os tchecos não estão nem aí: Eles só querem saber de fazer sexo. E quem não consegue (Milos) tenta se matar...
Logo depois de um acontecimento tão trágico, vemos um momento bem humorado, no qual o mulherengo Hubicka brincará com uma jovem, sensual e bela telegrafista (Zdenka). Eles estavam entediados e sozinhos à noite em uma estação ferroviária, na Tchecoslováquia, em plena Segunda Guerra Mundial... Daí, já viu, né?  

Com isso, eles começam uma brincadeira que os levará a uma situação na qual ele irá carimbar a coxa direita e a bunda dela, numa das melhores cenas do filme (se não for a melhor). E ela sente prazer com aquela situação, sorrindo, como se estivesse sendo penetrada, demonstrando que gostou da brincadeira. O próprio ângulo em que a cena é filmada realça o caráter erótico da cena, sem ser nada pornográfico, muito pelo contrário. 

Nunca, na história do Cinema, alguns carimbos tiveram um papel tão erótico... 

Genial. 

A jovem e bela Zdenka possui uma sensualidade natural, à flor da pele, e agiu de uma maneira inteiramente espontânea, por sua própria vontade, quando fez aquele jogo com Hubicka. 

Mas depois a mãe da jovem irá querer abrir um processo contra Hubicka, porém o próprio juiz percebe o caráter de brincadeira da situação, como se ele também fizesse coisas do tipo, aliás... Só faltou o juiz pedir para carimbar a bunda da bela jovem também... 
O comportamento liberal da jovem e bela Zdenka deixa a sua mãe horrorizada. Seus belos e irônicos sorrisos são sensacionais.  
E durante essa tentativa da mãe de processar Hubicka, Zdenka ri de toda a situação, bem como da própria mãe, que fica chocada com o comportamento bastante natural e liberal da sua bela filha. 

Assim, o depoimento da jovem e bela Zdenka, de que agiu desta forma por sua própria vontade, sem que tenha sido forçada a isso, irá inocentar Hubicka. Mas o inspetor Zednicek diz que o sinaleiro será punido porque desrespeitou o idioma alemão, por ter carimbado a bunda da menina com um carimbo germânico. 

Para tentar resolver o seu problema, Milos irá conversar com o padre (que enrola e não diz nada, concluindo que não poderá ajudá-lo neste caso) e até com a esposa de Max, o chefe da estação, que é especialista em afogar os gansos... Talvez por isso é que ele tenha pensado que ela poderia ajudá-lo. Mas isso não aconteceu, coitado. Ela só entende de gansos, mesmo... 

Mas será apenas com a chegada de uma mulher experiente, Viktoria Freie (integrante da Resistência), que irá se relacionar com ele a pedido de Hubicka, que Milos finalmente conseguirá resolver o seu problema
Cena clássica do belo filme de Jirí Menzel. Nunca um carimbo teve um papel tão erótico. A expressão que o Hubicka fez depois dessa noite foi sensacional...
Obs5: É interessante notar que embora o filme mostre que existiu uma Resistência à dominação nazista da Tchecoslováquia, percebe-se que esta não foi das mais relevantes, confirmando o que disse o historiador Eric Hobsbawm. A ação da Resistência aparece apenas no final do filme. 

Depois de se relacionar com Viktoria, Milos se torna um homem de verdade e fica tão confiante que acaba realizando uma missão altamente perigosa, que é a de jogar uma bomba relógio sobre um trem alemão que está enviando munição para os soldados nazistas na Frente Oriental. A missão é perigosa, mas ele irá realizá-la mesmo assim, pois já é um adulto. 

Assim, Milos se transforma radicalmente ao longo do filme, deixando de ser um jovem inseguro e sem confiança, completando a transição da passagem da adolescência para a fase adulta, a ponto de chegar a agir heroicamente, pois ao jogar a bomba sobre o trem ele acaba sendo morto por um soldado alemão que estava no mesmo. 

Seu corpo cai sobre o trem, que explode logo na sequência e seu quepe acaba voando até Masa, que o segura, dando-se conta de que Milos morreu. 

Fim.
O trem alemão explode, graças à ação heroica do jovem Milos. 
Informações Adicionais:

Título: Ostre Sledované Vlaky ('Trens Estreitamente Vigiados');
Diretor: Jirí Menzel;
Roteiro: Jirí Menzel; Bohumil Hrabal; roteiro baseado em romance de Bohumil Hrabal;
Gênero: Comédia Dramática;
Duração: 93 minutos;
Ano de Produção: 1966; 
País de Produção: Tchecoslováquia;
Fotografia: Jaromir Sofr;
Música: Jirí Sust;
Elenco: Václav Neckár (Milos Hrma; jovem sinaleiro); Josef Somr (Ladislav Hubicka, sinaleiro); Jitka Bendová (Masa, namorada de Milos); Jitka Zelenohorská (Zdenka; telegrafista); Nada Urbánková (Viktoria Freie; integrante da Resistência); Vladimir Valenta (Max, chefe da estação); Vlastimil Brodský (Zednicek; inspetor nazista); Alois Vachek (Novak); Jirí Menzel (Dr. Brabec); Libuse Havelková (esposa de Max); Kveta Fialová (Condessa); 
Prêmio: Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1968.
Cartaz nazista, atacando os soviéticos, que diz: 'Se lhe pegarem, irá morrer'. Na Tchecoslováquia de 1966, no entanto, essa era uma advertência contra a URSS, que dominava política e militarmente os países do Leste Europeu desde o início da Guerra Fria.
Informações sobre o filme:

http://www.imdb.com/title/tt0060802/?ref_=fn_al_tt_1

Cena do filme:

Nenhum comentário: