domingo, 13 de maio de 2012

'Fringe': Dúvidas e reflexões sobre o final da 4a. Temporada - por Marcos Doniseti!

'Fringe': Dúvidas e reflexões sobre o final da 4a. Temporada - por Marcos Doniseti!

(atualizado às 14:26 do dia 13/05/2012)


Esse final de 4a. temporada de 'Fringe' ainda deixou muitas dúvidas nos fãs do seriado, levando-os a fazer uma série de questionamentos e de reflexões sobre os fatos mostrados nos episódios finais. Vou comentar sobre alguns deles aqui:


1) Bell fará nova tentativa de destruir com os Universos e criar o seu?


Quando a ponte entre os Universos foi fechada, todos da Divisão Fringe pensaram que o Bell tinha fracassado nas suas intenções de criar o seu Universo. Mas, neste episódio final, vimos ele usar a Olívia como fonte de energia para destruir com os Universos e criar o seu. 

Assim, ele tinha dois planos imediatos para conseguir atingir os seus objetivos, mas ambos fracassaram. Mas, e Bell tiver um terceiro plano (o que não é de se duvidar...)? Bem, isso não pode ser descartado, mas teremos que esperar pela 5a. temporada para saber qual é. 


Até porque o Bell está preso no âmbar em 2036, tal como foi mostrado em 'Letters of Transit'. E daí surgem as questões: Como é que ele foi parar lá? E porque? Ele foi preso por alguém ou se prendeu ali? Terá sido o Walter o responsável por isso, já que (em 2036) ele tem o aparelho do âmbar em seu poder? Bell ajudou os Observadores a conquistar a Terra ou lutou contra eles? A julgar pela arma que ele criou e que a Jessica usou contra o September, conseguindo ferí-lo, é provável que ele tenha lutado contra, mas dúvidas é o que não faltam, como se percebe.


2) A Olívia estava diferente na cena em que falou sobre a sua gravidez para o Peter?


Penso que a Olívia estava diferente, sim, mas já em função da gravidez da Etta. 


Aliás, não duvido que isso já tenha afetado a Olívia nos fatos mostrados neste final de 4o .ano, quando os seus poderes aumentaram consideravelmente. Todos sabem que isso foi resultado do Bell ter usado o cortexiphan para ativar os poderes dela.


Mas será que foi somente essa ativação que 'aumentou' os poderes da Olívia ou isso já é um efeito da sua gravidez? Afinal, a Etta também terá poderes e habilidades consideráveis, tal como foi mostrado em 'Letters of Transit'. Um destes poderes, inclusive, e que a Olívia não possui, é o de bloquear o acesso dos Observadores aos seus verdadeiros pensamentos.


3) Quem são os 'outros' sobre os quais o September falou para o Walter, no final do episódio?


Estes 'Outros' são os Observadores, que estão se preparando para invadir a Terra do início do século 21, conquistá-la e, assim, exterminar com quase toda a Humanidade.


Aliás, será que o uso da expressão 'Outros', em 'Fringe', foi uma referência à 'Lost', onde os moradores da ilha que não estavam no avião eram chamados de 'Outros'? É provável.


4) Por que o September não previu que a Jessica iria prendê-lo ao chão?


Na terceira temporada, o próprio September disse (para o Walter) que não sabe tudo o que irá acontecer e que há limites aos seus conhecimentos. Logo, isso explica porque ele não previu que a Jessica iria prendê-lo ao chão usando as runas do êxtase . 


Aliás, September também estranhou o fato de que a Jessica tenha tido acesso a esse conhecimento sobre as runas do êxtase, pois este ainda não deveria estar ao alcance da Humanidade. 


Como se vê, o September não sabe de tudo, não, e já cometeu vários erros de avaliação. 


Aliás, ele não me convenceu nenhum pouco com aquele papo de que nunca disse para a Olívia que ela teria que morrer em todos os possíveis futuros da Humanidade. Para mim, esse foi outro erro dele.


5) O que aconteceu com a Nina-alt?


Ela foi presa no Universo Alternativo, tal como aconteceu com o Broyles-alt, pois ambos colaboravam com o Jones, ou seja, com o Bell, e acabaram descobertos pela Divisão Fringe de lá. 


6) O Observador-criança, que apareceu no episódio 'Inner Child' (1X15) seria o September?


Talvez.


Mas o problema desta hipótese, do Observador-criança ser o September, é que ambos se viram no final do episódio. 


Quando a mulher levava o Observador-criança no carro, apareceu o September na calçada, olha para ele e o garoto o reconheceu. Talvez eles tenham se comunicado telepaticamente naquele momento, inclusive. 


Então, o September estaria vendo a si próprio, quando criança? Difícil, mas não é impossível, é claro. 


Afinal, é como disse o Walter: 'Tudo é possível. Até Papai Noel!.


Mas, penso que a situação do Observador-criança ainda não foi esclarecida porque, de alguma maneira, talvez ela esteja relacionada com a trama que vimos em 'Letters of Transit', ou seja, a da conquista da Terra do século 21 pelos Observadores vindos da Terra devastada do século 27.


7) O uso da técnica de regeneração de tecidos, no episódio final do 4o. ano,  foi uma novidade na série?


Não, pois isso já tinha aparecido no episódio 'Piloto' do seriado.


Walter consegue recuperar John Scott, parceiro e namorado de Olívia no FBI, usando de uma técnica avançada de regeneração de tecidos. Embora isso não estivesse relacionado diretamente ao uso e aplicação do cortexiphan (pelo menos naquele momento) o tema em si não representa nenhuma novidade em 'Fringe', portanto. 

8) A bala que Etta acaricia durante o episódio 'Letters of Transit' seria a mesma que Walter retirou do cérebro de Olívia em 'Brave New World - parte 2'?


Sim, muito provavelmente é a mesma bala.


E até pelo close que deram na bala depois que o Walter a retirou da Olívia, eu cheguei à conclusão de que é a mesma.

Afinal, que outra bala poderia ter uma importância maior para a Etta do que essa, não é mesmo?

9) No episódio 'Letters of Transit', a Olívia não apareceu. Porque?

Não sabemos se, em 2036, Olívia está viva, morta, em outro Universo, na prisão (ela pode ter sido capturada pelos Observadores e é mantida presa) ou se está presa no âmbar. 

Mas a Etta disse que desde os quatro anos de idade que ela não via os pais. Então, a bala que ela guarda e leva consigo naquele colar deve ser uma lembrança que ela guardou da mãe, mesmo sem tê-la matado. Isso é uma maneira dela demonstrar que não esqueceu de Olívia e que ainda tem esperança de voltar a vê-la, pois Etta, claramente, desconhece qual foi o destino dela.


16 comentários:

Danilo Lima disse...

1 - É provável (e até sugerido por September) que Bell, tenha conseguido informações e Tecnologia do futuro. Incluindo o fato de que sabia que September estaria na casa de Jessica, naquele exato momento, naquele exato cômodo, passando por aquele corredor para ser aprisionado, começo a pensa que existe outro observador em oposição a September. Quanto ao âmbar isso ficou muito claro em 'Letter of Transit', quem ativou o aprisionamento foi Walter (conforme observado por Simon)

2 - Eu percebi um certo temor na Olivia. Primeiro por se preocupar com a criança, tendo que lidar com eventos Fringe. E segundo porque a Eclâmpsia é uma doença recorrente em sua família. No lado (B) sua irmã morre dessa doença, e Bolivia quase morre quando da ocasião do nascimento de Henry.

3 - Concordo, dado a dica do próximo episódio ser "expurgo", September está se referindo a outros observador, mas que penso não serem da mesma classe dele e dos outros 11. Se você já leu qualquer coisa sobre 'O fim da Eternidade' de Isaac Asimov,vai sacar do que to falando.

4 - O próprio poder de observação dos observadores impõe limites à sua previsibilidade (O princípio da incerteza). A coisa piora muito quando o alvo da previsão são seres humanos. Quantas a runas, Há um contraponto...as runas foram introduzidas no passado...September se referiu à metodologia...ou seja para usa-las contra um observador,era necessário SABER que elas funcionariam, o que notadamente implica em um conhecimento do FUTURO, assim como as armas de Bell. O que reforça que ou Bell esteve no futuro, ou temos outro observador agindo oculta e opostamente à September .

6 - Caso a criança seja September, não vejo o problema de se encontrarem (além dos distúrbios psicológicos, é claro que isso fere a leis de espaço e matéria, entretanto tanto a criança quanto september, estão em linhas temporais individuais. E sendo um observador é completamente possível, como necessário que existisse esse rápido encontro. A criança precisava desde cedo,saber que se tornaria o observador, e retornar àquela época, e isso explica muitas coisas, como a empatia que September sento por Olivia.

8 - Eu também pensava que era, ...mas cara...as balas são todas iguais, não dá pra dizer se é a mesma. se não me engano Peter é baleado no final da terceira temporada...e ainda é provável que esse evento ocorrer novamente, não seja entre a guerra do dois universos, mas a guerra de expurgo.
Enfim, pode ser de Peter, ou pode mesmo ser de Olivia, porque os observadores de expurgo seriam muito burros, senão a eliminassem com prioridade sobre todos os outros.

9 - Como disse é plausível. Mas se tratando de Fringe, não sabemos.

Marcos Doniseti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Doniseti disse...

Ótimos comentários, Danilo. Abaixo, publico as minhas respostas aos mesmos:

Itens:

1 e 4) Também penso que Bell conseguiu essa tecnologia da arma e o conhecimento sobre a capacidade das runas de imobilizar os Observadores no futuro ou com Observadores inimigos do September. E isso explica porque o September ficou surpreso com o uso delas por Jessica, que estava à serviço de Bell.

2) Realmente, a Olívia terá que ser mãe e agente Fringe simultaneamente, o que não será fácil. Quanto à doença, ainda não apareceu nenhum fato na série que demonstre que a Olívia tenha essa doença que afetava a Olívia-alt e a Rachel-alt. Talvez o cortexiphan a tenha tornado mais forte e resistente às doenças. Aliás, ela nunca pegou nem um resfriado sequer e sempre me pareceu que ela se recuperava rapidamente dos seus ferimentos.

3) Não li esse livro do Asimov, não. Irei procurá-lo. Valeu pela dica.

6) Também não descarto a possibilidade do Observador-criança ser o September e você apresentou bons argumentos em favor disso. Mas, ainda espero confirmação.

8) O que me convence de que a bala que atingiu Olívia ser a mesma que a Etta carrega consigo é justamente pelo fato dela estar sendo acariciada pela Etta, mostrando que simboliza algo ou alguém importante para ela. E ela continua fazendo isso mesmo depois que o Peter tinha sido libertado do âmbar. Então, se o Peter já estava ali, vivo, na frente dela, isso significa que a bala está relacionada com a Olívia.

9) Onde estará Olívia em 2036 é um dos principais mistérios que a 5a. temporada irá esclarecer. Penso que ela não está morta. Ou está presa no âmbar, mas em outro local, ou então esta em algum refúgio secreto, aguardando o melhor momento de retomar a luta contra os Observadores.

Suas análises são muito interessantes, Danilo.

Volte sempre ao blog.

Danilo Lima disse...

2 - " Talvez o cortexiphan a tenha tornado mais forte e resistente às doenças."
Seria a explicação perfeita não fosse um detalhe...cortexiphan só promove regeneração quando ativo. E o que vimos até agora em Fringe é que (diferentemente de outros subjects) o cortexiphan em Olivia é inerte até que seja disparado por um situação geradora de medo (isso provavelmente evitou que ela se tornasse louca ou completamente isolada, como os outros subjects).
Estando o cortexiphan inerte, olivia (apesar de linda)é como outra pessoa qualquer sujeita à adversidade.

Entenda que não teria porque a série abordar o detalhe da eclâmpsia mais de uma vez.

O cortexiphan completamente ativado é um evento isolado de 'New Brave world', que ocorreu porque Bell a ativou (citação da própria Olivia) por isso Walter teve que agir muito rapidamente para salva-lá.
Por outro lado, este evento isolado, deve ser a razão de Etta, ser o que é. O corpo da Olivia em gestação, inundado por enormes concentrações de cortexiphan, e envolto em um escudo de frequência eletromagnética....Etta foi alimentada com cortexiphan pela placenta. Resultado? Etta é um x-men.

Marcos Doniseti disse...

Assim, com o cortexiphan ativo, Danilo, a Olívia torna-se uma 'superwoman', certo?

Bem, independente disso, nada até o momento, na série, indica que ela e a Rachel tenham a mesma doença que as suas duplas do Universo alternativo.

Outro fator que depõe contra essa possibilidade é que a Etta é totalmente saudável e, também, é bem mais poderosa do que a Olívia, que é uma idéia que eu tenho defendido já há um certo tempo.

Afinal,a Olívia engravidou justamente na época em que estava saturada de cortexiphan em seu organismo, devido à ativação promovida por Bell.

Então, neste aspecto, estamos de pleno acordo.

E é por isso que penso que foi a Olívia que gerou os Observadores no futuro.

Os Observadores são a Humanidade do futuro que surgiu a partir dos testes feitos com o cortexiphan e dos quais a Olívia foi o caso de maior sucesso.

Como sempre foi dito na série, ela sempre foi a mais forte de todos os cortexiphados.

Danilo Lima disse...

O negócio é esperar pra ver...se bem que em apenas 13 capítulos, seria muito mais interessante uma morte traumática, do que eclâmpsia, até porque acabei de me lembrar que Etta possui memórias de seus pais, o que inviabiliza esta teoria.

Concordamos com Etta ser mais poderosa, visto que ela é um subject "natural", e vive a partir da tenra idade em um ambiente hostil.

Quanto aos observadores, é uma possibilidade,visto que os subjects são preparados para viagens dimensionais '''remotamente'''. Mas essa teoria também não é a única...o aparecimento de runas de extase, começou a me intrigar com respeito à outra civilização, assunto que já foi abordado com o termo "primeiras pessoas" (que também não próprio da série fringe, mas uma teoria amplamente discutida que figura entre o criacionismo e evolucionismo).

Marcos Doniseti disse...

Assim, a principal diferença entre a Olívia e a Etta é que a primeira tem poderes e habilidades graças ao cortexiphan. Já a Etta nasceu com tais poderes. Ela não precisou ser testada, certo? Ela herdou tais poderes da Olívia e, talvez, possua outros ainda mais significativos.

Aliás, me parece que para combater os Observadores do século 27, somente uma Olívia superpoderosa não deverá ser suficiente, certo?. Ela precisará de uma aliada, tão ou mais forte do que ela, ou seja, de Etta.

E o próprio fato de que a Olívia sumiu na época em que os Observadores conquistaram o planeta, mostra que os poderes dela não foram suficientes para barrar essa conquista.

Além da Etta, há um outro personagem bastante forte para lutar contra o domínio dos Observers: Walter, que recuperou o seu cérebro, tal como vimos em 'Letters of Transit'. Aliás, tão logo isso aconteceu, vimos uma significativa transformação na personalidade dele, passando a ser muito mais confiante. Parecia outro Walter.

Marcos Doniseti disse...

Ah, Danilo, obrigado pela indicação do livro do Asimov. Já o encomendei pela Internet e o mesmo deverá chegar em uns 10 dias, no máximo.

Danilo Lima disse...

Ele é outro Walter, o Walter que planejou a destruição de todos os universos.
Marcos, sua maneira de pensar não está errada...mas é muito linear. Se Etta fosse tão poderosa assim poderia acabar com Windmark (O boss do jogo) a qualquer momento. E não sabemos se esses observadores podem ser mortos...vide comentários sobre September, e outros comentários sobre a arma de Walter, que apenas 'afasta' os observadores.

Se você não se importa respondi outros posts mais antigos, como aquele da teoria de Olvia ser 'mãe' dos observadores.

Marcos Doniseti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Doniseti disse...

Sim, isso mesmo, Danilo. O Walter que veremos no 5o. ano é o do cérebro restaurado de 'Letters of Transit' , que mostrou ter outra personalidade. E este é um Walter muito mais forte e perigoso também.

Não duvido que ele, caso consiga (junto com os demais, é claro) derrotar os Observadores, tenha que ter pedaços do seu cérebro retirado novamente, pois corre o risco de se tornar muito perigoso, de novo.

Cara, eu não estou dizendo que a Etta seja tão poderosa a ponto de, sozinha, conseguir derrotar os Observers. Apenas penso que ela deve ter mais poderes do que a Olívia.

E é claro que naquele contexto de 2036, onde ela e o Simon são dos poucos que resistem contra o domínio quase que total dos Observers, ela tem que ter muito cuidado para esconder os seus poderes em vez de sair usando-os por aí. Tanto que o dono da boate que ela 'prendeu' disse que se os Observadores descobrissem os poderes dela, todos os seres humanos sobreviventes acabariam mortos.

Porém, pensa no seguinte: A Divisão Fringe original foi destruída pelos Observadores, apesar de uma resistência heróica, certo? Então, isso mostra que Walter, Peter, Olívia, Broyles, Astrid e Nina,juntos, não foram fortes o suficiente para enfrentá-los, correto?

Então, para ter alguma chance de vitória, eles precisarão de aliados fortes. E tudo indica que eles serão o Walter com o cérebro restaurado e a Etta com os seus poderes.

Daí, juntos, poderão ter alguma possibilidade de vitória. Sem o Walter restaurado e sem a Etta, a chance seria zero.

Por isso que eu penso que veremos uma Etta mais forte do que a Olívia. O quanto ela será mais poderosa, aí teremos que esperar pela 5a. temporada para descobrir, mesmo.

Outros 'aliados', a meu ver, deverão ser a arma que o Bell inventou e que feriu o September e as runas do êxtase, que o imobilizaram. Olívia e Peter sabem como usá-lo para deter os Observadores e Peter foi libertado do âmbar em 2036, como já vimos, e é claro que a Olívia também voltará à ação.

Então, penso que teremos uma Resistência muito mais forte, em 2036, do que aquela que existiu em 2015-2016, quando ocorreu a conquista da Terra pelos Observers e quase toda a Humanidade foi aniquilada.

É neste contexto mais amplo que eu insiro a Etta e o Walter restaurado.

E fique à vontade para comentar sobre os textos que escrevi.

Aliás, se você quiser, poderá se tornar um colaborador fixo do blog, ok, Danilo?

Gostei muito das suas análises.

Marcos Doniseti disse...

Ah, Danilo, lembrei de mais uma arma que poderá ser utilizada contra os Observadores em 2036: A bomba de antimatéria que o Walter restaurado criou. Ele até destruiu um edifício inteiro com ela.

Danilo Lima disse...

Será inútil se os observadores não puderem morrer...

E se utilizada em ampla escala destruiria o mundo, adiantando o evento que os observadores, supostamente vieram impedir.

Marcos Doniseti disse...

Os Observadores morrem, sim, Danilo. Lembra do August, que levou um tiro e morreu?

E no 'Letters of Transit', quando comenta sobre o September, o Walter fala dele num tom triste, como se ele tivesse morrido.

E quando o September estava imobilizado e foi atingido pela Jessica, em 'BNW-2', ele não conseguia se regenerar. Daí, com certeza, acabaria morrendo.

E em 'Letters of Transit' a bomba de anti-matéria que o Walter usa, destrói com o edifício da Massive Dynamic e mais nada é destruído nas proximidades.

Então, em 2036, os Resistentes e os remanescentes da Divisão Fringe estarão muito mais fortes para lutar contra os Observers.

Aliás, não tenho dúvidas de que a Nina (que sabe do poder da Etta e não conta para ninguém) e o Broyles (que encontra o alcaçuz e sabe que o Walter voltou) tomarão parte dessa luta contra os Observers.

Marcos Doniseti disse...

Aliás, gostei muito quando a Jessica contou para Peter e Olívia que aqueles poderes todos que os Observadores possuem são resultados de tecnologia e não de magia.

Então, eles possuem as suas vulnerabilidades e, portanto, podem vir a ser derrotados, sim.

pace disse...

Fringe para mim foi coerente e perfeita do começo ao fim
gostei muito de todas as temporadas;me surpreende em cada episodio
é perfeita
e vai terminar no topo
sem enrolation
a gente vÊ séries de anos e metade é só enrolação
fringe é perfeita