Luis Bunuel: 'Assim é a Aurora' conecta
histórias de amor com a luta de classes de forma sensível e inteligente! -
Marcos Doniseti!
'Cela S'Appelle L'Aurore' (1956): Este belíssimo filme do genial Luis Bunuel é a primeira parte de uma trilogia, que também reúne 'A Morte No Jardim' (1956) e 'Os Ambiciosos' (1959). |
Assim é a Aurora' é um belíssimo filme e
também é um dos mais acessíveis e fáceis de assistir da vasta e genial obra do
grande Luis Bunuel, embora no mesmo estejam presentes características que a
marcam profundamente, como as críticas feitas à Burguesia e à Igreja, bem como temos muitos elementos que levam o espectador a refletir sobre o significado da presença dos mesmos no filme (os gatos, uma pequena tartaruga...).
A trama do filme se desenvolve na França, em
um povoado de uma pequena ilha da Córsega, e que está longe de tudo,
principalmente da vida agitada das grandes cidades.
Mas, no povoado que aparece no filme vemos,
porém, uma espécie de microcosmo da sociedade burguesa capitalista, à qual
Bunuel faz duras e impiedosas críticas, embora isso seja feito de uma forma
elegante, em alguns momentos, e mais crua em outros.
A luta de classes, a aliança entre a Igreja e
Burguesia, a exploração e pobreza dos trabalhadores, a submissão da Justiça e
da Polícia (logo, do Estado) aos interesses burgueses estão presentes nesta bela obra de Bunuel.
Inclusive, na cena que abre o filme, vemos um
grupo de crianças brincando de correr atrás de uma outra criança que faz o papel subversivo ou revolucionário e que acaba sendo presa. E quando o 'subversivo' estava para ser fuzilado, aparece um
outro grupo de crianças que apedreja o local, a fim de libertar o seu
companheiro que está prestes a morrer.
O recado é claro, com Bunuel defendendo o
direito do povo de se revoltar contra classes sociais e governos de
natureza tirânica ou ditatorial, mesmo que seja necessário usar da violência revolucionária
para isso.
Em função disso, estudiosos da obra de Bunuel apontam 'Assim é a Aurora' como sendo a primeira parte de uma trilogia, que também inclui 'La Mort en ce Jardin' ('A Morte no Jardim', 1956) e 'La Fièvre Monte à El Pao' ('Os Ambiciosos, 1959). Nestes três filmes, Bunuel defende uma estratégia de luta de caráter revolucionário, que promova a destruição da sociedade capitalista.
Em função disso, estudiosos da obra de Bunuel apontam 'Assim é a Aurora' como sendo a primeira parte de uma trilogia, que também inclui 'La Mort en ce Jardin' ('A Morte no Jardim', 1956) e 'La Fièvre Monte à El Pao' ('Os Ambiciosos, 1959). Nestes três filmes, Bunuel defende uma estratégia de luta de caráter revolucionário, que promova a destruição da sociedade capitalista.
A história do filme gira em torno da ação de
um poderoso burguês (industrial e fazendeiro), Gorzone, que explora sem hesitar os
trabalhadores que emprega e que não demonstra nenhuma sensibilidade frente aos
problemas que eles enfrentam.
Um destes trabalhadores é Sandro Galli, que
trabalha na fazenda de Gorzone, onde vive junto com a sua amada esposa, Magda.
Esta se encontra gravemente doente e, em função disso, Sandro passa a relaxar
no trabalho, deixando de fazer as atividades necessárias.
Gorzone visita a fazenda, constata que o
trabalho na mesma não é realizado há vários dias, fica irritado com o fato e
demite Sandro, ordenando que o mesmo deixe a fazenda, pois já contratou outro
trabalhador para ocupar o seu lugar (o exército de reserva de mão-de-obra está
aí para isso mesmo...).
O poderoso burguês Gorzone também abusa do seu poder para paquerar,
na cada-dura, uma enfermeira que trabalha em sua indústria, onde ocorreu um
acidente que feriu mais de 40 trabalhadores (logo, não existe preocupação
alguma com a segurança no trabalho).
Até mesmo a sua esposa reclama do seu
comportamento, bastante indiscreto, dizendo que todos já estão sabendo do que
está acontecendo, mas ele não dá a mínima, tratando de minimizar o fato, desprezando
a reclamação da esposa.
E mesmo
assim ela se submete ao marido, afinal ela pode continuar desfrutando da riqueza e do
prestígio que são decorrentes do fato de ser casada com um rico e poderoso
membro da burguesia, mesmo que este se revele uma pessoa desonesta e infiel.
Aliás, ela nem sequer pede que Gorzone lhe seja fiel, mas apenas que ele seja
'discreto' em seu caso com a enfermeira, que já chegou ao conhecimento de todos.
Mas nem essa simples reclamação ele aceita,
como se o imenso poder do qual desfruta na sociedade lhe desse o direito de
fazer o que bem entende, sem dar satisfação à ninguém, nem mesmo à sua esposa,
demonstrando o seu caráter desonesto, aético e imoral.
Outra trama importante que vemos no filme, e
que se conecta com os conflitos entre o burguês Gorzone e o proletário Sandro,
se dá em torno da vida do Dr. Valerio, que trabalha ali apenas e tão somente
com o objetivo de oferecer assistência médica à paupérrima população da
localidade que é muito pobre e que não tem a menor condição de pagar pelos seus serviços.
Valerio é casado com uma típica pequena
burguesa, Angela, que o ama intensamente, mas que se cansou totalmente da
tediosa e monótona vida na ilha, bem como do fato de que ele não tem mais
tempo livre para ela. Assim, ela tenta convencer o marido a ir embora dali,
para Nice, cidade bem maior, mais rica e com muito mais atrativos para ela
(museus, teatros, restaurantes, amigos burgueses).
Porém, Valerio somente aceita deixar o local
caso consiga um substituto, pois não quer deixar a população local sem assistência, o que não é nada fácil, é claro, pois não são todos
os médicos que se sujeitam a trabalhar em benefício dos mais pobres e sem
ganhar nada por isso.
Com isso, Angela decide ir para Nice, onde vai
morar junto com o seu pai, e deixa Valerio sozinho por ali, o que acaba se
revelando um grave erro, pois o mesmo acaba conhecendo uma jovem e belíssima
viúva (Clara), que é interpretada pela belíssima e estonteante Lucia Bosé. E é claro que
eles irão se sentir fortemente atraídos já na primeira vez em que se vêem.
Este primeiro contato acontece quando um velho tentou abusar
da sua neta, uma criança, e a polícia convocou o Dr. Valerio para prestar
atendimento à garota.
Clara estava presente no local e acaba ajudando Valerio,
bem como ganha uma carona dele até casa do irmão, na qual passou a residir depois que o seu marido faleceu. E a forte atração que sentem leva-os a combinar de se encontrar
novamente no dia seguinte.
E quem também percebe esse interesse mútuo entre Clara
e Valerio é o Comissário Fasaro. Bastou ele entrar no quarto em que Valerio e
Clara atendiam à garota para ele notar que havia uma forte atração entre ambos.
Já nesse primeiro encontro ela tratou de informar Valerio que ela estava
sozinha, que não esperava por ninguém e que é nova no povoado.
Um aspecto importante dos filmes de Bunuel, e
que também está presente neste belíssimo 'Assim é a Aurora', é a natureza contraditória dos
personagens.
Isso fica claro, por exemplo, quando vemos que
o Comissário Fasaro dá um bronca nos policiais que tratam um preso com
brutalidade e que, ao mesmo tempo, colabora com as forças dominantes da
sociedade (Igreja, Burguesia), mesmo sabendo do caráter insensível e violento
das mesmas.
E este mesmo Comissário que está à serviço das
classes dominantes, tem um quadro de Salvador Dali (mostrando Cristo
crucificado) e um livro do poeta Paul Claudel em seu escritório, bem como gosta de
compor as suas próprias poesias, embora elas não sejam lá grande coisa.
A natureza contraditória dos personagens de
Bunuel é um aspecto que também está presente em muitas outras obras suas, tal
como ocorre em 'Viridiana' e em 'Tristana', por exemplo. E o mesmo ocorre com
outros personagens deste belo filme que é 'Assim é a Aurora'.
Quando Valerio vai encontrar Clara, no dia
seguinte, ela não quer mais nada com ele, pois a mesma descobriu que Valerio é
casado. Mas ele insiste e fica claro que está perdidamente apaixonado por ela,
sendo que ela corresponde à sua paixão.
Desta maneira, eles iniciam um intenso
romance, mas procurando ser bastante
discretos, de maneira a que ninguém fique
sabendo do mesmo.
Mas, logo depois, Pietro vai até a casa do irmão de Clara, para
avisar Valerio de que Magda está muito mal. Valerio quer saber como é que este
descobriu a sua presença ali, e ele diz que recebeu a informação do Comissário
Fasaro.
Gorzone, o burguês explorador, desonesto, insensível e imoral, Azzopardi, seu pau-mandado e Pietro, proletário e grande amigo de Sandro, que o ajuda sempre que necessário. |
Fica nítido também que o Dr. Valerio tem
grandes dificuldades para romper com os valores burgueses, pois ele não quer se divorciar da esposa, à qual não deseja fazer sofrer com um dolorida separação,
mesmo tendo um romance muito intenso com Clara, que é a mulher a qual
verdadeiramente ama.
Valerio é como a pequena tartaruga que levou
para Clara, que caiu de costas no chão e que tem grandes dificuldades para se
virar e caminhar por sua própria conta. E Valerio tem imensas dificuldades para
conseguir romper com os valores de sua classe social, que o obrigam a ficar com
a esposa e esquecer da amante, Clara, mesmo sendo esta a mulher que verdadeiramente ama.
Valerio tenta convencer Clara de que o melhor é
que todos eles devem ir embora para Nice, onde o romance entre eles será mais
fácil (afinal, é uma cidade grande...), mas ela diz que Valerio não saberá mentir para a esposa e chora. Mas
Valerio diz que ninguém conseguirá separá-lo de Clara.
Porém, Magda acaba falecendo, o que provoca uma
reviravolta na história. A sua morte ocorreu depois que ela e Sandro foram
expulsos da fazenda por Gorzone. Essa expulsão acabou acontecendo mesmo depois
que Gorzone havia prometido ao Dr. Valerio que Sandro e a esposa poderiam
continuar morando e trabalhando em sua fazenda.
A mentira de Gorzone e a morte de Magda,
quando a mesma estava sendo transportada para a casa de Pietro, amigo dela e de
Sandro, faz com que o marido fique inconsolável.
Extremamente revoltado e indignado com a
situação, Sandro decide se vingar de Gorzone, a quem responsabiliza pela morte
de Magda, indo até a mansão deste, onde o mesmo dava uma festa da qual
participavam outros burgueses ricos, bem como alguns membros da Igreja, mostrando claramente a aliança existente entre a Igreja e a Burguesia.
Um dos religiosos pede que Sandro, armado com
um revólver, vá embora, mas o mesmo desfere três tiros em Gorzone, que acaba
morrendo ali mesmo, logo depois da chegada do Dr. Valerio ao local para lhe
prestar atendimento, que acabará sendo desnecessário.
Desesperado, Sandro acaba indo até a casa do
Dr. Valerio e encontra-se com Clara, que havia escrito e levado um bilhete para
o amante. Ele fica escondido e vê quando Valerio chega à casa, levado pelo
Comissário Fasaro.
E o Comissário deseja um 'boa noite' em tom
irônico para Valerio, olhando para a casa, demonstrando claramente que sabe do caso deste com a
jovem e bela Clara, o que deixa Valerio irritado pela ironia que o mesmo usou.
E Clara informa Valerio da presença de Sandro na casa, escondido no jardim.
Obs1: Sandro, o assassino, está no jardim. E o
filme que integra a segunda parte desta trilogia de Bunuel se chama justamente
'A Morte no Jardim'.
Valerio e Clara decidem esconder Sandro num
quarto dos fundos da casa do médico. Ela diz que Sandro amava Magda e Valerio
fala que teria feito o mesmo, se estivesse no lugar do amigo.
Assim, foi somente quando os membros da
pequena burguesia (Clara e Valerio) se identificaram com a situação de pobreza,
miséria, injustiça e violência em que o casal de proletários (Sandro e Magda)
vivia é que eles romperam com os valores, ideias e interesses da Grande
Burguesia (Gorzone), deixando de caminhar a reboque desta.
Assim, há uma clara identificação de
Valerio/Clara com a situação vivida por Sandro/Magda. O que aconteceu com o casal de proletários, também poderia acontecer com eles.
Afinal, Valerio e Clara se amam de forma tão
forte e intensa quanto Sandro e Magda se amavam e eles poderiam, muito bem,
estar no lugar do casal proletário que foi vítima das injustiças e violências
de Gorzon, o burguês imoral e insensível.
Obs2: De fato, a história está repleta de
exemplos (Revolução Francesa, Revoluções Liberais do século XIX) em que a
pequena burguesia, quando é explorada, torna-se vítima de injustiças e de
violências e se transforma em uma força revolucionária, ela também acaba sendo
vítima da brutal repressão desencadeada pelos governos que estão a serviço dos interesses do Grande Capital.
Para ajudar Sandro, ele correu o risco até de
ser preso, junto com Clara, para poder ajudar aquele pobre trabalhador, Sandro,
que decidiu fazer justiça com as próprias mãos, pois este sabia que a Justiça
jamais faria qualquer coisa contra o rico, poderoso, influente, desonesto e imoral burguês
que é Gorzone.
Luis Bunuel, de camisa branca, e Lucia Bosé, sentada, no set de filmagem de 'Assim é a Aurora'. |
É como se Bunuel estivesse dizendo que as
ações revolucionárias até podem contar com a participação da pequena burguesia,
mas é o proletariado que tem que tomar a liderança e conduzir a Revolução. Valerio
também decide pedir a ajuda de Pietro (outro trabalhador de origem humilde),
que é um grande amigo de Sandro, e eles decidem tirá-lo da ilha no barco de um
primo de Pietro, que o levará para o continente na noite seguinte.
No dia seguinte, na delegacia, o Comissário
fala para Valerio que não há como Sandro fugir, pois o porto está tomado por
policiais e que se alguém esconder e proteger Sandro acabará se dando mal por
isso, o que é um claro recado a Valerio, que é muito amigo do fugitivo, fato
este que é do conhecimento do Comissário, é claro.
Enquanto isso, Angela e seu pai chegam à ilha e Valerio
sequer se dá ao trabalho de ir recebê-los, mostrando claramente o crescente afastamento que ele sente em relação à esposa e aos valores que a mesma representa.
O pai dela fica desconfiado sobre a
presença de alguém em um quarto dos fundos e, colocado contra a parede, Valerio
confessa que está protegendo e escondendo Sandro. E mesmo pressionado por
Angela e o pai desta, ele se recusa a entregar Sandro para a polícia, o que vai
provocar o fim do seu casamento.
Angela e o seu pai estão convencidos de que
a ruptura com Valerio se dá por culpa da proteção deste a Sandro, mas eles
desconhecem o romance entre Valerio e Clara. Valerio até tentou falar para
Angela a respeito do seu caso com Clara, mas não conseguiu.
Obs3: Na sala em que Valerio discute com Angela
e o pai desta há um quadro que mostra um castelo medieval, um feudo, portanto. Esta é uma forma de Bunuel mostrar que o tema principal do filme
é a luta de classes e que a mesma tem raízes históricas.
Assim, foi necessário que o proletário
(Sandro) tomasse a iniciativa de atacar o burguês (Gorzone), para que o membro
da pequena burguesia (Valerio) rompesse com a classe dominante e se aliasse aos
trabalhadores explorados.
Quando a polícia, devidamente avisada por
Angela e seu pai, vai até a casa de Valerio, com um mandado judicial para ver
se Sandro se encontra escondido por lá, o médico não se opõe.
Afinal, Valério e Clara já fizeram a sua escolha, já optaram por um dos lados conflito que ocorre entre a burguesia (Gorzone) e o proletariado (Sandro), fechando uma aliança com a classe revolucionária (o proletariado) e estão
dispostos a pagar o preço pela opção que fizeram.
Mas Sandro fugiu, acabou perseguido e
cercado pela Polícia, preferindo cometer suicídio no final, para evitar que Valerio e Clara fossem prejudicados. Valerio e Clara lamentam a
morte do amigo e aliado.
E a falsidade e hipocrisia do Comissário
Fasaro ficam explícitas no final, quando ele diz para Valerio que sente muito pela
morte de Sandro mas, logo na sequência, chama o mesmo de 'porco' e agradece
pelo fato que Sandro guardou a última bala do revólver para se matar.
Com a fuga e morte de Sandro, Valerio e Clara
se livram da prisão e caminham ao lado de Pietro e de outros proletários, que
são os seus novos aliados na luta pela transformação revolucionária da sociedade.
Fim.
Informações Adicionais:
Título: Cela S'Appelle L'Aurore ('Assim é a
Aurora');
Diretor: Luis Bunuel;
Roteiro: Luis Bunuel e Jean Ferry (adaptação
do romance de Emmanuel Robles);
Duração: 98 minutos;
Ano de Produção: 1956; País de Produção:
França/Itália;
Elenco: Lucia Bosé (Clara Bernacci); Georges
Marchal (Dr. Valerio); Jean-Jacques Delbo (Gorzone); Giani Esposito (Sandro Galli); Nelly Borgeaud (Angela);
Julien Bertheau (Comissário Fasaro); Brigitte Eloy (Magda); Roberto Le Fort
(Pietro); Henri Nassiet (pai de Angela); Simone Paris (esposa de Gorzone); Pascal Mazzotti (Azzopardi); Gaston Modot (novo empregado da fazenda); Yvette Thilly (Delphine).
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