segunda-feira, 6 de abril de 2020

Pandemia de Coronavírus: Será que 'Arquivo X' acertou em cheio (episódio 'F. Emasculata' e um vírus mortal)?

Pandemia de Coronavírus: Será que 'Arquivo X' acertou em cheio (episódio 'F. Emasculata' e um vírus mortal)? - Marcos Doniseti!
Episódio 'F. Emasculata' (02X22): Mulder e Scully vão até uma prisão federal na qual inúmeros prisioneiros estão morrendo em função da disseminação de um vírus mortal e desconhecido. Eles descobrem que tudo não passou de um experimento secreto feito por uma grande empresa farmacêutica e que o mesmo conta com a aprovação e proteção do governo.

Coronavírus: Uma Pandemia planejada?

Algumas pessoas dizem, de forma especulativa, que o vírus Covid-19 pode ter sido criado em laboratório.

Pepe Escobar, importante analista geopolítico, é um dos que trabalha com essa hipótese, mas sem afirmar isso de forma definitiva.

As forças da Direita e da Extrema-Direita global dizem que a pandemia do Coronavírus faz parte de uma conspiração do governo chinês para derrubar a economia do Ocidente e transformar a China na maior potência mundial, superando os EUA. Trump, durante um bom período de tempo, referiu-se ao Covid-19 como sendo o 'Vírus Chinês' e o secretário de Estado do seu governo (Mike Pompeo) o chamou de 'Vírus de Wuhan'. 

Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês acusou os EUA como sendo possíveis responsáveis por disseminar o vírus Covid-19 na China, na época da realização dos 'Jogos Militares Mundiais', que ocorreram em Outubro de 2019, em Wuhan, uma cidade de 11 milhões de habitantes e que é capital da província chinesa de Hubei, que foi onde a pandemia começou. 

Assim, alguns dos militares enviados pelos EUA para participar dos Jogos estariam contaminados pelo Covid-19 e teriam sido os responsáveis por disseminar o mesmo na região.

A pandemia de Coronavírus começou na província de Hubei, mas existem várias teorias de conspiração a respeito de qual foi a origem do vírus. O fato é que a China conseguiu, em dois meses, controlar a pandemia, reduzindo rapidamente o número de casos, mostrando a capacidade do país de enfrentar uma crise tão grave.

'Arquivo X' antecipou a Pandemia de Coronavírus?

Em um episódio de 'Arquivo X' ('F. Emasculata'), que foi um dos últimos da segunda temporada e que foi exibido em Abril de 1995, nós temos uma história muito parecida com essa que originou a atual Pandemia do Coronavírus.

Além disso, nas duas últimas temporadas da série, que foram exibidas em 2016 e em 2018, nós tivemos um plano elaborado pelo Canceroso (o grande vilão de 'Arquivo X') que leva ao início de uma Pandemia (provocada pelo 'Vírus Espartano') cujo objetivo era exterminar a humanidade para evitar que esta continue devastando a Terra.

Na série, o personagem Canceroso representa as forças que agem nos bastidores dos governos do mundo inteiro, elaborando e executando planos ultrassecretos, incluindo a disseminação de vírus e bactérias mortais entre a população.

Vários episódios da série tratam deste tema e tivemos até uma grande Mitologia na série que envolvia um 'Vírus Alienígena'. E um destes episódios sobre vírus mortais foi exibido na segunda temporada e possuir várias semelhanças com a atual Pandemia de Covid-19. O episódio se chama 'F. Emasculata' (02X22) e irei comentar o mesmo na sequência.
Scully, que é médica, usa uma máscara semelhante as que estão sendo usadas atualmente em função da Pandemia do Coronavírus. No episódio, o vírus transmissor contamina um grande  número de pessoas rapidamente, tal como acontece com o Covid-19.

Episódio 'F. Emasculata' (02X22)!

'Arquivo X' e um experimento secreto com um vírus mortal!  

Episódio 22 da 2a. Temporada: F. Emasculata (Título no Brasil: Emasculatas, O Vírus da Morte).

Exibição original nos EUA no dia 28/04/1995.

Direção: Rob Bowman; Roteiro: Chris Carter & Howard Gordon.

Trama do Episódio!

Uma prisão federal recebe um pacote estranho, em nome de Robert Torrence, um médico que trabalha com Biodiversidade na Costa Rica. 

Porém, o que ninguém na prisão sabia é que o pacote contém um pedaço de carne (uma pata ensanguentada de porco) que contém um inseto (F. Emasculata) que está  contaminado com um vírus mortal. O inseto é usado como hospedeiro pelo vírus, que ataca o sistema imunológico das pessoas. Ele provoca uma doença que é 'semelhante à gripe'.

O vírus se espalhou pela prisão e está matando os prisioneiros rapidamente, dizimando os mesmos em poucos dias. Quando percebem o que estava acontecendo, dois prisioneiros conseguem escapar da prisão federal, sendo que eles estão contaminados pelo vírus desconhecido, embora não saibam disso, e para o qual não existe nenhum tratamento.

Além disso, o governo censura todas as informações sobre o que aconteceu. Enquanto Scully investiga o que ocorre na prisão, Mulder vai atrás dos fugitivos, que podem espalhar a doença entre a população.

Cena do episódio em que uma vítima do vírus mortal é levada por funcionários do CDC (Centro de Controle de Doenças).

Mulder e Scully descobrem que tudo pode ser uma experiência controlada por uma grande companhia farmacêutica (a 'Pinck Pharmaceuticals') e que ela faz isso com a cumplicidade e proteção do governo dos EUA. Mulder vai atrás de Skinner, a fim de questionar porque ele e Scully haviam sido escalados para aquele trabalho, que não padrão do FBI.

Obs: O jornalista Pepe Escobar chama o consórcio de grandes indústrias farmacêuticas de 'Big Pharma'.

No escritório de Skinner, Mulder encontra o Canceroso, confortavelmente sentado no sofá, enquanto fuma o seu cigarro, e o acusa de estar escondendo informações da população. O Canceroso confirma, dizendo que isso é necessário para não gerar pânico entre a população.

Mulder diz para o Canceroso que o governo mente para as pessoas, para que elas se sintam seguras e o Canceroso responde, dizendo 'Fazemos isso todos os dias'. Assim, o episódio possui várias semelhanças com a realidade atual, em que temos uma brutal e mortal Pandemia de Coronavírus (Covid-19).

E isso não é mera coincidência. No episódio nós temos até a Scully e uma equipe médica usando o mesmo tipo de máscara que, agora, se tornou tão essencial.

Chris Carter sabia das coisas...

Anne Simon e Chris Carter: Ela trabalhou como consultora científica, sendo uma respeitada PhD em biologia molecular e genética.

Muitas pessoas podem se impressionar com as similaridades entre o que vimos neste episódio de 'Arquivo X' (de Abril de 1995) que foi exibido há 25 anos, e o que está acontecendo agora, nesta Pandemia de Covid-19 que se alastrou pelo mundo inteiro rapidamente, em poucos meses, e que já matou mais de 70 mil pessoas até o momento.

Isso acontece porque a série, embora fosse de ficção científica, trabalhava com uma consultora científica muito respeitada, chamada Anne Simon, uma PhD em biologia molecular e genética.

Anne Simon até chegou a escrever um livro chamado 'A verdadeira ciência por trás do Arquivo X', que foi publicado no Brasil.

Nesta publicação vemos a Anne Simon com o Chris Carter e com alguns atores da série (David Duchovny, William B. Davis e Mitch Pileggi).

Trailer do episódio:

Links:

"F. Emasculata" - Episódio de 'Arquivo X': 
http://arquivoxepisodes.blogspot.com/2010/03/02x22-f-emasculatas-emasculatas-o-virus.html

Informações sobre o episódio:
https://www.imdb.com/title/tt0751119/

EUA X China e a Pandemia do Coronavírus:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51966296

Itália já registrava casos de uma 'Pneumonia Estranha' em Novembro de 2019:
https://sol.sapo.pt/artigo/690193/de-uma-estranha-pneumonia-em-italia-ao-estadio-zero-e-a-tragedia

2 comentários:

Jadylopesm disse...

Nunca tive medo de um episódio igual tive desse!

itamar leite disse...

Top