domingo, 6 de maio de 2012

'Fringe': Por que os Observadores seriam descendentes de Olívia? - por Marcos Doniseti!

'Fringe': Por que os Observadores seriam descendentes de Olívia? - por Marcos Doniseti! 


Há uma grande probabilidade de que os Observadores, que são a Humanidade evoluída do futuro (como o próprio September disse para o Peter), sejam descendentes da Olívia Dunham cortexiphada. 

E essa possibilidade surge dos seguintes fatos:

1) Da fala do September de que Peter tinha tido um filho com a Olívia 'errada', já que a Olívia-alt nunca foi testada com cortexiphan e não tem, portanto, nenhum poder ou habilidade em especial. Ela é um ser humano comum, sem nada que pudesse transformá-la na geradora de uma Humanidade tão evoluída como é a dos Observadores;

2) Do fato de que ela (Olívia cortexiphada, é claro) possui poderes e habilidades semelhantes às dos Observadores como, por exemplo, o seu grande poder mental; a habilidade de ler a mente das pessoas - vide o fato de que ela leu a mente dos seguranças que a ameaçaram no final do 'BNW- parte 1'; a habilidade em atravessar os Universos sem nenhuma dificuldade; a capacidade de manipular e de controlar células humanas e por aí vai;

3)  A filha de Olívia com Peter, que é a Etta (e que apareceu apenas em 'Letters of Transit'), demonstrou possuir um poder que a própria Olívia não tem, que é o de impedir que os Observadores leiam o que ela está pensando antes mesmo dela falar alguma coisa.

Inclusive, a própria Etta disse para o dono da boate, Rick, que ela 'prendeu', que ela era especial e que gostava disso. Assim, ela demonstra possuir clara consciência dos seus poderes e habilidades, que são superiores aos da Olívia.

Isso é comprovado, inclusive, pelo fato de que quando o September disse para a Olívia de que ela tinha que morrer em todos os possíveis futuros, ela não conseguiu impedir que o September lesse os seus pensamentos.

Logo, comprova-se que a Etta possui poderes maiores do que a Olívia.

Assim, demonstra-se que a cada geração vão surgindo descendentes cada vez mais poderosos e evoluídos do que os da geração anterior, até que isso resulta na criação dos Observadores.

Logo, há muitas coisas em comum entre a Olívia cortexiphada, extremamente poderosa (e que deverá demonstrar que possui ainda mais poderes do que aqueles que já vimos) e os Observadores. 

Porém, se o Bell conseguir anular a descendência da Olívia cortexiphada, destruir com os dois Universos e criar um novo, controlado por ele, então neste novo Universo os Observadores não existirão. Logo, os Observadores tem motivos para ficar preocupados, sim. E como o Universo no qual eles foram criados seria destruído, então eles desapareceriam da história, em todos os Universos e Linhas Temporais. Eles existem apenas nesta Timeline onde Bell e Walter fizeram testes com as crianças cortexiphadas, uma das quais (a Olívia) gerou aos próprios Observadores, no futuro.

Para conferir isso, e se constatar uma das semelhanças entre Olívia e os Observadores, é só relembrar o que ela fez com a sua mente neste episódio 'BNW - parte 1' e o que o December fez com o dono daquela boate em 'Letters of Transit', usando o seu poder mental para puní-lo, tal como Olívia usou o seu poder mental para ajudar Peter a matar o Jones.

Afinal, qual era o objetivo principal de Bell e de Walter ao fazer testes com aquelas crianças, usando o cortexiphan? Era criar seres humanos muito mais poderosos e evoluídos, que explorassem e usassem todo o seu poder mental.


Inclusive, Walter sempre disse que 'O que o cérebro pode fazer é que é maravilhoso'.

E a Olívia foi a criança cortexiphada mais bem-sucedida de todas. 

Então, não existe melhor candidata, entre as crianças cortexiphadas, para ser a geradora da Humanidade altamente evoluída do futuro (ou seja, a Humanidade dos Observadores) do que a Olívia.
Aliás, somente vejo uma outra possibilidade, além desta, que é a de que os Observadores sejam descendentes dos 200 filhos do Dr. Owen Frank, que também procurou criar um Ser Humano mais poderoso e evoluído, com a diferença de que ele fazia manipulações com o código genético para conseguir isso, em vez de aumentar o poder mental das pessoas, como fizeram Bell e Walter.

