sábado, 9 de maio de 2015

'Fringe' - Comentando o episódio 'Johari Window' (2X12) - Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'Johari Window' (2X12) - Marcos Doniseti! 
No início do episódio, o policial dá carona para um garoto que tem uma aparência absolutamente normal. Mas depois ele terá uma surpresa. 
Este é um daqueles episódios de 'Fringe' em que a Ciência e a Tecnologia sentam no banco dos réus. 

A série tem uma visão bastante crítica em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente quando o mesmo se dá sem nenhum tipo de controle ou limite, o que poderia levar a Humanidade a sofrer uma catástrofe de proporções apocalípticas. Esta é, sem dúvida alguma, uma das ideias centrais do seriado. 


E neste episódio esta visão contestadora e bastante crítica em relação ao papel desempenhado pela ciência e pela tecnologia está mais presente do que nunca, como veremos. 


O episódio começa com um policial (John Pekarski) oferecendo carona a um adolescente solitário (Teddy Falls) numa estrada em um dia chuvoso. Tudo caminhava normalmente, quando o policial, ao conversar com o adolescente, olha no espelho e vê uma imagem totalmente deformada do jovem, parando o carro na estrada de forma repentina. 


Na delegacia, Teddy acaba sendo objeto de curiosidade e de comentários por parte dos policiais, que o observam absortos, comentando que ele foi pego perto da cidade de Edina. Um dos policiais (Pekarski) tira uma foto dele e eles comentam que já tinham ouvido falar destas pessoas deformadas, mas que esta era a primeira vez em que viam uma destas. 


Mas logo depois chegam dois homens que possuem uma deformação muito semelhante à de Teddy e que matam os três policiais. E Teddy diz que sente muito ao policial (Pekarski) que o pegou na estrada, um pouco antes deste ser morto. Afinal, mesmo com todo o espanto que a sua aparência causava, ele estava sendo bem tratado pelos policiais. 

'O Mágico de Oz' é frequentemente citado em 'Fringe'.
Na sequência, Peter tenta convencer Walter a sair do carro e a ir junto com ele ao supermercado (porque precisam comprar leite... ué, mas e a Gene? rs) mas o pai ainda está bastante assustado com o que lhe aconteceu quando foi sozinho para Chinatown e acabou se perdendo e foi seguido (episódio 'Snakehead' - 1X09) e temendo ainda que seja sequestrado novamente por Thomas J. Newton (tal como aconteceu no episódio 'Grey Matters' - 1X10), inclusive ele chega a perguntar para Peter se o seu sequestrador não poderia estar dentro do supermercado. Peter insiste para que ele saia do carro, mas Walter diz que passou a apreciar a covardia e que o 'Leão Covarde' de 'O Mágico de Oz' tinha razão. E Peter diz que não há macacos voadores no supermercado, o que é outra referência ao 'O Mágico de Oz'. 

Obs1: Entendo que essas referências a 'O Mágico de Oz' neste episódio não são gratuitas, pois a história do livros/filme trata de uma realidade alternativa (a 'Terra de Oz'). E de certa maneira os integrantes da 'Fringe Division' irão visitar uma realidade distinta daquela que consideramos normal, o que ficará evidente quando chegarem à Edina para iniciar a sua investigação.


Olívia telefona para Peter e pergunta se ele pode terminar tudo com Walter em no máximo 30 minutos e diz que a razão disso são três policiais mortos e um garoto desaparecido, o que leva Peter a perguntar se aquele era mesmo um caso para o FBI, mas Olívia diz que o garoto é a razão deles investigarem o caso. 

Há uma razão para esta aparência deformada de Teddy. E a Ciência acaba sendo a culpada por isso ou, pelo menos, o uso que os cientistas fazem dela.
Na delegacia onde os três policiais foram assassinados, Broyles informa que Pekarski enviou seu relatório sobre o caso Teddy ao banco de dados da polícia estadual, incluindo uma foto de Teddy, mas que os assassinos não deixaram os cartuchos e nem digitais e que ainda levaram o HD da segurança. 

Broyles mostra a foto de Teddy e Walter diz que viu um garoto semelhante a Teddy, mas à medida que ele vai falando fica claro que ele está se referindo a um personagem do filme 'Deliverance' ('Amargo Pesadelo') que, no filme, participa de um duelo musical tocando o seu banjo. 


O episódio também faz referência ao filme 'Mask' ('Marcas do Destino', de 1985), que é baseado na história real de um jovem que tinha o rosto deformado.


Olívia nota que no relatório de Pekarski estava escrito que o garoto tinha uma aparência normal quando o policial lhe ofereceu carona. O Agente Frug mostra os arquivos relacionados a estas pessoas deformadas para Walter, Peter, Broyles e Olívia, sendo que esta diz que alguns dos mesmos já tem 30 anos. 


Num dos relatórios antigos havia até mesmo uma comparação destas pessoas deformadas com o 'Pé Grande', o que leva Walter a dizer que tal comparação é absurda. O detetive (Agente Frug) pergunta a Walter se ele acredita, mesmo, nestas criaturas, e Walter diz que elas podem existir, mesmo que ninguém as tenha documentado (a expressão que o Peter faz neste momento é ótima, com um sorriso irônico). E Peter procura falar para Frug não se deixar alarmar pelas ideias de Walter, pois este seria um pouco 'excêntrico'. Mas Frug deve ter concluído que Walter é maluco, mesmo. 


Obs2: Aqui, percebe-se como o comportamento de Peter mudou inteiramente em relação ao início do seu trabalho com Walter, na primeira temporada. No começo da série, quando esse tipo de situação acontecia, ele ridicularizava Walter. Agora, ele procura defendê-lo e protegê-lo, evitando que seja ridicularizado pelos outros. 


Olívia fala que todos estes relatos antigos foram feitos sempre nas proximidades de Edina, de onde Teddy estava saindo, o que os levará até a cidade para continuar as suas investigações, é claro. E corretamente Broyles diz para Olívia que tais pessoas, deformadas, fizeram de tudo para se manter escondidas dos outros e que também farão o mesmo para que continue deste jeito, como que dizendo para Olívia e os outros tomarem cuidado. E é claro que ela entende o recado. E como veremos mais adiante no episódio, Broyles estava coberto de razão.


Afinal, não é uma boa ideia mexer com pessoas que desfrutam de uma boa vida, pois quando sentem que o seu modo de vida é ameaçado, elas acabam reagindo com violência. 

Cena do filme 'Mask' ('Marcas do Destino', de 1985) que claramente serviu de inspiração para a realização deste episódio de 'Fringe'.  
Walter, Peter e Olívia vão até Edina e o genial cientista está com receio de que existam lobisomens nas colinas da cidade, pois ficou sabendo que o garoto (Teddy) se transformou na frente do policial, indicando que o garoto possa ser uma espécie de licantropo (na mitologia grega era quem tinha a capacidade de se transformar em outro ser, um lobo, o que deu origem à lenda dos lobisomens). Na verdade, Walter continua com medo que algo lhe aconteça, pelos motivos que já apontamos. Mas ele insiste em que já viu um lobisomen, quando estava em Londres, mas quando isso aconteceu ele estava sob os efeitos de uma mistura potente de haxixe. 

Mistura potente de haxixe? Assim, qualquer um vê lobisomens, Walter...


Olívia chama a atenção para um zumbido (que somente ela ouve... seria um efeito retardatário da sua volta do Universo Vermelho, quando estava com a audição bastante aguçada?) e Walter começa a cantar uma canção que diz 'Hoje alcachofra remada kiwi, nossos elefantes seguem sonolentos'. Até Peter estranha e Walter diz que simplesmente se lembrou da canção. 


Obs3: Dos três, somente Olívia ouviu o zumbido. Seria isso um efeito retardatário da sua volta do Universo Vermelho, quando ela estava com a audição bastante aguçada? Ou então isso seria resultado, tal como a sua memória prodigiosa, do fato de ter sido testada com o cortexiphan quando era criança? Talvez sejam as duas coisas. 


Parece que Walter 'viajou' um pouco neste momento mas, na verdade, essa citação sobre os elefantes está relacionada à resolução da trama do episódio. Mais adiante isso ficará bem evidente. 


Logo depois aparece o Xerife Velchik, que fala que o zumbido tem origem numa base militar localizada a 8 quilômetros de distância. E Olívia fala que um mistério foi resolvido. 


Calma, OIívia, que não é bem assim, não. 

Tudo indica que a população de Edina, de 1943 habitantes, seja um 'Easter Egg' sobre o episódio 'The Bishop Revival' (2X14). Neste, ficamos sabendo que o pai de Walter, Robert Bischoff, fugiu da Alemanha Nazista para os EUA em 1943.
Na conversa que Walter, Peter e Olívia, o xerife Velchik diz que ficou sabendo da morte dos três policiais e ao lhe ser mostrada a foto de Teddy, ele fala que nunca havia visto uma foto destas pessoas deformadas antes e que nunca conseguiu confirmar os relatos a respeito das mesmas. Olívia pede para ler os relatos e o xerife concorda em ajudar. 

Enquanto eles conversavam, um homem (Joseph Falls, pai de Teddy) que ouviu o diálogo, saiu da lanchonete e foi embora. Quando chega em sua casa, ele conta para a esposa (Rose) que os 'federais' tem uma foto de Teddy. Ela diz que 'aquela não era a solução', deixando claro que o marido está envolvido na morte dos três policiais. Olívia e Peter informam Broyles que os relatos que eles leram não eram conclusivos e Peter cita a base militar que fica próxima à cidade, levando Broyles a perguntar se ele está cogitando sobre alguma teoria de conspiração que envolva o governo e Peter brinca, dizendo que nunca perde a chance de pensar em uma. 


Enquanto procuram por um hotel e Walter dorme, Peter diz para Olívia que sabe porque Walter está assustado, mas teme que ela não possa superar a situação dessa vez e teme que ele esteja regredindo, mas Olívia diz que Walter está parecendo tão normal quanto eles. E ela conta que quando encontrou um estudante do tempo de ensino médio e disse a ele no que ela trabalhava, o mesmo a olhou como se ela fosse um monstro, como se tivesse um terceiro olho. E ela pergunta a Peter se já teve a sensação de que fazer esse trabalho o torna uma pessoa cada vez menos normal. E ele diz 'com certeza'.


Obs4: Este diálogo mostra, de certa forma, que eles (Walter, Peter, Olívia) já sentiam um certo distanciamento em relação a outras pessoas em função do trabalho que faziam, investigando casos que podem ser considerados, pelo menos, incomuns. Além disso, isso também mostra que eles (Walter, Peter, Olívia, Broyles, Astrid) cada vez mais estavam fortalecendo os laços sentimentais e emocionais que os aproximavam e os uniam, fazendo com que, aos poucos, fossem se transformando em uma verdadeira família. 

Laços sentimentais e emocionais cada vez mais fortes vão fazendo com que os integrantes da 'Fringe Division' passem a, gradualmente, ir construindo uma verdadeira família. É a 'Fringe Family'. Broyles, por exemplo, diz para Olívia que eles devem tomar cuidado quando forem para Edina, preocupando-se com o que pode acontecer com eles. E ele estava certo em se preocupar... 
Na rodovia, um carro vai na direção frontal do veículo em que estão Peter e Olívia, jogando-os para fora da estrada. Walter continua dormindo profundamente, enquanto Olívia fica inconsciente. E tiros são desferidos na direção deles por uma pessoa clafamente deformada. Peter pega a arma de Olívia e atira na direção da mesma. Walter desperta e Peter desfere outros tiros. O carro que os atacou vai embora. 

O agente Frug diz para Walter, Peter e Olívia diz que Edina e as proximidades são locais tranquilos e que o que estava acontecendo era incomum. Frug recebe a informação de que há uma picape abandonada perto dali. Walter sente-se atraído por uma borboleta e fica tão impressionado com a beleza dela que decide levá-la para Astrid, que coleciona borboletas. Olívia vê sangue no chão, próximo ao local em que Walter encontrou a borboleta. Ela e Peter entram na mata e um policial encontra o corpo de Joseph, já morto, mas sem que esteja deformado. 


Frug questiona Peter se este, realmente, havia atirado em uma criatura e Walter não gosta disso, defendendo o filho de maneira ardorosa. E ele também diz que podem ter encontrado uma criatura com habilidade metamórfica. E Walter volta a cantar a canção sobre os elefantes... 


Antes, Peter defendeu e protegeu Walter (no diálogo sobre o Pé Grande). Agora foi a vez de Walter  fazer o mesmo em relação a Peter. As famílias cuidam e protegem os seus...


Tá esquentando...

Teddy e a sua revista do Robin.
Obs5: Não sei se há uma relação, mas o nome da cidade em que se passa a trama do episódio é Edina, que lembra Eden. É como se, para os seus moradores, a cidade fosse uma espécie de Paraíso, pois somente ali elas conseguiam esconder (dos outros e delas mesmas) a sua deformação. E assim elas conseguiam viver a sua vida normalmente. Quando os seus moradores saíam de Edina, é como se estivessem indo para o Inferno, pois fora da cidade elas eram vistas com a sua real aparência e eram encaradas como sendo algum tipo de aberração da Natureza. Não é à toa que as pessoas que os viram chegaram, até, a compará-los com o 'Pé Grande'.  

Peter sente-se mal por ter matado Joe, mas Olívia diz que ele não tinha escolha e que algo desse tipo já havia acontecido com ela. Ou se mata ou morre. Mas ela também fala que não dormiu por várias noites seguidas e que quando se mata alguém pela primeira vez sempre é difícil. 


Depois, vemos Rose Falls, escondida, chorando a morte do marido, cujo corpo ela vê sendo retirado do local. E o corpo de Joseph é levado ao laboratório de Walter.

Peter e Olívia: Esta é, com certeza, uma das mais belas imagens da história de 'Fringe'. 
Broyles avisa Olívia que, de fato, o Exército fez testes em Edina, conduzindo vários experimentos secretos no final dos anos 1970 e fala que enviará os arquivos sobre os mesmos para Olívia. Ao recebê-los, Olívia fala para Peter que o Exército desenvolveu o 'Projeto Elefante' em Edina e Peter fala sobre a música que Walter canta, com este sendo questionado por Olívia se chegou a participar dos experimentos do Exército em Edina. Walter diz que não. Mas não é bem assim, não é, Walter?

Obs6: Trata-se de uma clara referência ao filme 'The Elephant Man' ('O Homem Elefante' - 1980), de David Lynch. 


Walter entrega a borboleta que encontrou em Edina de presente para Astrid, mas esta descobre que é apenas uma mariposa e julga que Walter está brincando com ela. Mas quando ela abre o saco em que está o corpo de Joseph, ela vê que o rosto do mesmo está todo deformado e solta um grito.


Walter conclui e Peter comenta sobre o fato de que a transformação da mariposa e de Joseph segue um processo semelhante. Walter diz que a mudança deles está relacionada aos experimentos do Exército. Mas Peter estranha que testes tenham sido realizados com borboletas. E Walter explica que esta tem a habilidade de mudar a sua estrutura, mas quando ele analisa a mariposa que trouxe de Edina, descobre que ela não possui qualquer habilidade metamórfica e que não entende como Joseph conseguiu se transformar. 



Filme de David Lynch, 'O Homem Elefante', é uma das inúmeras referências deste episódio. 
Olívia descobre que a picape usada para atacar ela e Peter está registrada no nome de Joe Falls, que era o pai de Teddy. Olívia conversa com o Xerife Velchik sobre Joe, mas o mesmo desconversa e diz que irá ajudá-la mostrando os arquivos sobre o pai de Teddy. 

No laboratório, Astrid diz que descobriu uma desordem genética ao analisar o sangue da mariposa e Walter conclui que Joe tinha o mesmo problema. Walter diz que tal mutação o deixa deformado, mas que não faz ideia do que provoca a transformação dele. Walter diz tem a sensação de que já viu algo assim anteriormente e canta novamente a música sobre os elefantes, concluindo que foi no 'Projeto Elefante' que ele teria visto uma mutação semelhante e que, portanto, é provável que tenha, sim, trabalhado no mesmo, o que confirmaria as suspeitas de Peter e Olívia. 


Este é mais um caso que ao ser investigado acaba levando ao passado um tanto quanto misterioso e nebuloso de Walter. Porém, este não consegue entender porque cantaria tal música. Astrid o questiona a respeito da expressão 'Harkness' e ele diz que é o nome da biblioteca da Faculdade de Direito, percebendo que a letra foi feita pelo próprio Walter para poder ativar a sua memória.

A mariposa/borboleta que Walter pegou em Edina será fundamental para se elucidar o caso. 
Em Edina, Peter e Olívia não conseguem encontrar nenhum registro sobre Joe Falls e de qualquer pessoa cujo nome de família comece com a letra 'F' e decidem procurar por informações nos registros federais. 

Na biblioteca, Walter diz para Astrid que o trabalho é revigorante e que o mesmo lhe dava forças quando Peter estava doente e que o mesmo 'cura a alma'. Ali, ele encontra os arquivos que comprovam a sua participação no 'Projeto Elefante' e encontra fotos de pessoas com deformações semelhantes às de Joe e Teddy. Mas quem comandou tal projeto foi um outro cientista, Edward Cobb. 


Obs7: Este comentário de Walter sobre o fato de que o trabalho é revigorante e cura a alma mostra a sua preocupação em se redimir dos erros que havia cometido no passado, o mesmo que ele, agora, estava revisitando. Seu objetivo era obter perdão divino e salvar a sua alma, tal como ele disse em 'Midnight' (1X18).  


Obs8: Edward Cobb foi um produtor e compositor dos EUA que fez parte de um grupo Pop chamado 'The Four Preps' (1956-1966). Entre as músicas compostas por ele temos 'Tainted Love', que foi gravada originalmente por Gloria Jones em 1964 e que se tornou um grande sucesso com a regravação feita pelo grupo Soft Cell, de SynthPop, em 1981.


Peter e Olívia, ao analisar os arquivos sobre a população de Edina, estranham que o número de habitantes praticamente não muda, a não ser quando nasce ou morre alguém. 

Olívia conversa com o xerife Velchik, que lhe passa o endereço da família de Joe Falls e combinam de se encontrar na residência deste. Mas ela não faz ideia de que o tal encontro não será tão amigável, assim. 
No começo, o Xerife Velchik até que demonstrava querer colaborar com a investigação de Walter, Peter e Olívia. Mas depois a história mudou. 
Reunido com a população, o Xerife Velchik diz que eles, os agentes do FBI, não sabem de nada a respeito da realidade da população de Edina e que irá resolver a situação, tal como já o fez anteriormente, mas Rose diz que eles estão correndo perigo. 

Obs9: O Observer aparece nesta cena, ao fundo. 

Walter explica para Astrid, enquanto vão para Edina, que Joe e a mariposa não se transformaram, de fato, e explica que nos anos 1970 o Exército quis desenvolver uma forma de camuflar os soldados, fazendo experimentos com pulsos eletromagnéticos com o objetivo de impedir que os soldados fossem vistos a olho nu, tornando-os invisíveis aos seus inimigos ou a qualquer outra pessoa. 

E Walter diz que trabalhou, por pouco tempo, como consultor deste projeto. Depois que ele saiu do projeto, os militares descobriram que a exposição prolongada aos pulsos teve um efeito colateral horrível, gerando uma desordem genética incurável e deformando as vítimas. E conclui dizendo que Joe e a mariposa são as vítimas ou então são os filhos destas.
Olha o Observer lá no fundo...
Chegando à região limítrofe de Edina, Walter mostra para Astrid o que acontece: Quando entram em Edina, a mariposa vira uma linda borboleta, mas quando sai da cidade ela volta a ser uma mera mariposa. Quando faz isso, ele cita uma frase dita por Arthur C. Clarke, que é a de que tecnologia avançada é indistinguível de mágica.

Walter diz para Astrid que o homem e a mariposa não se transformam. O que muda é a nossa percepção deles. E ele informa Peter a respeito disso, dizendo que alguém aperfeiçoou a tecnologia de camuflagem do Exército para esconder as deformações que os testes criaram. E Peter conclui corretamente que se as pessoas deformadas ficarem dentro do raio do pulso, então elas parecerão normais aos outros. E Olívia conclui dizendo que este é o zumbido de Edina, que é produzido pelo pulso. 

Obs10: Sobre essa questão da percepção da realidade, reproduzo um trecho do texto 'Percepção e Realidade' (ver link abaixo): 


"Nós experimentamos ondas eletromagnéticas, não como ondas, mas como cores. Experimentamos objetos vibrando, não como vibrações mas como sons. Experimentamos substâncias químicas dissolvidas em ar ou água , não como químicos, mas como cheiros e gostos específicos. Cores, tons, cheiros e gostos são construções da mente, à partir de experiências sensoriais. Eles não existem, como tais, fora do nosso cérebro. Na verdade, o universo é incolor, inodoro, insípido e silencioso. Assim, já se pode responder a uma das questões tradicionais dos filósofos : Há som, quando uma árvore desaba numa floresta, se não tiver alguém para ouvir? Não, a queda da árvore gera vibrações. O som só ocorre se elas forem percebidas por um ser vivo! As informações, oriundas do meio ambiente ou do próprio corpo, são captadas pelos sistemas sensoriais e o cérebro as utiliza para três funções: percepção, controle dos movimentos corporais e manutenção do estado de vigília.".

Olívia pergunta a Walter se este saberia quem teria aperfeiçoado essa tecnologia e ele diz que somente Edward Cobb, o criador do 'Projeto Elefante', conseguiria fazer algo assim. Peter pede para que Walter e Astrid vão embora para casa, pois os moradores de Edina já mataram várias pessoas e ele não quer se preocupar com o pai, mas quando ela pergunta a Walter o que Peter disse, o mesmo fala que ele pediu que fossem para Edina para descobrir onde fica a fonte do pulso eletromagnético. 

Assim, Walter mentiu na cara-dura para Astrid. E o mais interessante é que ele fez isso para poder continuar investigando o caso. Assim, o 'Walter leão covarde Bishop', que não queria sequer entrar em um supermercado, ficou para trás. 

Um dos principais escritores de ficção científica de todos os tempos, a frase dita por Arthur C. Clarke é citada por Walter neste episódio. 
O Xerife e o seu assistente se preparam para resolver o problema com o uso de violência, mas Rose Falls pede que ele não faça isso, mas Velchik a ignora e diz que precisa fazer o trabalho dele e manter a cidade em segurança, citando inclusive o caso de um agente federal que foi morto anos antes e que não os prejudicou em nada. E o Xerife diz para Rose não desligar da máquina, que é o trabalho dela. Assim, ela é a responsável por manter o pulso eletromagnético ativo na cidade, impedindo que os outros vejam as deformidades de seus moradores. O desejo de esconder isso foi o que levou Joseph Falls a tentar matar Walter, Peter e Olívia. E Velchik tentará fazer o mesmo, agora.

Walter e Astrid procuram por algo que possa retransmitir o pulso para a população da cidade, e ela sugere que possa ser uma antena, e Walter concorda que isso iria funcionar. Daí ela aponta para uma grande antena que fica justamente na residência de Rose Falls. E Walter diz 'Muito bom, Asterisk'. Na casa, Walter vê escrito 'Joe and Rose' e se lembra que esta era a filha de Edward Cobb. E Walter convence Teddy a deixar que ele e Astrid entrem na casa ao se identificar como tendo sido amigo de Cobb. 

Na casa de Rose, enquanto Astrid brinca com Teddy com o game 'Operation', Walter descobre o local que controla a retransmissão do pulso eletromagnético para toda a cidade. Olívia e Ella já haviam brincado com o mesmo em 'The No-Brainer' (1X12). 
Conversando com Olívia, Peter conclui que ninguém sai de Edina para morar em outro lugar, sugerindo que toda a população da cidade teria as mesmas deformações. É como se a cidade estivesse, de alguma maneira, isolada do resto do mundo (como se fosse um Jardin do Eden?). 

Neste momento, o Xerife e seu assistente tentam matar Peter e Olívia e começa um tiroteio justamente quando estes chegavam à residência de Rose. E Walter desliga a máquina, permitindo que Astrid veja Teddy como ele realmente é, ou seja, deformado. 


Olívia mata o assistente do Xerife e Rose acaba por fazer o mesmo com Velchik. 


Rose explica para a Walter, Peter e Olivia que o pulso deformou a população de toda a cidade e que Cobb ficou com muito remorso em função disso. Olívia diz que Cobb pediu exoneração do seu cargo em 1979 e Rose confirma, afimando que ele voltou para Edina e trabalhou na máquina dele, até que conseguiu aperfeiçoá-la, permitindo que o pulso escondesse as deformidades deles. 


E Rose conta que seu seu pai apresentou à população de Edina a ideia de que eles ficariam morando a vida toda na cidade, sem jamais sair da mesma, permitindo que as pessoas enxergassem umas às outras pelo que realmente eram. E a população da cidade concordou com isso, pois desta maneira poderia ter uma vida normal. 


Rose também disse que Cobb desconhecia o fato de que o Exército havia expandido os limites do experimento, o que afetou a população da cidade, incluindo a esposa e a filha dele (Rose). Walter fala que se lembra de Cobb com carinho e que este imaginava que a invisibilidade salvaria vidas e que ele finalmente resolveu o problema. Rose diz que seu pai, ao fazer isso, conseguiu criar uma vida boa para eles. Walter nota, claramente, o medo que Rose sente de que essa vida seria destruída, agora, se tudo o que aconteceu ali fosse relatado e divulgado. 


Quando Broyles chega à residência de Rose, Walter pede, emocionado, que este não divulgue nada a respeito da investigação que fizeram, dizendo que aquelas pessoas devem manter o seu segredo, pois se isso não acontecer elas serão testadas e humillhadas. E quando Broyles pergunta a Walter se este encontrou a máquina responsável pela transformação das pessoas de Edina, Walter volta a implorar, mas o chefe esclarece que se ele não encontrou a máquina, então não há nada a relatar, permitindo que a população da cidade siga a sua vida normalmente. 


Emocionado, Walter agradece a Broyles. 


Enquanto Teddy os observa, os integrantes da 'Fringe Division' vão embora de Edina. 


Walter elogia Rose, que estava disposta a expor o segredo deles para fazer o que é certo e elogia a coragem dela em querer fazer isso.


Obs11: Como já sabemos desde o incio da segunda temporada, Walter também possui um segredo a respeito de Peter, que é o fato de que este é originário do Universo Vermelho (episódio 'Momentum Deferred' - 2X04). Mas a questão é: Ele estará disposto a expor este segredo para fazer o que é certo? Será que ele terá a mesma coragem de Rose? O fato de que ele se impressionou com essa atitude de Rose mostra que, para ele, isso não será nada fácil. E talvez seja mesmo impossível, o que poderá lhe custar muito caro. 


E Peter diz que Walter também foi corajoso, pela maneira como defendeu aos moradores de Edina e diz sentir orgulho dele. 


E Walter responde 'Que bom que você escolheu me ver assim. Estou muito feliz'.


Obs12: Essa resposta de Walter mostra que ele não tem tanto orgulho, assim, a respeito de si. Seja em função do seu envolvimento em projetos científicos de caráter duvidoso dos quais participou em seu passado, e que prejudicaram muitas pessoas, seja porque ele guarda um segredo a respeito de Peter que, ele sabe, nunca poderá revelar, pois teme que se ela vier à tona poderá perder o filho que tanto ama. 


Fim.

No final, Walter convenceu Broyles a não relatar o que havia acontecido, a fim de proteger a população de Edina. sendo bem sucedido em sua tentativa. 
Conclusão

Como eu disse no início desse texto, "Este é um daqueles episódios de 'Fringe' em que a Ciência e a Tecnologia sentam no banco dos réus dos produtores e roteiristas da série. 


A série tem uma visão bastante crítica em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente quando o mesmo se dá sem nenhum tipo de controle ou limite, o que poderia levar a Humanidade a sofrer uma catástrofe de proporções apocalípticas. Esta é, sem dúvida alguma, uma das ideias centrais do seriado. 

E neste episódio esta visão contestadora e bastante crítica em relação ao papel desempenhado pela ciência e pela tecnologia está mais presente do que nunca, como veremos.".

Porém, também veremos que a mesma ciência e tecnologia que foram usadas para criar os graves problemas que serão mostrados no episódio, também podem ser utilizados para resolvê-los ou, pelo menos, amenizá-los. E ainda foi um cientista (Walter) quem procurou proteger as pessoas de Edina, que se sentiriam ameaçadas caso a verdade a respeito delas fosse revelada ao público. 


Basta ver que os problemas que afetaram drasticamente a população da cidade de Edina (referência ao Jardim do Eden) começaram com a realização de experimentos feitos por cientistas a serviço do Exército dos EUA, que desejava criar um soldado que se tornasse invisível aos olhos dos inimigos, por meio de um pulso eletromagnético. Mas os pulsos provocaram uma desordem genética incurável nas cobaias, o que faziam com que ficassem deformadas. E sem o conhecimento de Cobb, os militares expandiram o alcance dos experimentos para a população de Edina, levando a que toda esta desenvolve-se a mesma mutação genética e as mesmas deformações. 


Então, está presente aqui uma visão crítica do papel desempenhado pela ciência e pela tecnologia, que acabam sendo usadas para finalidades bélicas, destrutivas e sem preocupação com os eventuais efeitos negativos (sobre a natureza ou os seres vivos) da realização de tais experimentos. 


E o episódio também mostra um verdadeiro festival de referências à Cultura Pop, incluindo os filmes 'Mágico de Oz', 'Mask' (Marcas do Destino), 'Deliverance' ('Amargo Pesadelo') e 'The Elephant Man' ('O Homem Elefante'). Também temos referências à música Pop (Edward Cobb), lendárias (Pé Grande) e mitológicas (a respeito dos licantropos da Grécia antiga, que deu origem à lenda dos lobisomens). O jogo 'Operation', Robin e o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke também são citados. 


Aliás, entendo que essas referências a 'O Mágico de Oz' neste episódio não são gratuitas, pois a história dos livros/filme trata de uma realidade alternativa (a 'Terra de Oz'). E de certa maneira os integrantes da 'Fringe Division' irão visitar uma realidade distinta daquela que consideramos normal, o que ficará evidente quando chegarem à Edina para iniciar a sua investigação.


Inclusive, o nome da cidade em que se passa a trama do episódio é Edina, que lembra Eden. É como se, para os seus moradores, a cidade fosse uma espécie de Paraíso, pois somente ali elas conseguiam esconder (dos outros e delas mesmas) a sua deformação e se ver como elas gostariam de ser. E assim elas conseguiam viver a sua vida normalmente. 

Os inseparáveis Astrid e Walter. O que seria deste sem a sua 'Asterisk'? A vida para ele seria bem mais complicada.
Assim, quando os seus moradores saíam de Edina, é como se eles estivessem indo para o Inferno, pois fora da cidade elas eram vistas com a sua real aparência e eram encaradas como sendo algum tipo de aberração da Natureza. Não é à toa que as pessoas que os viram chegaram, até, a compará-los com o 'Pé Grande'.  

Neste episódio percebe-se como o relacionamento entre Peter e Walter se modificou em relação ao que era no começo da série. Antigamente, quando Walter passava por algum tipo de situação que o deixava exposto às 'gozações' ou 'dúvidas' dos outros a respeito de suas ideias, Peter ridicularizava Walter, pois não respeitava e não levava o pai a sério. Agora, ele procura defendê-lo e protegê-lo, evitando que seja ridicularizado pelos outros. E depois, quando o agente Frug questionou Peter, sobre se ele de fato havia matado uma 'criatura', foi a vez de Walter defender e proteger Peter.


As famílias protegem os seus membros. 


Um diálogo entre Peter e Olívia sobre se o fato de trabalharem na 'Fringe Division' fazia com que se sentissem bem diferentes das demais pessoas mostra, de certa forma, que eles (Walter, Peter, Olívia) já sentiam um certo distanciamento em relação aos outros em função da natureza um tanto quando estranha e misteriosa do trabalho que faziam, investigando casos que podem ser considerados, pelo menos, incomuns. E com isso, os laços afetivos e sentimentais entre eles ia crescendo e se tornando mais intenso com o passar do tempo. 

Além disso, isso também mostra que eles (Walter, Peter, Olívia, Broyles, Astrid) cada vez mais estavam fortalecendo os laços sentimentais e emocionais que os aproximavam e os uniam, fazendo com que, aos poucos, fossem se transformando em uma verdadeira família. Não foi à toa que Broyles avisou Olívia para que tomassem cuidado em Edina, como que intuindo que eles teriam sérios problemas com a população local, como de fato acabou acontecendo.


Este também é mais um caso que ao ser investigado acaba levando ao passado um tanto quanto misterioso e nebuloso de Walter, mostrando que havia, sim, um motivo para ele cantar a música sobre os elefantes, o que era uma maneira de ativar a memória de Walter. Afinal, ele chegou a participar do 'Projeto Elefante' do Exército que gerou a mutação genética e as deformações nos moradores de Edina.  


E novamente temos um episódio em que foi o Walter quem descobriu as causas da mutação genética e das deformações e que resolveu o problema, conseguindo convencer Broyles a não fazer nenhuma relatório sobre os fatos que aconteceram ali, a fim de proteger a população da cidade, que deveria ser deixada em paz, evitando que sofressem outras humilhações. 


Mas é claro que Walter também faz isso porque deseja se redimir dos erros cometidos em seu passado, desejo este que estará presente até o final da série. 


Afinal, ele também chegou a colaborar com o 'Projeto Elefante'. 


E os segredos que Walter guarda ainda o atormentam. O diálogo final do episódio, entre ele e Peter, demonstra isso claramente, pois ele esconde do filho qual é a verdadeira origem dele, temendo perdê-lo caso Peter descubra a verdade a respeito disso. E a admiração que ele sente por Rose mostra que ele não está pronto para revelar a verdade. E é provável que ele jamais terá a coragem e nunca estará preparado para fazer isso. 


Essa história sobre a população deformada de Edina pode ser comparada com a de Walter, Peter e Olívia, que no início da série eram três pessoas desajustadas, que possuíam dificuldades para se integrar a sociedade. 


Afinal, Walter ficou internado 17 anos num hospital psiquiátrico, Peter era um 'bad boy' envolvido em atividades ilegais e criminosas, tendo inúmeras amizades no submundo do crime, o que incluía até mesmo a prestação de serviços para a Máfia, e Olívia era uma pessoa solitária, sem amigos, e que tinha medo de se envolver emocionalmente com os outros, devido aos testes a que foi submetida com o cortexiphan e também aos fatos  que vivenciou com a mãe, que era agredida pelo padastro. 


Assim, Walter, Peter e Olívia criam uma espécie de 'Edina particular' (ou Eden...), ou seja, uma pequena comunidade formada apenas por pessoas (eles, Astrid, Broyles) que confiam uns nos outros e que se preocupam com o que acontece aos mesmos e que também procuram proteger e defender quando um dos integrantes é, de certa maneira, ameaçado, corre perigo ou pode vir a ser desrespeitado. 


Vários momentos do episódio mostram isso claramente, como: 


1) O pedido de Broyles para que Olívia, Walter e Peter tenham cuidado em Edina; 


2) As iniciativas de Walter e Peter de proteger um ao outro quando o primeiro estava prestes a ser ridicularizado e o segundo foi questionado pelo Agente Frug sobre quem, de fato, ele havia matado;


3) O diálogo entre Peter e Olívia sobre o fato de que se sentiam diferentes das demais pessoas em função da natureza do trabalho que realizavam e de que os outros chegavam a encará-los como sendo verdadeiras aberrações por isso (foi o que Olívia ouviu de um antigo colega de ensino médio quando lhe contou qual era o trabalho que fazia).


Tudo isso demonstra que os membros da 'Fringe Division' vivem numa espécie de 'Edina particular'. E tal como os moradores da cidade de Edina, eles também agem, se protegem e se defendem coletivamente. 


Assim, não foi à toa que mesmo o Coronel Broyles se rendeu ao pedido de Walter para que não relatasse os fatos que investigaram ali. E talvez isso também fosse uma maneira de Walter proteger à sua própria família, a 'Fringe Family'. 


Desta maneira, as investigações sobre o que aconteceu em Edina, com a sua população, e a maneira como se desenvolve o relacionamento entre os membros da 'Fringe Division' estão claramente relacionados.


É como disse a Olívia no episódio '6B' (3X14): 'Não se trata apenas de Física. Trata-se de pessoas'. 

Em 'Fringe' as motivações e sentimentos dos personagens são tão importantes quanto as questões científicas e de Sci-Fi que a série aborda.
Logo, 'Fringe' nunca foi uma série de ficção científica purista, que trata apenas de viagens no tempo, universos paralelos, buracos de minhoca, teletransporte ou algo do tipo. A série sempre teve uma dimensão humana muito significativa e o relacionamento entre os personagens, principalmente entre os membros da 'Fringe Division', são tão importantes no seriado quanto as teorias científicas incomuns ou as ideias e conceitos típicos de uma série de Sci-Fi. E também não podemos esquecer dos elementos mitológicos, filosóficos e aqueles que estão relacionados à cultura Pop que estão presentes no seriado.

Em 'Johari Window' essa mistura tipicamentre 'fringeana' fica mais clara e evidente do que nunca. 


E a maneira brilhante com que todos estes elementos foram combinados deu a 'Fringe' um identidade própria, particular, e fez dela uma série absolutamente única e fantástica, que deixou muitas saudades em seu fãs. 


'Fringe' Forever!



Frases e Diálogos:


1) Walter: Eu passei a apreciar a covardia. O Leão Covarde tinha razão.


2) Olívia: Pode terminar aí em meia hora?

Peter: Porque? O que foi?
Olívia: Três tiras mortos e um garoto desaparecido.
Peter: Não parece ser um caso para o FBI.
Olívia: Espere até ouvir sobre o garoto. 

3) Broyles: 'Disforme e deformado. Parecia um primo do Pé Grande.'.


4) Walter: Só porque ninguém documentou macacos voadores ou leões falantes ainda, não quer dizer que não existam. 

Peter: Agente Frug, o meu pai é um pouco excêntrico, não o deixe alarmá-lo.

5) Walter: Pode haver lobisomens nestas colinas. 

Olívia: Lobisomens?
Walter: Aquele policial relatou que o garoto se transformou diante de seus olhos. Então, sim, eu creio que estejamos procurando uma espécie de licantropo.
Peter: É grego. Refere-se a uma criatura que tem a capacidade de se transformar, que pode passar de homem à besta. É mitológico, é claro.
Walter: Bem, eu vi um quando eu era rapaz e estudava em Londres. Eu estava sob a influência de uma mistura potente de haxixe. 

6) Walter (para 2 agentes que levavam o corpo de Joseph para o laboratório): Usem a rampa à esquerda.

Gene: Muuuu...
Peter: É só seguirem o mugido. 

7) Walter: Um amigo meu disse que tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de mágica. 


8) Walter: O homem e a mariposa não se transformam. O que muda é a nossa percepção deles. 


9) Peter: Walter, vá com calma. Está dizendo que o pulso eletromagnético nos permite ver essas pessoas deformadas como se elas fossem normais?

Walter: Sim. 

10) Walter: Muito bom, Asterisk.


11) Walter: É incrível como a Rose estava disposta a expor o seu segredo para fazer o que é certo. Foi tão corajosa. 

Peter: Você também foi corajoso. O modo como defendeu todos eles. Não precisava fazer isso, Walter. Sinto orgulho de você. 
Walter: Que bom que você escolheu me ver assim. Estou muito feliz.

'Deliverance' (Amargo Pesadelo) é um dos filmes citados neste episódio de 'Fringe'.

Links:


Percepção e Realidade:


http://www.cerebromente.org.br/n04/opiniao/percepcao.htm


Filme - 'Deliverance' (Amargo Pesadelo):


http://www.imdb.com/title/tt0068473/?ref_=fn_al_tt_1


Filme - 'The Elephant Man' (O Homem Elefante):


http://www.imdb.com/title/tt0080678/?ref_=nv_sr_1


Filme - 'The Wizard of Oz' (O Mágico de Oz):


http://www.imdb.com/title/tt0032138/?ref_=fn_al_tt_1


Filme - 'Mask' (Marcas do Destino):


http://www.imdb.com/title/tt0089560/?ref_=nv_sr_4


Vídeo:


Cena do duelo musical do filme 'Amargo Pesadelo'




Vídeo da música 'Tainted Love' (Gloria Jones - 1964):



Vídeo da música 'Tainted Love' (Soft Cell - 1981):





Informações Adicionais:


Audiência do episódio: 6.600.000;


Data de Exibição nos EUA: 14/01/2010;


Diretor: Joe Chapelle;


Roteiro: Josh Singer;


Glyph Code: Mutate.





Músicas tocadas:


http://www.tunefind.com/show/fringe/season-2/4923

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