quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

'Fringe' - As Mitologias da série! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - As Mitologias da série! - por Marcos Doniseti!



Cenas do episódio 'The Road Not Taken', que foi um dos melhores da primeira temporada de 'Fringe'. 

Em "Fringe" tivemos, basicamente, três Mitologias distintas, que são:


1) A Mitologia das três primeiras temporadas que, essencialmente, está relacionada à guerra entre os dois Universos (Azul e Vermelho). 

Esta Mitologia foi encerrada no último episódio do terceiro ano. 

E a guerra entre os Universos acabou quando Peter criou a ponte que obrigou a que os dois Universos trabalhassem juntos para consertar os seus problemas;

2) A Mitologia da 4a. temporada, na qual vemos que  Bell e Jones levaram adiante um plano para destruir com os dois Universos (que são os mesmos que vimos nas três primeiras temporadas) e criar um novo Universo. 

Tal Mitologia terminou no último episódio do quarto ano, com os planos de Bell e Jones sendo inviabilizados, primeiro quando os dois Universos foram separados e, depois, quando Walter atirou em Olívia;

3) A Mitologia da 5a. temporada, que começou no episódio 'Letters of Transit' (4X19), e que trata da conquista da Terra pelos Observadores do grupo de Windmark no ano de 2015 e da luta da Humanidade para derrotá-los e recuperar o controle sobre o planeta.

Portanto, discordo inteiramente quando vejo alguns fãs do seriados afirmarem que as histórias de 'Fringe' ficaram 'sem nexo' e que os produtores se perderam no meio do caminho. 

Isso não aconteceu. 

Basta assistir a todos os episódios, de todas as temporadas, para se perceber que existe, sim, uma lógica coerente e uma trama bem definida em todas as Mitologias e em todas temporadas de 'Fringe'.

Portanto, penso que 'Fringe' está encerrando a sua história em grande estilo, sem dúvida alguma. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Bem atrasado o comentário por isso fique livre para desconsiderá-lo, mas...

- Universos paralelos
- Cortexiphan
- David Robert Jones
- William Bell
- Observadores (September)

Tudo isso esteve em Fringe da 1 a 4 temporada, e é nessa última que a mitologia se encerra. O próprio September diz a Peter no episódio 4.14 q o objetivo de Jones é o mesmo da timeline azul (3 temporada). Inclusive os casos investigados na 4 temporada (obviamente com a mudanças provocadas pela reset na timeline) são similares aos da 1-3.

Na 5 temporada, um dos elementos da mitologia foi abordada separadamente, como se fosse um: E SE..?
Então, temos o reset na finale. voltamos a 4 temporada.

Andresa

Marcos Doniseti disse...

Andresa, considero que as Mitologias das temporadas 1-3 e da 4 são distintas.

Para mim, a primeira Mitologia de 'Fringe' é aquela que envolveu o sequestro do Peter-alt pelo Walter, a ZFT, os shapeshifters criados pelo Walternativo, enfim, ela trata da Guerra entre os Universos. Esta trama foi encerrada no último episódio do 3o. ano, quando o Peter criou a ponte que conectou os dois Universos.

Na 4a. temporada, entendo que começa uma nova Mitologia, que envolve, sim, elementos da anterior, mas que é diferente daquela que vimos nas 3 primeiras temporadas.

Esta segunda Mitologia é diferente porque não existe mais nenhuma guerra entre os Universos, que estão unidos e passaram a colaborar entre si. E os novos tipos de shapeshifters não foram criados pelo Walternativo, mas pelo William Bell. E as crianças cortexiphadas são usadas, pelo Bell, não para promover uma guerra entre os Universos, mas para destruir com ambos e criar um novo.

Assim, nesta segunda Mitologia, desenvolvida e finalizada na 4a. temporada, o que vimos foi a tentativa de Bell e de Jones (que executa o plano de Bell) de destruir com os dois Universos e de criar um novo, usando de elementos que já tinhamos visto na série.

E a terceira Mitologia é aquela que encerrou o seriado, ou seja, a da invasão e conquista da Terra pelos Observers do grupo de Windmark e a luta da Resistência e dos remanescentes da 'Fringe Division' para derrotá-los.

É isso.

Volte sempre ao blog.

Anônimo disse...

Sim. Entendo...
Me referi a mesma mitologia nas 4 temporadas porque apenas os elementos foram, digamos, "dispostos" de forma diferente, mudanças de objetivo ou função de personagens é explicado pelo reset. Se tudo ficasse igual na 4 temporada ou apenas fosse uma continuação da 3, não haveria reescrita da timeline. Pode ver q as soluções e consequências e casos da semana envolvem sempre os mesmos elementos das temporadas anteriores, por isso, é a mesma mitologia (acho).

Realmente, os universos eram inimigos e depois amigos, mas isso não impediu os acontecimentos q viriam. Ambos os universos seriam destruídos nas 2 timelines. Na primeira qdo Peter entra na máquina destuindo o alternativo só q descobre, vendo o futuro, q eles estão ligados e o universo azul também "morreria". Na segunda, qdo Olivia é ativada, pois a ponte foi criada para a colaboração entre os universo, mas não evitou sua destruição, apenas adiou. Foi o tiro na cabeça de Olivia q evitou o colapso. Ou seja, o fim seria o mesmo, mas o caminho p chegar até lá é q foi diferente nas temporadas 1-3, e 4.

Bom, valeu pelo retorno. Fringe é isso: teorias

andresa

Marcos Doniseti disse...

Andresa, como eu disse, existem elementos semelhantes nas duas histórias, mas também existem inúmeras e relevantes diferenças, que não podem ser ignoradas.

Exemplos:

1) Na Mitologia das três primeiras temporadas tivemos:

A) Guerra entre Universos;
B) Shapeshifters criados pelo Walternativo;
C) Crianças cortexiphadas sendo criadas para usá-las como futuros guerreiros na guerra contra o Universo Vermelho;
D) A Máquina foi usada pelo Peter para destruir com o Universo Vermelho;
E) O Universo Azul se deteriorava rapidamente, caminhando para a destruição.

Na Mitologia da quarta temporada tivemos:

A) Universos encerram a guerra, fazem uma trégua e tornam-se aliados para combater os planos de Bell e Jones;
B) Shapeshifters são diferentes, idênticos aos seres humanos e foram criados pelo Bell e não pelo Walternate;
C) Bell tentou destruir com os dois Universos e criar um novo;
D) Máquina foi usada pelo Peter para unir os dois Universos, através de uma ponte, obrigando-os a colaborar entre si
E) A união dos dois Universos interrompeu o processo de deterioração pelo qual eles estavam passando, sim.

Portanto, não foi a deterioração dos Universos que os ameaçou de continuar existindo, na segunda Mitologia, mas o plano de Bell, que é totalmente diferente daquele que vimos nas 3 primeiras temporadas.

Na primeira Mitologia, Peter usou a Máquina e destruiu com o Universo Vermelho.

Já nas segunda Mitologia, Bell tentou usar a Máquina para tentar destruir com os dois Universos e fracassou. Depois, ele usou as crianças cortexiphadas para atingir os seus objetivos.

Logo, até a maneira pela qual as duas Mitologias foram finalizadas foram completamente diferentes.

Portanto, elas são histórias distintas e, logo, são Mitologias diferentes.

Obs: Na Timeline Original, o Peter destruiu com o Universo Vermelho. O episódio 'The Day We Died' mostra isso claramente. Aquele futuro que ele viu em 2026 de fato ACONTECEU.

O próprio Walter disse ao Peter que aquele futuro não tinha como ser apagado, pois o Peter já havia destruído com o Universo Vermelho naquela Timeline.

Aliás, se você ler a HQ que o Joshua escreveu, irá descobrir algo bem mais interessante a esse respeito... ela está disponível para download na Net.

O que o Peter poderia fazer, disse o Walter, é voltar para 2011 e tomar uma decisão diferente da anterior, criando uma realidade alternativa. E foi o que ele fez.

Então, veja que temos histórias com elementos parecidos, mas usados de forma totalmente distinta e com tramas e finais também bem diferentes.

Na primeira Mitologia, os Universos foram destruídos. Na segunda, não.