sexta-feira, 15 de maio de 2015

'Fringe' - Comentando o episódio 'What Lies Below' (2X13) - Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'What Lies Below' (2X13) - Marcos Doniseti!
Esta é a primeira vítima do vírus que veio da Pré-História e que poderia exterminar a Humanidade. Ah, se não fosse o Walter...  
Este é mais um dos episódios da segunda temporada que não está relacionado com a Mitologia do seriado, mas que consegue prender a atenção do público do início ao fim. 

'What Lies Below' mostra as mudanças que estavam se desenvolvendo no relacionamento dos personagens (Walter/Astrid, Peter/Olívia, Broyles/WPOA) ainda coloca Walter em uma situação que o deixava extremamente angustiado, para dizer o mínimo, que é o medo de perder Peter. 

Obs1: WPOA = Walter, Peter, Olívia e Astrid.

E o próprio nome do episódio tem um duplo significado. A tradução literal seria 'o que se encontra abaixo', que tanto pode estar relacionado ao vírus assassino, como também a um segredo a respeito de Peter que o Walter guarda consigo e que recusa-se a relevar, mesmo para Astrid que, nesta altura da série, já era bem mais do que uma mera assistente do genial cientista. Ela era um amiga que o ajudava em todos os momentos, mesmo nos mais complicados, e que não o abandonava por nada, mesmo que estivesse correndo sérios riscos e perigos. E neste episódio ela faz isso novamente. 

'What Lies Below' começa com um executivo de uma empresa de petróleo (Vandenkemp) que vai até Boston, mas que ao entrar no edificio da 'Petrol Vitas' ele acaba morrendo de maneira repentina enquanto exala um vírus de tom avermelhado que se espalha pelo ambiente. 

Depois vemos Astrid e Walter em um centro infantil. Astrid diz a um funcionário que procura por um homem que se perdeu (Walter parece ser especialista em despistar a Astrid... vide 'Snakehead' - 2X09) e ele pergunta se o mesmo é especial. Astrid responde com uma ótima frase: 'Nem faz ideia'. 

Realmente, Walter é mais do que especial. É genial. 

Depois, Astrid vê o genial cientista contando uma história para as crianças sobre um monstro que estaria embaixo da cama das crianças e que devoraria as mesmas, o que as deixa assustadas. Por isso ele perde a condição de membro do local. A história de Walter inicialmente tinha relação com a viagem de Fernão de Magalhães ao redor do planeta e que comprovou que a Terra era redonda.

Mas durante a sua 'aula assustadora' Walter disse uma frase muito interessante, que foi: "Pois é, quando se abre novas portas, há um preço a se pagar'. 

E Walter pagou um alto preço, não apenas pelas portas (ou portal...) que abriu, mas também por uma janela (episódio 'Peter' - 2X16). 

Obs2: E no episódio vemos que em vez de abrir portas, Walter teve que mandar fechá-las, pois o vírus contaminou várias pessoas que estavam no edifício e faria o mesmo com muitas outras pessoas pelo mundo afora, correndo o risco até de exterminar a espécie humana. Por isso, Walter falou para que o edifício fosse colocado em quarentena. E as portas do edifício foram fechadas, é claro. 
No episódio 'Johari Window', Walter e Astrid procuravam por arquivos e em um deles estava escrito 'Magellan Files'. Em 'What Lies Below' aparece a imagem de Magellan , Fernão de Magalhães, responsável por comandar a primeira viagem de circunavegação do planeta, entre 1519-1522. Magalhães, no entanto, morreu durante a viagem, em 1521, nas Filipinas, antes que o único navio da expedição naval retornasse à Espanha. 
Chegando ao edifício (de propriedade da empresa 'Petróleo Vitas'), Peter e Olívia encontram o detetive Kassel e Peter descobre o nome do morto (Vandenkemp). 

Kassel diz que nunca viu nada parecido com aquilo e Peter responde com uma ironia, dizendo 'Sorte sua'. Realmente, trabalhando na 'Fringe Division' Peter já viu e vivenciou situações bem mais estranhas do que essa. 

Olívia conversa com Lynda, funcionária da 'Vitas', e esta diz que ninguém esperava por Vandenkemp. Nisso, Vincent Ames se apresenta para Olívia, perguntando se eles serão liberados, mas ela diz que não. Lynda informa que Mike entrou junto com Vandenkemp, no elevador, e também acabou sendo contaminado pelo vírus. 

Mike tentou sair do edifício, mas neste momento Walter nota que ele está mal e fecha a porta. Mike libera o vírus e morre. E Walter manda colocar o edifício em quarentena, mesmo com Peter e Olívia ainda dentro do local.  Mesmo assim, olhando de maneira sofrida para o filho, Walter confirma o pedido de quarentena. 

Assim, o episódio irá colocar novamente Walter numa situação desesperadora, na qual Peter irá correr sério risco de morrer.

Walter pede a Peter que descubra o máximo possível de informações sobre a primeira vítima, a fim de saber a causa da sua morte. E mesmo sofrendo ao pensar que Peter possa estar contaminado, Walter decide trabalhar para resolver o caso. E o CDC (Centro de Controle de Doenças) chega ao local para agir na contenção do vírus. 

E novamente a vida de Peter irá depender de Walter.

Peter e Olívia informam a todos que ficaram no edifício que este foi colocado em quarentena e que Mike também morreu. Olívia separa as pessoas em grupos, colocando em separado aquelas que estavam próximas de Vandenkemp.

Mcfadden, da CDC, fala com Broyles e diz que soube que tem dois agentes do FBI no edifício. Walter nem se apresenta aos funcionários do CDC e já vai dando ordens. E acaba sendo preso por isso. E Broyles informa McFadden sobre o fato de Walter trabalhar com o FBI e de Peter ser o filho dele. 

Walter quer tanto ajudar a resolver a situação que acaba sendo grosseiro com o chefe da CDC, chamando-o de 'burocrata obtuso' (a expressão que Astrid faz nesta hora é muito boa... foi tipo 'Ah, não, o Walter estragou tudo'). Broyles o adverte e Walter se desculpa, pedindo que McFadden o deixe trabalhar. Broyles diz para o chefe da CDC que Walter é muito valioso e o mesmo concorda que Walter colabore. 


Mike tentou sair do prédio, mas Walter o impediu a tempo. 
Peter avisa Olívia que as pessoas no edifício estão telefonando para os familiares e pergunta se ela quer ligar para Rachel, mas ela ignora a pergunta. Olívia questiona porque Vincent Ames estava ali e suspeita dele. Kassel avisa Peter e Olívia que Lynda está doente (seu nariz está sangrando, tal como aconteceu com Vandenkemp e Mike). Eles a ajudam, mas ela acaba morrendo. 

Obs3: Neste episódio temos a participação de dois atores que trabalharam em 'X-Files'. A primeira é Megan Leitch (Elaine no episódio), que fez o papel do clone da irmã de Mulder (Samantha). O segundo é Brendan Beiser (Steve no episódio) , que interpretava o agente Pendrell e que era apaixonado pela Scully. Mulder chegou a fazer piadas com ele em função disso. 

Olívia questiona Ames sobre o fato de que ele iria se encontrar com Vandenkemp e ele confessa que o holandês foi até lá para vender informações de um dos concorrentes da empresa para a qual ele trabalha a respeito de uma nova reserva de petróleo. Olívia diz que talvez o holandês tenha sido contaminado pelo vírus neste local, mas Ames não sabe do que se tratava, pois Vandenkemp lhe disse que tinha apenas algo para lhe mostrar, mas que não o fez. 

Obs4: Seria o vírus? Será que Vandenkemp sabia que estava contaminado e foi até o local para passá-lo para Ames? Talvez. 

Obs5: Este episódio está repleto de ângulos e posicionamentos de câmera incomuns, mesmo para os padrões de 'Fringe'.

Broyles informa Olívia que Vandenkemp era consultor de petróleo e que havia chegado de Dubai há três dias e que 174 dos 212 passageiros a bordo do vôo já foram contatados e que nenhum mostra sinal de infecção. Broyles também diz que no hotel em que o holandês se hospedou também não havia ninguém com os sintomas e que Walter ainda não conseguiu identificar o vírus.

