quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

'Fringe' - As Timelines, Peter, o Paradoxo e os Observadores! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - As Timelines, Peter, o Paradoxo e os Observadores! - por Marcos Doniseti!

Na Timeline Reescrita, que é essa que vemos na 4a. e 5a. temporada, a presença de Peter-alt fez dele um Paradoxo que pode ter ajudado na destruição da Humanidade e na conquista da Terra pelos Observers do grupo de Windmark!


September simpatiza com a Humanidade. Mas as suas ações não estariam ligadas ao desejo de sobrevivência do seu grupo de Observadores? 

Afinal, existe alguma relação entre as Timelines e os Observadores? Penso que sim. Como?

Na quarta temporada, quando September estava ferido e se encontrava no laboratório, Peter se conectou à mente do Observador. Na conversa que tiveram, September lhe disse que eles, Observadores, eram os seres humanos do Futuro.

Mas de qual futuro? O futuro da Timeline Original, na qual ele, September, impediu a cura do Peter-alt, ou o futuro da Timeline Reescrita, na qual os dois Peters, dos dois Universos, morreram no mesmo dia? 

Como já vimos, existem muitas semelhanças entre as duas Timelines, mas também há algumas diferenças entre elas. 

Daí, questiono: E se estas diferenças entre as Timelines forem as responsáveis pelo surgimento de distintos grupos de Observadores (o de December e o de Windmark) no futuro da Humanidade? 

Isso seria algo perfeitamente lógico e natural e estaria diretamente relacionado com as várias tramas de 'Fringe'. 

Afinal, uma idéia muito presente no seriado é a de que diferentes decisões geram futuros distintos para nós e para a Humanidade, surgindo realidades alternativas. Walter explicou isso para Peter e Olívia na primeira temporada. 

Walter e Peter já fizeram uma demonstração clara disso quando (em 'The Day We Died' - 3X22) este último entrou na Máquina, em 2011, destruiu com o Universo Vermelho, foi para 2026, onde viu que o Universo Azul também caminhava rumo à destruição, voltou para 2011 e tomou uma decisão diferente da anterior. Daí, Peter criou a ponte entre os dois Universos e, com isso, iniciou uma nova Timelime, a Reescrita, na qual ele nunca havia chegado à fase adulta, pois morrera no mesmo dia nos dois Universos quando ainda era um adolescente. 

Aliás, é interessante notar que na Timeline em que Peter destruiu com o Universo Vermelho, lá em 2026, não apareceu nenhum Observador. Porque? Porque, muito provavelmente, nesta Timeline a Humanidade não evoluiu tempo suficiente para que os Observadores surgissem. Os dois Universos acabaram destruídos antes que os Observadores pudessem surgir. 

Logo, se existem diferenças entre as várias Timelines, então é claro que elas também acabam gerando futuros distintos para a Humanidade. 

Inclusive, no episódio 'The Firefly' (3X10), numa conversa com Walter, September lhe disse que havia um conflito entre os  possíveis futuros da Humanidade, que ele sabia qual seria o resultado disso, mas não poderia falar como tudo terminaria. 

E se o September estava se referindo justamente a isso, ou seja, à futura existência de uma nova Timeline, a Reescrita, que gerou um futuro diferente para a Humanidade e, daí, os seres humanos dos dois possíveis futuros (os Observers do grupo de December e os do grupo de Windmark) entraram em conflito? 

Isso explicaria porque, por exemplo, nunca vimos nenhum Observador do grupo de Windmark nas primeiras temporadas, quando existia apenas a Timeline Original. 

Isso aconteceria porque, nesta Linha Temporal, os seres humanos do futuro eram os Observadores do grupo de December-September e não os do grupo de Windmark, que não existiriam na mesma. 

Portanto, este grupo de Observers (do December-September) teria surgido do futuro criado pela Humanidade na Timeline Original, na qual Peter-alt não foi curado pelo Walternate, mas no qual acabou sendo salvo pelo September no Reiden Lake, junto com Walter. 

Daí, ele pôde conhecer Olívia e gerar uma descendência comum aos dois Universos, levando à existência de um equilíbrio entre ambos. E a Humanidade pôde se expandir livremente pelo Multiverso. E no futuro desta surgiram os Observers do grupo de December. Eles seriam resultado, portanto, do livre desenvolvimento da Humanidade pelo Multiverso. 


A união entre Peter-alt e Olívia seria a solução para manter os Universos em Equilíbrio e, assim, evitar o surgimento dos Observadores do grupo de Windmark? Sim, mas desde que Peter-alt não seja um Paradoxo. 

Assim, talvez a existência de um Equilíbrio entre os Universos seja uma condição prévia para a própria existência dos Observadores do grupo de December-September em uma determinada Timeline. 

Isso explicaria o motivo de December estar sempre exigindo de September que o mesmo procurasse agir no sentido de restabelecer o equilíbrio entre os Universos. Ele cobrou isso de September em várias oportunidades. 

E foi por isso, aliás, que December exigiu que September apagasse Peter-alt desta Timeline Reescrita (onde Peter morreu quando era criança e nos dois Universos), pois a existência dele era um Paradoxo que gerava um desequilíbrio entre os dois Universos, que haviam se unido pela ponte que o próprio Peter havia criado. 

A ponte que ligava os dois Universos permitiria que o Equilíbrio entre ambos fosse restabelecido e a Humanidade pudesse se desenvolver plenamente. 

E a idéia de Equilíbrio é muito importante na Mitologia de 'Fringe'. Em um episódio, inclusive, o Walternate disse que a Natureza não reconhece o Bem e o Mal, apenas o Equilíbrio e o Desequilíbrio.

Por isso é que December sempre falava da importância de se manter o equilíbrio entre os Universos e que isso era o mais importante de tudo. E justamente por isso é que ele vivia exigindo de September que consertasse os erros que havia cometido, pois os mesmos é que haviam gerado os desequilíbrios entre os dois Universos, o que colocaria em risco a existência dos próprios Observers do grupo de December. 

Já o grupo de Observadores de Windmark teria surgido de um outro futuro da Humanidade, que é aquele que vimos na 4a. temporada, ou seja, a da Timeline Reescrita (na qual os dois Peters morreram no mesmo dia, nos dois Universos), mas na qual o retorno do Peter-alt adulto à existência gerou um Paradoxo e provocou um Desequilíbrio entre os Universos. 

Afinal, como Peter poderia voltar à existir e viver como um adulto numa Timeline na qual ele havia morrido ainda quando era criança e nos dois Universos? 

Portanto, a existência de Peter-adulto nesta Timeline Reescrita é que gerou um Paradoxo na mesma e levou a um desequilíbrio entre os dois Universos. Lembram-se do episódio 'And Those We've Left Behind' - 4X06)? 

Nele, vemos que o retorno de Peter à Timeline Reescrita gerou uma série de anomalias temporais. 

E isso aconteceu, muito provavelmente, porque os dois Universos ainda estavam em uma situação muito deteriorada, fragilizada, devido aos desequilíbrios surgidos anteriormente como resultado das inúmeras travessias feitas entre eles (por Walter, Bell, Olívia, etc) e também porque September interferiu no curso natural dos acontecimentos, impedindo a cura de Peter-alt, levando ao sequestro deste por Walter, gerando a guerra entre os dois Universos. 

Inclusive, tudo isso chegou a surpreender ao próprio September, que disse para o Walter (episódio 'Firefly' - 2X10) que não imaginava que as suas ações iriam gerar tantas consequências catastróficas. 

Com o surgimento dos desequilíbrios entre os Universos e com Peter-alt se transformando em um Paradoxo, o futuro da Humanidade se modificou inteiramente. 

E desta maneira, nesta Timeline Reescrita, que é da 5a. temporada, os Observadores que surgiram no futuro da Humanidade não foram os do grupo de December, mas os do grupo de Windmark. 

Logo, os Observers do grupo de Windmark teriam surgido como resultado de uma sucessão de acontecimentos que foram provocados pelo fato de que os Universos estavam em uma situação de Desequilíbrio e de existir um Paradoxo (ou seja, Peter-alt) nesta Timeline Reescrita, o que, por sua vez, agravou o Desequilíbrio entre estes Universos. 

Assim, dependendo da situação dos Universos (se estão ou não em Equilíbrio; se existem ou não Paradoxos nos mesmos) desenvolvem-se futuros muito distintos para a Humanidade. 

Desta forma, Universos em equilíbrio gerariam uma Humanidade do futuro na qual surgem os Observers do grupo de December. 

E Universos em desequilíbrio dariam origem a um futuro na qual a evolução da Humanidade provoca o surgimento dos Observers do grupo de Windmark. 


Cena em que temos um importante diálogo entre September e Walter (episódio 'The Firefly' - 3X10).

Isso acabou fazendo com que eles dominasse a Terra no futuro, promovendo a sua devastação no século 27, o que levou a que os mesmos retornassem ao passado do planeta, no século XXI, onde haveriam condições para a continuidade da sua existência. 

E para isso eles não hesitaram e aniquilaram com quase toda a Humanidade. 

E o fato de que os dois Universos se separaram (o que vimos acontecer em 'Worlds Apart' - 4X20) e, com isso, deixaram de se recuperar da degeneração que ambos estavam sofrendo antes da criação da ponte pelo Peter, manteve ambos em desequilíbrio, agravando a situação dos mesmos. 

Então, tudo isso explicaria porque, nesta Timeline Reescrita, o futuro da Humanidade são os Observers do grupo de Windmark e os do grupo de December desapareceram do futuro da história humana. 

E Michael, onde entra nessa história? Como já vimos, ele é uma anomalia genética e tem características muito semelhantes aos dos Observers do grupo de December, como a inexistência de aparelho em seu cérebro, a simpatia pelos seres humanos, a capacidade de se emocionar e de vivenciar os acontecimentos do Espaço-Tempo de forma simultânea (poder que, a meu ver, os Observers do grupo de Windmark ainda não demonstraram possuir). 

Assim,  o surgimento e a existência de Michael nesta Timeline Reescrita representa uma clara ameaça ao grupo de Windmark, pois ao se aliar com Walter, Peter e Olívia, eles derrotar os Observers de Windmark da Terra do século XXI. 

Agora, se esta for realmente a trama que se desenvolve na série, então concluímos que a existência dos Observers do grupo de Windmark depende de duas coisas, que são:

1) A manutenção do desequilíbrio entre os dois Universos; 

2) A existência do Peter-alt adulto nesta Timeline Reescrita. 

Então, se é Peter-alt um dos  fatores que garante a existência dos Observers do grupo de Windmark nesta Timeline, então isso explicaria porque somente com a criação de uma nova realidade, na qual este Paradoxo (a existência de Peter-alt numa Timeline na qual ele não deveria existir) e os Desequilíbrio entre os Universos não existissem é que seria possível não apenas derrotar, mas apagar os Observers de Windmark da história humana. 

Por isso é que Olívia disse, na promo de 'The Boy Must Live', que o plano de September e de Walter é o de reiniciar o Tempo. Muito provavelmente, o objetivo disso é dar início a uma realidade alternativa na qual os Universos estivessem em equilíbrio e não existisse nenhum Paradoxo.

A questão é: Para qual momento da história humana é necessário retornar a fim de que este plano seja bem sucedido?

Entendo que este é o momento imediatamente anterior à presença de September no laboratório de Walternate. 

Afinal, foi isso que inviabilizou a cura de Peter-alt, levando à travessia dos Universos por Walter para salvá-lo, o que deu início a um processo de degeneração dos dois Universos e também a uma guerra entre os mesmos, quebrando com o Equilíbrio que havia entre eles anteriormente. 

