domingo, 14 de julho de 2019

Hanna Schygulla: Fassbinder era um cineasta total e sabia exatamente o que queria fazer!

Hanna Schygulla: Fassbinder era um cineasta total e sabia exatamente o que queria fazer!

O genial cineasta alemão Rainer W. Fassbinder e a sua Musa, a excelente atriz Hanna Schygulla, durante as filmagens de 'Berlin Alexanderplatz'.

A entrevista abaixo, feita com a atriz alemã Hanna Schygulla, a musa do genial cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, foi publicada no site 'Little White Lies' no dia 05 de Abril de 2017. 

Entrevista!

Hanna Schygulla: ‘Fassbinder tinha ideias muito concretas sobre a coreografia dos corpos’

A atriz alemã revela como ela lidou com o fato de ser a musa de Rainer Werner Fassbinder.

Rainer Werner Fassbinder era um diretor conhecido por empregar uma companhia de atores que apareciam em muitos de seus filmes. Novas histórias contadas com os mesmos rostos. Mas se você tivesse que escolher uma única pessoa que talvez fosse um pouco mais importante, que era apenas um pouco mais amada do que os outros, então Hanna Schygulla é o nome que vem à mente.

Em seu longa-metragem de estreia em 1969, 'Love is Colder Than Death' (obs: O Amor é Mais Frio que a Morte), ela exemplifica a loira gelada e mostra seu estilo de performance sensual e soporífero. 

Em sua colaboração final, 'O Casamento de Maria Braun', feito 10 anos depois, ela havia se transformado e amadurecida, mas sua presença etérea na frente da câmera permaneceu inteiramente única.

Uma retrospectiva completa do trabalho de cinema e TV do diretor na BFI Southbank, em Londres, também é uma chance de celebrar uma das maiores intérpretes de cinema da era moderna.

Nós nos encontramos com Schygulla para descobrir como era trabalhar com o maestro enlouquecedor.

Fassbinder e Hanna Schygulla. Ela diz que Fassbinder começou a assistir filmes para ficar fora de casa, pois não tinha um bom relacionamento com o seu padrasto.

LWLies: O curta-metragem de 1968, 'The Bridegroom, Comedian e Pimp', foi sua primeira vez na frente de uma câmera. Como se sentiu?

Schygulla: O diretor era Jean-Marie Straub, que é um artista fenomenal, embora não seja muito conhecido. Ele estava gravando os momentos de uma peça quando os atores entravam ou saíam do palco. Essa ideia era incomum, e para nós não parecia tão diferente do que estávamos fazendo coisas assim no palco.

Fassbinder era o que ele gostava de chamar de "anti-teatro", o que significava que, porque ele não tinha dinheiro para fazer filmes, que era o que ele sempre quis fazer, ele fazia teatro um pouco como o cinema. Então ele mudaria e alteraria o ângulo de ver como uma história é contada. Ele sempre gostou de mudar as coisas.

LWL: Há alguma diferença em atuar para uma câmera do que para um teatro?

Schygulla: Nos primeiros filmes, não. Porque a câmera não estava muito perto de nós. Era uma maneira de entrar nisso, o que não era particularmente cinematográfico. Mas quando a carreira de Fassbinder continuou, sua câmera se aproximou de nós.

LWL: Você teve tempo para refletir sobre as performances, ou foi um caso de apenas passar para o próximo filme?

Schygulla: Ele queria que todos olhassem para os juncos (Obs: material bruto que é filmado e depois é visto para saber o que pode ser melhorado). Na época, você não podia simplesmente ter um vídeo e reproduzi-lo instantaneamente. O filme foi desenvolvido e, em seguida, todos nós nos sentamos e observamos o que foi filmado. Foi como um ritual. Ele falaria sobre o que poderia ser feito melhor ou diferente.

Fassbinder, Ulli Lommel e Hanna Schygulla durante as filmagens de 'O Amor é Mais Frio que a Morte', de 1969, que foi o primeiro longa-metragem de Fassbinder.

LWL: Ele pediu seu feedback?

Schygulla: Não.

LWL: Então, por que ele queria que você visse os juncos?

Schygulla: Ele era um homem que incorporava forças opostas. Por um lado, ele era o cineasta total. Ele sabia exatamente o que queria. Por outro lado, ele dava um pouco de responsabilidade a todos que participavam do filme.

As pessoas gostavam de trabalhar com ele porque ele só interferia quando ele tinha uma maneira clara, sabendo o rumo que queria tomar, e porque era de um jeito e não de outro. Se não, ele gostava que as pessoas tivessem sua própria criatividade.

LWL: Você estrelou a série de TV 'Oito Horas Não Fazem um Dia', onde você usa uma peruca gigante por toda parte. Isso é algo que Fassbinder pediu para você usar ou você mesmo escolheu?

Schygulla: Não, não. Nós nos prendemos a uma imagem que havíamos encontrado. Antes meu cabelo era meu cabelo. Mas então eu pensei, 'Oh meu Deus, se eu fizer seis capítulos, eu sempre terei que bagunçar meu cabelo, então porque não usar uma peruca?' Quando eu vi, percebi que uma peruca nunca se move como seu próprio cabelo. Ele não disse que queria que eu parecesse assim. Ele só dizia quando ele não gostava de algo. Na verdade ele não te dizia nada, ele apenas fazia uma careta. Então você tentaria oferecer outra coisa.

LWL: Isso foi o mesmo nas tomadas? Você conseguiu o rosto?

Schygulla: Ele queria uma certa coreografia, ou seja, a interação de corpos no quadro.

LWL: Ele moveria fisicamente seu corpo?

Schygulla: Sim, esse era o jeito dele dirigir. Ele nunca deu explicações psicológicas. Ele não falou sobre papéis ou personagens. Ele tinha ideias muito concretas sobre a coreografia dos corpos e certos gestos que precisavam ser realizados. Ele ocasionalmente nos deixava inventar algo.

Mas na maioria das vezes ele chegava no set com esses pequenos desenhos. Eles eram muito esquemáticos. Esse foi o dever de casa dele. Foi por isso que ele pôde trabalhar tão rapidamente. Ele sabia. Ele aprendeu cinema por assistir filmes.

LWL: Ele alguma vez convenceu você ou o grupo a assistir aos filmes dos quais ele gostava?

Schygulla: Não sistematicamente. Mas nós assistimos 'Antonio das Mortes' (obs: 'O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro'), de Glauber Rocha. Nós assistimos 'The Damned' (obs: Os Deuses Malditos) de Visconti. Ele queria que nós víssemos 'Vivre sa Vie', de Jean-Luc Godard, que ele assistiu mais de 20 vezes. Ele fazia assistir. E é por isso que ele tinha aquelas imagens que ele queria citar. Ele observava o que estava acontecendo. Ele assistiu filmes apenas para manter-se fora de sua casa. No começo de sua vida, ele não se dava bem com seu padrasto, então ele assistia filmes o dia todo.
Hanna Schygulla e Fassbinder em uma cena de 'O Casamento de Maria Braun', primeiro filme da 'Trilogia da Alemanha Ocidental', que teve continuidade com 'Lola' e 'Veronika Voss'.

LWL: Você se lembra da primeira vez que você e Rainer se conheceram?

Schygulla: Sim, eu lembro. Eu estava na Universidade e me cansei disso. O processo de se tornar um intelectual foi frustrante para mim. Eu estava fazendo algum dinheiro extra no momento em que trabalhava como garçonete. Uma das outras garotas do restaurante me contou sobre a escola de teatro e me convidou para ir junto. Eu perguntei 'porque não?'. A coincidência foi que ele estava na mesma classe.

LWL: Ele se aproximou de você?

Schygulla: Era uma escola particular. Nós só nos encontravámos uma vez por semana. Todo mundo improvisava sobre um tema, e depois todos nós íamos beber cerveja. Nós não falavámos muito. Ele era extremamente tímido, especialmente comigo. Uma vez ele viu uma cena que eu estava improvisando e ele fez seu namorado vir até mim e me dizer que gostava muito.

