sábado, 12 de maio de 2012

''Fringe': 5a. temporada promete ser excelente! - por Marcos Doniseti"

'Fringe': 5a. temporada promete ser excelente! - por Marcos Doniseti" 




No final da terceira temporada, os produtores promoveram uma reviravolta monumental no seriado, pois ao dizer que 'Peter nunca existiu', eles não apenas mudavam o futuro da série, mas alteravam também o seu passado. 

Na época, entendi que isso era algo muito perigoso, pois a trama da 4a. temporada teria que ser coerente com uma história alterada, modificada, da Mitologia do seriado. 

Com isso, a possibilidade de se cometer erros de continuidade cresciam substancialmente. Porém, os roteiristas foram inteligentes e, ao adotar o conceito de Timeline Reescrita, eles evitaram mudanças radicais demais no passado do seriado. 

Isso reduziu substancialmente as chances de acontecerem erros e permitiu que a 4a. temporada mantivesse a coerência da Mitologia, embora houvesse algumas diferenças entre as duas Linhas Temporais (exemplo: na Timeline Original, Olívia tentou matar o seu padrasto, mas não conseguiu; já na Timeline Reescrita, ela o matou). 


Desta maneira, ficou mais fácil desenvolver os roteiros e a trama da Mitologia neste quarto ano, evitando-se que as histórias ficassem tão confusas que até os produtores acabariam se perdendo nas mesmas, o que, de fato, não aconteceu. 

E com isso os fãs da série puderam desenvolver um grau mínimo de entendimento a respeito do que estavam assistindo neste quarto ano, o que é essencial para segurar o público (não muto numeroso, é verdade, mas apaixonado e fiel) de 'Fringe'. 


E a fidelidade destes fringemaníacos foi recompensada com uma boa temporada, que cresceu muito na segunda metade, quando a série voltou ao mesmo padrão de qualidade das três temporadas anteriores, depois de uma primeira metade um tanto quanto irregular, na qual se alternaram episódios excelentes, com outros mais fracos (Wallflower - 4X07 - foi o mais fraco de todos, neste quarto ano, a meu ver). 


Mas, os episódios da reta final foram de 'arrebentar a boca do balão', ou do balacobaco, como se dizia anos atrás, e a trama da Mitologia do 5o. ano, que já foi,  basicamente, apresentada no episódio 'Letters of Transit' (o 'Piloto' da próxima temporada), promete ótimas histórias e episódios excelentes, permitindo que a última temporada da série seja ainda melhor do que a quarta. 

Seu conceito, que será desenvolvido na próxima temporada, que é o de uma Terra do futuro destruída pelos Observadores, que criam uma sociedade brutal, fria, ditatorial e criminosa, que tratam os seres humanos como sendo inferiores aos animais, e que enfrentarão uma Resistência pode vir a ser explorada de uma maneira a se gerar uma excelente temporada, inclusive na hora de se mostrar como é que isso aconteceu e o que poderá ser feito, pelos Resistentes, para reverter essa realidade


Assim, 'Fringe' tem plenas condições de encerrar a sua história na TV americana e mundial com chave de ouro, tornando-se uma série clássica. 


Que assim seja.

2 comentários:

Felix disse...

excelente site cara! ótimos reviews!
vc deveria ser contratado para os reviews da TNT!

Marcos Doniseti disse...

Obrigado, Felix. E volte sempre ao blog.