quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

'Fringe' - Esclarecendo algumas dúvidas dos fãs! (Parte 6)! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Esclarecendo algumas dúvidas dos fãs! (Parte 6)! - por Marcos Doniseti!

(revisto e atualizado no dia 31/01/2013, às 13hs00)


Joshua Jackson e Michael Cerveris disseram que poderemos ter um filme de 'Fringe' . 

1) Ficaram 'pontas soltas' no fim da série?

Não penso que tenham ficado pontas soltas no seriado, não. As questões principais foram explicadas e respondidas, sim. 


Muitos fãs ainda não conseguiram, a meu ver, identificar e compreender toda a gama de elementos presentes no seriado, que inclui Literatura, Cinema, Mitologia, Filosofia, Religião, etc. 


Exemplo disso são as dúvidas existentes a respeito da volta de Peter, que foi vista pelo September como fruto do Amor. Essa foi a explicação que ele deu, pois isso foi o que mais o impressionou no ser humano desta época (do século XXI), ou seja, a capacidade de gostar dos outros, de amar, de se emocionar, etc. 


Porém, essa explicação do September para o retorno de Peter somente pode ser compreendida se soubermos o que ele disse, na quinta temporada (episódio 'The Boy Must Live' - 5X11) a respeito dele e dos outros 11 Observadores que foram enviados para analisar a Humanidade e de como a convivência com os seres humanos os afetou emocionalmente. 


September falou que todos eles, os '12 Originais', se identificaram com os seres humanos, passando a gostar destes e que ele, especificamente, se impressionou com a forma com que os humanos tratavam seus filhos, como eram carinhosos com estes. September havia descoberto que Michael era seu filho e que o mesmo estava sendo perseguido, por ser uma 'anomalia', pelos demais Observers. E isso acontecia justamente porque Michael unia uma inteligência incomparável com a capacidade de sentir, de se emocionar, representando uma ameaça aos demais Observers que haviam sufocado as emoções. Vendo como os seres humanos tratavam seus filhos, ele também decidiu proteger e amar Michael. 


Então, a explicação de September para o retorno de Peter (o Amor...) somente pode ser compreendida se levarmos em consideração o que ele falou sobre o relacionamento entre pais e filhos que existem entre os seres humanos. 


Agora, a volta do Peter teve muito a ver com outros fatores, como as memórias e lembranças que a Olívia e Walter tinham dele (memórias visuais, auditivas, etc), o fato dos dois Universos terem passado por um processo de deterioração, mudando o funcionamento das leis da Física (lembram-se do Ósmio?... Este não poderia existir, mas foi criado mesmo assim pelo Dr. Krick) e também tem TUDO a ver com um conceito da Física Quântica chamado de 'Apagamento Quântico', sobre o qual já comentei aqui no blog. 


E também entendo que o fato de que os dois Universos da Timeline Reescrita estarem deteriorados e ainda passavam por um processo, lento e gradual, de recuperação de todos os estragos que a guerra entre eles havia provocado, também contribuiu para o retorno de Peter. As fragilidades dos dois Universos, com certeza, contribuíram para permitir que um Peter adulto e, logo, um Paradoxo, pudesse existir na Timeline Reescrita. 

Enfim, o retorno de Peter foi bem mais complicado do que se pensa. A questão é que em 'Fringe' as respostas não são dadas de forma explícita e nem de maneira simples e direta, como em outras séries. Grande parte delas está presente em informações visuais secundárias, fatos espalhados em episódios de várias temporadas, além de outros acontecimento que não foram mostrados e que estão nas entrelinhas do roteiro. 


Exemplo: Quando Olívia teve a visão do Universo Vermelho (no qual a cidade sofria com incêndios, no episódio 'The Road Not Taken' - 1X19)) em um edifício deste vimos escrita a frase 'He is Here'. E quem estava no Universo Vermelho e a quem a Olívia acabaria por encontrar no último episódio? William Bell. A frase se referia à este, portanto. 


Esta foi a maneira que os produtores encontraram de passar uma informação importante aos fãs, ou seja, sobre a presença de Bell no Universo Vermelho. 


Este é o tipo de situação que diferencia 'Fringe' dos outros seriados e sempre foi muito comum na série, como é do conhecimento dos fãs. 


Entendo que isso acontece porque 'Fringe' é um outro tipo de seriado, que não pode ser visto e analisado com os mesmos critérios que são usados para analisar outras séries, mais 'normais', onde perguntas e respostas são dadas de forma mais explícita e direta. 


Em 'Fringe' isso não acontece e é preciso procurar pelas respostas de várias maneiras, em vários episódios e de várias temporadas, fazendo as conexões que tornam possível compreender as elaboradas e complexas tramas da série. 



Anna Torv mostrou a sua versatilidade como atriz em 'Fringe' interpretando diferentes versões da Olívia. E até o William Bell ela incorporou...

2) As Timelines Original e Reescrita são diferentes?


Sim, elas são diferentes. 


Alguns fãs dizem que teria existido apenas uma Timeline na série durante estas cinco temporadas, mas essa tese não resiste a uma análise minuciosa do que vimos nos episódios de 'Fringe'. 


O argumento usado por estes fãs é o de que September teria respondido ao Peter (no episódio 'A Short Story About Love' - 4X15) que este já se encontrava 'em casa' quando foi questionado a respeito. 


Mas, vejam bem: September diz que Peter está 'em casa' e não numa mesma Timeline. Em nenhum momento o September disse que o Peter estava na mesma Timeline da qual este veio, que é a Original. Ele nunca afirmou algo assim em qualquer episódio do seriado nestas cinco temporadas.


Além disso, para Peter e September a palavra 'casa' tem significados distintos. 


No episódio 'The End of All Things' (4X14), na cena em que Peter e September estão conectados mentalmente, quando o Peter pergunta para o September onde a Olívia está, ele responde que basta o Peter voltar para 'casa' que ele a encontrará. 


Inicialmente, o Peter interpreta a palavra 'casa' como se fosse a sua Timeline, a Original, de onde ele veio. Mas daí cai a ficha e ele percebe que o September está falando de sua casa, literalmente, ou seja, de sua residência. Daí, Peter volta para sua casa, é feito prisioneiro e levado para o local onde a Olívia estava. Depois a Olívia usa de seus poderes e consegue libertá-los. 


Assim, para o September a palavra 'casa' não significa Timeline, mas o local em que se está vivendo naquele momento. 


Peter é que interpretava a palavra 'casa' como sendo sinônimo de Timeline. Mas o September nunca encarou assim, como estes acontecimentos mostrados no episódio '4X15' comprovam. 


Várias cenas e diálogos da quinta temporada também confirmam que as Timelines Original e Reescrita são diferentes.


Exemplos: 


1) Quando o September estava entregando as peças da máquina que iria levar Walter para o futuro, junto com o Michael (episódio 'The Boy Must Live' - 5X11) ele mostra o envelope no qual o Walter da Timeline Original havia recebido a Tulipa Branca enviada pelo Alistair Peck e o Walter pergunta como ele havia conseguido o envelope. Daí o September diz que ele havia pego o mesmo em OUTRA TIMELINE. Um pouco antes, Walter disse ao September que Michael o havia feito se lembrar de fatos que aconteceram em OUTRA TIMELINE.


2) Quando a Olívia (no episódio 'Black Blotter' - 5X09) perguntou ao Michael se ele se lembrava de que a havia ajudado a resolver um caso anos antes (em 'Inner Child' - 1X15), ele confirma que se lembra disso. Daí o Peter questionou a Olívia a respeito do fato de que isso havia acontecido em uma TIMELINE DIFERENTE. 


Então, estas cenas e diálogos confirmaram que as Timelines Original e Reescrita são diferentes.


Além disso, não são apenas as memórias dos personagens que conviveram com o Peter que foram alteradas pelo fato dele ter sido apagado da Timeline Reescrita, como alguns fãs alegam para defender a tese de que tivemos apenas uma Timeline no seriado. 


As vidas e memórias de personagens que não tinham qualquer conexão com o Peter-alt também eram diferentes na Timeline Reescrita. 


Exemplos: 


A) Na Timeline Original, a Rachel se divorciou do Greg e teve uma filha com ele, a Ella. Na Reescrita, ela e Greg nunca se divorciaram e tiveram dois filhos (Ella e Eddie). 


B) O Broyles-alt morreu na Timeline Original (pelo fato de ter ajudado a Olívia cortexiphada a voltar para o Universo Azul), mas isso não aconteceu na Reescrita. Nesta, ele foi preso por ter ajudado Jones a executar os planos de Bell, que desejava destruir com os dois Universos e criar um novo.


C) A Olívia tentou matar o padrasto, quando tinha 9 anos, na Timeline Original e não conseguiu. Já na Reescrita ela conseguiu matá-lo, tal como diz para a Olívia-alt (no episódio 'One Night in October' - 4X02).


Portanto, também não se sustenta a tese de que apenas os personagens e acontecimentos dos quais o Peter participou é que foram alterados. Outros fatos, que nada tem a ver com o Peter, também são diferentes na Timeline Reescrita. 


Outros fatos também comprovam as inúmeras diferenças existentes entre as duas Timelines, como:


A) Na Timeline Original os dois Universos nunca estiveram unidos pela ponte. Isso acontece apenas na Timeline Reescrita.


B) Na Timeline Original, o Peter-alt chegou à fase adulta, pois foi curado pelo Walter. Na Timeline Reescrita, os dois Peters, dos dois Universos, morreram quando eram crianças. Nunca existiu um Peter adulto na Reescrita. Por isso é que ele foi apagado pela própria Timeline, pois havia se transformado em um Paradoxo.


C) Na Timeline Original, a Olivia e o Peter foram buscar o Walter no hospital St.Claire's. Na Reescrita, a Olívia fez isso sozinha.  


D) Na Timeline Original, September salvou Peter no Reiden Lake após Walter tê-lo sequestrado. Na Reescrita, o sequestro aconteceu, mas September nunca salvou Peter. 


E se não existissem Timelines diferentes, então as memórias da Olívia da Timeline Original jamais teriam substituído as da Olívia da Reescrita, como vimos que aconteceu na 4a. temporada. 


Além disso, se existisse apenas uma Timeline, o Walter da Reescrita não precisaria da ajuda de Michael para se lembrar do que aconteceu na Timeline Original, que eram memórias de uma vida que havia sido vivida por uma outra versão dele, Walter. 


Tudo isso comprova que tivemos várias Timelines em 'Fringe', sim. 



Cena do episódio final em que Michael parece 'assistir' a um programa feito apenas para ele. 

3) Afinal, tivemos uma guerra entre os dois Universos (Azul e Vermelho) nas duas Timelines?

R - Sim, tivemos.


Já no primeiro episódio da quarta temporada ('Neither Here Nor There'), em vários diálogos, fica claro que os dois Universos travaram uma guerra também na Timeline Reescrita. 


Porém, e aí está a diferença em relação à Timeline Original: Em um determinado momento os habitantes dos dois Universos, na Timeline Reescrita, decidiram estabelecer uma trégua, tal como diz a Olívia. E isso ocorreu quando eles descobriram que o destino dos dois Universos estava ligado. O que acontecesse com um deles, também iria acontecer com o outro. 


No entanto, existiam sérias desconfianças entre os habitantes dos Universos Azul e Vermelho. Isso fica claro, por exemplo, no diálogo travado pelas duas Olívias, logo no início do primeiro episódio, e que é repleto de acusações mútuas, com cada uma delas responsabilizando o Universo da outra por todos os problemas que eles haviam enfrentado.


Walter também vivia dizendo que os moradores do Universo Vermelho eram traidores, repulsivos, demonstrando que não gostava e tampouco confiava neles.


Inclusive, a Olívia cortexiphada chegou a dizer que a existência dos novos tipos de metamorfos que apareceram no começo da quarta temporada, e que eram quase que totalmente humanos, seria de responsabilidade do Walternativo. 


Posteriormente, à medida  que as investigações sobre os mesmos avançaram, e nos dois Universos, é que se descobriu que eles tinham sido criados por William Bell, com a colaboração de David R. Jones, e que estes novos metamorfos estavam diretamente ligados ao plano de Bell para destruir com os dois Universos e criar um novo. 


Assim, ocorreu uma guerra entre os dois Universos e nas duas Timelines. A diferença é que na primeira Linha Temporal o Universo Vermelho chegou a ser destruído pelo Peter, quando este entrou na Máquina (em 'The Day We Died' - 3X22), enquanto que na Reescrita isso não chegou a acontecer, pois os dois Universos estavam ligados pela ponte e se um deles fosse destruído o outro também o seria. 


Isso explica porque os moradores dos dois Universos fizeram uma trégua e começaram a trabalhar juntos para resolver os graves problemas que enfrentavam.


Tais problemas eram tão graves que os mesmos chegaram a criar uma situação em que se tornou possível que um cientista, o Dr. Krick, criasse uma nova substância, o 'Ósmio' (no episódio 'Os' - 3X16), que permitia que as pessoas flutuassem (obs: isso foi usado por Walter contra os Observers, no episódio final da série, porque era... Cool) e que foi criada como resultado da mistura dos dois elementos mais pesados da Terra, o Ósmio e o Lutécio. 


Walter concluiu, corretamente, que isso somente foi possível porque os dois Universos estavam passando por um grave processo de deterioração, o que chegou a mudar o funcionamento das leis da Física nos mesmos. 


Assim, ambos os Universos estavam caminhando para a sua destruição e a trégua entre ambos foi feita justamente para interromper esse processo. 



Link:


Como o 'Apagamento Quântico' explica a volta de Peter:


http://popeseries.blogspot.com.br/2012/03/fringe-fisica-quantica-explica-o.html

Nenhum comentário: