domingo, 23 de dezembro de 2012

'Fringe': Walter e September seriam os culpados pelas tragédias no seriado? - por Marcos Doniseti!

'Fringe': Walter e September seriam os culpados pelas tragédias no seriado? - por Marcos Doniseti!


Walter e September podem ser considerados os dois grandes responsáveis pelas tragédias que atingiram a Humanidade e, agora, tentam consertar os seus erros. 

Se analisarmos friamente, Walter e September podem ser considerados os grandes responsáveis por, praticamente, tudo de trágico que aconteceu na série, desde o começo da mesma.

Senão, vejamos. 


Independente de Peter-alt ficar doente ou não, Walter acabaria criando um portal entre os Universos e atravessando o mesmo. Sua arrogância e desejo de ser como Deus o levariam a fazer algo assim

.
A morte de seu filho, no Universo Azul, e a doença do Peter-alt no Universo Vermelho foram apenas o pretexto para que ele fizesse tal travessia. 


Logo, Walter acabaria atravessando a fronteira entre os Universos de qualquer maneira, até porque, como vimos no episódio 'The Black Blotter', ele até chegou a desenvolver a ideia de criar o seu próprio Universo, e que foi colocada em prática por seu antigo companheiro, William Bell. 


Como Walter pediu para William Bell fazer a cirurgia que retirou parte do seu cérebro, acabou acontecendo que o próprio Bell viu os planos e projetos de Walter e acabou se apropriando dos mesmos. Lembrem-se que Bell visitava Walter mesmo quando este ainda se encontrava no St. Claire's, mas de uma maneira que ninguém soubesse que era ele.


Portanto, foi com a iniciativa de Walter de atravessar os Universos que os desequilíbrios entre os mesmos começaram, gerando um processo que iria levar ao colapso e destruição de ambos.


Daí, qual era a solução para esse problema, naquele momento, e que era de conhecimento de September, visto o poder deste de viajar pelo Tempo-Espaço e conhecer tudo o que aconteceu, acontece e acontecerá? 


Simples: Walternate iria curar seu filho e este, em algum momento, acabaria por conhecer a Olívia do Universo Azul, eles teriam um relacionamento, se casariam e o equilíbrio entre os Universos seria restabelecido, sendo gerada uma descendência comum aos dois Universos e que teria o poder de atravessá-los sem maiores dificuldades, como a Olívia fazia desde criança. 


Com isso, os dois Universos jamais entrariam em guerra e ainda trabalhariam juntos para recuperar o equilíbrio original entre ambos. 


September sabia que isso iria acontecer entre Peter-alt e Olívia, mas ele acabou, involuntariamente, interferindo no rumo da história quando impediu a cura de Peter-alt, ao aparecer no laboratório do Walternate no exato instante em que este havia encontrado a cura. 


Walternate não viu isso e acabou perdendo a chance de curar seu filho. 


Peter e Olívia lutam para derrotar Windmark e seus Observers.

Vendo a bobagem que havia feito, September tratou de salvar Walter e Peter-alt quando estes afundaram no Reiden Lake, pois sabia da importância de Peter para restabelecer o equilíbrio original entre os dois Universos. 

Porém, quando tudo apontava para o fato de que Peter-alt e Olívia acabariam se casando e gerando filhos, o desenvolvimento da guerra entre os Universos fez com que a história tomasse um rumo totalmente distinto e Peter-alt tivesse um filho com Olívia-alt, ou seja, com a Olívia errada (como disse September), pois como ela era do mesmo Universo de Peter-alt o relacionamento entre ambos não iria ajudar em nada na recuperação do equilíbrio original entre os Universos, que era o grande objetivo de September naquele momento. 


Mas, com o desenvolvimento dos acontecimentos, o próprio Peter resolveu o problema para September quando criou a ponte que unia os dois Universos. Isso gerava as condições necessárias para que os dois Universos colaborassem entre si, recuperando-se da degeneração pela qual estavam passando. 


E o desaparecimento de Peter, neste contexto, não influía em nada nos planos de September, pois o que este desejava alcançar com o seu plano, que era levar os dois Universos a colaborar entre si para recuperar o equilíbrio que havia originalmente entre eles, tornou-se possível com a ponte que Peter havia criado. Para September a história terminava aí. 


Inclusive, foi justamente por isso que ele disse que Peter havia 'cumprido com o seu propósito', que era colaborar para que o equilíbrio entre os Universos pudesse ser restaurado. 


Mas, para surpresa do próprio September, Peter retornou, embora isso não afetasse o equilíbrio entre os Universos, naquele momento, já que estes estavam unidos e colaboravam entre si.


Mas, a separação entre os Universos, ao final do 4o. ano, e a invasão e conquista da Terra pelos Observers, nesta 5a. temporada, mudaram novamente o rumo da história. 


Logo, o desequilíbrio entre os Universos, criado pelo Walter, continua existindo, com o Universo Vermelho tendo interrompido a sua recuperação que havia começado quando esteve unido ao Universo Azul. 


Assim, de certa maneira, voltamos à estaca zero, com a exceção de que a guerra entre os Universos não existe mais. 


E é por isso que quando o Michael se conectou com a mente do Walter, os acontecimentos que foram lembrados por este eram os da Timeline original, mostrada nas três primeiras temporadas, pois foram eles que geraram todos os problemas que a Humanidade enfrentava agora (tanto a do século XXI, como a do Futuro, do grupo de Observers liderados por December). 


E para piorar ainda mais a situação, o domínio da Terra pelos Observers liderados por Windmark impede que haja qualquer colaboração entre os dois Universos novamente, pelo menos neste momento. É necessário derrotar os Observers, o que não parece ser nada fácil, antes de se restabelecer a conexão entre os dois Universos novamente. 



Em 'Fringe' há uma clara conexão entre as tecnologias do passado e do futuro. 

Assim, a trama original da série ficou em segundo plano nesta última temporada mas, de alguma forma, deverá ser retomada até o final, mesmo que seja para mostrar que a recuperação do equilíbrio dos Universos não foi possível ou que isso foi resolvido. 

E como os Observers demonstram, claramente, que para eles o mais importante é o desenvolvimento do cérebro humano, chegando até a suprimir a parte do mesmo que é responsável pelas emoções, penso que existe, sim, uma conexão entre o surgimento dos Observers e as pesquisas feitas por Walter e Bell com as crianças cortexiphadas. 


Afinal, qual era o objetivo destas pesquisas feitas por Walter e Bell? Era criar um ser humano melhor e mais evoluído, usando de todo o potencial do cérebro humano. E é justamente isso que os Observers do grupo de Windmark fazem ao desenvolver as sua tecnologias. 


E notem que, na série, várias tecnologias empregadas (de forma menos sofisticada, é claro) pela Humanidade nos séculos XX-XXI acabaram sendo usadas, no futuro, pelos Observers vindos do século XXVII. 


Aliás, no episódio desta semana ('Anomaly XB-6783746') vimos mais dois exemplos claros dessa conexão, que foram:


a) O uso da tecnologia que permitiu aos Observers usar o vidro para saber o que Nina havia conversado com Olívia. Peter fez uso de tecnologia semelhante no episódio 'The Road Not Taken' (1X19);


b) O ECOG e o adaptador neural que Nina havia desviado do Ministério da Ciência dos Observers (e que Peter, Walter e Olívia também foram roubar no mesmo) estão claramente relacionados com o estimulador neural que Walter usou no episódio 'The Inner Child' para também, na época, se conectar com a mente do Observer-Criança. 

Tais equipamentos visavam ter acesso aos pensamentos de Michael. Eles tinham a mesma função, embora vários séculos os separem. A conexão entre tais tecnologias é mais do que evidente, portanto. 


Portanto, existe uma clara linha de continuidade entre os desenvolvimentos científicos e tecnológicos da Humanidade dos séculos XX-XXI com as tecnologias que os Observers dominavam no século XXVII.


Aliás, lembro que quando September pensou em promover o desaparecimento de Peter do Espaço-Tempo ele comprou peças e componentes que já existiam na Terra do século XXI. 


Portanto, se tudo isso estiver correto, podemos considerar que Walter e September foram os responsáveis por criar a maior parte das tragédias que atingiram a Humanidade. 



Na cena acima, Observers usam de tecnologia já utilizada por Peter (no episódio 'The Road Not Taken') mostrando a conexão entre a ciência dos séculos XX-XXI e a do século XXVII.

Walter tem 'culpa no cartório' e por vários motivos, como:


1) Ele criou um portal para atravessar de um Universo a outro, desencadeando uma guerra entre os dois Universos;


2) Ele ainda desenvolveu um outro projeto que resultaria na destruição de dois Universos e na criação de um novo (o que foi revelado em 'The Black Blotter'), e que foi levado adiante pelo seu antigo amigo, William Bell, que roubou os seus planos quando ele esteve internado no St. Claire's;


3) Walter também teve participação decisiva nas pesquisas com crianças cortexiphadas que visavam gerar um ser humano mais evoluído (num caso típico de Cientistas que tentam assumir o controle do processo de Evolução Humana, que é exatamente o que os Observers fazem com as suas tecnologias), e que muito provavelmente, contribuiu, de alguma forma, para gerar uma Humanidade desprovida de emoções, que é a dos Observers liderados por Windmark e que devastaram com a Terra do século 27 e arrasaram com a Humanidade do século 21. 


E September tem culpa nisso tudo porque foi o responsável por impedir, mesmo que de forma involuntária, que Peter-alt fosse curado pelo Walternate, o que inviabilizou a união entre Peter e Olívia e, logo, entre os dois Universos. E isso levou Walter a sequestrar Peter-alt, dando início à degeneração dos dois Universos e a uma guerra entre ambos.


Penso que, agora, ao deixar Michael na Terra dos séculos XX-XXI, September está tentando ajudar a Humanidade a derrotar os Observers liderados por Windmark, pois isso permitiria que a Humanidade voltasse a se desenvolver livremente, e também salvaria os Observers do grupo de December, que provavelmente foram presos ou exterminados por Windmark e seu grupo. 


E tudo indica também que Michael é o último sobrevivente da linhagem de Observadores liderados por December, à qual ele mesmo teria dado origem. 


É o fato dele, Michael, ser uma anomalia genética que teria permitido que ele desse origem a uma nova linhagem de Observadores, que preservaram a capacidade de amar (como aconteceu com August), de chorar (como aconteceu com o próprio Michael quando viu que Nina havia morrido), etc.


Teria sido Michael o primeiro Observador da linhagem de December, que preservou a capacidade de amar, de chorar e de sentir emoções, que eram vistas como uma fraqueza por Windmark e seu grupo?

Isso explicaria porque ele teria desaparecido do futuro e vindo parar na Terra do século XX, pois se Windmark e o seu grupo descobrissem a sua existência, acabariam por matá-lo. 

Além disso, ele teria voltado à Terra do século 20 também com o objetivo de estabelecer uma aliança com os membros da Resistência a fim de ajudar a Humanidade a derrotar os Observadores do grupo de Windmark. 

Logo, o Observer-Criança seria uma das armas principais para se conseguir derrotar Windmark, salvar a Humanidade do século XXI, bem como aos próprios Observadores da linhagem da qual Michael foi o primeiro representante e justamente por ser uma anomalia genética. 


A questão é como isso será feito. 


Com uma nova viagem no Tempo, tal como já foi tentado no final da 3a. temporada, quanto Peter entrou na Máquina e aniquilou com o Universo Vermelho e, depois, foi até 2026 e viu as consequências trágicas do seu ato, voltou para 2011 e, daí, decidiu criar uma ponte para unir os dois Universos? 


Talvez...


Para saber, teremos que esperar pelos três episódios finais da série, que prometem ser excelentes. 



2 comentários:

Rodrigo disse...

Olá Marcos Doniseti! Gosto de Fringe e sempre procuro reviews depois de assistir aos episódios. Queria ter encontrado seu blog antes, muito interessantes suas postagens. Gostei das conjecturas para o final da série. Muito bom!

Marcos Doniseti disse...

Obrigado, Rodrigo. E volte sempre ao blog.