Mesmo que Walter fizesse a travessia (devido ao seu ego gigantesco), abrindo um portal entre os Universos, Peter-alt seria curado (e logo Walter não precisaria sequestrá-lo). 

Assim, Peter e Olívia acabariam se conhecendo, gerando filhos e dando início a um processo no qual surgiria uma descendência comum aos dois Universos, o que manteria o equilíbrio entre eles. 

Com isso, surgiria uma nova Timeline, na qual a Humanidade poderia se desenvolver livremente, expandindo-se pelo Multiverso. E apenas os Observers do grupo de December existiriam no futuro da Humanidade.

Penso que esta é a melhor solução para os atuais problemas que os dois Universos e a Humanidade do Universo Azul enfrentam. 

O grande problema desta solução é que ela aponta, claramente, para o sacrifício de Walter (ver link abaixo). 

Portanto, caso este cenário que analisei aqui acabe se confirmando, então chegamos à conclusão de que todos os acontecimentos da história humana, nas várias Timelines, seriam reflexos deste conflito entre os distintos grupos de Observadores, com cada um deles agindo no sentido de garantir a própria sobrevivência e visando derrotar e aniquilar o grupo inimigo. 

No livro 'O Fim da Eternidade', de Isaac Asimov (e que foi citado por Walter quando eles foram retirar Olívia do âmbar, a qual se encontrava em poder de Markham), vemos exatamente isso, ou seja, os chamados Eternos (que seriam os Observadores em 'Fringe') entrando em conflito. 

Enquanto um destes Eternos (Andrew Harlan) se rebela e tenta libertar a Humanidade, impedindo que os acontecimentos humanos sejam meras consequências das decisões que os Eternos tomam, o Computador Sênior Twissell tenta manter os seres humanos presos à Eternidade, impedindo que eles se desenvolvam em liberdade, sem interferência de ninguém. 

Desta maneira, em 'Fringe', os 'Eternos' que desejam o livre desenvolvimento da Humanidade são representados pelos Observadores do grupo de December-September, que tem como princípio a não-intervenção nos assuntos da Humanidade. No episódio 'August' (2X08) December diz claramente que eles jamais poderiam interferir no curso natural dos acontecimentos da Humanidade, a não ser que fosse para corrigir um erro que eles mesmos cometessem (como foi o de September ao impedir, involuntariamente, a cura de Peter-alt pelo Walternate).


De forma discreta, Michael parece querer indicar o caminho que Walter, Peter e Olívia precisam seguir para derrotar Windmark e salvar a Humanidade, permitindo que esta se desenvolva de forma livre e plena, sem nenhuma interferência externa. Isso dará certo?

Enquanto isso, em 'Fringe', os 'Eternos' que querem manter a Humanidade presa às suas vontades e dominada por eles são representados pelos Observers do grupo de Windmark. 

Portanto, em 'Fringe', as diferentes Timelines geram futuros muito diferentes para os seres humanos caso surjam Paradoxos e os Universos não estejam em Equilíbrio. 

E estes futuros também acabam dando origem a Humanidades distintas, cada uma com seu grupo de Observadores. 

E isso explicaria porque, na trama da quinta temporada, existem apenas Observadores do grupo de Windmark. Afinal, a Timeline que vemos nesta última temporada é a Reescrita. Se no futuro desta o grupo de Observadores que se desenvolveu foi o de Windmark, então está explicado porque os Observers do grupo de December desapareceram da história. 

Todos os Observers do grupo de Windmark possuem as características que conhecemos e sobre as quais já escrevi aqui no blog: desprezo pela Humanidade do passado (século XXI), tratando os seres humanos como sendo inferiores aos animais, a ausência de sentimentos e de emoções, a incapacidade de vivenciar os acontecimentos do Tempo-Espaço (Passado, Presente e Futuro) simultaneamente, o fato de suas características os aproximarem mais dos lagartos do que dos seres humanos e que eles representam uma involução e não uma evolução do ser humano, como disse a Nina, pouco antes de se matar. 

Enquanto isso, os Observers do grupo de December simpatizam com os seres humanos, não interferem no desenvolvimento da Humanidade, não tem o aparelho introduzido em seu cérebro e ainda preservaram a capacidade de se emocionar e, até, de se apaixonar (vide 'August' - 2X08).

Então, pode ser que seja exatamente isso a que September estivesse se referindo quando falou, para Walter, a respeito dos possíveis futuros da Humanidade que estavam em conflito entre si (episódio 'The Firefly' - 3X10). 


Construindo uma ponte entre os Universos, Peter criou as condições para que o Equilíbrio entre eles fosse restaurado. Mas o seu retorno a uma Timeline na qual ele não poderia existir fez dele um Paradoxo e contribuiu para que isso não acontecesse, mudando a história e o futuro da Humanidade.
Aliás, é interessante notar que no episódio 'Anomaly XB-6783746' (5X10), quando Michael toca em Walter e este começa a se lembrar do que aconteceu em seu passado, os fatos que vem à tona são os da Timeline Original e não os da Reescrita. 

Porque acontece isso? 

Entendo que uma possível explicação para este fato é que esta foi a maneira que Michael encontrou de fazer Walter não apenas relembrar o que ele havia feito na Timeline Original, mas também de mostrar para ele qual era o caminho para derrotar Windmark e também de restabelecer o Equilíbrio entre os Universos.

Assim, é na Timeline Original que está a solução para permitir que a Humanidade possa voltar a se desenvolver livre e plenamente, sem interferência de nenhum Observador (ou Eterno), iniciando um processo de expansão pelo Multiverso. 

Aliás, o livro de Asimov dá uma forte indicação, no final do mesmo, de que é exatamente isso que poderemos acabar assistindo em 'Fringe'.

Mas, para isso, vamos ter que esperar pela conclusão desta excelente série que é 'Fringe', de cujo final, infelizmente, estamos nos aproximando. 


Link:

Um possível final para a série (Parte 2 - contém SPOILERS):

http://popeseries.blogspot.com.br/2013/01/fringe-um-possivel-final-para-serie.html

21 comentários:

rafael disse...

Cara, agora tudo faz sentido, muito legal essa teoria, mas veja bem, se september foi o responsável por eliminar seu grupo do tempo-espaço, ele (September) deveria sumir também, te um pequeno "furinho" aí. Interessante lembrar também que na timeline original, Walter iria prosseguir com os testes de Cortexiphan, após Olívia conseguir atravessar universos, ele pode ter encontrado um meio de explorar totalmente o potencial humano, sem precisar de uma tecnologia para isso. Na timeline reescrita, ele perde peter, só que, em algum momento, seria criado um dispositivo para explorar o mesmo potencial humano. E, como vimos (?), os observers da timeline reescrita são criados em laboratórios, portanto, propensos à anomalias genéticas (caso de Michael). No caso de September, na timeline reescrita, ele aparece como Donald, não lembro de ter visto um Donald na Timeline original. Minha teoria: Na timeline reescrita Walter não criou uma coisa capaz de explorar o potencial humano, mas sim, PASMEM: Willian Bell. Belly na Timeline reescrita Criou o dispositivo que permitiria a transformação de um humano normal em um observador, e não Walter, como deveria ter sido, mas voltando ao caso de September, acredito que na Timeline reescrita ele aparece como Donald pelo fato de não ter se transformado em observador ainda, e de alguma forma ele conseguiu esse feito e volta a mudar o rumo dos acontecimentos... Putz Fringe é pura viagem, tou pensando em milhões de coisas enquanto escrevo isso kkkk BTW, belo texto man.

Marcos Doniseti disse...

1) Mas o September sumiu e, nesta última temporada, ele não apareceu nenhuma vez. Aliás, nenhum outro Observer membro do grupo de December deu as caras neste último ano. Somente o Michael, que já havia sido deixado na Terra, talvez pelo próprio September, no século XX, é que apareceu.

2) Os testes com o Cortexiphan foram feitos nas duas Timelines, Original e Reescrita. Na Original, os cortexiphados seriam usados para desenvolver o potencial humano e como soldados na guerra entre os Universos.

Na Reescrita, eles são usados apenas para desenvolver o potencial humano. Walter falou sobre isso. Na Reescrita, os cortexiphados não são vistos como futuros soldados.

3) Pelo que vimos até agora, não dá para afirmar que Walter criou o dispositivo que gerou os Observers do grupo de Windmark.

Aliás, também aposto que foi William Bell quem fez isso. Foi este também quem criou aquela arma que foi usada por Jessica para ferir September. E Bell também sabia como usar as runas para prender September.

Inclusive, já escrevi um texto tempos atrás no qual comentei sobre a possível volta de William Bell até o final da temporada. Algo me diz que ele irá aparecer, sim, e terã um papel importante na conclusão da história, tal como ocorreu no 4o. ano.

4) Não sabemos se Donald vive, de fato, nesta Timeline Reescrita. Isso precisa ser confirmado, ainda. Mas é provável que seja isso mesmo sim.

E se isso se confirmar, entendo que reforça a minha teoria de que, nesta Timeline Reescrita, os Observers do Windmark é que se tornaram dominantes no futuro da Humanidade.

Daí, talvez September tenha revertido à condição humana para poder sobreviver nesta Timeline Reescrita e, assim, ajudar a derrotar Windmark e o seu grupo.

O fato dele e Walter terem protegido Michael também reforça essa possibilidade.

Gostei muitos dos seus comentários, Rafael.

Volte sempre ao blog.



rafael disse...

1)Mas o September sumiu e, nesta última temporada, ele não apareceu nenhuma vez. Aliás, nenhum outro Observer membro do grupo de December deu as caras neste último ano. Somente o Michael, que já havia sido deixado na Terra, talvez pelo próprio September, no século XX, é que apareceu.

Realmente, esqueci que o september apareceu somente como Donald ;s

2)Os testes com o Cortexiphan foram feitos nas duas Timelines, Original e Reescrita. Na Original, os cortexiphados seriam usados para desenvolver o potencial humano e como soldados na guerra entre os Universos.

Bem colocado, o que eu queria dizer, era que o fato da alteração da Timeline mudaria a forma como os observadores seriam criados... mudando também as suas características. Sendo assim, os observadores do grupo December foram criados de forma "natural" e, creio eu, com auxílio dos testes realizados por Walter e Bell na Timeline original.

3) Pelo que vimos até agora, não dá para afirmar que Walter criou o dispositivo que gerou os Observers do grupo de Windmark.

Acho que você "trocou as bolas" ali xD... O que eu quis dizer é que Walter foi o maior responsável pela criação do grupo december na Timeline original, devido aos testes com cortephixan realizados, porém, September alterou esse curso. Desencadeando todos esses acontecimentos.

Voltarei sim ao Blog, aqui é um bom lugar para falar sobre Fringe ^^

Marcos Doniseti disse...

O grande problema, Rafael, é que ainda não sabemos qual é, de fato, a origem dos Observers.

Já escrevi e publiquei vários textos aqui no blog sobre isso.

Atualmente, com base em tudo o que foi mostrado na série até o momento, penso que Universos Equilibrados e sem Paradoxos fazem com que, no futuro da Humanidade, tenhamos o surgimento dos Observers com características semelhantes às do September.

E Universos Desequilibrados e com Paradoxos (como é o da Timeline Reescrita) geram Observers como os do grupo de Windmark.

Isso vai de encontro a uma idéia muito difundida em 'Fringe', que é a de que as diferentes escolhas que fazemos hoje geram diferentes realidades no futuro.

Então, um Universo com certas características, gera um determinado futuro. E um Universo com outras características, gera um outro futuro, diferente do anterior.

Isso explicaria porque September e os demais membros de seu grupo não existiram nesse Futuro da Timeline Reescrita e que o mesmo tenha sido dominado por Windmark e seu grupo.

