sexta-feira, 8 de março de 2013

'Fringe' - Comentando o episódio 'Inner Child' (1X15) – por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'Inner Child' (1X15) – por Marcos Doniseti!

'Inner Child' foi um dos melhores episódio da série e o mistério envolvendo o pequeno Observador somente foi resolvido na última temporada.

Operários preparam a demolição de um edifício, quando um deles (Dennis) sente 'algo estranho' e volta para o local, vai até o porão e encontra um garoto com aparência de um pequeno Observador, mas como se fosse uma criança selvagem.

Obs1: Esta cena da descida ao porão me lembra uma outra, do primeiro filme de 'X-Files', quando bombeiros vão até o subsolo a procura de alguns garotos que haviam desaparecido e acabam encontrando o Vírus Alienígena. E o próprio clima de suspense nesta cena de 'Fringe' remete a 'X-Files'.

Obs2: A palavra 'Sarz' aparece no edifício que será demolido. Em português, ela significa 'Síndrome Respiratória Aguda Grave', que se espalhou pelo mundo afora em 2003. E como veremos depois, o Inner Child tem sérias dificuldades para respirar. 

Ella acorda Olívia bem cedo, algo que Rachel não gosta que ela faça.

Charlie recebe um fax no qual um criminoso,que está ligado a um antigo caso investigado por Olívia e John acaba voltando à tona.

Rachel diz que está procurando apartamento para morar em Boston, pois irá se mudar para a cidade, mas não quer incomodar Olívia, principalmente com Ella acordando-a às 6h17 da manhã todos os dias.

Charlie telefona para Olívia e diz que o 'Artista' está de volta.

Broyles também liga para Olívia e diz para ela, Walter e Peter irem até o hospital da cidade imediatamente, onde os informa sobre o garoto encontrado e que o mesmo deveria estar no local há pelo menos 70 anos, durante os quais conviveu com ratos e insetos. E ninguém faz a menor ideia de como ele chegou ao porão.

Walter pede a Broyles que providencie um toca discos, pois tem uma imensa coleção de álbuns e não tem como ouvi-los. Broyles pensou que ele estava falando a respeito de um algum equipamento para o laboratório, o que mostrava que as pessoas ainda tinham muita dificuldade em entender o comportamento de Walter.

Depois, Walter diz para a médica do hospital que o garoto está tendo dificuldades para respirar porque ficou muito tempo no porão e agora ele precisa de tempo para se adaptar à nova situação, reduzindo o oxigênio que ele respira.

A médica o contesta e Walter se irrita, dizendo que caso ela não tenha um QI mais alto do que o dele, então ela deveria fazer o que ele diz. Essa fala do Walter foi ótima... E o Peter chamou a atenção para o comportamento dele fazendo um 'huhum...', daí Walter pediu que ela o atendesse, mas de forma mais calma.

Enquanto isso, o 'Artista' entra em ação e faz mais uma vítima, que é uma Oficial de Justiça.

No corpo dela tinha um glifo, com um corpo de leão e a cabeça de uma águia. E na série nós temos os glifos que aparecem em todos os episódios e que formam uma palavra que, de uma forma ou de outra, está ligada à trama do seriado.

Obs3: No episódio seguinte, que se chama 'Unleashed', vemos que o 'vilão' do mesmo será um 'monstro' que é uma mistura de vários animais, tal como o glifo de Samantha Gilmore. Então, me parece que o glifo é uma pista para o próximo episódio do seriado. 

No aparelho que controla o oxigênio do Child Observer vemos a famosa sequência de cores 'vermelho, vermelho, vermelho, verde'. Isso é mostrado aos 10 minutos e 57 segundos. E ao reduzir o oxigênio que ele respira, o garoto passa a se sentir melhor.

Walter diz que o Child Observer deve ter se alimentado de ratos e insetos, dizendo que alguns destes são deliciosos... E diz que compreende o fato de que o garoto não queria experimetar a comida do hospital, pois era ainda pior do que a gororoba que serviam no St. Claire's, informando a Dra. Winick que ele tinha sido paciente e não médico do mesmo.

Esse episódio está repleto de frases e diálogos memoráveis, principalmente quando Walter está falando.

Olívia começa a estabelecer uma conexão emocional com po Child Observer. Daí, Charlie liga para ela, informando-a sobre o fato do 'Artista' ter feito mais uma vítima. Daí, o garoto escreve o nome de “Sam Gilmore” no bloco de anotações de Olívia, mas não diz mais nada.

Olívia criou uma conexão emocional com o pequeno Observer, que a ajudou muito a resolver o caso do 'Artista'. 

Quando chega ao local em que o 'Artista' exibe o corpo da sua vítima, Olívia descobre que o nome desta é Samantha Gilmore.

Obs4: Aparece uma mensagem (bíblica, aparentemente) escrita atrás do corpo de Samantha, depois que o mesmo foi encontrado no parque.

Charlie diz que o caso do Artista foi investigado 3 anos atrás, quando ele matou quatro mulheres em Lowell (terra de Jack Kerouac) e Jamaica Plain. Ele sequestra, seda, mata as suas vítimas e depois procura 'melhorar' a aparência delas.

Broyles pergunta qual é a conexão entre o Child Observer e o caso que eles investigam. Walter compara o caso do Inner Child com o de outras crianças selvagens, mas apesar de não falar e tampouco comer, fica claro que o garoto é diferente, não sendo nem um pouco selvagem. Ele apenas se comunica de outra forma e consegue, de alguma, antecipar os acontecimentos, sabendo o que irá acontecer.

Por isso, Olívia vai pedir a ajuda dele novamente. Durante a conversa ela leva 'M & Ms' para ele comer e ela diz que não come os amarelos, pois estes a fazem se lembrar de remédio. Daí, aparece um 'assistente social' chamado Eliot Michaels que, na verdade, é um agente da CIA que está muito interessado no garoto.

Enquanto Eliot conversa com Olívia, o Little Observer começa a se sentir mal, pois percebe que será tirado dali e levado para algum lugar onde não será muito bem tratado. Nota-se, portanto, a capacidade dele de se conectar emocionalmente com as pessoas e de, aparentemente, saber o que elas dizem ou pensam, mesmo estando longe das mesmas.

Eliot telefona e diz que talvez tenham encontrado mais um. Isso significa que havia outros, certo? Quantos eram? Quando e onde foram encontrados? O que eles estavam fazendo ali? Isso jamais ficaremos sabendo.

O Child Observer escreve um endereço no bloco de Olívia, e daí ela e Charlie vão até o local, mas não encontram ninguém, embora o 'Artista' estivesse ali com a sua próxima vítima.

Olívia, já em sua casa, é questionada por Rachel se ela gosta do seu trabalho, e ela diz que sim, pelo menos na maior parte do tempo. Daí, Charlie telefona avisando que encontraram uma nova vítima (Kate Harper) e que ela estava no endereço que foi dado pelo pequeno Observer. Ele informa que encontraram sangue sob as unhas de Kate. 

Olívia procura Walter, conta o que aconteceu e ele diz que talvez o garoto seja um empata, alguém que se conecta emocionalmente com as pessoas, sendo capaz de saber quais são as intenções delas.

Nesta cena temos um dos melhores diálogos dos cinco anos do seriado, quando Walter fala sobre feromônios, impulso sexual, é alertado por Peter de que o seu 'passarinho está fora da gaiola' e Walter retruca dizendo Peter não deve ser tão puritano, porque a agente Dunham sabe como é um pênis.

Aqui também é possível perceber como Olívia ficava desesperada quando Walter se desviava do caso e que começava a falar de assuntos que não tinham nada a ver com o mesmo. Frequentemente ela o interrompia e dizia 'Walter!!!', para chamar a atenção.

Daí, Olívia questiona Walter sobre como o garoto pode saber de detalhes do caso que nem ela conhece. Walter diz que não sabe, mas afirma que seria possível ouvir os pensamentos dele.

Daí, ele decide usar o mesmo neuroestimulador que usou com Roy McComb (episódio 'The Ghost Network' – 1X03), mas fazendo isso de forma mais humanitária, sem o ferir.

Quando Olívia volta a ver o Child Observer, para levá-lo até o laboratório de Walter, ela nota que ele usou os 'M&Ms' amarelos para fazer uma seta, o que irá ajudar Olívia a descobrir quem é o 'Artista'.

O pequeno Observer com o neuroestimulador criado por Walter para poder ouvir os seus pensamentos. 

Astrid mostra o desenho do Pernalonga para o Child Observer. 

E Walter explica para Olívia e Peter como irá usar o neuroestimulador no garoto, deixando-os preocupados, pois quando usou em Roy este teve a sua cabeça perfurada. 

Daí, Walter fala que é possível mudar isso e que conseguirão ouvir os pensamentos do garoto. Para isso ele dança na frente do menino, que acaba se acalmando e permitindo que usem o neuroestimulador nele.

Eliot vai até o hospital e não encontra o Observer Child. Ele procurar por Broyles, que informa Olívia que Eliot não é assistente social, mas agente da CIA, que deseja estudá-lo. Ela pede para que o garoto possa continuar ajudando-a até resolver o caso, dizendo que irá entregá-lo depois disso.

Astrid avisa que o 'Artista' irá atacar novamente e Broyles faz um acordo com Eliot, podendo ficar com o garoto por mais um dia.

Mas o pequeno Observador percebe que Olívia fez um acordo e fica bravo com ela. Daí, ela decide entregá-lo para a Dra. Winick, que se encarregará de encaminhá-lo para uma família que cuidará bem dele.

Peter mostra um 'Comandos em Ação' e diz que ele se lembra de que a cicatriz era do outro lado.

Obs5: Esta frase de Peter parece ter sido a primeira dica que tivemos na série de que ele não era deste Universo, mas do Alternativo.

Enquanto isso, Walter fica repetindo frases absurdas a fim de poder se lembrar de quais fios irão nas conexões do aparelho, o que ele acaba conseguindo.

E Olívia informa que o sangue encontrado sob a unha da segunda vítima (Kate Harper) era bovino, enquanto Peter diz que anos antes trabalhou em uma embaladora de carnes e que o sangue encontrado pode ter vindo de uma delas.

No fim, Olívia acaba descobrindo a identidade do 'Artista', o que ela irá confirmar quando o encontra num endereço escrito pelo Child Observer.

Walter volta a chamar Astrid de... Astro. Ele sempre fazia isso quando estava tenso. Daí, ele começa a ouvir os pensamentos do garoto, mas este começa a sentir frio no exato momento em que Olívia entrou em uma embaladora de carne, que é um local muito frio.

Isso mostra que Olívia e o pequeno Observador criaram uma forte conexão emocional.

Obs6: Algo parecido com isso irá acontecer na quarta temporada, no episódio'Alone in the World' (4X03), em que um outro garoto (Aaron Sneddon), também solitário, acabou se conectando emocionalmente com um gigantesco cérebro que existia em Boston. Quando começaram a queimar o cérebro, o garoto começou a sofrer com uma rápida elevação da sua temperatura corporal.

Na embaladora, o dono informa Olívia que ele vendeu plástico para uma pessoa no dia anterior, passando uma descrição do mesmo para ela. E Walter, ao saber que o local em que Olívia estava era refrigerado, conclui que isso explica porque o garoto passou a sentir frio repentinamente.

Walter usou de técnicas não-convencionais para convencer o pequeno Observer de que o neuroestimulador não iria lhe fazer mal algum.

Walter afirma que o menino estabeleceu uma forte conexão emocional com Olívia e por isso está ajudando a resolver o caso do 'Artista', mas que ele está bravo com ela em função do acordo feito com Eliot, para que ela irá entregá-lo depois que o caso for encerrado.

Olívia fala para o menino que gostaria que existisse uma maneira de não entregá-lo e pede a sua ajuda para resolver o caso do 'Artista' e, daí, o garoto escreve um endereço para ela.

Charlie e Olívia vão ao local indicado pelo Child Observer e ela consegue prendê-lo depois ver a seta amarela no carro, de persegui-lo e de lutar com ele.

Obs7: Sequência de cores '3 vermelhos e 1 verde' aparece quando Olívia corre em direção ao carro do 'Artista'.

Olívia pede a ajuda de Broyles e procura pela Dra. Winick, que se encarrega de levar o Child Observer embora, para que ele seja criado por uma família que cuide bem dele. E Olívia explica isso para o garoto.

E essa atitude de Olívia deixa o pequeno Observador contente. E ambos acabam se emocionando com a despedida, com ela chegando a chorar.

E o Child Observer gostará tanto disso que fizeram por ele que o mesmo não hesitará em ajudar Walter, Peter, Olívia, Broyles e Astrid na luta contra os Observers invasores na última temporada do seriado.

Obs8: Gostei muito da cena do pequeno Observador junto com a Gene. Aliás, a vaca mais querida da TV mundial teve uma grande participação neste episódio.

E quando Eliot procura Broyles para levar o garoto, o mesmo fica sabendo que o mesmo 'se foi'. Broyes inventa uma história fajuta dizendo que o menino desapareceu e que não sabem para onde ele foi.

E depois Broyles diz uma frase que casa perfeitamente com o que vimos nos dois últimos episódios da série, em especial, que foi:

Começo a suspeitar de que há muito sobre ele que não entendemos e, aparentemente, nunca entenderemos”.

Perfeito! Quando a série terminou, depois de cinco excelentes temporadas, de fato ficamos sem uma explicação clara sobre o que era o Michael (ou seja, o Child Observer) e quais, os poderes e habilidades que ele possui. Mas, sobre isso eu tenho uma teoria, que já apresentei aqui no blog, inclusive.

Próximo do final, vemos Rachel brincando com Ella na casa de Olívia e ela diz, a respeito da filha, que 'eu criei um monstro'. E o episódio seguinte será justamente sobre um monstro, o 'Unleashed', que é um dos mais assustadores e horripilantes do seriado.

No fim, quando o Child Observer era levado embora, no carro de Winick, aparece September, que olha para o garoto, que o reconhece também. A razão disso será devidamente explicada na última temporada.

E assim termina um dos melhores episódios da história de 'Fringe'.

Fim.

Links:

Sars:


Frases e Diálogos:

Broyles – Dr. Bishop, alguma ideia?
Walter – Talvez. Primeiro, eu preciso de um equipamento especial. A minha vitrola.
Broyles – É algum equipamento de laboratório?
Walter – Não, não, não. Uma vitrola. Para tocar discos. Você gosta de música, não gosta, sr. Broyles? Bem, imagine a agonia de ter uma imensa coleção de álbuns e não ter como ouvi-la.
Peter – A agonia.
Broyles – Providenciarei imediatamente.

Dra. Winick – Ele tem dificuldades respiratórias. Precisamos administrar oxigênio.
Walter – Não. Não. Eu não faria isso. Você disse que o túnel estava lacrado, certo? Esta criança ficou presa em um ambiente com pouco oxigênio por tanto tempo que o corpo dele se adaptou. Por isso ele está tendo dificuldades de respirar.
Dra. Winick – Eu acho que não.
Walter – A não ser que você tenha um QI mais alto do que o meu, não estou interessado.

No final do episódio percebe-se que há uma conexão entre September e o pequeno Observer, mas isso somente será esclarecido no final da série. 

Walter – Fizeram exames de urina?
Dra. Winick – Não pudemos. A alimentação ainda é intravenosa. Ele não urinou desde que chegou.
Walter – Eu não o culpo por não querer experimentar isso. Parece pior do que a gororoba que serviam no St. Claire's.
Dra. Winick – Você trabalhou no Sanatório St. Claire's?
Walter – Não, não, não. Eu não era médico. Era paciente.

Walter – São todas crianças selvagens que cresceram isoladas do contato humano. Sobrevivendo, como o nosso garoto, sozinhas por muitos anos.
Peter – Aposto que nenhuma delas sabia escrever de cabeça para baixo.

Olívia – Mas nada disso explica ele conhecer Samantha Gilmore.
Walter – Não. Isso eu não posso explicar. Mas tenho boas notícias, Sr. Broyles... Eu encontrei a minha vitrola. Então, não preciso mais que compre uma para mim. Estava debaixo da pia do banheiro. Então, obviamente, eu estava sentado no vaso...
Peter – Walter, já temos informações suficientes.

Walter – Nós, humanos, também temos isso, é claro. Feromônios. Agentes químicos indetectáveis, mas que afetam nosso comportamento, nosso impulso sexual, nosso medo...
Peter – Por falar em impulso sexual...
Walter – Peter, não seja tão puritano. Certamente a agente Dunham sabe como é um pênis, Não sabe, agente Dunham?
Peter – Este é meu pai, senhoras e senhores.

Olívia – Mas como ele saberia de coisas que eu não sei? Saber sobre o assassino de vítimas que ele nunca conheceu?
Walter – Minha querida, muitas coisas são inexplicáveis até serem explicadas.
Peter – Resumindo, ele não faz ideia.

Walter – Ah, encontrei. Neuroestimulador. Há algo que isso não possa fazer?

Walter – Não deve ser um grande problema. Nós apenas precisamos interceptar as respostas neurais dos centros de fala do cérebro o que pode ser conseguido posicionando eletrodos no aro. Depois disso, é apenas uma questão de sintetizar os impulsos. Pense nisso como criar cordas vocais artificiais.
Peter – Simples. Como fazer um omelete.
Walter – Na verdade, filho, um bom omelete é bem mais complexo.

Walter – A minha mãe super escolada apenas nos servia nove tortas. São os planetas do sistema solar, ou pelo menos eram.

Walter – Não se pode montar quebra-cabeças fálicos no laboratório. Não.

Walter – Sem a besta monta-se jerico. Com alfa, beta, teta e gama eu fico. Sem a besta monta-se jerico.Sinal, amplificação, bifurcação, modulação, justaposição.
Olívia – Tudo bem aí, garoto?
Walter - … Impulsos motores-linguísticos em idioma!
Observer - …
Olívia – É, eu também.

Peter – Há alguns anos eu trabalhei como varredor de uma embaladora de carnes.
Astrid – Parece divertido.
Peter – Você não faz nem ideia.

Olívia – Recebemos o relatório do legista. Esperávamos que o sangue encontrado sob as unhas da segunda vítima fosse indicar o assassino.
Peter – Mas não indicou.
Olívia – A não ser que Gene seja a assassina. Era sangue bovino.
Gene – Muuuu...

Walter – Astro, rápido, gravador.



Informações Adicionais:

Audiência do Episódio - 9.880.000;

Data de Exibição nos EUA - 07/04/2009;

Diretor - Frederick E. O, Toye;

Roteiro -  Brad Caleb Kane e Julia Cho.

Glyph Code do Episódio - 'Walter'.

Um comentário:

rafael disse...

Sem dúvida um dos melhores episódios da temporada, eu revi fringe até aqui e vejo que os dois episódios mais importantes até agora foram "Hability" e "Inner Child", onde abriram todas as portas para o universo de fringe...

"Durante a conversa ela leva 'M & Ms' para ele comer e ela diz que não come os amarelos, pois estes a fazem se lembrar de remédio."

Durante essa cena, vemos o garoto sentado na cama, e ao lado dele 3 M&M que são "vermelho, azul e amarelo." Coincidência?! Não bastasse isso o universo amarelo surgido na terceira temporada seria para curar os dois lados para manter o equilíbrio, o que faz pensar que o garoto já estava tramando algo não só pelas "balinhas" amarelas de chocolate, ele gostou daquela cor, talvez por lembrar remédio (cura)

A cada vez eu fico mais louco com fringe '-'

Continue tuas reviews, são bem legais xD