Person of Interest - Comentando o episódio 'Judgement' (1X05)! - Marcos Doniseti!
John
Reese conversa com o juiz Samuel Gates a respeito do sequestro do filho
deste e o convence de que está ali para ajudar a resgatar o garoto. |
Sinopse!
Um juiz, Samuel Gates, que é rigoroso no combate ao crime, está julgando uma mulher, Angela Markham, que atropelou e matou um homem em um estacionamento porque dirigia alcoolizada. Porém, ele não sabe que ela é integrante de uma organização criminosa formada por egressos do Leste Europeu (SP-9) que promove sequestros e se envolve com tráfico de drogas e de armas.
No início, Gates mostra disposição em condenar Angela, mas depois que o seu filho adolescente, Gates Jr., é sequestrado pela SP-9, ele é chantageado e começa a tomar decisões que beneficiam Angela durante o julgamento, enquanto que Finch e Reese tentam libertar e salvar o garoto.
Também
veremos o início do trabalho de Fusco com Carter, que é marcado por
algumas desconfianças dela em relação ao seu novo parceiro, em função do
passado do mesmo. Enquanto isso, Finch dá sinais de que está começando a
confiar um pouco mais em Reese, enquanto este demonstra que vai muito
além de saber atirar muito bem e desferir pancadas em criminosos.
A trama!
O juiz Gates recebe telefonema do sequestrador do seu filho. |
Finch recebe o número de Samuel Gates e Reese sai a campo para impedir que algo ruim aconteça com o juiz, percebendo que ele está sendo seguindo por vários homens de perfil militar. E, logo depois, ele descobre que o alvo dos criminosos é o filho do juiz. Reese tenta impedir que Gates Jr. seja sequestrado, mas não consegue.
Os sequestradores avisam o juiz que estão com o seu filho. Reese aparece e fala que irá ajudá-lo a recuperar o garoto e que o fato dos sequestradores terem telefonado indica que eles estão dispostos a negociar.
Reese vai até a casa do juiz e pergunta se ele recebeu ameaças de sequestro. Gates diz que tem US$ 300 mil no banco e que está disposto a pagar o que for necessário para libertar o filho. Reese diz para o juiz que irá libertar o seu filho.
Bem, uma coisa que ficará evidente na série é que Reese sempre cumpre as promessas que faz. Finch tenta rastrear a ligação via celular feita pelos sequestradores, mas tem dificuldades. Reese vai até a residência da babá, Cristina, que cuidava do filho do juiz e a encontra morta.
Fusco começa a trabalhar com Carter, que pergunta para ele como é que ele conseguiu ser transferido para a 8a. DP? Ele diz que precisava de uma mudança de cenário, mas Carter está desconfiada dele porque ouviu alguns rumores sobre Fusco.
Essa dúvida de Carter é absolutamente normal, porque era conhecido o fato de que Fusco trabalhou junto com Stills e seu grupo de policiais corruptos na 51a. DP, sendo que dois deles foram presos e Stills 'desapareceu'.
Reese encontra Fusco e diz que isso é bom, mas espera que ele não tente matá-lo novamente. E Fusco avisa Reese que Carter está determinada a encontrar e prender Reese.
Finch descobre o local onde os sequestradores estão hospedados, Reese vai até lá e dá uma surra no sujeito (Turski), descobrindo que ele é integrante da SP-9, organização criminosa que atua no Leste Europeu e que se dedica a praticar sequestros e fazer tráfico de drogas e de armas.
Logo, Reese demonstra que possui um nível elevado de informação sobre organizações criminosas que atuam mundo afora, conhecimento acumulado na época em que foi das Forças Especiais e da CIA. Além, é claro, de ter um ótimo de preparo militar, sendo um excelente atirador, e de dominar várias técnicas de luta.
Finch
e Reese trabalham juntos em mais um caso depois que a Máquina enviou
outro número de Seguro Social. Reese não sabe como é que Finch recebe os
números. |
Carter vai até a casa de Cristina e fica sabendo que o 'homem de terno' esteve ali e que o mesmo foi o responsável por ligar para 911, mas diz para o detetive Olson que está convencida de que o 'homem de terno' não foi o responsável pela morte de Cristina.
Reese diz para o juiz Gates que o filho dele estará a salvo enquanto os sequestradores precisarem dele e que é melhor não envolver a polícia ou o FBI, porque não conseguem ficar 'invisíveis', enquanto ele consegue fazer isso. O líder dos sequestradores, Jarek, telefona para o juiz e diz que eles não querem dinheiro, mas que absolva Angela Markham no julgamento, caso contrário seu filho será morto.
O juiz informa Reese sobre qual é a natureza do caso de Angela e Reese diz que ele será morto depois do caso ser encerrado. Gates pergunta para Reese como que ele sabe disso e John diz que a sua fonte de informação nunca erra e que não é possível confiar nos sequestradores. É claro que Reese fala isso porque ele já participou de situações desse tipo.
Reese também diz que o juiz deve procurar ganhar tempo no julgamento, para que Reese descubra uma maneira de 'machucá-los', explicando que a SP-9 não é uma gangue de rua, mas uma organização criminosa multinacional e que atua em 18 países da Europa e da Ásia. A SP-9 foi reprimida na Polônia e se reorganizou, atuando com eficiência no meio digital, sem deixar 'pegadas'.
Reese
acredita que Angela tem um namorado na SP-9 e por isso é defendida pela
organização. Ele tenta obter informações de um dos criminosos que jogou
no porta malas de um carro, mas o mesmo diz que sabe pouco sobre a
SP-9, pois se organizam em células. No fim, ele passa um endereço, para o
qual irá se dirigir. Lá ele nocauteia dois criminosos e pega US$ 500
mil.
Carter mostra fotos da cena da morte de Cristina e Fusco lhe diz que, ao contrário do que se pensa, aquele foi um assassinato cometido por um profissional e não teve nada de crime passional. Carter gosta da observação de Fusco e fala para ele sentar com ela. É possível perceber que Fusco, de fato, é um ótimo detetive. O problema dele foi ter se envolvido com um grupo de policiais corruptos.
Jarek reclama com Angela que o acidente que ela provocou gerou um grande prejuízo para a operação da SP-9. Finch diz para Reese que Angela faz lavagem de dinheiro para inúmeras outras organizações criminosas. Depois, Reese pede para o juiz ganhar mais tempo, pois está próximo de libertar o filho dele, enquanto Finch entra no banco que a SP-9 usa para lavar dinheiro sujo.
Reese, depois de manter dois criminosos da SP-9 no porta malas de um carro, descobre o nome do líder da SP-9, enquanto Fusco descobre o nome da empresa que é usada por inúmeras organizações criminosas para comprar imóveis, aviões, etc. Finch envia para Reese o endereço do cativeiro onde o filho do juiz pode estar. Mas o juiz absolve Angela, na esperança de recuperar o filho.
Carter
e o detetive Olson vão até a casa de Cristina, depois que Reese
encontrou a babá de Gates Jr. morta. Daí, Reese ligou para 911, mas sem
se identificar. |
Jarek manda ele ir ao seu encontro sozinho e quando estava quase matando Gates Jr., Reese apareceu com Angela sob mira de uma arma e avisa que se ele não libertar o garoto, então todo o dinheiro da sua organização irá desaparecer e os clientes da SP-9 irão acertar as contas com ele. Jarek manda os capangas matar a todos, mas Reese é mais rápido, atira em todos e recupera o filho do juiz.
Depois, Carter e Fusco são avisados do local onde Angela, Jarek e os capangas estão amarrados e amordaçados, levando-os todos presos. Mais uma vez, Finch e Reese fizeram quase todo o trabalho, mas é a NYPD quem levará o crédito por isso. O juiz agradece Reese e diz que não sabe se poderá ajudá-lo caso descubram o que ele faz.
E no final, Reese e Finch se encontram em uma lanchonete, a mesma na qual estavam no início, quando Reese perguntou para Harold o que havia de bom para comer ali, mas Finch não falou, dizendo que John iria usar essa informação para descobrir onde ele mora. John responde dizendo que Finch era paranoico. Mas, agora, no final, Finch diz para John que os ovos Benedict são muito bons e vai embora. Reese sorri...
Aliás, no início do episódio, quando se encontraram na lanchonete, Finch estava com um livro chamado 'Não Vai Acontecer Aqui', de Sinclair Lewis, Prêmio Nobel de Literatura, que traça um panorama político e social radicalizado ideologicamente nos EUA dos anos 1930, quando existiam fortes movimentos de perfil fascista ('American First', principalmente).
A
ideia de que um programa de IA com tantos poderes como os da Máquina
poderá cair nas mãos erradas (o que é a grande preocupação de Finch),
dando origem a um regime totalitário e fascista, é um dos aspectos
centrais de 'Person of Interest'. E é claro que a série também fará
referências a outras distopias totalitárias, tais como '1984', de George
Orwell, e 'Admirável Mundo Novo', de Aldous Huxley.
FIM.
Conclusão!
O
juiz Gates é obrigado a agir, durante o julgamento de Angela Markam, no
sentido de beneficiar a ré, caso contrário seu filho será morto pelos
sequestradores. |
O título do episódio é 'Julgamento' e as histórias desenvolvidas no mesmo explicam claramente o motivo disso.
Em primeiro lugar, o juiz Samuel Gates se questiona a respeito de quem é Reese, perguntando se ele não faz parte do grupo que sequestrou o seu filho. Assim, ele terá que fazer um julgamento a respeito do caráter e das intenções de Reese.
Depois,
também vemos as dúvidas de Carter sobre Fusco: Essa dúvida de Carter é
absolutamente normal, porque era conhecido o fato de que Fusco trabalhou
junto com Stills e seu grupo de policiais corruptos na 51a. DP, sendo
que dois deles foram presos e Stills 'desapareceu'. Fusco foi o único do
grupo que permaneceu livre.
Então,
ela terá que, durante o seu trabalho com Fusco, fazer uma avaliação e
julgar se o seu novo parceiro é confiável ou não. E o próprio Fusco fez
um julgamento sobre Carter e percebeu que ela é uma profissional
dedicada, competente e obstinada, percebendo que terá que andar na linha
com ela. Não é à toa que ele procurou agradá-la e já foi se oferecendo
para comprar um café para ela.
As dúvidas de Finch sobre Reese também estão em evidência no episódio.
Afinal, será que Reese é apenas um brutamontes sem moral ou é uma pessoa com quem será possível trabalhar dentro de certos limites éticos? Reese aceitará respeitar os limites impostos por Finch, que é uma pessoa reservada e evita que os outros saibam muito sobre ele e seu passado?
Além
disso, o próprio Reese procura obter mais informações para tentar
descobrir, afinal, quem é Finch e porque ele faz o que faz. E isso
também passará por um julgamento, por Reese, do caráter e das intenções
de Finch.
Então, além dos julgamentos feitos por Gates em seu tribunal, os protagonistas do episódio também estão sendo julgados pelos seus (uas) respectivos (as) parceiros (as).
John Reese - Muito mais do que um brutamontes!
No episódio, Reese vê a tatuagem no peito de Turski e rapidamente descobre que ele é da SP-9, uma organização criminosa do Leste Europeu. Logo, Reese demonstra que possui um nível elevado de informação sobre organizações criminosas que atuam mundo afora, conhecimento acumulado na época em que foi das Forças Especiais e da CIA.
Além disso, Reese é excelente em atirar, em combate pessoal, em se infiltrar em organizações criminosas, em espionar os outros sem ser detectado, percebendo ainda quando alguém está mentindo (ele sabe 'ler' as pessoas).
Reese também sabe improvisar, usando dos recursos que estiverem próximos para lutar contra os inimigos, bem como usa muito bem de informações reservadas que possui sobre os segredos dos criminosos, para derrotá-los.
Isso já tinha ficando bem claro no episódio anterior ('Cura Te Ipsum'; 1X04), quando Reese lutou e derrotou os membros de um cartel mexicano de traficantes (chamados 'Toreros') usando de uma maleta e, também, de psicologia, conseguindo jogar um traficante contra o outro.
Frases e Diálogos!
Finch e Reese conversando na lanchonete:
Finch: Você está tentando descobrir se venho aqui com frequência. Com esse conhecimento, você tentará descobrir onde moro.
Reese: Você é paranoico, Finch.
Finch: Tenho boas razões para estar.
Reese e juiz Gates:
Juiz Gates: Quem é você?
Reese: Você tem duas perguntas: "Quem é você?" e “Onde está meu filho?”. Qual delas deve ser prioridade?
Juiz Gates e Reese:
Reese: Fique aqui e aguarde a próxima ligação.
Gates: Eles disseram que não deveria envolver policiais ou FBI.
Reese: Eles não disseram nada sobre mim.
Jarek
é ferido por tiros disparados por Reese depois que mandou matar o juiz e
o filho deste. Reese derrota os membros da SP-9, que acabarão sendo
presos. |
Fusco e Reese:
Fusco: Estamos trabalhando em um sequestro de criança?
Reese: "Nós"? Há quanto tempo trabalhamos juntos?
Reese e juiz Gates:
Juiz Gates: Quem é você? Um ex-policial? O FBI?
Reese: Tenho experiência neste tipo de situação. Isso é tudo.
Juiz Gates: Ah, sim? Talvez isso não seja suficiente. Talvez eu precise falar com esses agentes.
Reese: Sei ser invisível, ao contrário da polícia e do FBI.
Reese e juiz Gates:
Reese: Eles planejam matar você.
Juiz Gates: Como você sabe? De onde vem essa informação?
Reese: Digamos apenas que minha fonte nunca está errada.
Angela, Jarek e os outros membros da SP-9 são presos pela NYPD depois que Reese mandou o local no qual eles estavam amarrados. |
Fusco falando para Carter sobre cena de assassinato de Cristina:
Observe os círculos ao redor da ferida. Quantos namorados furiosos vão comprar um silenciador? História de amor, minha bunda. Seu assassino é um profissional.
Finch e Reese falando sobre conversa anterior deste com o juiz Gates:
Finch: O que ele disse?
Reese: Que não havia necessidade de se preocupar. Ele pode até nos ajudar um dia.
Finch: Eu estava ouvindo sua conversa, Sr. Reese.
Reese: E eu li nas entrelinhas.
Finch: O tempo dirá qual de nós está certo.
Finch e Reese:
Finch: Sr. Reese, sinais de ameaça?
Reese: O colesterol conta?
Reese conversa com o juiz Gates, que lhe agradece por ter salvo a vida do seu filho. |
Informações Adicionais!
Título: Judgement.
Diretor: Colin Bucksey.
Roteiro: David Slack.
Gênero: Drama, Ação, Suspense, Ficção Científica, Policial, Humor.
Duração: 44 minutos.
Trilha Sonora: Ramin Djawadi.
Direção de Fotografia: Teodoro Maniaci.
Exibição Original: 20/10/2011 (CBS; EUA).
Audiência da TV: 12.420.000 espectadores.
Audiência Total (TV + DVR): 15.060.000 espectadores.
Elenco: Jim Caviezel (John Reese); Michael Emerson (Harold Finch); Taraji P. Henson (Det. Carter); Kevin Chapman (Det. Lionel Fusco); Michael Cerveris (Jarek Koska); David Costabile (Juiz Samuel Gates); Meredith Patterson (Angela Markham); Adriana Gaviria (Cristina); Bill Tangradi (Turski).
Onde e quando assistir!
Finch resistia muito a passar informações sobre sua vida para Reese. |
Atualmente, 'Person of Interest' está sendo exibida na TV paga, pelo canal 'TNT Series' (que usa o nome 'Sob Suspeita' para o seriado), que está disponível em várias operadoras (Sky, Claro, Vivo TV, Oi TV).
Durante a semana o canal 'TNT Series' exibe 2 episódios diários (de 2a. à 6a. feira), sempre começando por volta das 14h20 (atualmente é a 5a. temporada que está sendo exibida). Os dois episódios voltam a ser exibidos à noite, começando por volta de 20h40.
Também são exibidos 5 episódios em sequência no domingo, começando por volta das 11h40. Atualmente é a 1a. temporada que está sendo exibida.
Os
horários do canal são bastante caóticos e muitas vezes os
episódios começam antes, ou depois, do horário estipulado. Para
maiores informações é bom pesquisar os horários usando o Google.
Reese
conversa com Finch em uma lanchonete, onde finalmente o hacker e
bilionário disse que gostava dos ovos Benedict do lugar. Isso mostra
Finch começando a ter um pouco mais de confiança em Reese. |
Informações sobre o episódio!
'Judgement' - IMDB:
https://www.imdb.com/title/tt2043518/
Person of Interest Fandom:
https://personofinterest.fandom.com/wiki/Judgment
Audiência e informações sobre o episódio:
https://en.wikipedia.org/wiki/Person_of_Interest_season_1
Reese reage à informação de Finch de que os ovos Benedict da lanchonete eram bons. |
Vídeo - Música tocada no episódio:
'Intro' - The XX (na sequência final):
Trecho final do Episódio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário