Texto revisto e atualizado no dia 20/04/2015
Este foi o gesto mais polêmico e importante desta temporada de 'Fringe'. Descubra o motivo lendo o texto. |
Reproduzo abaixo (em vermelho) um trecho do longo texto no qual comentei os episódios finais de 'Fringe' e que trata do motivo pelo qual o Michael fez o gesto de silêncio para a Olívia em dois momentos distintos.
Na sequência (em preto), faço uma análise mais aprofundada desta questão, procurando explicar também porque o September disse que a Olívia teria que ser apagada de todos os possíveis futuros da Humanidade.
"Duas cenas me pareceram de extrema importância nestes últimos episódios e elas aconteceram quando Michael, em duas oportunidades, depois que Olívia lhe perguntou o que ela deveria fazer, fez um gesto pedindo para que ela ficasse em silêncio. O que significa isso?
Para mim, Olívia é a 'Memória Viva' de 'Fringe'. Como assim? É que sempre que acontecem mudanças de realidade, ela é a única personagen que consegue se lembrar de tudo o que havia acontecido. E Michael sabe disso.
E entendo que nesta 'nova Timeline' ela é novamente a única personagem que sabe tudo o que aconteceu nas realidades anteriores. Então, porque Michael faz sinal de silêncio para ela? Porque ele está ciente de que na nova realidade que será criada a Olívia terá as memórias da realidade anterior e pede para que ela não diga nada para ninguém a respeito do que aconteceu nesta, ou seja, sobre a invasão dos Observers, o sacrifício de Walter e dele mesmo, Michael.
Obs: Penso que em 'Fringe' a Olívia encarna a 'Deusa da Memória', Mnemósine (ver link abaixo), que gerou as Musas inspiradoras da Música, da Poesia, etc. E Walter é Prometeu, que trouxe o conhecimento sagrado, dos Deuses, para a Humanidade e que acabou punido por isso (ver link abaixo).
Porque se a Olívia comentar algo com o Peter, por exemplo, sobre o que ocorreu anteriormente, e as memórias dele também forem reavivadas, talvez isso os leve a querer trazer Walter de volta às suas vidas, criando um novo Paradoxo. E isso irá dar início a uma sucessão de acontecimentos que irá gerar consequências e mudanças drásticas nesta 'nova Timeline', provocando o colapso desta.
Aliás, como a Olívia consegue se lembrar de tudo o que aconteceu nas realidades (Timelines) anteriores, então entendo que isso explicaria a famosa e polêmica frase do September de que ela teria que morrer em todos os possíveis futuros da Humanidade.
Como assim?
É que se na nova Timeline a Olívia ficar quieta, a vida continuará normalmente para todos, certo? Já se ela se lembrar de tudo, novamente, e abrir o bico e contar para todos que se lembra de tudo o que aconteceu nas realidades anteriores (o que foi exatamente o que ela fez na Timeline Reescrita, na 4a. temporada) tudo mudará.
Peter, Etta, Astrid, Broyles, todos eles ficariam preocupados com o que ela diria e, talvez, até poderiam pensar que ela estaria ficando louca.
Lembram-se como os outros reagiram quando ela falou, no 4o. ano, que se lembrava de tudo o que havia ocorrido na Timeline Original e que as suas memórias da época estavam sendo apagadas pelas da antiga Olívia? Ela teve que se submeter a uma avaliação psicológica, foi afastada do FBI, teve que voltar a trabalhar sem informar o Broyles e até o Peter duvidou das coisas que ela dizia e pediu para que fosse examinada pelo Walter.
Assim, as consequências pessoais para ela, Peter e Etta poderiam ser trágicas.
E abrir mão desta felicidade da qual ela desfruta agora é tudo o que ela menos deseja, com certeza, mesmo sabendo que isso somente foi possível devido ao sacrifício de Walter. Mas ela sabe que este se sacrificou porque assim o desejava. Lembram-se do que Walter disse para Peter, quando justificou o que iria fazer? Ele falou que o sacrifício dele permitiria que Peter, Olívia e Etta pudessem ficar juntos e ser felizes e que isso é tudo o que um pai pode desejar para o seu filho.
Além disso, nesta 'nova Timeline', e independente de acreditar ou não no que Olívia falassse, Peter e Etta, em especial, poderiam começar a se questionar se, de fato, Olívia não estaria dizendo a verdade a respeito da invasão dos Observers, da ida de Walter e de Michael para futuro a fim de salvar a Humanidade, etc. E isso poderia acabar resultando no retorno de Walter à trama, tornando-se um Paradoxo, tal como aconteceu com Peter na Timeline Reescrita, o que poderia desencadear uma sucessão de catástrofes nesta nova Timeline.
Obs: Aliás, na Timeline Redefinida o Peter continua sendo um Paradoxo, mas isso é tolerado pelos 'Deuses' que controlam o Destino das Humanidades, pois tal fato foi fruto de um acordo com a Olívia, o que comento no texto 'Walter, Peter e Olívia e as Mitologias de Fringe!
September deseja restabelecer o equilíbrio entre os Universos e superar o Loop Espacial-Temporal no qual eles estão presos. Como? Apagando a Olívia de todos os futuros possíveis da Humanidade. |
E como o Walter também disse no episódio final, a Natureza repudia os Paradoxos.
Isso ocorre porque os mesmos geram desequilíbrios. E como disse o Walternativo, para a Natureza não existe o Bem e o Mal, mas apenas o Equilíbrio e o Desequilíbrio.
Enfim, ao ter a capacidade de se lembrar dos fatos ocorridos em realidades anteriores, Olívia consegue ter o poder de permitir a existência de Paradoxos e torna-se o elemento-chave para manter a estabilidade das Timelines e evitar que elas passem por sucessivos processos de destruição ou de mudança radical.
Só para lembrar, publico novamente um trecho do que escrevi em outro texto postado aqui no blog (Link: http://popeseries.blogspot.com.br/2015/03/fringe-walter-peter-e-olivia-e-as.html):
"Na Timeline Original (que foi a das três primeiras temporadas), o Peter do Universo Azul morreu, Walter abriu o portal entre os Universos, foi até o Universo Vermelho, sequestrou Peter-alt, retornou para o Universo Azul, os dois caíram no Reiden Lake (cuja superfície estava congelada), mas o September chegou a tempo de salvar a ambos.
Já na Timeline Reescrita, da quarta e quinta temporadas, a história é quase igual, mas com uma diferença fundamental.
Nesta segunda Timeline, o Peter do Universo Vermelho morreu quando ele e Walter fizeram a travessia para o Universo Azul. September tentou salvar os dois, mas não conseguiu salvar o Peter-alt.
Assim, na Timeline Reescrita, os dois Peters morreram quando ainda eram crianças.
Logo, não pode existir um Peter adulto nesta Timeline, a não ser como um Paradoxo.
E quem criou esse Paradoxo foi a Olívia, graças aos poderes que ela desenvolveu com o uso do cortexiphan.
Logo, não pode existir um Peter adulto nesta Timeline, a não ser como um Paradoxo.
E quem criou esse Paradoxo foi a Olívia, graças aos poderes que ela desenvolveu com o uso do cortexiphan.
Entre os poderes que Olívia possui, temos o de atravessar para outros Universos, o de se lembrar de tudo, possuindo uma memória mnemônica, e também o de permitir a existência de Paradoxos, o que é o caso de Peter na Timeline Reescrita, pois o mesmo retornou à existência graças aos poderes ‘olivianos’.
Tais poderes fazem de Olívia uma verdadeira Deusa (Mnémosine).
Tais poderes fazem de Olívia uma verdadeira Deusa (Mnémosine).
O grande problema desta situação é que Olívia, ao ter a capacidade de permitir a existência de Paradoxos, acaba desencadeando o início de uma sucessão de anomalias espaço- temporais, como as que são criadas pelo casal de físicos Raymond e Kate, no episódio "And Those We've Left Behind" (3X06). O marido consegue, usando dos cálculos de Kate, criar uma experiência na qual eles sempre retornam quatro anos no tempo.
Com o tempo, estas anomalias vão crescendo, até que o acúmulo delas leva ao colapso da Timeline.
Com o tempo, estas anomalias vão crescendo, até que o acúmulo delas leva ao colapso da Timeline.
Portanto, a Olívia cortexiphada acaba sendo a responsável pelo colapso da Timeline.
E o pior é que isso se repete indefinidamente, fazendo com que eles fiquem presos em um Loop-Espaço temporal.
E o pior é que isso se repete indefinidamente, fazendo com que eles fiquem presos em um Loop-Espaço temporal.
E a única forma de encerrar isso, na visão de September, é eliminando Olívia cortexiphada de todas as Timelines. Por isso é que ele disse para a Olívia que havia visto todos os possíveis futuros da Humanidade e que ela teria que morrer em todos eles, pois ela é a responsável pelo colapso destas Timelines e, também, por eles estarem presos num Loop Espaço-Temporal.
Para September, somente eliminando-se a Olívia cortexiphada da história, seria possível eliminar o Paradoxo (Peter Bishop) das Timelines. Desta forma, não haveria mais Paradoxos, nem colapsos de Timeline e o Loop Espacial-Temporal não aconteceria mais.".
Para September, somente eliminando-se a Olívia cortexiphada da história, seria possível eliminar o Paradoxo (Peter Bishop) das Timelines. Desta forma, não haveria mais Paradoxos, nem colapsos de Timeline e o Loop Espacial-Temporal não aconteceria mais.".
Olívia e o Halo Sagrado que a envolve, demonstrando que ela tem os poderes de uma Deusa. |
Outra possibilidade é a de que Olívia poderá vir a ser usada, se devidamente ativada com a aplicação de grandes quantidades de cortexiphan, para se tentar, novamente, destruir os dois Universos, ou seja, a Timeline. Afinal, não foi justamente isso que William Bell tentou fazer no final da quarta temporada?
Daí, havera apenas uma solução para evitar essa sucessão de catástrofes e de destruição de Timelines: Apagar a Olívia de todos os possíveis futuros da Humanidade. E foi por isso que o September falou tal frase para ela.
Inclusive, estou convencido de que a própria Olívia sabe disso.
Daí a importância do gesto de Michael para a Olívia, depois que esta matou Windmark, pedindo silêncio para ela.
E aqui reproduzo, novamente, um outro trecho do mesmo texto:
"Michael, que também é a representação de um Mito, que é o Oráculo. Na Mitologia grega, o Oráculo é um intermediário entre os humanos e os Deuses. E é exatamente este papel que o Michael desempenha em ‘Fringe’.
Michael faz o papel de intermediário em um acordo que é fechado entre a Olívia e os Deuses (ou, como também os chamo, os ‘Senhores ou Agentes do Destino’).
E o acordo que é fechado entre Olívia e os Deuses é representado, no episódio final da série (‘An Enemy Fate’ – 5X13), pelo gesto que o Michael (o Oráculo) faz ao pedir silêncio para Olívia, logo após ela ter matado o Windmark e derrotado os Observadores.
Qual o significado desse gesto feito por Michael? Entendo que ele está dizendo o seguinte para a Olívia:
“1) Eu sei dos seus poderes, do que você é capaz de fazer;
2) Eu sei que você irá, na próxima Timeline, se lembrar de tudo que está acontecendo agora e que você também possui o poder de permitir a existência de Paradoxos;
3) Mas se, na próxima Timeline, você fizer uso destes poderes para modificar o Destino que foi traçado, e que inclui o sacrifício de Walter, então tudo irá começar novamente: A Guerra com os Deuses irá continuar e os colapsos da Timeline voltarão a acontecer e vocês, humanos, ficarão presos no Loop Espacial-Temporal novamente;
4) Então, que tal você, na próxima Timeline, ficar quieta, em silêncio e guardar as suas memórias e lembranças para você mesma e não fizer uso dos seus poderes? Se você aceitar esse acordo, você, Peter e Etta poderão ficar juntos e serão felizes para sempre. Desta maneira, não teremos mais Paradoxos, nem colapsos de Timeline e o Loop Espacial-Temporal será superado. E daí, vocês conseguirão viver as suas vidas normalmente.
E então, você aceita o acordo, Olívia, minha cara Deusa da Memória?”.
A confirmação de que Olívia aceitou esse acordo com os ‘Senhores do Destino’ é o fato de que, na sequência final da série, no último episódio, vemos a nossa querida Deusa junto com Peter e Etta e a invasão dos Observadores não acontece. Assim, ele continuarão vivendo juntos e felizes, que era o que o acordo previa."
Mas como a Olíva concordou em manter silêncio, a situação se normalizou, pelo menos de forma neste momento. A guerra travada contra os 'Senhores do Destino' ou 'Deuses' foi interrompida temporariamente.
Mas o olhar de Peter na cena final da série deixou um 'gancho' para que a história se modifique. Mas isso já é assunto para um outro texto.
Links:
Walter, Peter e Olívia e as Mitologias de Fringe:
http://popeseries.blogspot.com.br/2015/03/fringe-walter-peter-e-olivia-e-as.html
A Deusa da Memória - Mnemósine:
http://www.cursomemorizacao.com/mnemosine.html
Fringe: Série é encerrada na TV com final épico:
http://popeseries.blogspot.com.br/2013/01/fringe-serie-e-encerrada-na-tv-com-um.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário