sábado, 8 de fevereiro de 2020

Quem foi a verdadeira "Maga" de Cortázar?

Quem foi a verdadeira "Maga" de Cortázar? - por Melisa Rabanales!
Julio Cortázar foi um dos grandes escritores da história da América Latina. 

Texto de Melisa Rabanales que foi publicado, em seu blog, no dia 07/10/2014.

A 'Maga' é um dos personagens mais famosos da literatura de todos os tempos, da obra mais importante de Julio Cortázar: 'Rayuela'.

Obs: No Brasil o livro se chama 'O Jogo da Amarelinha'.

Essa personagem se tornou, para muitos, o amor platônico por excelência e o ícone de qualquer livro romântico. Mas a pergunta de um milhão de dólares é: Quem foi a inspiração de Cortázar para reencarnar a mítica Maga? Quem foi ela, realmente?

Após a publicação de 'Rayuela', muitas juraram ser 'La Maga'.

Várias amantes, amigas e escritoras alegaram ser a modelo pelo qual o escritor havia criado a famosa personagem, mas de todas elas, apenas duas criaram polêmica.

A escritora Alejandra Pizarnik foi a primeira a se declarar a fonte da inspiração, sendo que ela mesma declarou "A Maga sou eu". No entanto, algum tempo depois, veio a público o nome de Edith Aron, que para muitos é realmente a Lucia, ou 'A Maga', como é mais conhecida.
Alejandra Pizarnik dizia que ela havia sido a fonte de inspiração para Cortázar criar a 'Maga', mas ele negou isso posteriormente.

"A Maga sou eu"!

Bastien Galván (2014), em uma nota jornalística que ele escreveu na publicação 'Cultura Coletiva', diz que Pizarnik é a mais próxima de 'La Maga'. A escritora disse que ela foi a primeira a ler 'Rayuela' e até enviou uma carta a Julio dizendo "... seu livro doeu".

Também se reconheceu que ela e o escritor eram bons amigos e sempre negavam que fossem qualquer outra coisa. No entanto, ela tinha um temperamento muito variável e era vítima de depressão constante (um pouco como 'La Maga').

Foi mesmo Cortázar quem a ajudou em vários episódios quando ela queria se suicidar, no entanto, todas essas tentativas falharam porque ela conseguiu se matar por meio de uma overdose.

Apesar das declarações de Pizarnik, muitos continuam negando que ela tenha sido a inspiração do amor de Olivera em 'Rayuela'.

Segundo o jornal 'La Razón' (2013), Alejandra não tinha nada a ver com 'La Maga' e o próprio Cortázar escreveu em uma carta para sua amiga Ana María Barrenechea em 1982, onde explica: “Alejandra nunca teve nada a ver com o caráter da personagem Maga".

Edith Aron foi a principal inspiração para a criação da 'Maga' por Cortázar, mas ela mesma reconhece que a protagonista do livro é uma personagem literária.

EDITH ARON

Em uma entrevista concedida, aos 81 anos, ao jornal 'La Nación', Colômbia (2005), Aron lembrou-se de ter encontrado Cortázar em um navio que foi Buenos Aires a Paris em Janeiro de 1950.

Por sua vez, ela concordou em ter um relacionamento com o escritor enquanto estava em Paris, mas que ela não queria morar com ele porque ele queria continuar estudando. No entanto, ele esclareceu que mais tarde, quando o escritor se casou com Aurora, isso doeu.

"Sua decisão de casar com ela me machucou muito. Ele queria que continuássemos amigos e me convidava para ir a sua casa, mas isso me machucou."

Mas o que torna forte a teoria de que Edith era a verdadeira Maga foi que, na mesma entrevista, ela disse: “Ele me escreveu dizendo que havia baseado seu personagem em mim, e coisas espontâneas como as do romance estavam acontecendo conosco. 

Há também alguns episódios, como o em que encontramos um velho guarda-chuva nas ruas de Paris e fizemos uma cerimônia fúnebre, que aconteceu mais ou menos como ele conta. Mas 'A Maga' é uma personagem literária."

Então, quem foi a inspiração para a personagem feminina de 'Rayuela'?

Julio Cortázar em sua amada Paris. Ele nasceu em Bruxelas em 26/08/1914, mas era argentino e, no fim da vida, recebeu a nacionalidade francesa. Ele faleceu em 12/02/1984, aos 69 anos. 

Para quem leu 'Rayuela', é claro que 'La Maga' é tão imperfeita que se torna pura perfeição. Ela é uma mera personagem literária, como a própria Edith disse. Para mim, a Maga não era ninguém e ao mesmo tempo eram todas.

Foi o próprio Cortázar quem se juntou a si mesmo, e às mulheres mais importantes de sua vida, para criar uma personagem fabulosa. Ninguém pode realmente ser como a Maga. Que mulher poderia? É uma mera idealização.

Que poderia ter sido Alejandra, eu realmente descarto, porque ele mesmo negou e, além disso, não existem mais evidências além daquilo que saiu de sua boca. Por outro lado, Aron, pode ter contribuído para a criação da personagem.

Talvez aquela edição que ele lhe deu, e que ela destruiu a primeira página com a dedicatória, tenha sido a última peça que se encaixa nesse quebra-cabeças.

Embora não devamos esquecer que agora que Cortázar está morto, e que seu trabalho se tornou um dos maiores da história da literatura, qualquer mulher gostaria de ser a fantástica MAGA.

Escrito por Melisa Rabanales: Fã de Cortázar, jornalista em potencial, atleta e pessoa normal o resto do tempo. Aqui tem um pouco de tudo.
Edição comemorativa dos 50 anos do clássico 'Rayuela', da Real Academia Espanhola, que foi a obra de Cortázar que teve o maior impacto.

Links:

Texto original, de Melisa Rabanales:
https://medium.com/@mel_delaroca/quien-era-la-verdadera-maga-de-cortazar-370866d4eb29

Entrevista com Davi Arrigucci Jr. sobre 'Rayuela'/'O Jogo da Amarelinha' - Parte 1:
https://www.youtube.com/watch?v=6BcwNPQnJj8&t=34s

Entrevista com Davi Arrigucci Jr. sobre 'Rayuela'/'O Jogo da Amarelinha' - Parte 2:
https://www.youtube.com/watch?v=TuxLIEymJdQ

Alejandra nunca teve nada a ver com a Maga:
http://www.la-razon.com/index.php?_url=/suplementos/tendencias/Cortazar-Alejandra-ver-Maga_0_1847215371.html

Julio Cortázar: A biografia do grande intelectual argentino:
https://amenteemaravilhosa.com.br/julio-cortazar-biografia-intelectual-argentino/

'Rayuela' - 50 Junhos depois:
https://www.sul21.com.br/postsrascunho/2013/06/a-rayuela-cinquenta-junhos-depois/

Julio Cortázar: Edit Aron foi a mulher que inspirou a Maga:
https://www.elhistoriador.com.ar/carta-de-julio-cortazar-a-edith-aron-la-mujer-en-la-que-se-habria-inspirado-cuando-creo-su-personaje-la-maga/
'O Jogo da Amarelinha' em sua edição mais recente no Brasil.

La Maga de Cortázar:
https://culturacolectiva.com/historia/la-maga-de-cortazar

Tragam Cortázar de volta:
https://www.fronteiras.com/artigos/alejandro-zambra-tragam-cortazar-de-volta

Roberto Bolaño - O melhor herdeiro de Cortázar:
http://www.diariosigloxxi.com/texto-diario/mostrar/1664916/roberto-bolano-mejor-heredero-julio-cortazar

Nenhum comentário: