sábado, 9 de março de 2013

'Fringe' - Comentando o episódio 'Unleashed' (1X16)! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'Unleashed' (1X16)! - por Marcos Doniseti!


Neste episódio vemos uma das criaturas mais horripilantes da história de 'Fringe'. E dizer que ela
poderia ter sido criada pelo Walter...
O episódio começa com Olívia lendo uma história a respeito de monstros para Ella antes desta ir dormir. 

E depois temos uma das melhores cenas da primeira temporada, que é a do telefonema de Peter para Rachel, que é atendido por Olívia. Esta mal consegue disfarçar o ciúmes que sente... 


E é claro que, depois, Rachel irá se afastar de Peter, abrindo caminho para o relacionamento entre este e Olívia. 


Na sequência, Ella pergunta para Olívia se existem monstros, ela diz que não, mas logo veremos uma cena que mostra que eles existem, sim...


Um grupo de jovens que faz parte de uma organização de defensores dos direitos dos animais (Animals First) invade um laboratório (Swift) no qual se fazem pesquisas e testes científicos que os utilizam como cobaias, com o objetivo de libertá-los, mas acabam sendo vítimas de uma criatura artificial que acaba por matar os quatro membros do grupo, incluindo Jonathan, filho do cientista responsável pelas pesquisas. E um cientista do laboratório também acaba sendo morto. 


Peter e Walter discutem no laboratório quando o primeiro quase comeu uma das 'experiências' de Walter, pensando que se tratava de comida. E Peter diz para Walter que este precisa pensar nos outros quando faz seus testes e pesquisas. E a razão dele ter dito isso ficará clara neste episódio. 


Quando Walter, Peter, Olívia e Broyles vão até o local da morte dos três estudantes que foram atacados pela criatura, Peter volta a fazer ironias com os comentários de Walter, devido à discussão que teve com este anteriormente. 


Na cena do 'crime', Walter diz que os mortos tem marcas de um animal com características de uma águia, mas muito maior do que esta, levando Peter a dizer que 'estamos procurando pelo Garibaldo'. E depois é a vez de Walter provocar Peter a respeito do fato deste ter falsificado certificados do MIT. 


Olívia nota que tem quatro copos de uma rede de fast-food (Junky Genies) no veículo onde foram encontrados os corpos das vítimas, mas que há apenas três corpos. 



Faltou muito pouco para que Charlie se tornasse mais uma vítima da criatura.
Olívia visita a 'república' na qual um dos estudantes mortos (Chris Hawkins) morava e Carl, um dos moradores da mesma, fica admirado com a beleza de Olívia, convidando-a sem hesitar para que ela entrasse na casa. Carl lhe diz que Chris Hawkins fazia parte de um grupo chamado 'Animals First' e que defendia tudo o que tivesse 'bico e garra'. Daí, aparece Astrid dizendo que o animal que matou os jovens encontrados no veículo (Chris é um deles...) possuía garras imensas. 

Obs1: A camisa de Carl tem o desenho de um arco-íris. Também vemos máscaras referentes a culturas antigas e dos nativos da América do Norte dentro da 'república'. E há cartazes de vários grupos de rock espalhados pela mesma, como a do grupo 'The Hold Steady', que é muito popular no cenário independente dos EUA. Gostei das músicas do grupo e recomendo que procure conhecer seus CDs e os clipes no Youtube.


Walter diz que o ataque deve ter sido feito por dois ou três animais diferentes, pois há marcas de ferimentos feitos por garras, mas também por dentes. Depois, ele encontra um ferrão em uma das vítimas, concluindo posteriormente que um animal sozinho, mutante, que reúne características de vários animais, foi o responsável pelas mortes dos estudantes. E Walter também percebe que ele pode ter sido o responsável pela criação de tal animal mutante. 


Olívia questiona Peter pelo fato de que ele telefonou para Rachel na noite anterior, e ele pergunta se isso a incomodou, ela diz que não, mas ele percebe o ciúmes dela e fica todo contente. 


Peter pergunta para Walter porque ele disse para Olívia ter cuidado quando ela se preparava para sair a fim de investigar um caso relacionado a um monstro, mas Walter não lhe diz o real motivo disso. Chegando lá, ela e Charlie encontram dois funcionários do 'Controle de Animais' mortos e ele é atacado pela criatura, sendo que ele é atacado pelo animal.


Walter demonstra muito nervosismo quando questiona Charlie sobre as características do animal que o atacou, o que chama a atenção de Peter, que pergunta se ele usou drogas. E Walter responde que desde quinta-feira que não usa nada. 


Daí, Olívia diz que ele deveria falar o que está pensando e Walter fala que eles podem estar lidando com uma espécie transgênica, ou seja, um animal inventado e que mistura genes de várias espécies, caracterizando um tipo de 'Darwinismo Acelerado'.



Cena na qual Olívia demonstra um certo ciúmes quando vê Peter telefonar para conversar com Rachel. Ela até perdeu a concentração na história que estava lendo para Ella...

Walter diz que seria possível, na teoria, criar uma nova espécie com o uso de genes de vários animais distintos, mas que isso exigiria a superação de inúmeros obstáculos. E Peter complete dizendo que isso seria péssima idéia.


Mal ele sabe que o próprio Walter teve essa idéia há muitos anos...


Olívia, após ser informada por Astrid, vai até um laboratório (o Swift) que fica próximo da cena do crime e interroga o seu proprietário, Robert Swift, que diz que eles apenas testam produtos para empresas farmacêuticas, mentindo para Olívia na cara-dura e exigindo que ela leve um mandado judicial para investigar o local. 


Olívia pede a ajuda de Peter para que este faça Walter se concentrar e dar uma explicação melhor para o caso que investigam. 


Daí, Walter finalmente revela o motivo de estar tão perturbado com o caso: ele tem certeza de que o animal responsável pelas mortes foi criado com base em pesquisas feitas por ele mesmo há muitos anos para a Kelvin Genetics. 


Um dos corpos no laboratório começa a se mexer e aparecem embriões, que foram incubados através do ferrão que a criatura deixou em seu corpo. Isso significa que Charlie tem os mesmos embriões dentro de seu organismo. Com isso, Olívia vai até a casa deste avisá-lo sobre o que está acontecendo com ele. E so testá-lo, Walter confirma que Charlie está 'grávido' da criatura, mas ainda tem dúvidas sobre o que fazer para salvá-lo. Ele decide envenenar os embriões, mas isso não funciona. 


Mãe conversa ao telefone em um parque, enquanto seu filho, uma criança, brinca no mesmo, até que se depara com a criatura assassina. Mas a mãe consegue evitar que ele seja morto pela mesma.


Broyles informa Olívia que cinco assistentes trabalharam com Walter quando este tentou criar um animal transgênico, mas que todos trabalham em áreas não ligadas à biogenética. Peter informa Olívia que o veneno criado por Walter matou os embriões, mas que também envenenou Charlie. 


Daí, Walter fala que a melhor coisa a see feita é usar o sangue da mãe dos embriões para eliminá-los. Mas isso exigirá que a criatura seja morta. Mesmo assim, Olívia não hesita e decide correr o risco. Quando foi questionada por Charlie a respeito, ela disse que ele faria o mesmo por ela. 


Isso é que é lealdade, hein...



Essas são as criaturas que Walter tentou criar quando trabalhava em projetos militares secretos para o governo dos EUA.

Olívia fica cada vez mais perturbado com o fato de que pensa ter sido o responsável pela criação deste monstro transgenîco assassino. Olívia percebe que o mesmo prefere se deslocar pelos subterrâneos, como as redes de esgoto. Enquanto isso, a situação de Charlie vai se agravando, pois os embriões estão se desenvolvendo dentro do seu organismo.

Carl, o estudante, telefona para Olívia avisando que Jonathan Swift não aparece há vários dias para estudar, o que a leva novamente ao laboratório onde ele foi morto pelo monstro transgênico.


Obs2: Jonathan Swift foi um escritor irlandês e que escreveu  o famoso livro 'As Viagens de Gulliver' (ver link abaixo). Nesta obra, Swift faz críticas ao desenvolvimento científico que não gera nenhum benefício para a Humanidade. Entendo que esse foi o motivo pelo qual o personagem de 'Fringe' recebeu o mesmo nome do escritor. 


Depois que Olívia o informou do caso que investigava e que já tinha provocado a morte de cinco pessoas, Robert Swift admitiu que seu laboratório foi o responsável por criar o 'animal transgênico assassino' e que seu filho e outro cientista, Cameron Deglmann, também haviam sido mortos pelo mesmo. E ele também diz que Deglmann era o geneticista responsável pela criação do mutante. 


Astrid informa Walter sobre isso, e este percebe que não foi o seu trabalho o responsável por criar o animal transgênico, embora diga que poderia tê-lo feito, pois sua tentativa foi feita com base no trabalho de Deglmann, que foi um pioneiro em pesquisas relacionadas à hibridação genética.


Astrid também diz para Walter quais os animais cujo DNA foram misturados para criar o 'mutante assassino': o monstro de Gila, que é um lagarto venenoso da América do Norte; uma Vespa parasita, um morcego e mais um que a Astrid iria falar quando foi interrompida pelo Walter. 


Walter e Peter concluem que o morcego é um candidato perfeito para a hibridação genética, pois tem um sistema imunológico que permite carregar centenas de doenças sem que  eles sejam afetados. 


Daí, Walter diz que podem usar os embriões para atrair a criatura, pois os morcegos são muito maternais e tem a capacidade de achar seus filhotes a quilômetros de distância. O problema maior, diz Walter, é se eles conseguirão sobreviver ao encontro com o animal transgênico. 


Charlie diz para Olívia não participar dessa perseguição à criatura, demonstrando preocupação com ela, mas esta retruca dizendo que ele faria o mesmo por ela.


Charlie telefona para a esposa, que lhe conta uma piada sem graça, temendo que esta possa ser a última vez que conversa com ela, pois seu estado piora a cada hora que passa.



Walter, Peter e Olívia descem até os esgotos, levando os embriões, para atrair a criatura. Walter fala que seu cachorro, Rufus, sofria com terror noturno e que ele cantava uma música para o mesmo, que fala sobre um homem, Van Amburgh, que entra na jaula dos leões. 

Obs3: Van Amburgh foi um treinador de animais que os incorporou ao seu circo, tornando-se muito famoso em sua época. 


Walter deixa os dois para trás e vai sozinho enfrentar o animal transgênico, fazendo com que Peter e Olívia fiquem desesperados. Mas ele aplica o veneno usado para matar os embriões em si mesmo, dizendo que se a criatura o matar, ela também acabará morrendo. Ele justifica essa atitude dizendo que trabalhou com a mesma ciência que foi usada para criar tal monstro e que Peter está certo quando diz que ele precisa arrumar a sua bagunça. 


No fim, Walter fica com medo quando encontra a criatura, mas Peter aparece, mas Walter consegue matá-la.


Walter consegue usar o sangue da criatura para salvar Charlie e diz para Peter que este estava certo quanto ao fato de que ele nunca pensou nas consequências do que fazia e que nunca havia feito isso anteriormente. Mas Peter retruca, dizendo que ele tinha sido corajoso naquele dia, pois Walter estava disposto a morrer no lugar dos outros dois a fim de conseguir salvar Charlie. De fato, este Walter é diferente daquele que tentou criar um monstruoso animal híbrido. 


Obs4: As cores vermelha e azul apareceram em inúmeras cenas deste episódio, sendo uma clara referência aos dois Universos que veremos na série a partir dos episódios finais da primeira temporada. 



Obs5: A sequência de cores '3 vermelhos e 1 verde' aparece em um edifício no final do episódio visto do alto. 


Charlie volta para casa, com sua esposa (Sonia), são e salvo.


Olívia chega em sua casa, vê Rachel e Ella dormindo com a luz acesa e apaga a mesma. Sobre as duas, vemos o mesmo livro que Olívia leu para a sobrinha e que contava a história de um monstro. Interessante é que no início do episódio, Olívia disse que monstros não existiam, mas depois do caso que investigou ela já não podia dizer o mesmo. 


E talvez, com receio de ter algum pesadelo após o caso que investigou, ela manteve a luz acesa na hora de dormir. 


Fim. 


Obs6: O próximo episódio se chama 'Bad Dreams'. Então, tudo indica que a cena final de 'Unleashed' foi a pista para o mesmo. 




Links:


Vídeo da música 'The Sweet Part Of The City', do The Hold Steady:


http://www.youtube.com/watch?v=oyp6-RLR-vE


Jonathan Swift:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Jonathan_Swift


As Viagens de Gulliver:


http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Viagens_de_Gulliver


Van Amburgh:


http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_A._Van_Amburgh



Frases e Diálogos:


Walter - Que interessante (ao ver uma mulher morta no chão):

Peter - Alguns diriam que nojo. 

Walter - O que quer que tenha feito isso tinha garras enormes, como as de um urso ou um felino grande. Os dedos são separados, em forma de V, muito largo para essas criaturas. A configuração é mais parecida com uma águia, mas muito maior, claro. 

Peter (para Olívia) - Hey, estamos procurando pelo Garibaldo.

Astrid - Nossa, o que quer que o tenha atacado, tinha garras horríveis. 

Walter - E dentes enormes. 
Peter - O que são estas coisas? 
Walter - Marca dos dentes, de algo parecido com um tipo de víbora. 
Astrid - Então, essa coisa tinha garras de leão e dentes de víbora?
Walter - Faz-me lembrar de uma mulher que conheci em Cleveland. 
Peter - A distância dos dentes é de 10 centímetros. Isso significa que a cobra teria dois metros e meio. 
Walter - O nome dela era Harriet qualquer-coisa.
Olívia - Como estão?
Peter - Bem, parece que está olhando para uma cobra-leão chamada Harriet.

Olívia - Walter, tem ideia de que tipo de animal de laboratório poderia fazer isso. 

Walter - A julgar pelo ferimento, eu diria dois ou três animais diferentes. 
Peter - Certo. Um grupo de animais de laboratório decidiu se vingar da humanidade.

Peter - Você está bem? Tomou algo?

Walter - Alucinógenos? Não, nada desde quinta-feira. 

Peter - Ah, larvas.

Walter - Larvas, não. Embriões. Da criatura.
Olívia - São bebês-monstro?
Walter - Sim. Precisamos coletá-los. Peter, placa de Petri. Ou um balde.
Astrid - Acho que vou passar mal.
Walter - Dois baldes. 


Olha o Observador aí...

Charlie - É isto?
Walter - Temo que sim. Uma pequena alegria. Pelo menos a criatura não copula da forma tradicional.
Peter - Obrigado, Walter. Muito tato.

Astrid - Bem, agora sabemos do que é feita. Sabemos que se locomove pelas redes de esgoto. Não poderíamos colocar uma isca para ela ou algo assim?

Peter - Deixe-me ver se entendi. Está sugerindo irmos ao esgoto esperar que a coisa nos coma? 

Walter - Pode levar isto, filho?

Peter - Claro.
Walter - Cuidado. Precisa ser muito gentil com eles. 
Peter - É, porque não gostaríamos de machucar os bebês monstros. 

Charlie - Sabe, perseguir essa coisa pelos esgotos não é boa idéia, Liv.

Olívia - Tem uma idéia melhor?
Charlie - Sim. Não se machuque por minha causa. 
Olívia - Bem, isso não é muito justo, sabendo que você faria o mesmo por mim.
Charlie - ...
Olívia - Voltarei em breve. Prometo. 

Peter (dentro do esgoto, para Olívia): Não diga nunca que não levo a lugar algum. 


Walter - Tem razão, Peter. Vivo em sociedade e preciso arrumar a minha bagunça. 


Walter - Você tinha razão. Sobre o que disse mais cedo sobre consequências. Não penso nelas. Nunca pensei. Não sei se posso.

Peter - Eu sei. Mas foi muito corajoso hoje.


Informações Adicionais:


Audiência do Episódio - 10.150.000;


Data de Exibição nos EUA - 14/04/2009;


Diretor - Brad Anderson;


Roteiro - Zack Whedon e J. R. Orci.


Glyph Code do Episódio - 'Peter'. 

2 comentários:

Débora disse...

Mas.. Se ele ingeriu veneno e supostamente morreRia após uma hora, porque não morreu?

Marcos Doniseti disse...

Walter tinha feito um antídoto. Peter e Olívia aplicaram nele depois, salvando a sua vida.