sexta-feira, 20 de março de 2015

'Fringe' - A série e as suas três Timelines! - Marcos Doniseti!

'Fringe' - A série e as suas três Timelines! - Marcos Doniseti!


Fringe e os personagens de suas várias Timelines. 

Em Fringe, tivemos três Timelines: a Original, que engloba as três primeiras temporadas da série e que é destruída no último episódio da terceira temporada ('The Day We Died' - 3X22), a Reescrita, que é aquela que vimos na quarta e quinta temporadas e, finalmente, a Redefinida, a qual foi mostrada apenas nas cenas finais do último episódio da série ('An Enemy of Fate' - 5X13). 

No último episódio da terceira temporada ('The Day We Died' - 3X22), Peter entrou na Máquina, destruiu o Universo Vermelho. Daí, a sua consciência foi para 2026 e viu que ao destruir o Universo Vermelho, ele condenou o Azul à destruição, pois o destino de ambos estava ligado. Daí, ele volta para 2011 e toma uma decisão diferente, criando uma ponte que conectou os dois Universos. Com isso, Peter criou uma realidade alternativa quando entrou na Máquina (que tinha o poder de destruir, mas também de criar Universos). E esta realidade é a Timeline Reescrita, que foi a que vimos na 4a. e 5. temporadas da série e que também é ligeiramente diferente da Original.

Ele é apagado dessa Timeline porque, nela, os dois Peters morreram quando eram crianças e, logo, não poderia existir um Peter adulto na mesma.


Na Timelina Reescrita, o Peter adulto (que veio da Timeline Original) é um Paradoxo, pois os dois Peters desta Timeline morreram ainda crianças. Diferente da Timeline Original, September não conseguiu salvar o Peter do Universo Vermelho quando este caiu no lago junto com Walter. Se nenhum dos Peters chegou à fase adulta nesta Timeline, então não pode existir um Peter adulto nela. Ele existe, mas como um Paradoxo, pois a Olívia tem o poder de permitir a existência de Paradoxos. 

Na Timeline Reescrita, ocorreu a invasão dos Observadores em 2015. Já na Timeline Redefinida, que surgiu após a ida de Walter e de Michael para o Futuro (para 2167), isso não aconteceu, pois o Tempo foi reiniciado no momento exatamente anterior à invasão dos Observers. Então, na Timeline Redefinida, a invasão nunca aconteceu. 


Mas, tudo o que aconteceu na Timeline Redefinida até pouco antes da invasão é exatamente igual ao que vimos na Timeline Reescrita, incluindo a existência do Peter como sendo um Paradoxo. 

Penso que Walter e Michael estão no futuro, sim, na Timeline Redefinida. Mas eles não precisaram fazer nenhuma viagem para lá, como aconteceu na Timeline Reescrita, pelo simples motivo de que eles JÁ ESTAVAM LÁ, em 2167, quando o Tempo foi reiniciado. E isso acontece porque não pode haver dois Walters numa mesma Timeline, com um deles vivendo em 2015 e um outro vivendo em 2167, pois isso transformaria Walter em um Paradoxo. Da mesma forma eu não posso estar aqui, em 2015, escrevendo esta mensagem e, ao mesmo tempo, estar vivo em 2167, vivendo no mesmo ano em que estão Walter e Michael. 

Então, o único Paradoxo que continua existindo em 'Fringe', na Timeline Redefinida, é o Peter, pois tal como aconteceu na Timeline Reescrita, os dois Peters morreram quando eram crianças nesta terceira Timeline. 


Afinal, a história das duas Timelines, a Reescrita e a Redefinida, são rigorosamente iguais até o momento anterior à invasão dos Observers acontecer, quando o Tempo foi reiniciado, criando-se uma nova Timeline, que é a Redefinida.


2 comentários:

Shopsmart disse...

Excelente TExto!

Marcos Doniseti disse...

Obrigado. Volte sempre ao blog.