Michael é uma anomalia genética, sim. E como tal ele pode ter tido origem natural, mas também pode ter sido induzido ou criado por alguém: Walter? Bell? O próprio September?

Não sabemos, ainda.

E o Walter já falou que nós, seres humanos, somos todos mutantes e o espantoso é que, apesar disso, nós sejamos tão semelhantes.

O grande problema das ações do September é que elas geraram um Desequilíbrio nestas duas Timelines: Na Original, por ter impedido a cura do Peter-alt e na Reescrita, por não ter apagado o Peter, que é um Paradoxo na mesma e, como tal, sequer poderia existir na mesma. O fato dele existir agrava o Desequilíbrio da Timeline, fazendo com que os Observers do tipo December não surjam nela, dando lugar aos Observers do tipo Winmdmark.

É por isso que December vivia cobrando de September que este corrigisse os seus erros e restabelecesse o Equilíbrio da Timeline. Sem isso, December sabia que eles não existiriam, dando lugar aos Observers do tipo do Windmark.

rafael disse...

O problema é que ao tentar corrigir o erro,september agravou as coisas, como no filme "O efeito borboleta" ao voltar ao passado e tentar corrigir o erro ao ter voltado a outra época, cada vez mais isso é agravado, acredito que não seja o fato de Peter não ter retornado, mas sim o fato d'ele não ter existido, o que desequilibrou o universo de fringe não foi a volta de Peter, mas ter apagado ele do tempo, o que gerou uma série de consequências.

Na Timeline reescrita Peter morre ainda garoto no Reiden Lake, a sua mãe se suicida e a secretária de Walter morre queimada em um incêndio, o que faz com que consumido pela sua culpa, Walter vá para o manicômio... As coisas aconteceram de formas semelhantes, tudo o que foi importante, aconteceu da forma que deveria acontecer, mas ocorreram variáveis no tempo, tal como as partes do cérebro de Walter, na Timeline original elas foram "destruídas" e na reescrita foram preservadas... Com que intuito seria este então? Belly estaria fazendo pesquisas a partir das partes do cérebro de Walter? Talvez... September pode viajar através do tempo, então obviamente, enquanto Peter estava desaparecido, ele já viu o que estava por vir, por isso hesitou em apagar ele do tempo... September percebendo que cada ação dele culminava em uma catástrofe cada vez pior não apagou Peter do tempo, justamente para ele voltar, porque September também pode ter visto que haveria de se preparar para a grande batalha que se aproximava. Porque talvez Peter seria uma peça chave para a destruição dos observadores do grupo Windmark, isso pode ser observado pelo fator família da série, o que torna a resistência forte, são os laços que eles criam entre si...

Fico receoso em falar também que acho não veremos todos os mistérios de Fringe revelados apenas no seriado... É muita coisa a ser revelada em pouquíssimo tempo, mesmo que estejamos +-2 horas e meia do fim do seriado...

Marcos Doniseti disse...

Sim, Rafael, é isso mesmo. Já escrevi vários textos aqui no blog falando justamente sobre isso, ou seja, que as ações de September pioraram a situação. Ele tentou corrigir e não conseguiu.

Também já comentei aqui no blog sobre o 'Efeito Borboleta'. Aliás, penso que Walter, Peter e Olívia vivem usando deste recurso, ou seja, de voltar no tempo e criar uma nova realidade, na qual eles possam ficar juntos, formando a família que faz com que eles sejam felizes.

Veja bem: Peter é um Paradoxo nesta Timeline Reescrita. Porque? Nela, o Peter morreu nos dois Universos, quando era criança, e na mesma noite.

Logo, Peter não poderia existir na Reescrita, mas existe, constituindo um Paradoxo, o que agrava os Desequilíbrios entre os Universos.

E é por isso que o December exigiu que o September apagasse Peter da Reescrita. O objetivo dele era acabar com o Paradoxo e restaurar o Equilíbrio entre os Universos.

Mas September não obedeceu, não apagou Peter e os Desequilíbrios persistiram na Reescrita e é por isso não vemos Observers do grupo de September , no futuro da Humanidade, nesta Timeline.

Peter é um Paradoxo e não poderia existir nesta Timeline Reescrita. Aliás, ele mesmo diz isso na 4a. temporada.

Sim, é o fato de que Walter, Peter e Olívia formaram uma família que os leva a serem felizes e fazerem de tudo para permanecer unidos.

Na Timeline Original, Peter-alt não morreu no Reiden Lake. E é este Peter-alt que vemos atualmente na série, na forma de um Paradoxo.

Caso September tivesse apagado Peter da Reescrita, o Paradoxo teria sido eliminado os Desequilíbrios entre os Universos começariam a desaparecer, até porque eles estavam unidos pela ponte que Peter criou.

Porque September não apagou Peter?

Ele não o faz, a meu ver, porque gosta de Peter e, também, porque sabia que ele tinha sido o culpado por impedir a culpa de Peter-alt pelo Walternativo. E isso aconteceu nas duas Timelines. Em ambas, September impediu, mesmo que involuntariamente, a cura de Peter-alt pelo Walternativo.

Então, por isso é que ele não apagou Peter e foi punido por isso.

Que os produtores não irão revelar tudo, isso é bem claro, mas pelo menos que revelem o principal, o mais importante, como a origem dos Observadores, a importância de Michael, o papel de William Bell e se os seres humanos estão presos ou não em algum tipo de Looping Temporal ou num Efeito Borboleta.

Marcos Doniseti disse...

Rafael, é claro que você já assistiu ao 'Making Angels' (4X11), um dos melhores episódios do 4o. ano.

Nele, vemos um ex-professor do MIT (Neil) Neil Chung que demonstra possuir a mesma habilidade dos Observadores, de ler as suas mentes, antecipando o que as pessoas irão dizer.

Ele faz isso com a sua mãe, inclusive, deixando-a bem assustada.

Ele também conseguiu descobrir uma maneira (através de uma série de equações muito sofisticadas e às quais ninguém mais entendia) de ver Passado, Presente e Futuro de maneira simultânea, tal como os Observers fazem.

E September, como já escrevi aqui, usou de peças e componentes, que ele comprou na Terra do século XXI, para construir o aparelho que iria usar para apagar Peter da Timeline Reescrita.

Os medicamentos usados para tratar Milo foram, por sua vez, os responsáveis por fazer com que ele desenvolvesse a capacidade antecipar os acontecimentos, fazendo cálculos extremamente sofisticados e usando apenas a sua mente para isso, sem precisar de nenhum aparelho. Bastava tomar os medicamentos certos.


Assim, veja que os conhecimentos e as tecnologias necessários para que a Humanidade atingisse o mesmo patamar de desenvolvimento e de evolução que os Observers atingiram já existiam em pleno século XXI.

E isso talvez ajude a explicar porque, afinal, os Observers de Windmark voltaram para a Terra justamente nesta época. Eles sabiam que a Humanidade já havia atingido um nível de desenvolvimento científico e tecnológico bastante avançado.

Aliás, estou escrevendo um texto justamente sobre este assunto agora mesmo.

rafael disse...

Uhm... Interessante, lembro muito bem desse episódio, inclusive, a principal variável desse episódio foi Olivia, que, alguma forma, fugiu da lógica de Milo, no episódio em que ele antecipava os acontecimentos...

Já li o texto e concordo com isso parcialmente, mas por que? Ok vamos lá:

Existe também um fato interessante que já foi citado em fringe... Os observers necessitam de uma atmosfera poluída para respirarem, sendo assim, o momento propício para o expurgo seria em pleno século, onde a humanidade atinge seu ápice de poluição, podemos até comparar com a realidade, onde estamos desenvolvendo projetos de sustentabilidade, se fosse antes ou depois, nossa atmosfera não estaria tão poluída.

Marcos Doniseti disse...

Os Observers precisam de uma atmosfera mais poluída no século XXI porque a mesma estava bastante deteriorada no século XXVII. Então, eles estavam acostumados com essa atmosfera poluída.

Daí, quando eles voltam para o século XXI, a atmosfera dessa época é bem melhor do que aquela que eles respiravam quando viviam no século XXVII.

Por isso é que eles precisam de uma atmosfera de pior qualidade para poder sobreviver no século XXI.

Aliás, lembra do Michael, em 'Inner Child'? Quando ele foi descoberto e passou a viver na superfície, que tinha uma atmosfera de melhor qualidade do que aquela que ele respirava nos subterrâneos (onde foi encontrado), ele passou a se sentir mal em função disso.

Aliás, porque os Observers deixaram Michael nos subterrâneos, num local com atmosfera ruim? Porque era uma atmosfera desse tipo que existia no futuro, de onde ele veio.

rafael disse...

Entendi sua explicação do paradoxo de Peter, e isso ainda me abre a mente... Parece que as coisas foram modificando aos poucos com o passar dos anos, esse desequilíbrio ocasionou a formação do grupo de Windmark, ponto.

Então, o grupo de September/December deixou de existir.

Sendo assim, September ao assumir o risco de seus atos, sabia que isso ia acontecer, então, ele foi ao futuro, resgatou o observer criança e o deixou protegido no século XX.

Na Timeline reescrita, September não existiu, se transformando então em Donald, que durante o ápice do desequílibrio "injetou" na mente de Walter o plano de derrotar os observadores de Windmark. Fazendo com que as duas Timelines fiquem em conflito, sendo assim, Peter deveria ter existido, pois se não o plano de derrotar os observadores não teria sido repassado a Walter, porque September nunca teria existido !!

Foi através dos conflitos entre as Timelines, ou, o desequilíbrio, que September conseguiu influenciar nas coisas novamente, e tentar consertar tudo de novo.

Marcos Doniseti disse...

Veja bem, Rafael, September e o grupo de Observadores de December não estão presos à determinadas Timelines. Eles podem passar de um Universo a outro e de uma Timeline a outra.

Mas, entendo que eles não surgem em todas as Timelines. Eles surgem apenas quando os Universos estão Equilibrados e sem Paradoxos. Então, se eles existem, signficia que em uma Timeline, pelo menos, existiram as pré-condições para que eles surgissem.

Quando isso não acontece, são os Observadores do tipo de Windmark que surgem no futuro da Humanidade e que passam a dominá-la.

Então, tudo depende de como se desenvolve a história da Humanidade nas diferentes Timelines, como já comentei anteriormente.

Agora, o que penso que aconteceu na Reescrita? Nesta Timeline, no futuro da Humanidade, surgiram os Observadores do tipo de Windmark, que se tornaram os dominantes.

Mas isso não impede que September e outros Observadores de seu grupo venham até a mesma. Mas como estão em território dominado pelo inimigo, eles tem que tomar cuidado.

Daí, o que aconteceu na Reescrita?

September veio até essa Timeline Reescrita (que é Desequilibrada e tem um caso de Paradoxo, que é Peter), na Terra do século XXI. Daí, ele deixou Michael (que surgiu como uma uma anomalia, como algo imprevisto, o que significa que também ele é uma minoria), para ajudar a Humanidade a lutar contra Windmark.

E September tratou de proteger Michael e também de ajudar Walter a elaborar seu plano para derrotar Windmark.

E neste processo ele reverteu à condição humana,talvez para evitar que fosse descoberto por Windmark.

Entendo que no próximo episódio, Walter irá entrar no tanque para poder se lembrar da parte do plano que eles fizeram juntos.

Mas, como vimos que Donald foi descoberto e levado por Windmark (episódio 'The Recordist') então acredito que ele esteja preso ou mesmo morto.

Marcos Doniseti disse...

Rafael, revendo o episódio 'The End onf the all Things' (4X14) percebo que você acertou em cheio em um aspecto importante da trama, que é o fato que levou September a não apagar Peter da Reescrita. September não fez isso porque disse que Peter poderia ajudar a resolver da corrupção desta Timeline.

Mas, qual é essa corrupção a que ele se refere?

Penso que são as duas situações que eu apontei no meu texto, ou seja, a da deterioração dos Universos e, também, o fato de Peter ser um Paradoxo nesta Timeline, na qual ele não deveria existir.

Como September vê o Tempo-Espaço de forma simultânea, ele saberia (já naquele momento) que os Observers de Windmark viriam atacar a Terra em 2015. Inclusive, na conversa que ele tem com Peter, que se conectou à sua mente, ele fala 'Eles estão vindo', que foi a mesma frase que ele disse para Walter na últina cena do último episódio do 4o. ano.

Portanto, entendo que você acertou: September preservou Peter para que este pudesse ajudar na luta contra Windmark e, também, a corrigir os Desequilíbrios entre os Universos.


rafael disse...

Podemos ver também como Peter influencia nos acontecimentos, o pensamento estratégico de Peter é essencial para o plano dar certo.

No episódio 5x10 (Anomaly XB-6783746)
podemos ver dois fatores:

-Ao perceber o ponto de inspenção dos legalistas, Olívia imediatamente pede para Peter retornar (ela é mais impulsiva, o que faria toda diferença em uma Timeline sem o Peter). Peter a interrompe e diz que é melhor sair do carro um de cada vez, caso contrário chamaria muito a atenção.

-Outro fator é que Peter de alguma forma impede que o "velho" Walter fique na ativa, ou seja, o Walter sabe o que deseja, mas por Peter, ele faz o que é certo.

Podemos ver assim, que cada protagonista "equilibra" o outro de certa forma, apesar de Walter estar totalmente "instável", ele pelo menos é influenciado por Peter podemos ver isso pela seguinte passagem:

Walter: Tragam a cobaia !
Peter: O nome dele é Michael, Walter.

Peter não deixa o Walter arrogante tomar conta.

É claro que September já havia visto que a reestruturação do tempo acarretaria em sérias alterações no "presente". E que Peter seria a única solução viável para estabelecer o equilíbrio novamente, através de sua família "restauradora de mundos".

Marcos Doniseti disse...

Isso mesmo, Rafael.

A verdade é que 'Fringe' trata de 3 pessoas desajustadas, que não conseguem se enquadrar na sociedade e por diferentes motivos.

Senão, vejamos: Qual era a situação dos 3 antes de se unirem?

1) Olívia tinha medo de se envolver com outros, era solitária, sem amigos; O fim trágico do seu envolvimento com John Scott piorou ainda mais a sua situação;

2) Peter era um golpista desenraizado, que saía pelo mundo aprontando e tinha envolvimento com a Máfia. além de odiar o pai a quem culpaca pela morte da mãe e pela destruição da sua família. Lembra que o Peter disse para a Olívia que a loucura dele era algo que Walter, tinha feito contra a sua família?

3) Walter estava condenado a morrer no St. Claire's.

O fato dos três ficarem juntos é a única possibilidade deles serem felizes. E eles sabem disso. Por isso, fazem de tudo para garantir essa união, até mesmo promover viagens no Tempo e criar novas Realidades Alternativas ou até mesmo novos Universos (lembre que o plano de Bell de fazer isso era, originalmente, um plano de Walter).

A sanidade de Walter é mantida pela presença de Peter junto a ele. E Walter sabe disso, é claro. Ter o Peter por perto é a única coisa que tira Walter do enclausuramento, seja no laboratório, seja no St. Claire's. Na 4a. temporada isso fica bem claro, quando Walter saiu pela 1a. vez do laboratório apenas depois que passou a conviver com Peter e a confiar nele.

Por isso é que os três fazem de tudo para continuarem juntos. Sem isso, se transformam em pessoas fracassadas, infelizes.

Porém, temo que, agora, neste 5o. ano, essa unidade entre eles possa vir a ser quebrada.

A impressão que me passa, até o momento, é que, agora, somente com o sacrifício de um deles (Walter ou Peter) será possível garantir que os outros dois sobrevivam, infelizmente.



Marcos Doniseti disse...

Se tivesse que apostar no sacrifício de um dos três (Walter, Peter e Olívia) eu apostaria no de Walter, pois ele ajudou a criar muitos dos problemas que vimos na série.

Mas talvez os produtores terminem a série deixando uma espécie de 'fresta' ou 'brecha', à qual Peter e Olívia poderão entrar futuramente para resgatar Walter.

Lembra do episódio em que Peter sumiu, depois que descobriu que havia sido sequestrado por Walter e que ele era do Universo Paralelo? O lema daquela policial era 'Encontre a Fresta', ou seja, quando estiver na Escuridão, procure pela Luz.

Então, penso que o final da série apontará para essa possibilidade, de um futuro salvamento de Walter através de uma fresta.

rafael disse...

Exatamente, mas essa brecha, creio eu, será (como podemos na promo)a de reiniciar o tempo, como diz Olívia, mas acho que não voltarão para o momento do laboratório, e sim, no momento antes do expurgo, eu estive lendo o HQ de 'Beyond The Fringe' de Joshua Jackson, e na primeira edição ele se encontra num loop, até walter (uma das primeiras pessoas) dizer:

-Você deve fazer isso novamente, mas de outra forma.

Ora, pois, Peter nunca havia estado ali, não com aquele pensamento, mas, no futuro, ele já havia feito isso, só que de forma "errada", então Peter volta, tentando descobrir o que havia feito de errado e tentando fazer de outra forma.

Penso que, voltaremos ao momento do expurgo, em 2015.

Vemos nos episódios 1 e 2 da 5° temporada (os quais eu li do seu texto) que Peter, Olívia e Etta estão em um campo, porém nos dois episódios vemos eles com características diferentes, indicando, talvez, que houve alterações na Timeline. Talvez, eles estejam nessa espécie de loop, tentando achar uma maneira de acabar com esse futuro, onde a humanidade é quase extinta, só que apenas não se lembram disso...

Agora, com certeza, essa magnífica série irá terminar com os três juntos, caso contrário, eu vou ficar muito puto xD

Marcos Doniseti disse...

Sim, Rafael.

E eles (Walter, Peter, Olívia) já fizeram isso antes, ou seja, reiniciar o tempo, voltando ao passado, para tomar uma decisão diferente e, assim, criar uma realidade alternativa que seja melhor do que a anterior.

Foi exatamente isso que Walter e Peter fizeram quando este voltou de 2026 para 2011 e criou uma Timeline, com uma ponte que liga os Universos, que não entram em guerra, mas colaboram entre si.

Aliás, estou convencido de que eles já fizeram isso MUITAS vezes. Estou convencido de que Walter, Peter e Olívia estão sempre reiniciando o Tempo, com o objetivo de ficarem juntos, de qualquer maneira.

Mas, as consequências nunca são boas e, daí, eles reiniciam o Tempo e começa tudo novamente (como em 'Efeito Borboleta').

Assim, esse Loop Temporal no qual eles estejam presos seja criado por eles mesmos, em função de seu desejo de ficarem juntos e serem felizes.

Mas, daí acontece algo que estraga com os planos deles.

Nas três primeiras temporadas, foi a guerra entre os Universos que estragou tudo. Na quarta temporada isso aconteceu devido aos planos de William Bell para destruir com os dois Universos e criar um novo. E agora, na 5a. temporada, foi a invasão da Terra pelos Observers de Windmark que colocou um fim à felicidade deles.

Assim, nas três oportunidades, Walter, Peter e Olívia estavam juntos e felizes e, daí, aconteceu algo que estragou com isso? Nas duas primeiras oportunidades eles deram um jeito de mudar o rumo da história e continuarem juntos.

E agora penso que eles irão tentar fazer a mesma coisa. Será que irão conseguir? Tenho minhas dúvidas.

Assim, penso que esse Loop Temporal no qual eles estão presos foi criado por eles mesmos, devido ao seu desejo de ficarem juntos e serem felizes. Eles não abrem mão disso e é exatamenre isso que impede que saiam dessa mistura de Efeito Borboleta e Loop Temporal ao qual estão presos.

A questão é: Será que, agora, eles irão tomar uma decisão diferente, ou farão exatamente como das vezes anteriores, tentando recocmeçar tudo novamente? Ou então, eles irão descobrir que, para sair dessa condição de 'Prisioneiros do Tempo' na qual eles se encontram, terão que sacrificar um dos três? E se descobrirem isso, eles irão concordar em que um deles faça esse sacrifício?

É isso que iremos descobrir nestes episódios finais desta série fantástidas que é 'Fringe'.

E também ficarei muito puto se os três não ficarem juntos, mas suspeito que um deles será sacrificado, mas ficando uma pequena brecha aberta para que os dois sobreviventes consertem a situação.

Daí, cada fã de 'Fringe' daria um jeito de imaginar a solução e de construir o seu próprio final (como acontecia em 'X-Files).

Ou então, estes dois geniais produtores e roteiristas de 'Fringe', que são Joel Wyman e Jeff Pinkner, irão dar um final para a história apenas nos livros que irão lançar sobre a série posteriormente.





rafael disse...

Acredito que se um deles se sacrificar, será como Etta, ou Nina... Porque, afinal, eles sabem que se impediriam de se sacrificar.

E esse final, também tenho essas impressões, com relação ao final. J.J Abrams definiu o último episódio como fantástico,o que deixa os fãs muito curiosos '-'

Enfim, estou no aguardo pelo episódio de hoje. ^^

Anônimo disse...

Legal!!!
Mas vejo em alguns sites onde dizem que se os Observadores nunca existiram Peter nao teria vindo para o nosso universo .... e tal!!! Ou seja, teria um paradoxo!!!
Mas eu discordo... porque pelo que eu entendi... Michael (a criança observador)é "filho" de Setembro, foi a partir dele e tal.... entao conclui se que: apenas os Observadores que surgiram depois de Michael, no caso os do grupo do Windmark,é que nao existiria!!! Já os dozes originais, incluindo Setembro continuariam existindo... e assim nao haveria um paradoxo!!!
Pois Setembro e os outros onze sao cientistas que viajam no tempo para entender a origem das coisas... e alem disso possuem sim um pouco de humanidade dentro de si, exemplo foi aquele observador (acho que o August)que tipo se apaixonou por aquela garota, salvando-a....; e outro exemplo e aquele outro obsevador dos originais... que ajudou Setembro-Donald na ultima temporada!!!
É isso que eu entendi... ou acho que entendi... enfim opinem sobre o que eu acho!!!! Ate maiss!!! De qualquer forma FRINGE vai marcar pra sempre!!!!

Marcos Doniseti disse...

É isso mesmo:

1) O cientista norueguês modificou a sua pesquisa depois que Walter e Michael foram para 2167 e não eliminou as emoções deste ser humano mais evoluído que ele criou, que são os Observadores;

2) Assim, quem deixou de existir foram apenas os Observers do grupo de Windmark, desprovidos de emoções;

3) Os Observers com emoções (como September, August, December) existiram na Timeline Redefinida, mas apenas até pouco antes do Tempo ser reiniciado, em 2015. Quando isso aconteceu, eles desapareceram da história também;

4) Tudo que aconteceu até 2015, na nova Timeline Redefinida, até pouco antes do Tempo ser reiniciado, é exatamente igual ao que vimos na Timeline Reescrita. A história somente mudou depois de 2015, quando não tivemos invasão e nenhum Observador apareceu mais na história;

5) Quem ajudou o September-Donald foi o December, que era o antigo líder dos '12 Observers Originais'.

Anônimo disse...

Agora sim as coisas estao mais claras!!! Valeu pela ajuda... precisava desabafar.. kkkkkk !!!!FRINGE SEMPRE!