quinta-feira, 30 de maio de 2019

'Acossado': Uma foto e uma história sobre o revolucionário filme de Godard!

'Acossado': Uma foto e uma história sobre o revolucionário filme de Godard! - Marcos Doniseti!
Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg ouvem Godard na época das filmagens de 'Acossado'. A expressão deles diz tudo sobre o que Godard estava fazendo. Eles sequer imaginavam que estavam participando de um dos mais revolucionários filmes da história do Cinema mundial.


Nessa foto, aparentemente o Godard está explicando para Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg o que ele queria que eles fizessem em 'Acossado'.

Mas a impressão que a imagem passa é que Belmondo e Seberg estão pensando algo como 'Onde é que eu fui amarrar o meu burrinho? Esse Godard é maluco...'.

Como eu faço para abandonar esse filme doido feito por esse louco?'.

Bem, foi isso mesmo que eles pensaram durante as filmagens.

Em sua autobiografia (Mil Vidas valem mais do que Uma), Belmondo conta que ele e Seberg estranharam muito o método de trabalho de Godard, que reescrevia o roteiro diariamente e entregava o mesmo, com as cenas e diálogos, para os dois pouco tempo antes de começar a filmar.

Belmondo conta, em seu livro, que um dia o Godard chegou para ele e disse 'na próxima cena você vai entrar naquele restaurante' e o Belmondo perguntou 'e faço o que?'. Godard respondeu 'O que você quiser'...

Godard fazia isso porque ele queria uma interpretação que fosse a mais natural e realista possível.

Mas quem trabalhava desta maneira, naquela época?

Ninguém, é claro.

Então, Belmondo e Seberg concluíram que o Godard era louco, que o filme era maluco e que o mesmo seria um gigantesco fracasso.

Mas como eles já haviam assinado contrato, decidiram fazer o filme mesmo assim. 
Jean-Paul Belmondo escreveu uma ótima autobiografia, na qual temos um capítulo inteiro dedicado à sua participação em 'Acossado'.

A agente de Belmondo fez de tudo para que ele desistisse do filme, dizendo que o mesmo iria destruir a sua carreira, que nunca mais ele seria chamado para fazer um filme.

Mas ele permaneceu até o fim das filmagens, que duraram 21 dias, entre Agosto e Setembro de 1959.

E Belmondo conta que quando o filme estreou em Paris, em Março de 1960, ele pediu para que a sua então esposa fosse assistir a 'Acossado' e observasse a reação do público. Ele dizia que isso determinaria o sucesso ou o fracasso do filme.

Daí, quando ela chegou da exibição com um sorriso imenso e contou o que tinha ouvido do público, ele sabia que 'Acossado' seria um grande sucesso.

E no dia seguinte o seu telefone não parava mais de tocar, tanto que teve mudar o número do mesmo, de tantas eram as propostas de trabalho que Belmondo passou a receber, com cachês imensos, muito maiores do que aquele que ganhou para fazer 
'Acossado'.

E Belmondo também conta que Godard convidou Jean Seberg porque tinha uma paixão secreta por ela e que pensava em se aproximar dela durante as filmagens.

Mas nada aconteceu. 

Esse Godard...

Nenhum comentário: