(revisto e atualizado no dia 08/02/2013, às 10hs45)
Fringe: Série entrou para a história da TV mundial, devido à sua elevada qualidade. |
1) Afinal, qual a relação entre 'Fringe' e as teorias científicas?
R - Fringe sempre citou teorias científicas, sim, como a Física Quântica, a Teoria da Relatividade, a Teoria das Supercordas, Teoria-M (de Multiverso, ou Universos Paralelos), sobre Viagens Temporais, entre outras.
Mas muitas destas teorias ainda não foram comprovadas. São apenas teorias, como a da possibilidade da viagem no Tempo e a da existência de Universos Paralelos.
'Fringe' ia um pouco mais além e abria a possibilidade para o fato de que elas já estariam sendo colocadas em prática ou que já teriam sido comprovadas. É aí que entra o elemento ficcional na série. E isso não foi alterado na última temporada.
Tanto isso é verdade que a tecnologia usada pelo Walter e pelo Michael para se viajar no Tempo, rumo a 2167, foi baseada na Faixa de Moebius, que existe e que foi descoberta por um matemático do século XIX chamado August Ferdinand Moebius.
Além disso, tivemos um episódio inteiro ('Through the Looking Glass and What Walter Found There' - 5X06) que se passa em um Universo de Bolso, que foi criado pelo Walter. E isso não é ficção científica. Muitos físicos admitem que podem existir, sim, tais Universos e nos quais as leis da Física são diferentes daquelas que temos em nosso Universo 'normal' (ver link abaixo).
2) Afinal, na Timeline Reescrita, os Observers foram criados ou não?
R - ELES FORAM CRIADOS em 2167, pelo cientista norueguês, mas com as suas emoções preservadas.
O objetivo da viagem de Walter e de Michael ao futuro era convencer o cientista norueguês a não eliminar as emoções do ser humano. E isso foi alcançado. Como? Não sabemos. Mas foi, tanto que a invasão da Terra pelos Observadores em 2015, na Timeline Redefinida, não aconteceu.
Entendo que uma possibilidade concreta é a de que o Michael pode ter mostrado ao cientista o que aconteceria se as emoções fossem extraídas do ser humano. E como o Michael teria feito isso? Se conectando mentalmente com ele.
Afinal, Michael não mostrou os fatos da Timeline Original para o Walter, que é um personagem da Timeline Redefinida e cuja vida foi muito diferente daquele Walter que vimos na Timeline Original? Inclusive, ele não se lembrava do encontro que teve com Olívia na Timeline Original? Então, ele pode ter feito o mesmo com o cientista norueguês, mostrando ao mesmo todas as consequências nefastas de sua atitude, de criar seres humanos desprovidos de emoções.
Daí, o cientista norueguês modificou o seu projeto, preservando as emoções no ser humano.
Porém, que fique claro: Os Observadores dominaram o mundo, sim, na Timeline Reescrita. Mas depois isso foi modificado, com o Tempo sendo reiniciado (dando origem à Timeline Redefinida) e os Observers sendo criados, mas com as suas emoções preservadas.
Como os novos Observers preservaram as emoções, nunca surgiram Observers do tipo de Windmark e a invasão da Terra em 2015 nunca aconteceu na Timeline Redefinida;
3) Na Timeline Redefinida, o Walter está vivo em 2015?
R - O próprio Walter diz na fita de vídeo que Peter irá receber a carta, telefonará para a casa dele e irá procurá-lo no laboratório e que não o encontrará, pois ele foi para o Futuro. Então, não tem como o Walter estar vivo em 2015, não. Ele está vivo, mas no Futuro, em 2167.
4) Quantas viagens ao Futuro o Walter e o Michael fizeram, afinal?
R - Walter e Michael foram para o Futuro em duas oportunidades.
Na Timeline Reescrita essa 'viagem' para o futuro aconteceu em 2036. Já na Timeline Redefinida, a 'viagem' ocorreu em 2015. A diferença é que esta última foi diferente da anterior.
Como assim?
Na nova Timeline Redefinida, Walter e Michael foram deletados em 2015 pela própria Natureza, pois se encontravam no Futuro quando o Tempo foi reiniciado. No instante em que isso aconteceu, Walter deixou de existir em 2015, pois ele já se encontrava em 2167.
Então, eles não podiam permanecer em 2015, na Timeline Redefinida, pois já estavam vivendo no Futuro e não poderiam existir dois deles num mesmo Universo e dentro de uma mesma Timeline. E por isso é que eles foram apagados, deletados, pela própria Timeline, quando o Tempo foi reiniciado em 2015.
Assim, Walter e Michael foram ao Futuro duas vezes, uma em cada Timeline.
Na Timeline Reescrita, um pouco antes de viajar para 2167, o Walter gravou a fita de vídeo. Já na Timeline Redefinida, ele enviou a carta com a Tulipa Branca ao Peter.
Assim, Walter está no futuro nas duas Timelines.
É como disse a Manuella Vieira, do grupo 'Fringe Brasil' do Facebook: Walter virou o 'Rei do Futuro'.
Obs: Agradecimentos ao Claudio Junior, com o qual debati no grupo 'Fringe Brasil' do Facebook e que participou do desenvolvimento desta idéia.
5) Afinal, quem criou a Máquina do Juízo Final?
R - A Máquina foi criada pelo Walter, que a fez de maneira a que somente o Peter pudesse ligá-la (usando o DNA dele; lembrem-se dos desenhos mostrando o código genético do Peter, a Máquina...) e que apenas a Olívia poderia desligá-la, usando dos seus poderes ativados pelo cortexiphan. Isso aconteceu na Timeline Original.
Quem mais poderia fazer algo assim, ou seja, uma Máquina criada de maneira a que apenas Peter e Olívia pudessem ter controle sobre a mesma? Apenas Walter, é claro.
Já na Timeline Reescrita, Walter também foi o criador da Máquina.
6) Quais as diferenças existentes entre as Timelines Reescrita e a Redefinida?
R - Tudo o que aconteceu na Timeline Reescrita permanece na Redefinida ATÉ 2015, pouco antes da invasão dos Observers acontecer. A história muda apenas a partir daí.
Antes, permanece tudo rigorosamente igual.
Walter e seus balões... Porque é Cool... |
7) Quantos personagens da Timeline Original chegaram ao final da série?
R - Somente Peter é o mesmo personagem que vimos na Timeline Original. Os demais personagens eram novas versões deles, cujas vidas e memórias são as da Timeline Reescrita.
Exemplos:
A) Olívia: A Olívia da Timeline Original foi ao St. Claire's tirar o Walter de lá e o Peter foi junto com ela. Na Reescrita, ela foi sozinha. Na Timeline Original, Olívia tentou matar seu padrasto e nao conseguiu, mas na Reescrita ela conseguiu fazer isso.
Logo, temos versões diferentes da Olívia, sim, com vidas e memórias distintas. É que, depois, as memórias da Olívia da Original apagaram as da Olívia da Reescrita.
Quanto aos outros personagens, as memórias que eles tem são as dos fatos que aconteceram na Timeline Reescrita;
B) O Walter é outro exemplo de que Peter, a partir da Reescrita, é o único personagem que existiu na Timeline Original. Walter NUNCA se lembrou do que havia acontecido na Timeline Original.
Este Walter (da Reescrita) nunca viveu aquela vida que o Michael mostrou para ele, algo que o próprio Walter disse ao Peter quando estavam indo ao apartamento do September. Walter diz claramente que Michael lhe mostrou memórias que ele nunca teve, de uma vida que ele não viveu.
Assim, foi necessário que o Michael mostrasse os fatos ocorridos em sua vida na Timeline Original para que Walter pudesse adquirir as memórias da mesma. Logo, por exemplo, ele não se lembrava que havia provocado a destruição dos dois Universos, pois isto nunca aconteceu na Timeline Reescrita. Tal fato se deu apenas na Timeline Original.
Apenas na quinta temporada, quando Michael tocou nele, é que o Walter se lembrou do que havia acontecido na Timeline Original, algo que ele chegou a comentar com o Peter quando eles estavam a caminho do apartamento de September.
8) Porque o Walter não pode estar vivo em 2015, na Timeline Redefinida?
R - Se o Walter está vivendo em 2167, nesta nova Timeline, então ele não pode estar vivendo TAMBÉM em 2015. Se não fosse assim, existiriam dois Walters numa mesma Timeline e num mesmo Universo, surgindo o Paradoxo.
É isso o que aconteceria com o Walter e com o Michael se eles tivessem permanecido em 2015. Teríamos quatro deles (dois Walters e dois Michaels), com uma dupla vivendo em 2015 e a outra dupla vivendo em 2167. E a própria Natureza repudia o Paradoxo, tal como Walter falou para o Peter no último episódio. E a Natureza também trata de apagá-lo. Ela elimina os Paradoxos, pura e simplesmente.
9) Afinal, o que é o Michael?
Vejam a palavra 'Oracle', ou seja, Oráculo, escrita na parte de cima da imagem. É uma clara referência ao Michael, que representa esse mito da Grécia Antiga na última temporada de 'Fringe'. |
Entendo que o Michael é, claramente, uma espécie 'Enciclopédia Viva da Humanidade de Todas as Timelines' e que possui poderes tão vastos que sequer puderam ser descobertos pelos Observers, mesmo usando a tecnologia do século XXVII. E ele é tão diferente de todos, que os Observers sequer conseguiram entender O QUE ELE É.
September também diz que seu cérebro é totalmente diferente de todos os outros e que ele sequer consegue se comunicar com as pessoas de uma forma 'normal'.
Michael é tão poderoso que tudo indica que foi ele quem conseguiu reiniciar o Tempo a partir de um momento específico da história, ou seja, um pouco antes da invasão dos Observers acontecer.
E ele também consegue se lembrar de fatos que aconteceram com as Humanidades em todas as Timelines, possuindo todas as informações possíveis e imagináveis sobre as mesmas.
Assim, Michael teria as respostas para tudo aquilo que os seres humanos desejassem saber. Ele seria como um Oráculo da Mitologia Grega, no sentido de ser o intermediário entre os seres humanos e o Conhecimento ao qual estes desejam acessar. Inclusive, uma imagem exibida no episódio '5-20-10' reforça essa interpretação (ver a imagem acima).
Assim, teríamos, portanto, mais um personagem na série que seria a representação de um Mito, tal como são Walter (Prometeu) e Olívia (Mnemósine, que é a Deusa da Memória da Mitologia Grega), Broyles, que é a representação de Aquiles, o Guerreiro que se propõe ao sacrifício para salvar os outros, Astrid, que é outro mito, a melhor amiga, a 'Sancho Pança' do Walter, que está ali ali ao lado dele, para 'o que der e vier', Peter, que é a representação do mito grego de Ulysses, o Errante, que sai pelo mundo, vive inúmeras aventuras e que descobre a felicidade quando volta para casa.
10) Qual era a missão dos 12 Observers originais (do grupo de December)?
R - September disse (em "An Enemy of Fate" - 5X13) que a missão dos '12 Originais' era apenas a de fazer uma coleta de informações a respeito da Humanidade 'primitiva', mais nada. Por isso é que eles não interviam.
Aliás, September fala que os '12 Originais' sequer sabiam para que as informações estavam sendo coletadas. Eles não faziam idéia de que a sua missão era a primeira etapa de uma invasão da Terra do século XXI que já estava planejada. September diz para December que essa informação não foi repassada para eles.
E o episódio que mostra bem qual era a missão dos '12 Observers Originais' e qual era a finalidade da mesma é 'Fracture' (2X03). Tudo que é mostrado neste episódio aconteceu depois, na 5a. temporada.
Link:
A faixa de Moebius:
http://matcuriosa.blogspot.com.br/2009/05/faixa-de-moebius.html
Os Universos de Bolso:
http://www.neoteo.com/multiverso-y-universos-de-bolsillo-mit
4 comentários:
tem certeza que é nesse episodio? pq o 2x03 q eu tenho, é o "homem de lata"
É neste episódio, sim.
Presta atenção em tudo o que o Coronel Raymond Gordon, que deu sequência ao projeto 'Homem da Lata', fala no final do episódio. Ali ele explica o motivo que o levou a agir daquela maneira.
puts tem razão eu nem lembrava disso, bem lembrado, parabens
Thanks... E volte sempre ao blog.
Postar um comentário