'Person of Interest' - Comentando o episódio 'Legacy' (1X12)! - Marcos Doniseti!
A
jovem advogada Andrea Gutierrez (interpretada pela belíssima April
Hernández-Castillo) é o número divulgado pela Máquina neste episódio. |
Sinopse!
A
Máquina divulga o número de uma jovem e talentosa advogada, Andrea
Gutierrez, que se especializou em abrir processos contra o governo de
Nova York por manter prisioneiros em condições que seriam ilegais e que
está correndo o risco de ser assassinada em função do seu trabalho.
Carter e Reese finalmente se encontram e o ex-agente da CIA pede a ajuda
dela para investigar o caso de Andrea. Temos a estreia do filho de
Nathan, Will Ingram, que reencontra Harold e começa a se interessar pelo
passado misterioso do pai.
A Trama!
Finalmente temos o primeiro encontro e conversa entre Reese e Carter, em uma lanchonete. Carter fala, para Reese, que não sabia do que Snow era capaz e que não fazia ideia de que ele iria tentar matar John. Este elogia a detetive por ter conseguido despistar os agentes da CIA que a seguiam, pois eles são muito bem treinados para fazer isso.
Ela também fala que há um força tarefa da NYPD que tenta capturar e prender Reese e que teve que despistar vários policiais no seu caminho para poder encontrar com John.
Carter também fala que ela é policial e que deve seguir regras mas que, ao mesmo tempo, ela quer saber mais a respeito das ações de Reese e Finch, mas o ex-agente da CIA avisa que se ela seguir por esse caminho, então ela não terá como voltar atrás. Reese apenas fala que ele e Finch 'ouvem falar' de pessoas que estão correndo perigo ou que podem colocar outros em situação de risco.
Reese também diz, para Carter, que ele escolheu protegê-la porque a bússola moral dela aponta na direção correta e também porque ele está cansado de ser perseguido por ela.
Carter encontra Reese pela primeira, e sem querer prendê-lo, pois deseja saber mais a respeito das atividades dele e de Finch. |
Daí,
como exemplo de suas atividades e de Finch, ele entrega um papel com o
nome de Andrea Gutierrez para Carter, pois a NYPD possui dados sigilosos
a respeito doe seu passado em reformatórios e pede que ela os acesse,
para que ela ajude na investigação. Reese diz que Carter pode seguir
suas próprias regras ou então pode ajudar a salvar uma vida e lhe
entrega um celular, para que possam conversar em segurança.
Reese
diz para Finch que a detetive concordou em ajudar no caso de Andrea,
pesquisando os arquivos da jovem advogada da época em que esteve no
reformatório, durante a sua juventude. Finch diz que ela se esforçou
muito para se formar em Direito, chegando a se endividar em função
disso. Ela abre processos contra o governo em nome de ex-presidiários ou
daqueles que dizem que foram presos de maneira irregular, mas nunca
venceu nenhum caso.
Agora ela está cuidando do caso de Terrence King, que foi preso quando estava em liberdade condicional, mas que voltou para a prisão porque foi encontrada uma porção de drogas em sua casa, mas que ele jura que não lhe pertencia. Seu oficial de condicional é Dominic Galuska.
Andrea vai até o Serviço Social que cuida do caso de Terrence pedir a ajuda de um funcionário, Chris Scollard, a quem ela leva comida, ele diz que vai ajudar, mas daí a chefe dele, Gloria Copeland, pega os dois nessa situação embaraçosa. Enquanto isso, Reese está no local clonando o celular de Andrea. Depois, ele a observa quando ela vai até um bar junto com alguns amigos.
![]() |
Finch e Reese investigam o caso de Andrea Gutierrez, jovem advogada que se esforçou muito para se formar. |
Carter telefona para Reese avisando-o do passado de Andrea, enquanto que Fusco liga para John avisando-o de que Carter está conversando com alguém de uma maneira sigilosa, mas o que Fusco não sabe é que a conversa de Carter é com o próprio John. Por isso, Finch pergunta para Reese se esconder dos dois detetives que ambos o ajudam é correto, mas John diz que assim é melhor, pois é mais seguro para ambos.
Reese acompanha Andrea quando ela volta para casa e vê que ela está sendo seguida e, quando ela estava prestes a ser assassinada, John ataca o criminoso e luta com o mesmo, mas como ele ainda sofria com os ferimentos de tiros, o bandido conseguiu fugir. Porém, ele conseguiu pegar um frasco de anabolizantes, que enviou para Carter, para que ela pesquisasse em quais academias são usados.
Por
sua vez, Finch reencontra Will Ingram, filho de Nathan, que voltou a
Nova York depois de vários anos trabalhando como médico para o Médicos
Sem Fronteiras e para a Cruz Vermelha.
Daí, Reese foi até o escritório onde Andrea trabalha, para contratá-la em um caso envolvendo o seu chefe, que é um rico solitário e excêntrico, sendo que Reese fala isso com Finch ouvindo tudo. John consegue trocar um chaveiro dela, com o novo tendo um microfone embutido. Andrea encontra Terrence e diz que vai lutar pela sua libertação.
![]() |
Andrea defende os interesses de Terrence, que alega inocência para Galuska, oficial responsável pela sua liberdade condicional. |
Carter
informa Reese quais são as academias onde o anabolizante é usado, mas
exige que ninguém morra nessa investigação, algo que Reese promete, mas
quando ele reencontra e luta com o criminoso, Alonso Garcia, ele
consegue bater no mesmo, que sai correndo e morre atropelado, algo que
irrita Carter, mas Reese brinca, e ironicamente, diz que a culpa foi de
Alonso, que não olhou dos dois lados da rua na hora de atravessar. Finch
descobre que Alonso e Terrence tem o mesmo oficial de condicional, que é
o Galuska.
Reese
roubou a carteira de Alonso e diz para Carter que descobriu que ele
tinha US$ 10 mil, que foi o dinheiro que recebeu para matar Andrea.
Carter pergunta quem o pagou e Reese diz que está trabalhando nisso,
observando Galuska cobrar propina de um ex-presidiário para não
prendê-lo novamente. Depois,
Reese vai conversar com Galuska, o golpeia, coloca-o no carro
desacordado, derruba bebida alcoólica sobre ele e telefona para a
policia.
Reese também pede para Fusco fazer um novo trabalho, sobre o qual não o vemos dizendo de qual se trata e vai conversar com Andrea, falando que Galuska fica entrando de maneira furtiva em seu apartamento, ela diz que o conhece e que se isso acontecer novamente deverá falar com ela, que durante a conversa fala que ele é atraente.
Reese
pergunta porque ela ficou na cidade onde cresceu, ela responde que não
está fugindo de quem ela é, que erros podem ser cometidos e que todos
merecem uma segunda chance, algo que agrada Reese.
Na conversa com Finch, Will diz que pretende vender o apartamento do pai, pois não pretende morar ali. Enquanto isso, vemos Reese tirando fotos dos dois, pois está espionando Finch. Carter reclama com Reese sobre a maneira como ele conseguiu provas com Galuska e pede que ele não infrinja mais nenhuma lei... Vai ser difícil, Carter!
![]() |
Andrea vai pedir a ajuda de Chris Scollard, que trabalha no Serviço Social. |
Depois disso, Carter vai interrogar Galuska a respeito do seu trabalho e do carro valioso e da grande quantidade de dinheiro que possui, mesmo não ganhando muito, e também o questiona porque tantos criminosos sob condicional pelos quais ele é responsável voltam para a prisão e alegam que ele age de maneira desonesta com os mesmos. Galuska acaba pedindo pelo advogado.
Neste momento do episódio as conversas e sequências se alternam.
Finch e Reese descobrem que Galuska tem muito dinheiro no banco e que ele fez retiradas de valores próximos a US$ 10 mil, concluindo que ele pagou Alonso para matar Andrea e que ele contratou um novo criminoso para eliminar a jovem advogada. Finch rastreia Andrea e Reese vai até o local em que ela se encontra, que é uma biblioteca, impedindo que ela seja assassinada. Depois, ele a leva até o esconderijo e ela pergunta o que está acontecendo e que ele é, afinal.
Finch descobre que o criminoso com quem Reese lutou na biblioteca se chama Wendell Letz e que já existe uma ordem de prisão contra ele, que, tal como Alonso Garcia, também é um ex-presidiário que tem Galuska como um oficial de condicional. Reese explica, para Andrea, o envolvimento de Galuska com um esquema corrupto envolvendo ex-presidiários.
Reese se encontra com Carter, que lhe informa que Galuska trata de casos de ex-presidiários que são pais solteiros, percebendo que o esquema criminoso envolve a adoção dos filhos deles e que, para fazer isso, ele tem algum acordo com alguém que trabalha no Serviço Social. No final da conversa, Carter brinca com Reese, dizendo que ela não precisa atirar em ninguém para fazer seu trabalho, pois meter balas nos outros é a especialidade de Reese.
![]() |
Carter
ajuda Reese e Finch na investigação do caso de Andrea, mas percebe que
Fusco a está observando. O que ela não sabe é que Fusco faz isso a
pedido do próprio Reese. |
Desta maneira, bastante sutil, é que a Carter vai começar a exercer uma certa influência positiva sobre Reese, que vai começar, quando for possível, evitar de atirar nos criminosos ou a passar atirar de maneira menos letal. Depois, Carter interroga o casal Kinsey, que adotou Jacob, o filho de Terrence, e descobre que eles fazem parte de um esquema de falsas adoções, inventando o nome de crianças que não existem.
O casal recebe por adoções inexistentes e daí divide o dinheiro com Galuska. Carter fala que Galuska não poderia fazer isso sozinho, o casal pede por um advogado e Finch telefona para ela, dizendo que havia ouvido toda a conversa dela com o casal, o que a deixa surpresa, percebendo que o celular dela foi grampeado.
Finch suspeita que Gloria Copeland esteja envolvida no esquema com Galuska, mas Reese a observa pelas ruas, enquanto que Finch descobre, ao mesmo tempo, e depois de instalar um scanner na máquina de picotar documentos, que documentos estão sendo destruídos no Serviço Social e que, portanto, quem está envolvido com os crimes é outra pessoa.
Terrence telefona para Andrea, que fica sabendo que ele será transferido para Attica, uma prisão de segurança máxima, o que a leva a procurar por Scollard, no Serviço Social, e descobre que ele é quem está envolvido no esquema de Galuska. Scollard a ameaça, mas Reese vai até o local e consegue salvar Andrea, enquanto que Carter prende o criminoso.
![]() |
Harold fica na biblioteca pesquisando sobre Andrea e Reese, enquanto ouve a conversa deste com Carter. |
Depois
disso, Andrea fechou um acordo com a promotoria, que fará com que ela
receba US$ 9 milhões. Ela brinca com Reese, perguntando se ele não
deveria trabalhar com montanhismo e luta com ursos... Ela também
questiona Reese porque ele ajuda pessoas que sequer conhece e o mesmo
responde falando que ele também acredita em segundas chances.
Depois, nós vemos Harold ir se despedir de Will Ingram, mas descobre que ele mudou de ideia e que não irá mais embora, pois deseja saber mais a respeito do passado de seu pai, Nathan, tendo ficado intrigado com o fato de que o pai havia fechado sua empresa (IFT) por sete anos, e que vendeu algo para o governo por apenas US$ 1 dólar, o que o leva a dizer que ou era algo sem valor ou alguma que não tinha preço. Esperto, esse jovem.
Tudo isso que Will falou acaba deixando Finch preocupado, porque ele sabe tudo o que aconteceu com Nathan, embora diga para Will que não sabe de nada.
O episódio termina com Reese investigando o passado de Finch, descobrindo sobre o a morte de Nathan, ao mesmo tempo em que pede para Fusco espionar Finch pelas ruas de Nova York. Tudo indica que Finch sabe disso, tanto que fala para Reese que não pode lhe contar tudo sobre ele e sua vida.
FIM.
Conclusão!
![]() |
Reese vigia Andrea quando esta vai até um bar com os amigos. |
O título do episódio é 'Legacy' ('Legado'), o que, neste caso, refere-se vários aspectos da trama do episódio.
Assim, temos novas informações a respeito do passado de Nathan Ingram, e o seu legado começa a ser descoberto pelo seu jovem filho, Will, personagem que estreou neste episódio e que é um jovem médico que volta a Nova York, depois de trabalhar pelo mundo afora para o Médicos Sem Fronteiras e para a Cruz Vermelha.
Assim,
ele descobre uma série de arquivos sobre o passado do pai e tenta saber
do que tratam os mesmos, perguntando para Harold o que foi, afinal, que
o pai vendeu para o governo dos EUA por apenas US$ 1 dólar e porque ele
chegou a fechar a empresa por sete anos, demitindo todos os
funcionários da empresa (IFT).
Harold, é claro, fica preocupado com o interesse do jovem e resiste a contar qualquer coisa, e todas as suas respostas para Will visam afastá-lo do interesse que o jovem demonstra pelo passado (o legado) do pai, pois ele está diretamente ligado à criação da Máquina de IA, projeto que foi financiado por Nathan e desenvolvido por Finch, preservando o segredo a respeito da mesma.
O outro legado está relacionado com o trabalho de Andrea, que tenta livrar de uma prisão injusta um pai, Terrence, que está desejando se recuperar porque deseja começar a viver honestamente com o seu filho, Jacob, pois ele quer deixar um legado de integridade para o mesmo, de alguém que errou na vida, mas que procurou melhorar e se corrigir.
Assim, temos um filho, Will, que deseja conhecer melhor o passado do pai, Nathan, e um pai, Terrence, que deseja construir um futuro melhor para seu filho, Jacob.
Andrea
também procura se dar uma segunda chance na vida, depois de ter passado
por reformatórios quando era mais jovem, enquanto que Reese também está
lutando para fazer o mesmo, dizendo para Andrea que também acredita em
segundas chances e que por isso ajuda pessoas que sequer conhece.
O episódio também mostrou o começo da colaboração efetiva entre Reese e Finch com Carter, com esta última ficando indignada, em várias oportunidades, com a maneira de Reese de investigar seus casos, sem ter qualquer preocupação em respeitar as leis, o que culmina na fala dela, para John, quando diz que faz o seu trabalho sem precisar sair atirando nas pessoas, o que o deixa pensativo, algo muito incomum em se tratando dele.
![]() |
Andrea é perseguida por um criminoso que deseja matá-la, mas ela desconhece o motivo. |
Logo,
fica claro que Carter vai começar a exercer uma influência sobre John,
no sentido de que ele comece a mudar sua maneira de agir. Será este o
legado dela para John? E a própria Carter começa a se sentir vigiada por
Fusco na delegacia e Reese aproveita para brincar com ela, dizendo que
ela está ficando paranoica e que isso mostra que ela está no caminho
correto.
E a amizade entre Finch e Reese não impede que um pesquise sobre o passado e a vida do outro. Assim, Reese começa a seguir e a fotografar o encontro de Finch com Will e, depois, pede para que Fusco siga Harold pela cidade, embora fique claro que o gênio dos computadores percebe tudo isso, tanto que diz para John que não pode lhe contar tudo sobre sua vida e que ele deve compreender isso.
Eles também já estão fazendo brincadeiras entre si, o que já revela que o relacionamento deles, que era apenas profissional, está se transformando em uma amizade.
Mas
enquanto Finch sabe tudo sobre a vida de John, o que ficou bem claro no
episódio 'Piloto', Reese não sabe quase nada a respeito de Finch.
Então, é natural que ele pesquise sobre o novo amigo.
Frases e Diálogos!
![]() |
Reese fica com a carteira e um frasco de anabolizante que ele conseguiu pegar ao lutar com o criminoso que tentou matar Andrea. |
Carter e Reese:
Carter: Belo terno.
Reese: Você finalmente me encontrou. Mas não ouço nenhuma sirene, nem você parece prestes a sacar sua arma.
Reese falando para Carter:
Bem, você conseguiu enganar os que a seguiram, o que não é tarefa fácil. Os caras da CIA passam muito tempo aprendendo como ser invisíveis.
Carter e Reese:
Carter: Eu quero saber mais.
Reese: Depois de seguir esse caminho, não há como voltar atrás.
Carter: De onde você tira suas informações?
Reese: Só posso dizer que ouvimos falar de pessoas que estão em perigo. Ou que causam isso.
Carter: Por que eu?
Reese: Porque a sua bússola moral aponta na direção certa. Porque estou cansado de você me perseguir.
Carter e Reese:
Carter: O que eu estava dizendo agora sobre as regras?
Reese: Você tem suas próprias regras e você tem a chance de salvar uma vida. Cabe a você decidir.
Reese falando para Finch:
Você parece preocupado, Finch. Seu alfaiate saiu da cidade?
Finch e Reese:
Reese: Ela quer saber como obtemos as informações.
Finch: Ela nunca poderá saber sobre a Máquina.
Reese: Duvido que ela acreditaria mesmo se eu contasse a ela.
![]() |
Como
se percebe, Finch também investigava a vida de Reese. Mas, que foto
horrível que a produção escolheu, hein! Coitado do John... |
Fusco e Reese:
Reese: O que está acontecendo, Lionel?
Fusco: Carter tem algo em mente. Cuidado com sua bunda.
Reese: Agradeço que se preocupe com a minha bunda, Lionel, mas posso lidar com a Detetive Carter.
Carter e Reese:
Carter: Como você entrou no meu escritório sem ninguém perceber?
Reese: Arte do segredo.
Reese e Carter:
Reese: Gostaria de rastrear a academia onde ele treina? Você tem dúvidas?
Carter: É que há muitos olhos curiosos por aqui.
Reese: Você está ficando paranoica, Carter. E este é um passo na direção certa.
![]() |
Carter,
no começo, ficava indignada com os métodos não previstos em lei que
John usava em suas investigações. Depois ela acabou se acostumando com
isso. |
Andrea e Reese:
Andrea: Então, como é esse seu chefe?
Reese: Muito manipulador. Misterioso. Tivemos alguns conflitos de personalidade.
Andrea: Presumo que ele tenha muito dinheiro.
Reese: Ele é... um desses caras ricos e solitários. Um que poderia ser descrito como estranho, se ele não tivesse todo esse dinheiro, mas em vez disso ele é excêntrico.
Andrea:
Todo mundo merece uma segunda chance.
Carter e Reese:
Carter: Eu te dou um endereço, você me promete que ninguém vai morrer e o que acontece?
Reese: Em minha defesa, informo que o Sr. Garcia não olhou para os dois lados antes de atravessar a rua.
Carter e Reese:
Carter: Você incriminou Galuska por fazer uma ameaça de morte contra um de seus ex-presidiários?
Reese: Você disse que queria provas.
Carter: Não dessa forma.
Reese: Se você não quer interrogá-lo, Carter, eu ficaria feliz em fazer isso por você.
Reese e Andrea:
Reese: Por que você ficou a cidade onde cresceu? Por que não começar de novo?
Andrea:
Porque não estou fugindo de quem eu era. Eles me ensinaram que erros
podem ser cometidos e acredito que todos merecem uma segunda chance.
Reese e Carter:
Reese: Durante sua conversa, entrei no apartamento dele. Peguei emprestado o computador dele.
Carter: Você entrou furtivamente no apartamento dele?
Reese: Você disse que não faria nada ilegal. Você não disse nada sobre mim.
![]() |
Reese
explica para Finch o que está acontecendo e somente aí é que Andrea
descobre os motivos pelos quais ela está sendo perseguida e estão
tentando eliminá-la. |
Andrea e Reese:
Andrea: John, o que está acontecendo?
Reese: Não preciso mais dos seus serviços, Andrea. Mas acho que você vai precisar dos meus.
Andrea e Reese:
Andrea: Já pensou em mudar para um trabalho menos perigoso, como montanhismo ou luta com ursos? Vale mesmo a pena arriscar sua vida por pessoas que você nem conhece?
Reese: Você não é a única que acredita em segundas chances.
Will Ingram:
E seja lá o que ele trabalhou, ele vendeu ao governo por 1 dólar. Isso significa, ou foi algo sem valor ou sem preço.
Informações Adicionais!
![]() |
Essa
foi a reação de Reese depois que Carter lhe disse que ela consegue
fazer seu trabalho sem precisar atirar nas pessoas... É como se ele
estivesse pensando: 'Ué, como será que ela faz isso?'. |
Título: Legacy.
Diretor: Brad Anderson.
Roteiro: Amanda Segel.
Duração: 44 minutos.
Gênero: Drama, Policial, Suspense, Ficção Científica, Ação, Humor.
Trilha Sonora: Ramin Djawadi.
Fotografia: Teodoro Maniaci.
Exibição Original: 19/12/2012 (CBS; EUA).
Audiência da TV: 14.400.000 espectadores.
Audiência total (TV + DVR): 17.750.000 espectadores.
Elenco: Jim
Caviezel (John Reese); Michael Emerson (Harold Finch); Taraji P.
Henson (Joss Carter); Kevin Chapman (Lionel Fusco); April Hernandez
Castillo (Andrea Gutierrez); Michael Stahl-David (Will Ingram); Vito
D'Ambrosio (Dominic Galuska); Curtis Cook (Terrence King); Alex Cranmer
(Chris Scollard); Eric Ruffin (Jacob King); Tuck Milligan (Paul Kinsey);
Barbara Pitts (Mary Kinsey); Starla Benford (Gloria Copeland).
Links!
![]() |
Andrea
conseguiu a libertação de Terrence, que poderá viver sua vida com seu
filho, Jacob. Desfrutar de uma vida honesta será o seu legado para o
garoto. |
Informações sobre o episódio:
'Legacy' - IMDB:
https://www.imdb.com/title/tt2131933/
Person of Interest Fandom - 'Legacy':
https://personofinterest.fandom.com/wiki/Legacy
Audiência da TV e audiência total:
https://en.wikipedia.org/wiki/Person_of_Interest_season_1Onde e quando assistir 'Person of Interest'!
![]() |
Andrea
agradece Reese pela ajuda dele, que salvou a sua vida 3 vezes, e quando
pergunta porque ele faz isso, John responde que ela não é a única que
acredita em segundas chances. |
Atualmente, 'Person of Interest' está sendo exibida na TV paga, pelo canal 'TNT Series' (que usa o nome 'Sob Suspeita' para o seriado), que está disponível em várias operadoras (Sky, Claro, Vivo TV, Oi TV).
Durante
a semana o canal 'TNT Series' exibe 2 episódios diários (de 2a. à 6a.
feira), sempre começando por volta das 14h20 (atualmente é a 1a.
temporada que está sendo exibida). Os dois episódios voltam a ser
exibidos à noite, começando por volta de 20h20. Também são exibidos
episódios no domingo à tarde, começando por volta das 12h00. Atualmente é
a 4a. temporada que está sendo exibida.
Os
horários do canal são bastante caóticos e muitas vezes os episódios
começam antes, ou depois, do horário estipulado. Para maiores
informações é bom pesquisar os horários usando o Google.
A
pedido de Reese, o detetive Fusco começa a seguir Finch pelas ruas da
cidade, mas é claro que este percebe. Reese não sabia quase nada sobre
Finch, enquanto este sabia tudo a respeito de John. |
Trecho do Episódio 'Legacy' (1X12):
Nenhum comentário:
Postar um comentário