LWL: Você então se aproximou dele?

Schygulla: Não. Eu achei isso muito estranho. Ele era claramente o tipo rebelde, então eu não conseguia entender o que ele gostava nessa cena. Era uma obra de Goethe e uma cena de amor entre duas pessoas que deveriam ser irmão e irmã. Não era realmente uma cena de amor, no sentido de qualquer relação sexual, mas era tudo baseado em não mostrar sentimentos. Mais tarde entendi por que ele gostava, porque esse era o tipo de relacionamento que tínhamos.

LWL: Ele já lhe contou por que ele continuou te lançando em seus filmes?

Schygulla: Não. Ele fazia comentários aos outros, dizia que "ela é uma estrela" ou algo assim. Mas para mim, não, nunca. Quando eu disse que preciso de uma pausa e queria me distanciar, ele ficou tão magoado. Eu levei quatro anos antes que ele superasse isso. Ele entrou em contato comigo para estar em 'O Casamento de Maria Braun'.
Anna Karina em 'Viver a Vida', de Godard, filme que Fassbinder assistiu 27 vezes e que gostava de mostrar para a equipe de atores e atrizes com a qual ele trabalhava. A trajetória de Fassbinder sofreu uma grande influência da Nouvelle Vague.

LWL: Existe um filme do Fassbinder em que você queria estar, mas você não foi escolhida?

Schygulla: Sim, em 'Lola'. Ele disse que o próximo filme que faríamos seria 'Lola'. Então, enquanto filmavam a 'Berlin Alexanderplatz', estávamos atravessando uma porta. E desta maneira muito casual, ele me disse que tinha escalado Barbara Sukowa em 'Lola'.

Eu disse: "Ok, por quê?", E ele disse que eu estava falando demais sobre isso. E eu disse que estava promovendo Maria Braun e todos perguntariam qual seria o próximo filme. Por alguma razão, isso o incomodava. Ou talvez ele tenha se cansado de mim?

LWL: Quantas vezes você esteve em contato com Hollywood?

Schygulla: Não muito. Eu estive lá uma vez com certeza, mas não me lembro de qual estúdio eu fui. Eu fiz 'Dead Again', com Kenneth Branagh, que foi filmado em Los Angeles. David Lynch entrou em contato comigo uma vez. Ele me enviou o roteiro de um filme chamado 'Blue Velvet'. Eu achei horrível. Era para o papel de Dorothy Vallens [interpretada por Isabella Rossellini].

O roteiro não parecia nada parecido com o filme finalizado. Era sobre um homem que viola uma mulher, ele a mantém em cativeiro e a maltrata. Ele até abusa do filho dela. Então ela quase começa a gostar disso. Quando eu li, achei que era coisa realmente doentia. Isso não significa que eu não sabia que ele era um bom cineasta.

Ao mesmo tempo, eu estava lidando com o fato de que minha mãe estava ficando velha e eu estava vivendo uma vida muito diferente. As emoções que eu estava experimentando naquele momento me fizeram pensar que eu não poderia fazer isso. 

Pareceu-me… pervertido.

Hanna Schygulla trabalhou em inúmeros filmes de Fassbinder, incluindo 'O Amor é Mais Frio que a Morte', 'As Lágrimas Amargas de Petra von Kant', 'O Casamento de Maria Braun' e 'Lili Marlene'.

LWL: Você viu o filme no final?

Schygulla: Sim, eu vi e pensei que era um bom filme. Especialmente o começo e o fim. Escrevi a David uma carta dizendo que eu nunca teria imaginado que aquele filme teria vindo do roteiro que ele me enviou. Eu não estou acostumada a me arrepender das decisões que tomei, se lamentar é um sentimento que não cria nada. Mas eu disse que se ele me chamasse em outro momento eu diria sim. Mas ele nunca me chamou.

RW Fassbinder estará em exibição no Britsh Film Institute Southbank até 31 de maio. Para mais informações, visite bfi.org.uk

Link:

Entrevista com Hanna Schygulla:

Nenhum comentário: