quarta-feira, 8 de junho de 2016

Livro: 'A Nouvelle Vague e Godard'! - Marcos Doniseti!

Livro: 'A Nouvelle Vague e Godard'! - Marcos Doniseti!
Michel Marie é um dos maiores especialistas em Cinema, tendo publicado vários e fundamentais livros a respeito. Neste, ele analisa a história da 'Nouvelle Vague' francesa, que revelou ao mundo cineastas geniais como Godard, Truffaut e Chabrol. 
Comprei há poucos dias e estou lendo o ótimo livro 'A Nouvelle Vague e Godard', de Michel Marie (Editora Papirus, 2011, 264 páginas).

Estou gostando muito do livro, que conta toda a história deste movimento que revolucionou o cinema mundial.

Na primeira parte do livro, são analisadas as influências do cinema americano sobre o movimento, a rejeição dos novos cineastas ao cinema comercial francês, a atuação dos críticos da 'Cahiers du Cinéma' (Truffaut, em especial, sempre se envolvia em polêmicas), a ajuda financeira do Estado francês aos novos cineastas, as características principais do movimento, as polêmicas com outros cineastas e críticos franceses, a influência sobre o cinema internacional.

Está tudo lá.

E na segunda parte do livro, temos a dissecação do clássico 'Acossado' ('A Bout de Soffle'), de Godard, que é considerado pelo autor como sendo o 'filme-manifesto' da Nouvelle Vague e que é analisado nos mínimos detalhes.

Recomendo.


Cotação: Imperdível.

Nenhum comentário: