segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

'Fringe' - Os Observadores e o Loop Temporal! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Os Observadores e o Loop Temporal! - por Marcos Doniseti!


Será que em 'Fringe' a Humanidade está presa em um Loop Temporal? 


O nosso ativo leitor do blog, Rafael, publicou um comentário muito interessante aqui no blog e decidi reproduzí-lo e comentá-lo abaixo, porque levanta um questionamento muito bom a respeito de um possível desaparecimento dos Observadores. 

Vamos lá, então:


"Seguinte, consideraremos aqui os paradoxos no tempo vividos em 'Fringe', os quais são citados por Walter no fim da terceira temporada.

Se, por acaso, a criação dos Observadores foi ocasionada por estes dois cientistas, e um deles está viajando no tempo para não serem criados, quer dizer que haverá uma alteração na Timeline, onde não haveriam Observadores, o que sim, de fato leva a crer que não teríamos um futuro desastroso.

Agora olhe, o Tempo foi reiniciado, nesse caso, ninguém saberia da existência dos Observadores. Mas e se, em uma realidade alternativa, foi justamente isso que ocasionou a criação dos Observadores?

Vou tentar explicar melhor.

Walter e Bell tentam explorar o potencial humano, e, de alguma forma, surgem os Observadores numa linha temporal. (no futuro).

Com os Observadores surgindo, a 'Fringe Division' tenta combater, e têm sucesso, alterando toda a Linha Temporal (onde os Observadores não existem).

Porém, se os Observadores nunca existiram, ninguém saberia deles correto?!

Se ninguém sabe da existência dos Observadores, então, em algum lugar do tempo, existe a probabilidade de eles existirem novamente. E, se eles existirem novamente, um loop sem fim ocorreria, com a criação e destruição dos Observadores a todo momento...

É só uma percepção que tive aqui agora, pode estar errada, mas me parece bem convincente e reforça a ideia de loop ^^".



Abaixo, publico a minha resposta para este excelente comentário do Rafael:


O Walter explicou sobre isso no episódio 'The Road Not Taken' (1X19), quando ele falou para Peter e Olívia a respeito da criação de realidades alternativas. Neste episódio, Walter diz que a cada escolha diferente que tomamos, cria-se um futuro distinto e, assim, vão surgindo inúmeras realidades alternativas.


E ele também explicou ao Peter, no 'The Day We Died' (3X22), como seria possível viajar no Tempo-Espaço e tomar uma decisão diferente daquela que foi tomada anteriormente. Em 2011 ele destruiu com o Universo Vermelho, foi para 2026, viu as consequências e, depois, retornou para 2011, quando tomou uma decisão diferente da anterior, criando a ponte que unia os dois Universos, impedindo que eles fossem destruídos. 

Aliás, é exatamente isso que Walter e Michael tentarão explicar ao 'cientista norueguês'. Eles tentarão mostrar ao mesmo que a criação dos Observers resultou numa sucessão de catástrofes para a Humanidade: no Futuro, com a devastação do planeta, e no Passado, com a aniquilação da maior parte da Humanidade. Assim, eles irão tentar convencer o cientista a tomar uma decisão diferente, deixando de criar os Observadores. 

Então, a cada situação ou escolha diferente, cria-se um futuro distinto e vão surgindo inúmeras realidades alternativas (novas Timelines). 

Mas pode acontecer o Loop, sim. Já comentei sobre isso aqui no blog também. 


Porém, entendo que a criação dos Observers foi fruto de uma escolha que foi feita. Esta não tem como ser modificada. Afinal, como o Walter diz para Peter em 'The Day We Died', não se muda aquilo que já aconteceu. Mas, pode-se viajar no Tempo-Espaço e, daí, tomar uma outra decisão e criar uma nova realidade. 

Então, é tudo uma questão de escolhas. Na verdade, quem vai decidir se os Observadores existirão ou não são os próprios seres humanos. Se em uma determinada Timeline nenhum cientista decidir criar os Observadores, eles não existirão, é claro. 

Por exemplo: Vejam que no Universo Vermelho os Observers não foram criados porque escolhas diferentes foram feitas no mesmo. Quando Olívia foi encontrar Bell no Universo Vermelho, ele falou que as Torres Gêmeas estavam em pé porque escolhas diferentes haviam sido tomadas ali. 


No 'Over There', por exemplo, Richard Nixon ganhou a eleição presidencial em 1960 e ele é que foi assassinado em Dallas, em Novembro de 1963, e o John Kennedy viveu até a velhice. Outro exemplo: No 'Over Here' fez pesquisas usando o cortexiphan em crianças. No 'Over There', o Walternate não permitiu que Brandon fizesse o mesmo. Com isso, ali, não tivemos crianças cortexiphadas. No 'Over There' nenhum cientista criou Observadores e é justamente por isso que eles não existem ali. 

Então, escolhas diferentes geram realidades distintas. Logo, se estas mesmas escolhas se repetirem no Universo Azul, os Observadores não surgirão nele também. 

O que 'Fringe' mostra, essencialmente, é que o Futuro da Humanidade depende das escolhas que fazemos hoje. 

Portanto, o surgimento ou não de Observadores depende apenas das escolhas feitas pelos seres humanos. Estes constróem o seu próprio futuro e são os únicos responsáveis pelo mesmo.


Penso que 'Fringe' é uma série que lança uma séria de questões, incluindo: Que tipo de mundo estamos construindo? E quais serão as consequências disto para o futuro da Humanidade? 

Entendo que o encerramento da série apontará para isso, mostrando que nós somos os únicos responsáveis pelo nosso próprio futuro e que este depende das decisões que estamos tomando atualmente, o que sempre foi uma idéia central no seriado. 

Link:

http://popeseries.blogspot.com.br/2013/01/fringe-o-que-aconteceria-se-os_13.html


Glyphs Code de 'Fringe':

http://www.fringepedia.net/wiki/Glyphs_code

13 comentários:

Guto disse...

Ola, procurando sanar varias duvidas sobre a serie..acabei por descobrir seu Blog na qual dou os parabens pela otima analise de todas as temporadas..me esclareceu muitas duvidas..mas ainda não consigo entender o seguinte ...Se os Observadores não existem no universo vermelho o que o setembro estava fazendo la?como sabemos o fato de ele estar observando o walternativo culminou com todo o desastre das linhas temporais. Se os Observadores pertencem somente ao universo azul eles nao poderiam fazer essa transação de um universo para outro certo? pois eles observam somente o universo da qual eles surgiram.

Marcos Doniseti disse...

Guto, os Observers surgiram no Universo Azul, mas não estão presos ao mesmo. Eles tem o poder de ver os acontecimentos não apenas do Universo no qual foram criados, mas também no Vermelho. Afinal, os dois Universos pertencem a uma mesma Timeline.




rafael disse...

Os dois universos 'coexistem', acredito eu, a história se desenvolveu em ambos, os observadores tem a capacidade de atravessar entre eles devido a isso, se um faz parte do outro, os dois foram importante para o desenvolvimento, e consequente criação dos observadores, sendo importante, eles observaram, podemos ver isso através da frequência de visita dos observadores no universo A e B. Os observadores só estiveram presentes no universo B em momentos chave para o desenvolvimento no universo A.

Marcos Doniseti disse...

No aspecto da criação dos Observers, ela se deu apenas no Universo Azul.

No Vermelho isso não aconteceu.

Mas como os dois Universos estão interligados e fazem parte de uma mesma Timeline, então eles viajam à vontade pelos dois Universos.

Guto disse...

Interessante ..faz sentido! Até onde entendi os Observadores estavam em todos os momentos importantes da historia..então fica a pergunta! Qual a importancia da observação do setembro com relação a criação da cura da doença do Peter pelo Walternativo???

Marcos Doniseti disse...

Bem, na primeira Timeline (temporadas 1 a 3), o Peter-alt era importante porque, no futuro, o September sabia que ele iria conhecer a Olívia cortexiphada (pois Walter e Bell abririam um portal entre os Universos, independente do motivo).

Daí, eles se uniriam e gerariam uma descendência comum aos dois Universos. Com isso, não haveria guerra entre os Universos e a Humanidade poderia se desenvolver e se expandir pelo Multiverso.

Já na Timeline Reescrita (temporadas 4 e 5) o Peter-alt é importante porque ele e a Olívia cortexiphada gerariam a Etta, que nasceria com o cortexiphan em seu organismo e, assim, teria algumas habilidades. Ela conseguia bloquear a leitura de sua mente pelos Observers e era capaz de transferir aos mesmos.

Assim, ela iniciaria um processo de contaminação dos Observers com emoções, enfraquecendo-os e gerando mudanças neles. É por isso que o Windmark está mudando, pois ele se conectou com a mente de Etta pouco antes de matá-la.

Além disso, Peter tem uma participação na Resistência contra o domínio dos Observers.

Por estes motivos é que Peter-alt é importante e nas duas Timelines.

Marcos Doniseti disse...

Como o September sabia da importância do Peter-alt, ele estava presente no momento da cura dele, mas sua presença atrapalhou tudo e impediu a cura. Por isso é que, depois, ele salvou Peter-alt.

Mas essa interferência involuntária de September mudou o curso natural da história humana, gerando uma guerra entre os dois Universos (cujos destinos estão interligados, são Universos Gêmeos, onde as leis da Física e da Natureza são as mesmas), o que não deveriam acontecer. E os 12 Observers originais não toleravam qualquer interferência e quando ela acontecia, o culpado tinha que corrigir seu erro.

Além disso, os dois Universos entraram em processo de degradação, com as leis da Física deixando de valer.

E nada disso deveria ter acontecido.

Daí, December exigiu que September resolvesse o problema, mas ele não conseguiu.

Somente quando o Peter criou a ponte entre os dois Universos, ligando os dois, criando uma nova realidade (a Reescrita) é que esse problema da degradação dos Universos começou a ser revertido e a guerra entre eles não existiu.

rafael disse...

Me parece que September ficou maravilhado com o que viu, quando viu Walternate procurando um meio de salvar seu filho, então ele ficou estático, para ter uma ideia mais clara preciso rever o episódio que September aparece no laboratório... Acredito que foi no momento em que o Walter do universo A atravessou os universos para salvar o Peter-alt que september começou a influenciar na 'história', porque como Donald mesmo demonstrou no último episódio, a sua 'prole' ou descendência despertou nele a sua importância, como um relacionamento de pai e filho...

Vendo tudo aquilo acontecer(Walter correndo riscos por Peter-alt),September deu importância a sua prole, E como os observadores do futuro queriam exterminar a anomalia, September decidiu recorrer a ajuda da humanidade, aliando-se a Walter e dizendo a famosa frase: "o garoto é importante, ele tem de sobreviver".

Resumindo tudo, september deu importância a seu filho, diante da observação sobre a humanidade, a qual dava muita importância a seus filhos... fazendo assim, influenciar na cura de Peter-alt.

Guto disse...

Caramba! muito boa a explicação estou convencido agora! Vlw galera.. infelismentente esta acabando vamos ver no que vai dar esse final! total espectativa!

Marcos Doniseti disse...

Guto,

Onde se lê:

'Ela conseguia bloquear a leitura de sua mente pelos Observers e era capaz de transferir aos mesmos',

Leia-se

Ela conseguia bloquear a leitura de sua mente pelos Observers e era capaz de transferir emoções aos mesmos.

Etta transferia emoções às pessoas e contaminou Windmark com elas.

É isso.

Marcos Doniseti disse...

Outro motivo para Peter ser importante é que ele ajudou Olívia e Walter a impedir que Bell destruísse com os dois Universos no final do 4o. ano.

Guto disse...

Eu denovo ..lendo outros artigos do blog deparei com essa informação.

"September afirma que eles, Observers, são os humanos do futuro, ou melhor, que eles eram humanos, o que leva a concluir que eles são humanos modificados através de algum tipo de tecnologia, embora eles não tenham os aparelhos introduzidos em seu cérebro, como acontece com Windmark e o seu grupo de Observadores."

Fiquei com essa duvida..pois no episodio 5x11 setembro afirma que seu implante foi retirado por isso ele estava passando por um "degeneração biologica" ..ou seja voltando a ser humano. fica a pergunta os 12 observadores do grupo do setembro tinha ou nao os implantes??

Marcos Doniseti disse...

Guto,

Esse comentário foi publicado antes do episódio 'The Boy Must Live' ser exibido.

Até então, nada indicava que os Observers do grupo de December tivessem o aparelho em seu cérebro.

Em vários episódios anteriores o September e o August foram mostrados de costas e nada indicava a presença do aparelho.

Veja que o Michal não tem o aparelho, pois ele é fruto de uma mutação genética que ocorreu naturalmente.

E como havia uma ligação clara entre o Michael e o September, o que fica claro desde o episódio 'Inner Child' (da 1a. temporada), pensei que os demais membros do grupo de December também não tivessem o aparelho.

Mas o que penso ter ficado claro, e que eu afirmava já há um bom tempo, bem antes da exibição do 'The Boy Must Live', é que os dois grupos de Observers (Windmark e December) eram diferentes e rivais entre si.

Exemplo: September e seu grupo simpatizavam com a Humanidade e August chegou até a se apaixonar por uma estudante (episódio 'August' - 2X08), enquanto Windmark considerava os seres humanos como sendo inferiores aos animais (episódio 'Letters of Transit' - 4X19).

E os dois grupos tanto eram rivais que os outros Observers (do grupo de September) foram exterminados por Windmark.

Que fique bem claro: As análises que faço sobre a série são sempre baseadas no que havia sido mostrado nela até aquele momento em que escrevi os textos.

Daí, eu procurava encontrar explicações para o que tinha sido exibido até antão. Meu objetivo não era adivinhar o que iria acontecer, mas entender o que tinha sido mostrado na série.

Algumas vezes eu acertei, em outras não.

Mas se tratando de 'Fringe', que tem uma Mitologia bastante elaborada e complexa, isso é normal.