Porém, até o momento, não tivemos nenhuma informação, na série, que aponte para essa segunda possibilidade.

Portanto, tudo indica que a Olívia cortexiphada é a fonte geradora dos Observadores.

10 comentários:

Danilo Lima disse...

Dizer que eles são descendentes diretos de Olivia é forçar um pouco. Por outro lado os experimentos com cortexiphan são um sucesso (salvos efeitos colaterais) com outros subjects além de Olivia, o que demonstra ser aplicável a diversas classes de indivíduos, o último cortexiphan subject que conhecemos é o próprio Bell, e não sei não...mas eles faz coisas que a olivia não faz....ainda. O que deixa subentendido que talvez a Olivia não seja o único case de sucesso (ignorando o fato de ela ser protagonista da série).

1-3 - A fala de Setember se refere à Etta, porque era a única (subject natural) que podia libertar a antiga divisão Fringe e deixar a solta aquele que eu considero o melhor vilão de fringe: Walter,com todas as suas memórias. Esse fato determinará a guerra.

Semelhança de poderes entre Olivia e observadores:

A única semelhança até o momento é que são de origem mental.

Quando o observador usou o poder na boate, ele estava APAGANDO a mente do cara, e não foi September foi Windmark.

A Olivia pode LER mentes, mas o poder que usou para controlar Peter,foi foi telecinésia. Além disso é bom lembrar que ela também é pirocinética. Ou seja a principio ela tem poderes FISICOS maiores que um observador. Mas até onde Vão os poderes mentais dos 'novos' observadores ainda é uma incógnita.

Acho extremamente viável a hipóstese do filhos de Owen Frank. Mas de qualquer forma em Letters of Transit foi revelado que esse observadores vieram de uma terra destruída a MUITO TEMPO A FRENTE, o que pode simplesmente colocar em cheque as relações com nossa época, e apontar para uma evolução NATURAL da espécie humana...se ela for humana.

Essa teoria ainda tem um ponto de ruptura muito sensível...o paradoxo. Se os observadores matarem os cortexiphan subjets, estariam eliminando sua própria existência.
Se Olivia é a geradora dessa nova raça de observadores, ela deveria ter morrido desde o princípio...e não Peter. As implicações parecem não se encaixar muito.

Marcos Doniseti disse...

Eu sei que podem existir outras possibilidades de origem dos Observers, Danilo, como, aliás eu disse no meu texto. Mas como a Olívia foi a criança cortexiphada mais bem sucedida e era a mais forte de todas, pensei nela como a primeira opção para gerar os Observadores.

Os outros cortexiphados, como você mesmo disse, sofrem com inúmeros efeitos colaterais e os exemplos mostrados na série são muitos.

Basta ver o que aconteceu com o Nick Lane, James Heath, as irmãs Pratt, Simon Philips e por aí vai.

Todos eles sofreram horrores com os poderes que adquiriram e, pelo que me lembre, tiveram que ser, já adultos, ensinados a controlar e a usar os seus poderes.

Eles passaram a se isolar do mundo em função disso: Nick foi para um hospital psiquiátrico. Simon foi morar numa fazenda retirada e por aí vai.

Com relação ao comentário sobre o September, eu me referia à cena em que ele disse, para a Olívia, que ela tinha que morrer em todos os possíveis futuros.

Eu sei que foi o Windmark quem dominou mentalmente o dono da boate, até porque o September nem apareceu em 'Letters of Transit'.

E foi o September que falou para o Peter, quando este se conectou à sua mente, que os Observadores são a humanidade do futuro, são os seres humanos mais evoluídos e mais poderosos do futuro.

Então, a origem humana deles me parece mais do que confirmada.

A questão, Danilo, é: Será que os Observadores sabem que são descendentes da Olívia cortexiphada ou de outra criança cortexiphada?

Ou melhor: Será que eles conhecem qual é a sua origem?

E se o único Observador que conhece a origem deles for o September e que teria decidido esconder dos demais qual é a origem deles?

Afinal, pelo que vimos na série, ele sempre foi o Observador mais presente no acompanhamento da história humana.

Era sempre ele que aparecia nas imagens (fotos, quadros históricos).

Então, ao conviver tanto tempo com os seres humanos ele tenha, talvez, descoberto a origem deles, Observadores, ou seja, que eles seriam descendentes da Olívia.

Isso explicaria a frase do September, ao dizer para a Olívia, que ela tinha que morrer em todos os futuros possíveis.

A hipótese que defendo é que ele disse isso justamente em função de saber que a Olívia daria origem a eles, Observers, e como ele acabou se identificando com a Humanidade, impedir a Olívia de viver e de gerar descendentes seria a única forma de barrar os planos dos Observadores do século 27 voltarem ao século 21 e destruir com tudo na Terra.

Sem a Olívia, e sem descendentes desta, não haveria Observadores e sem eles a Humanidade estaria salva.

É isso.

Danilo Lima disse...

Embora os efeitos tenham sido desastrosos com outros subjects, isso não impediu jones de usá-los com maestria, eles são soldados. Walter os usaria melhor do que Jones usou.

- Eu sei que foi o Windmark quem dominou mentalmente o dono da boate, até porque o September nem apareceu em 'Letters of Transit'.

apenas comentei o que li no post. Lá você disse September.

-E foi o September que falou para o Peter, quando este se conectou à sua mente, que os Observadores são a humanidade do futuro, são os seres humanos mais evoluídos e mais poderosos do futuro.

A própria origem humana é um incognita, falar que eles são uma evolução humana, significa que eles são da mesma natureza. De qualquer maneira não sabemos se September e os 11, pertencem à mesma classe de observadores do Expurgo.

-A questão, Danilo, é: Será que os Observadores sabem que são descendentes da Olívia cortexiphada ou de outra criança cortexiphada?

Observadores enxergam o tempo achatado, e os eventos demonstram que se September sabe, ele também o sabem. Provavelmente o mesmo limite de September é o deles. O que diferencia September é a autonomia. Leia o Livro de Asimov, e você entenderá.

-Afinal, pelo que vimos na série, ele sempre foi o Observador mais presente no acompanhamento da história humana.

Não se pode afirmar isso, dado que são 12 observadores, e inclusive September não é o lider dos 12.

- Era sempre ele que aparecia nas imagens (fotos, quadros históricos).

Parece óbvio, mas não é,visto que todos são brancos e carecas. É inviável afirmar isso visto que existem outros observadores.

-Então, ao conviver tanto tempo com os seres humanos ele tenha, talvez, descoberto a origem deles, Observadores, ou seja, que eles seriam descendentes da Olívia.

Me parece meio burro da parte dos observadores, conhecer toda a história da humanidade (como testemunhas oculares inclusive) e não conhecer sua origem...testemunhar um evento como Big Bang ('The end of All things') e não saber de onde vieram...se esse for o caso, eles não são uma evolução nossa...eles são nós.

'Isso explicaria a frase do September, ao dizer para a Olívia, que ela tinha que morrer em todos os futuros possíveis.'

Sua teoria até explica a frase...a questão é se a frase explica a teoria, pois esse evento só ocorreu depois que Peter criou a ponte que liga os universos, o que claramente mudou a maioria dos eventos Fringe que vimos desde o episódio 01.

-A hipótese que defendo é que ele disse isso justamente em função de saber que a Olívia daria origem a eles(...)seria a única forma de barrar os planos dos Observadores do século 27 voltarem ao século 21 e destruir com tudo na Terra.

-Olivia poder ser usada como arma, por qualquer um que tenha um conhecimento próximo ao de William Bell. E numa guerra é importante que usa a arma primeiro. Talvez September queira impedir o uso da arma, por qualquer um dos lados.

O problema é que ao mesmo tempo ele quer salvá-la.

Por outro lado Olivia já morreu. Ela levou um tiro na testa. Morreu na hora. Mas voltou, por causa do cortexiphan. Então não sabemos ao certo a extensão das palavras de September à Olivia.

Eu postei uma outra mensagem,mas como coloquei links, acho que não foi plublicada....eram os links de outras teorias minhas pra realizarmos uma troca justa...as vezes eu converso de um contexto, que eu penso que você acompanhou...mas na verdade não, porque não leu minhas teorias.

Marcos Doniseti disse...

Danilo, o trecho do texto em que comento sobre Olívia e September é esse aqui:

"Isso é comprovado, inclusive, pelo fato de que quando o September disse para a Olívia de que ela tinha que morrer em todos os possíveis futuros, ela não conseguiu impedir que o September lesse os seus pensamentos.".

Portanto, não tinha nada a ver com a Etta. Talvez você tenha se confundido porque esse trecho estava no mesmo paragráfo de um comentário sobre a Etta. Daí, decidi separá-los, para evitar essa confusão.

Quanto aos outros cortexiphados, eles somente conseguiram controlar os seus poderes quando alguém os ajudou: Na Timeline Original foi a Massive Dynamic... Na Reescrita é que foi o Jones. Mas, eles não tinham os poderes da Olívia. Exemplo: Quando o James Heath e a Sally Clark atravessaram o Universo, junto com a Olívia, para tentar resgatar o Peter, eles morreram. E mesmo o Nick Lane ficou enfraquecido.

Então, penso que eles possuíam muito mais limitações do que a Olívia, cujos poderes eram mais amplos, como você mesmo já disse aqui: atravessar Universos, telecinesia, etc.

Então, entre todos os cortexiphados ela me parece ser a candidata mais forte para gerar a Humanidade altamente evoluída do futuro (os Observers).

Bem, o September possui a capacidade de ver o que acontece no espaço-tempo, certo?

Então, quando ele diz que os Observadores são a Humanidade do futuro, entendo que ele saiba do que está falando.

Inclusive, quando ele apareceu ferido lá no laboratório do Walter, este diz claramente que a fisiologia dele é humana, sem nenhuma diferença em relação aos humanos. Mais claro do que isso, penso que é impossível.

Nos episódios das primeiras temporadas, era sempre o September quem aparecia nas imagens e se envolvia com os eventos, sim. Os outros também deviam aparecer por aqui, eventualmente, mas o September era o mais presente.

Foi ele que impediu a cura do Peter-alt, que o salvou (no Reiden Lake), junto com o Walter, quem sempre procurava o Walter. Nenhum outro Observador aparece mais do que o September nos eventos relacionados à Humanidade do século 21.

Aliás, você mesmo disse que o Observador-criança (que criou uma conexão emocional com a Olívia) seria o September.

Se isso se confirmar, então isso reforçaria essa idéia do motivo dele ser o Observer mais atuante entre os humanos.

Mesmo que o September tenha dito que a Olívia deve morrer em todos os futuros possíveis para evitar o uso dela como uma arma, indepedente de quem faça isso, o fato é que um dos que podem fazer isso são os próprios Observadores. E se eles tentaram fazer isso com ela, tal como o Bell? Isso explicaria porque a Olívia sumiu depois de 2015-2016. E explicaria a frase do September.

Enfim, há muitos elementos na série que apontam, a meu ver, para essa possibilidade de que Olívia tenha gerado os Observadores.

Com relação à Olívia, o September falou que ela tinha que morrer 'em todos os futuros possíveis', seja porque ela gera os Observadores destrutivos do futuro, seja porque ela pode ser usada como uma arma poderosa.

Ele não falou dela morrer e depois voltar a viver, como aconteceu em 'BNW-2'. Ele falou morrer no sentido de que ela teria que ser apagada da história, porque algo de ruim sairá dela (ou uma Humanidade destrutiva ou uma arma poderosa e, também, destrutiva).

E se a Olívia pode ser usada como uma arma, então o mesmo não poderia acontecer com a Etta?

Sobre os links, eu desconheço o motivo de você não conseguir postá-los. Se você quiser, pode mandar os links para o meu e-mail, ok?

Marcos Doniseti disse...

Ah, Danilo, mais uma coisa: Não é apenas o poder mental que aproxima a Olívia dos Observadores, não.

A capacidade de regeneração de tecidos é outra semelhança.

E o poder de se defender de tiros rapidamente é outra habilidade comum entre a Olívia e os Observers.

Que outra criança cortexiphada (ou qualquer outro ser humano do século 21) tem tantas coisas em comum com os Observers? Que eu saiba, nenhuma.

Danilo Lima disse...

Então marcos...quando a gente deseja muito que uma história faça sentido, começamos a emular situações para que ela faça sentido....

observe...

- Quanto aos outros cortexiphados, eles somente conseguiram controlar os seus poderes quando alguém os ajudou: Na Timeline Original foi a Massive Dynamic... Na Reescrita é que foi o Jones.

sim,correto, não disse nada em contrário...

-Mas, eles não tinham os poderes da Olívia. Exemplo: Quando o James Heath e a Sally Clark atravessaram o Universo, junto com a Olívia, para tentar resgatar o Peter, eles morreram. E mesmo o Nick Lane ficou enfraquecido.

Eu nunca disse que eles tinham os mesmos poderes da Olivia, disse que eles poderiam ser usados como soldados. Não é a toa que são chamados de cobaias. E poderiam muito bem gerar descentes para a guerra, assim como na propaganda nazista. Acho que estamos perdendo o foco.

-Então, entre todos os cortexiphados ela me parece ser a candidata mais forte para gerar a Humanidade altamente evoluída do futuro (os Observers).

A Olivia é um candidata forte para muitas coisas.
Mas para gerar uma humanidade evoluida é uma candidata até o momento só para VOCÊ...mas ela não foi candidata à Walter e nem Bell(como progenitora)...então SE e somente SE a sua hipótese estiver correta ainda há um abismo evolucionário de séculos, que a sua teoria não responde, e não dá pra garantir que sejam descendentes dela. Me desculpe Marcos,a maioria dos indícios que você cita estão corretos...a questão da morte...a questão dos poderes...mas não existe SEQUER UMA PISTA que valida a sua teoria de DESCENDÊNCIA. E você usa frase citadas por September (subjetivas e aplicadas a vários contextos)como afirmativa da sua hipótese. Sem contar que a sua teoria não prevê as consequências do PARADOXO.

-Bem, o September possui a capacidade de ver o que acontece no espaço-tempo, certo?
Então, quando ele diz que os Observadores são a Humanidade do futuro, entendo que ele saiba do que está falando.

Percebe que está uma reafirmação da minha afirmação, pois eu disse que tanto September, quanto os outros sabem de sua origem...mas e você e eu....sabemos da nossa??? Você colocou em dúvida se os observadores sabiam de sua origem...cara isso foi um pecado. Como professor de história, você deve conhecer o livro, 'eram os deuses astronautas'...com o aparecimentos das runas na série, que são de origem Sumérica (se não me engano), Fringe começa APARENTEMENTE a seguir uma linha mais mitológica.

- Nos episódios das primeiras temporadas, era sempre o September quem aparecia nas imagens e se envolvia com os eventos, sim. Os outros também deviam aparecer por aqui, eventualmente, mas o September era o mais presente.Foi ele que impediu a cura do Peter-alt, que o salvou (no Reiden Lake), junto com o Walter, quem sempre procurava o Walter. Nenhum outro Observador aparece mais do que o September nos eventos relacionados à Humanidade do século 21.

Aqui você mistura eventos de Fringe com eventos históricos. As imagens mostradas de September no CONTEXTO DE EVENTOS FRIGE RELACIONADOS A PETER, são inegáveis, trata-se de September. MAS não existem vídeos em CONTEXTO HISTÓRICO, nem fotografias ou desenhos EXPLÍCITOS que afirmem que aquele era Setembro, essa é um conclusão puramente sua.

Danilo Lima disse...

- Aliás, você mesmo disse que o Observador-criança (que criou uma conexão emocional com a Olívia) seria o September.

Mais uma vez fora de contexto. A hipótese da criança ser September ou não, não confirma ou nega que era o September o observador mais ativo da época. A presença de September em Inner child, reforça AO MEU VER, A MINHA hipótese dele ser September. Na verdade o garoto poderia ser qualquer observador, ou nenhum observador...pois apesar de teorizar, sei dar a devida probabilidade de falha a uma teoria.

- Olívia deve morrer em todos os futuros possíveis para evitar o uso dela como uma arma, indepedente de quem faça isso, o fato é que um dos que podem fazer isso são os próprios Observadores. E se eles tentaram fazer isso com ela, tal como o Bell? Isso explicaria porque a Olívia sumiu depois de 2015-2016. E explicaria a frase do September.

Aqui você não entendeu minha frase...mas a culpa foi minha por não ter suficientemente claro...
quando eu disse que QUALQUER PESSOA ou lado da guerra poderia usá-la estava me referindo à Nós e aos OBSERVADORES (porque a guerra entre os universos acabou com a ponte). Ou seja eu disse isso que você esta repetindo em forma de pergunta. Novamente uma reafirmação da minha afirmação. E sim explica a frase de September, MAS novamente SEM NENHUMA relação NEM MESMO SUBJETIVA, a respeito de descendência.

Danilo Lima disse...

Ele não falou dela morrer e depois voltar a viver, como aconteceu em 'BNW-2'. Ele falou morrer no sentido de que ela teria que ser apagada da história... porque algo de ruim sairá dela

- Bom ele usou o termo morrer...não vou nem entrar no mérito da etimologia da palavra...ele não citou 'desaparecer', ou ser 'apagado' (termos usados com Peter)...De fato ela morreu...expirou..o cérebro foi desligado...não havia vida nela, e não haveria até Walter tirar a bala. SE September quis dizer que ela vai morrer DEFINITIVAMENTE... NÃO SABEMOS, MAS EM NENHUM MOMENTO A FALA DE SEPTEMBER INDICA O MOTIVO DA MORTE...portanto...não se pode afirmar que é pelo motivo de ser arma, ou geradora de descendência.
Ou seja, é muito fácil pra mim, ir contra a sua teoria, e contra as minhas próprias teorias, quando considero um conjunto de probabilidade dentro DO QUE FOI MOSTRADO,e não do que eu desejo que seja.

- E se a Olívia pode ser usada como uma arma, então o mesmo não poderia acontecer com a Etta?

TODOS os cortexphan subjects (cada um dentro das suas habilidades), podem ser usados como Arma, Etta não é excessão por ser filha de Olivia. Se serão usados?...NÃO SABEMOS.

- Ah, Danilo, mais uma coisa: Não é apenas o poder mental que aproxima a Olívia dos Observadores, não.
A capacidade de regeneração de tecidos é outra semelhança.

Quando você viu um observador se regenerar espontaneamente??? EU NUNCA VI. Ao que me consta September apareceu ferido em determinada cena, e depois apareceu sem ferimento...NÃO ACREDITO QUE ELES POSSUAM TAL HABILIDADE, DADO QUE NUNCA VI FAZEREM TAL COISA EM TEMPO REAL...assim como Olivia,e o bolinho quente de Walter. No universo B, a TECNOLOGIA de regeneração é comum...porque no futuro dos observadores não seria? Sem contar que a regeneração de Olivia NÃO é uma habilidade PERMANENTE, e sim ATIVADA pela ingestão massiva de cortexiphan. Caso contrário Olivia não poderia morrer, se curando todo o momento, nem mesmo envelheceria.(Isso não é teoria minha, é FATO).

- E o poder de se defender de tiros rapidamente é outra habilidade comum entre a Olívia e os Observers.

Aqui você está errado. Nos observadores desviar de balas é uma TECNOLOGIA (hiper atenuação do tempo), em Olivia, é uma HABILIDADE natural de hiper atenuação + telecinésia, lembrando que só foi possível por causa da ativação do cortexiphan em doses cavalares.
E quantos observadores do futuro desviaram de tiros??? NENHUM. Na verdade na cena do bar (Letters of Transit), um observador foi literalmente espancado por um ser humano, a TECNOLOGIA de hiper atenuação, até o momento só foi usada por September e outro observador de sua época, que morreu em nosso tempo.

- Que outra criança cortexiphada (ou qualquer outro ser humano do século 21) tem tantas coisas em comum com os Observers? Que eu saiba, nenhuma.

O Poder dos cortex subjects é natural, tantos os mentais, quanto físicos.
Os observadores só possuem poderes mentais, o resto é tecnologia.
Olha marcos, pra não dizer que discordo INTEIRAMENTE da sua teoria, começo a ver sentido em uma outra possibilidade...que EU JULGO ser até mais interessante...

Olivia, é progenitora de uma linhagem de seres humanos MAIS EVOLUÍDOS que os próprios observadores. Porque não necessitam de TECNOLOGIA, para quebrar as leis da física. E talvez...talvez..seja esse o motivo dos observadores estarem vindo, para evitar o seu próprio extermínio. E pra minha felicidade Isso responde ao PARADOXO.

Marcos Doniseti disse...

Danilo, como a minha resposta para você ficou muito extensa, eu criei um novo post com a mesma, ok? O link é esse aqui:

http://popeseries.blogspot.com.br/2012/05/fringe-os-possiveis-futuros-da-serie.html

Stefan disse...

vale lembrar que se os Observadores vieram do futuro para nao deixar Olivia morrer, então em fatos eles ja conseguiram no final da 3ª temporada, olivia morre no futuro, na teoria dela ser a origem deles, ali eles nao iriam existir mais, e quando o Peter volta os Observadores dizem, ele cumpriu seu papel (mudar o rumo do futuro para ela nao morrer) se a teoria de que ela seja a origem mesmo, eles tão no seculo 21 pra nao deixar ela morrer mesmo ...