Em seu laboratório, Walter diz que se conseguir isolar a sepa, será possível entender a 'personalidade' do vírus, o que leva Astrid a questioná-lo, pois o vírus não é uma pessoa. Walter fala que vírus parecem ter sua própria mente e cita o caso do vírus da raiva, que não sobrevive na água e que, por isso, faz o seu hospedeiro desenvolver um medo paralisante de água. Walter diz que os vírus negam as nossas definições de vida e morte e que a sua única função parece ser sobreviver e usar os humanos como um veículo para isso. 

Walter descobre, porém, que o vírus que infectou Peter não é transmitido pelo ar, pois se fosse assim haveria muito mais pessoas infectadas no edifício da 'Petróleo Vitas'. 

Olívia diz para Peter que não conseguiram descobrir, afinal, o que Vandenkemp estava tentando vender e quando questionada se telefonou para Rachel, ela diz que não, pois esta já havia passado por maus momentos quando ela ficou no hospital, logo após voltar do Universo Vermelho, e que a irmã ainda tem pesadelos com o fato de que Olívia teria chegado a morrer e que não queria assustá-la novamente, dizendo a Peter que eles iriam superar aquela situação.

E Peter fala algo muito bacana, quando diz para Olívia "Eu pensei que essa fosse a vantagem de ter pessoas que se importam com você. Ter alguém com quem conversar quando está com medo.". Com esta frase, Peter mostra que percebeu o temor que Olívia sente, mostrando que eles já conseguem identificar os sinais que emitem a respeito do que estão pensando e sentindo, o que é uma clara demonstração de maior proximidade entre eles. 
Consciente de que já deveria estar contaminado, Peter encontra as chaves do carro alugado por Vandenkemp. Se ele não tivesse feito isso, Walter não teria conseguido descobrir qual era a origem do vírus e, assim, não conseguiria neutralizá-lo.
Mas Olívia fica em silêncio e logo depois ela vê Lynda sair correndo e se atirar para fora do edifício, caindo sobre um veículo da CDC. E Peter escorregou e caiu sobre o sangue de Vandenkemp, deixando Olívia muito preocupada, temendo que ela possa ter se infectado. Broyles telefona para Olívia, perguntando o que está acontecendo lá dentro e Peter se lava com água, mas é claro que isso não irá adiantar coisa alguma. 

Mas ao ter certeza de que está contaminado, Peter mexe no corpo do holandês e encontra as chaves de um carro alugado. E ele faz um comentário típico de quem já se envolveu em inúmeras situações 'estranhas', e nas quais as leis não eram respeitadas, ao dizer que nunca se deve levar para uma negociação algo que pode causar a sua prisão, sugerindo que Vandenkemp estava envolvido em algum negócio ilegal.

A CDC usa as chaves encontradas por Peter para abrir o carro de Vandenkemp, onde acham uma maleta. 

Walter fala para Broyles que o vírus quer se disseminar e para isso ele precisa infectar outros organismos. E daí ele diz que Vandenkemp somente 'vomitou' o vírus quando estava em um escritório com inúmeras pessoas ao redor e que, agora, o vírus 'quer sair' do edifício para poder se espalhar e contaminar mais pessoas. 

Mas Broyles estranha tal teoria (e olha que ele está acostumado com as 'teorias malucas' de Walter) e pergunta se isso não é improvável. E ele diz que no caso de Mike e de Lynda o vírus também demonstrou a intenção de ir para fora do edifício e que foi ele que a fez pular para fora do prédio.

Na maleta de Vandenkemp, que estava no carro alugado, é encontrada uma sonda, que continha o vírus. 

McFadden diz que a amostra foi roubada da empresa 'Petróleo Solum' e que a mesma não foi armazenada de maneira correta, levando Broyles a sugerir que Vandenkemp tivesse a intenção de contrabandear a mesma. E Walter diz que o vírus foi o responsável pela aniquilação dos mamíferos na Era do Gelo. 

Broyles pergunta a Walter se pode encontrar a cura, levando-o este a dizer que conseguirá dentro de algum tempo e que fará um exame da amostra que possui.

Obs6: A palavra 'Vitas' significa 'o que dá vida'. E o curioso é que a reserva de petróleo descoberta recentemente trouxe à vida novamente um vírus de 75 mil anos que aniquilou os mamíferos na 'Era do Gelo'. E ironicamente, caso ele se espalhasse pelo planeta, acabaria exterminando a espécie humana, liquidando com a vida humana na Terra. 

Obs7: A palavra 'Solum' significa 'sozinho'. Talvez esta seja uma referência à condição de Peter, que foi o único membro da 'Fringe Division' a ser contaminado pelo vírus. E daí os outros tiveram que se esforçar para salvá-lo, pois ele não tinha como fazer isso, pois estava sozinho. 

Obs8: Em 'X-Files' também tivemos um episódio ('Vienen' - 8X18) em que um vírus foi encontrado em uma reserva de petróleo (no Golfo do México). Mas o mesmo era de origem alienígena e queria conquistar o planeta e exterminar a Humanidade. Em 'Fringe', o vírus teria esse mesmo efeito, caso se espalhasse pelo planeta, mas ele era terráqueo, mesmo. 
'The Forbbiden Planet': Peter assistia a uma cena do filme enquanto estava preso no edifício. 
No edifício, Peter assiste ao filme 'The Forbbiden Planet' ('O Planeta Proibido', de 1956). Walter, Astrir e um funcionário do CDC (Hubert) sobem ao edifício para identificar aqueles que estão contaminados. O chefe da CDC determina que se peça autorização ao Departamento de Estado para uma erradicação 'nível 6', o que significa que todos que ficaram presos no edifício e que foram contaminados serão mortos. 

Peter começa a sangrar pelo nariz, o que significa que ele foi contaminado, mas ele esconde isso de Olívia e consegue enganar Walter no exame, trocando o cotonete, fazendo com que todos acreditem que a sua situação é normal. Walter fica aliviado com isso, mas quando Peter tentava sair do edifício, ele é detido por um funcionário do CDC que percebe que o mesmo está sangrando e que, portanto, foi infectado. 

Peter fica desesperado, tentando sair do edifício de qualquer maneira, pedindo para Olívia abrir a porta, mas não consegue. Percebe-se que o comportamento de Peter fica cada vez mais violento e irracional, o que é um efeito da contaminação.

Olívia informa Astrid que Peter foi contaminado. 

McFadden diz para Broyles que, além de Peter, mais 11 pessoas foram infectadas e que elas terão de ser sacrificadas, chamando o Exército para isso. O chefe do CDC mostra para Olívia e Broyles o que aconteceria com a humanidade caso o vírus conseguisse sair do edificío: em duas semanas todos os seres humanos estariam mortos, pois não se conhecia nenhuma cura ou agente que pudesse bloquear o vírus. 

Walter diz para Astrid que o vírus é transmitido por fluídos corporais (sangue, saliva) e recusa-se a sair do edifício, dizendo que irá descobrir a cura. Olívia diz para Astrid que o CDC irá matar a todos os doze que foram contaminados, mas a amiga inseparável de Walter diz que este dará um jeito e que eles ficarão bem.

Assim, nem mesmo correndo o risco de morrer a Astrid abandonou o Walter. Ficou com ele até o fim e quando ele pergunta para a Astrid o que a Olívia queria, ela simplesmente diz 'Nada', escondendo de Walter a informação passada por Olívia, pois ela sabia que se dissesse que todos os infectados seriam mortos, Walter poderia 'entrar em parafuso', pois não suportaria a ideia de perder o Peter. 

Curioso notar é que no episódio anterior ('Johari Window' - 2X12) foi o Walter quem mentiu para a Astrid quando disse para ela que Peter havia lhe pedido que eles ficassem em Edina e tentassem descobrir onde estava o equipamento (a antena) que retransmitia o pulso eletromagnético emitido pela base militar.
Walter examina a cada um dos que ficaram presos no edifício a fim de descobrir quais deles está contaminado (testando as amostras de DNA). Peter burla o teste e engana a todos.
Walter diz que a humanidade sobreviveu ao vírus há milhares de anos e conclui que algo deve ter matado ao mesmo. Ele vai ficando cada vez mais nervoso à medida que o tempo passa e ele não consegue pensar em como será possível neutralizar o vírus. 

Neste momento, Astrid mostra a sua importância, pois consegue acalmá-lo e faz com que ele se concentre em tentar descobrir uma cura. E daí ele diz uma frase enigmática para Astrid, que é 'Não posso deixar que Peter morra de novo. Mas vai morrer. Todos eles morrerão. E eu não posso fazer nada.'. 

Astrid não pergunta nada a respeito disso que Walter lhe disse, neste momento, mas é claro que fica intrigada com o que ele falou. Astrid comenta com Walter sobre a aula que ele deu para as crianças no Centro Infantil a respeito da viagem de Fernão de Magalhães, que saiu com 237 pessoas da Espanha. Walter diz que quase todas morreram, mas Astrid lembra que 18 tripulantes sobreviveram à mesma quando a viagem terminou. 

E Walter fala que o restante morreu de escorbuto e diz 'e ainda estamos aqui' , referindo-se à humanidade. 

Daí ele diz que há 75 mil anos o vírus deixou o planeta quase deserto, mas que a vida prosseguiu, pois algo matou o vírus. Na sequência, Walter conclui que a uma gigantesca erupção vulcânica (do Monte Toba), a maior dos últimos 25 milhões de anos liberou uma grande quantidade de cinzas que bloqueou o Sol, provocando uma chuva de cinzas sulfúricas no mundo todo. 

Obs9: Viram como até mesmo uma cena aparentemente sem muita importância, do início do episódio, como a do Centro Infantil, acabou sendo fundamental para que Walter encontrasse a cura? Em 'Fringe' nada é por acaso.

E Walter conclui que o enxofre liberado pela erupção vulcânica pode ter matado o vírus. Astrid diz 'precisamos de enxofre'. Na geladeira há um vidro de rábano que, segundo Walter, contém enxofre. Desta maneira, Walter conseguiu combater e neutralizar o vírus. Depois, Olívia recebe de Walter as informações do que deve ser feito para impedir a ação do vírus. 

Olívia informa McFadden de que Walter encontrou a cura, mas os infectados que permaneceram no edifício estão tentando quebrar o vidro e sair do local, o que irá espalhar o vírus pelo planeta. O chefe do CDC diz que é preciso agir rapidamente, antes que eles consigam fazer isso, e que irá demorar várias horas para sintetizar o antídoto. 

Broyles sugere que eles devem bombear gás fentanil no edifício, o que deixará os infectados inconscientes. Entretanto, McFadden diz que o sistema de ventilação do edifício está desligado e que ele não irá enviar outro agente do CDC para lá. Porém, Olívia se oferece para fazer o trabalho de abrir o sistema de ventilação e Broyles concorda, mas o enérgico chefe do CDC fala que ela terá apenas 15 minutos para fazer isso. 

Obs10: Esta catastrófica erupção vulcânica do Monte Toba, datada de 75 mil anos atrás, realmente aconteceu (ver link abaixo).
Olha o Observer lá atrás...
Olívia entra no edifício para tentar abrir o sistema de ventilação, mas se depara com um inimigo feroz: Peter. É que depois de todo aquele tempo em que ele ficou infectado pelo vírus, o seu comportamento se tornou violento e irracional, pois ele se encontra sob o 'domínio' do vírus. E com isso Olívia é obrigada a lutar com Peter (que fala que ela o traiu), no estacionamento do edifício. Peter pega a arma da Olívia e a deixa para trás, entrando no elevador. 

Broyles tenta entrar em contato com ela, mas não consegue, telefona para Astrid, que diz que o sistema de ventilação continua fechado, o que leva Mcfadden a querer agir imediatamente, mas Broyles diz que há pessoas dentro do edifício que ele considera como sendo da sua família.

É a 'Fringe Family'...

Olívia consegue abrir o sistema de ventilação e o gás é bombeado por três militares que entraram no edifício. Com isso, Peter e os demais infectados ficam inconscientes. Depois, Walter injeta o antídoto em Peter, que acaba sendo curado. 

Desta vez, Walter conseguiu salvar a vida de Peter. Ele não morreu 'novamente'.

Peter pede desculpas a Olívia pela luta e ela responde dizendo que ele se encontrava fora de si. Ele faz uma ironia, dizendo 'Ainda bem que você estava normal'. 

Astrid pergunta a Walter o que ele quis dizer quando falou que não poderia deixar Peter morrer novamente e ele fala que não se deve mexer com certas coisas, chamando Astrid de 'Agente Farnsworth', o que é uma forma de mantê-la distante deste assunto. Mas é claro que a resposta de Walter a deixou ainda mais curiosa e intrigada. 

Fim.
Olívia sofre ao ver Peter infectado e querendo sair do edifício, mas ela sabe que não pode permitir isso, mesmo sabendo que ele poderá morrer. 

Conclusão:

Li vários textos (em inglês) a respeito deste episódio nos quais o mesmo é criticado pelo fato de que lembra vários episódios de 'X-Files', em especial um da primeira temporada que se chama 'Ice' ('Terror no Gelo'). De fato, há várias semelhanças entre eles. 

Assim, em ambos os episódios vemos os personagens presos em um local e sendo atacados por um vírus que tem milhares de anos de existência e que foi trazido à superfície terrestre após ser retirados das profundezas do planeta (de uma reserva de petróleo no caso de 'What Lies Below' e do gelo do Ártico no caso de 'Ice'). E nos dois episódios o vírus é responsável por gerar um comportamento agressivo, irracional e violento naqueles que são infectados. 

Assim, o contexto em que as tramas dos dois episódios se desenvolve é bastante semelhante. 

Porém, há várias diferenças entre os vírus das duas séries. O vírus de 'X-Files' é de origem alienígena, enquanto que o de 'Fringe' é terráqueo, mesmo. Além dissso, o vírus de 'X-Files' faz com que a violência que o mesmo desencadeia na pessoa que é infectada se volta contra ela mesma e vários dos contaminados cometeram suicídio. 

Já no caso de 'Fringe', a violência gerada pelo vírus é fruto da 'vontade' do mesmo de sair do edifício e, assim, poder se espalhar pelo planeta, com o objetivo de infectar os demais seres humanos. 

E a conclusão dos dois episódios também é diferente, pois no caso de 'Ice', a Scully descobre que o vírus é tão violento que ele se volta contra os outros que são semelhantes a ele, sendo que os dois espécimes que ela coloca juntos em um recipiente acabam se matando. 

Já no caso de 'What Lies Below' o vírus é neutralizado devido ao fato de Walter ter descoberto que o enxofre era eficiente para neutralizar o mesmo.

Outro episódio de 'X-Files' ao qual este episódio de 'Fringe' pode ser relacionado é 'Vienen', no qual o Vírus Alienígena é encontrado em uma reserva de petróleo localizada no Golfo do México. E mais um outro episódio de 'X-Files' ao qual esta trama de 'Fringe' pode ser relacionado é 'Firewalker' (2X09), no qual um forma de vida baseada em silício infectava as pessoas em uma região isolada, levando-as à morte. 

Assim, 'What Lies Below' remete claramente a estes três episódios de 'X-Files', fato este que é inegável.

Mas, independente da falta de originalidade na trama que foi desenvolvida, 'What Lies Below' acaba tendo algumas situações e diálogos interessantes, e prende a atenção do espectador do começo ao fim, como aquela que demonstra que Peter consegue perceber quando Olívia estava com medo, mesmo com esta sendo uma especialista em esconder os seus sentimentos das outras pessoas. Isso é algo que Charlie Francis, um amigo de longa data de Olívia, também conseguia reconhecer.

E mesmo sendo bastante contida em expressar os seus sentimentos, Olívia não consegue esconder a sua preocupação com Peter quando descobre que ele está contaminado e que ficará preso no edifício da empresa petrolífera.

E outros momentos relevantes do episódio foram aqueles que mostraram o medo de Walter em perder Peter. A maneira mal educada e grosseira como ele tratou os funcionários do CDC e o próprio chefe desta, Mcfadden, podem ser explicados, claramente, em função disso. 

A briga entre Peter (dominado pelo vírus) e Olívia também foi um momento interessante do episódio, e bastante estranho, é claro, pois é mais do que evidente a atração existente entre eles, algo que até a jovem Lisa Donovan (do episódio 'Unearthed' - 2X11) percebeu, chegando até a dizer para Olívia parar de perder tempo e aproveitar a vida. 

E mesmo com Astrid se mostrando de inteira confiança de Walter, de acreditar até o fim em que o genial cientista iria conseguir encontrar a cura e tendo decidido ficar ao lado dele até o fim não foi suficiente para impedir que Walter se recusasse a explicar o motivo de ter dito aquela enigmática frase, ou seja, de que não poderia permitir que Peter morresse novamente e, tal como disse para Astrid no final do episódio, que não se deveria mexer com certas coisas. 

Isso demonstra o quanto esse assunto era significativo e importante para Walter. Ele tinha os seus segredos, recusando-se a revelá-los, mesmo para os amigos mais próximos.

Tal momento é o único que, de fato, estabelece uma pequena conexão deste episódio com a Mitologia do seriado, mas que consegue segurar a atenção das pessoas do início ao fim da história.
Cena do ótimo episódio 'Ice' ('Terror no Gelo' - 1X08), de 'X-Files', que inegavelmente influenciou este episódio de 'Fringe', que apesar de ter momentos interessantes, não é um dos mais originais da série. 

Links:

'Fringe': 'What Lies Below' (Review):

http://www.avclub.com/tvclub/fringe-what-lies-below-37379

'Fringe': 'What Lies Below' (Review):

http://www.ign.com/articles/2010/01/22/fringe-what-lies-below-review



Frases e Diálogos:

1) Astrid: Estou procurando alguém que parece que se perdeu.
Funcionário: Certo. De que escola ele é?
Astrid: Ele não é de nenhuma escola, é um homem, ele se chama Walter Bishop.
Funcionário: Sei. Ele é um indivíduo especial.
Walter: Nem faz ideia. 

2) Walter: Pois é, quando se abre novas portas, há um preço a se pagar.

3) Kassel: Eu nunca vi nada parecido.
Peter: Sorte sua. 


4) Walter: Quero ir para o laboratório. Estou tentando determinar qual patogenia estou enfrentando. Quero uma amostra de sangue para analisar. 
McFadden: Eu entendo que queira auxiliar, doutor, mas eu tenho muita experiência com patogenias.
Walter: E eu fui presidente da bioquímica na Harvard e não tenho paciência com burocratas obtusos.

5) Walter: É uma tolice os seres humanos acreditarem que estamos no topo da cadeia alimentar. Na verdade, os vírus estão. 

6) Peter: Eu pensei que essa fosse a vantagem de ter pessoas que se importam com você. Ter alguém com quem conversar quando está com medo.

7) Walter: O vírus a impeliu a sair do prédio.

8) Walter: Não posso deixar que Peter morra de novo. Mas vai morrer. Todos eles morrerão. E eu não posso fazer nada. 

9) Broyles (para McFadden): Eu sei que você está no comando da operação aqui. Mas há pessoas lá dentro que considero da família. 

10) Astrid: Lá dentro, lá em cima, disse que não podia deixar que o Peter morresse de novo. O que quis dizer com isso?
Walter: Não se deve mexer com certas coisas, Agente Farnsworth.
Cena do excelente episódio 'Vienen', de 'X-Files', no qual Mulder e Doggett investigaram a presença do Vírus Alienígena numa reserva de petróleo. 

Links:

X-Files - Episódio 'Ice' ('Terror no Gelo' - 1X08):

http://www.marcelotanisho.com.br/2012/07/01/arquivo-x-1x08-terror-no-gelo-ice/

Erupção do Monte Toba:

http://cosmosfischer.blogspot.com.br/2011/03/teoria-da-catastrofe-de-tobao.html

http://www.publico.pt/ciencias/jornal/adn-mostra-que-humanos-modernos-so-estao-na-asia-ha-60-mil-anos-26688694

Trailer do Filme 'The Forbbiden Planet':




Viagem de Fernão de Magalhães:

http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/fernao_de_magalhaes_deu_a_volta_ao_mundo__falso_.html


Informações Adicionais:

Audiência: 6.900.000;

Data de Exibição nos EUA: 21/01/2010;

Diretor: Deran Sarafian;

Roteiro: Jeff Vlaming;

Glyph Code: Window (Janela).


A glyph code deste episódio significa 'Janela'. E aqui pode tanto ser uma referência ao fato de que Peter ficou preso dentro do edifício, sendo visível apenas por uma 'janela' de vidro, como também pode se referir à maneira como Peter veio do Universo Vermelho para o Azul, o que será explicado nos próximos episódios. 

Músicas tocadas:

http://www.tunefind.com/show/fringe/season-2/4924


Nenhum comentário: