'Fast Times' foi mais um ótimo episódio desta excelente série. |
Seu supervisor informa que com os cabos ligados ao córtex ela se torna um gravador passivo de tudo o que 'vê, ouve e cheira', sendo que o AMC pode armazenar até 36 horas de vídeo, o que acaba com as testemunhas e as prisões mal feitas. Ele completa falando que todas as pessoas deveriam usar um chip. Kiera fala o seu nome e número do crachá (que é 11-6-914) e recebe as duas armas que irá usar. E o supervisor diz que possuir instintos é bom, mas o que fará dela uma grande 'Protetora' é a tecnologia.
E Kiera demonstra todo o seu orgulho e felicidade por estar em seu novo trabalho.
Já em 2012, o jovem Alec conversa com ela e, quando a vê, ele diz que ela está ótima, levando-a a dizer 'limites' para ele e é claro que Alec tem que aceitar a bronca. Ela esclarece que a memória celular dela é apenas para uso no trabalho e que, às vezes, fala com ela mesma, mas que com o tempo eles saberão se comunicar melhor
Sem romance, portanto, Alec... Afinal, ela é uma mulher casada. Está certo que o marido ficou em 2077 e ela está em 2012, mas isso é apenas um detalhe, ok?
Logo depois vemos os membros da 'Liber8' (Travis, Curtis, Sonya e Garza) se preparando para uma ação, armando-se até os dentes.
Kiera chega à delegacia, também em seu primeiro dia oficial de trabalho em Vancouver, em 2012 (o que explica a abertura com a Kiera iniciando o seu trabalho em 2077) e Carlos ainda a chama pelo nome de Linda. E usando tal nome ela cumprimenta Betty, que mal consegue disfarçar o ciúmes que sente de Kiera, pelo fato dela ser a nova parceira de Carlos, mas a 'Protetora' diz para Carlos que Betty não precisa se preocupar. Mas logo depois, Carlos a surpreende, perguntando a respeito de rompimentos, percebendo que Kiera se separou de alguém há pouco tempo. E ela confirma que 'o deixou', referindo-se a Greg.
Novamente, ela esconde de Carlos o que realmente aconteceu, por motivos mais do que óbvios, que é o de proteger os seus segredos. Não é à toa que Kiera é uma 'Protetora'. Mais do que nunca, o que ela mais protege em 2012 é a sua verdadeira história, bem como os seus segredos.
Betty demonstra ciúmes de Kiera logo no primeiro dia de trabalho, temendo que Carlos pudesse vir a se interessar pela bela viajante do futuro. |
Enquanto isso, os membros da 'Liber8' se preparam para uma tentativa de voltar para o futuro. Resta saber se a intenção deles é voltar para 2077 ou para alguns anos antes. E Kellogg demonstra não ter interesse em fazer essa viagem, perguntando se 2012 não é a época certa, na qual eles realmente deveriam estar. E Curtis pergunta se ele tem medo de mais uma viagem à 'Toca do Coelho', o que é uma clara referência à 'Alice in the Wonderland'.
Kellogg diz que naquela época, 2012, as desigualdades sociais e as injustiças estavam crescendo, mas que ainda existiam liberdades (o que já não acontece em 2077), sendo que a Ditadura Corporativa ainda irá demorar 50 anos para ser imposta e que a 'Liber8' pode usar dessas liberdades para dizer às pessoas o que está sendo feito naquele momento com elas. Ele diz que até o Presidente critica as corporações em 2012.
Este comentário de Kellogg é, a meu ver, uma clara referência a críticas que Obama fez às Corporações em 2010.
Obs1: De fato, em 2010, Obama criticou as Corporações quando a Suprema Corte eliminou qualquer restrição para as contribuições que as Corporações possam dar para os partidos políticos em campanhas eleitorais. Na época, Obama disse que tal medida representava a vitória do Grande Capital. Obama disse literalmente o seguinte sobre tal medida:
"É a vitória do grande capital, dos bancos de Wall Street, das grandes seguradoras e de interesses poderosos que ameaçam a voz dos cidadãos americanos. Esta sentença dá aos lobistas ainda mais poder do que eles tinham".
Kellogg tenta convencer os demais membros da organização a permanecer vivendo naquela época, dizendo que com o conhecimento do futuro que eles possuem, a 'Liber8' poderá operar ali, em 2012, sem enfrentar maiores desafios. Mas Lucas lembra que a Protetora, Kiera, está ali e que ela poderá impedi-los de atingir as suas metas. E é exatamente esse o objetivo dela.
E Kellogg ainda tem a cara-de-pau de propor a realização de uma votação para saber quem deseja ficar ali e somente ele se manifesta a favor dessa opção.
A questão é: Afinal, porque os membros da 'Liber8' estavam querendo voltar tão rapidamente para o futuro? Isso aconteceu porque eles voltaram para uma época muito distante no tempo. Eles imaginavam que o retorno seria para um ano bem mais próximo de 2077, tanto que quando se despediu de Kellogg, o Travis disse 'Até daqui a 60 anos', ou seja, a ideia deles é viajar para 2071-2072, apenas 5-6 anos antes da época da qual eles saíram.
Mas se o 'old' Alec Sadler os enviou para um ano tão distante no tempo, bem mais distante do que os membros da 'Liber8' imaginavam, então é porque talvez eles estejam ali para fazer algo que o 'Viejo Brujo' deseja e que nem mesmo os membros da 'Liber8' sabem o que pode ser.
Em filmes ou seriados de ficção científica é muito difícil não existir alguma referência a 'Alice in the Wonderland''. E tal referência existe em 'Continuum' também. |
Kiera é interrogada por Carlos, e confirma que é policial, mas insiste na história da carochinha de que, realmente, se chama 'Linda Williams' e daí ela começa a citar uma série de estatísticas sobre o nome Williams que lhes são transmitidas pelo jovem Alec.
Carlos diz que irá dar o benefício da dúvida para 'Linda', mas que ela não poderá mentir para ele novamente, com o que ela concorda, mas ele quer que ela conte quem ela é e o que ela faz ali.
Mas isso é tudo o que a Kiera não pode fazer, certo?
Então, ela pede ajuda ao Alec, que irá montar uma história de fachada para que ela possa continuar escondendo a sua verdadeira história e identidade. Ela passa a sua impressão digital para que Alec possa fazer isso. Assim, será possível inventar uma 'verdade que possa ser aceita', diz Kiera.
Carlos diz para Dillon que ela está cooperando e que ela salvou a vida dele. Mas Dillon diz que ela está sempre à frente do 'Liber8' e que isso significa que ela é uma integrante do grupo, mas Carlos diz que o instinto dele diz outra coisa. Mesmo assim, o chefe da polícia de Vancouver manda autuar Kiera e que todas as possibilidades devem ser consideradas, mesmo aquelas que eles não gostam.
É claro que Dillon age como um policial normal, racional, e tem motivos para desconfiar de Kiera, ainda mais depois que descobriu sobre a falsa identidade dela.
É Kiera, essa história de que você se chamava Linda Williams e que era detetive da polícia de Portland não durou muito... |
Porém a descarga de energia liberada pela tentativa faz com que o elevador em que Carlos e Kiera estavam acabe por enguiçar. E Alec informa que metade da cidade está sem energia.
Kiera diz para Carlos que eles devem investigar uma explosão que não teria deixado nenhum vestígio e diz que precisa ver a subestação mas, neste caso, ela está falando com Alec. Quando Alec permite que ela tenha a visão da subestação, ela vê os integrantes da 'Liber8' invadindo o local. Ela diz que precisam checar o local, mas Carlos diz que ele fará isso sozinho, pois ela será detida, mas ela fala que não será detida e usa o seu traje high tech para dar um choque nele, deixando-o meio que desacordado e, assim, poder algemá-lo. Alec diz para ela que isso foi incrível.
Kiera fala para Carlos que nem sempre as atitudes dela farão sentido para ele, mas que ela precisa fazê-lo e que precisará da ajuda dele.
Kiera deixa Carlos para trás e pergunta a Alec como faz para um carro funcionar, pois ela nunca entrou em um. E ela olha para os veículos como se estivesse olhando para algum tipo de objeto medieval. Mas com a ajuda e orientação de Alec, ela consegue, aos trancos e barrancos, sair dirigindo. Alec brinca com ela em função das dificuldades que ela tem para dirigir, e ela diz que isso não tem graça. Demorou um pouco, mas ela conseguiu.
É isso aí, Kiera! Ops, isso também foi uma ironia...
Alec finalmente sai do celeiro high tech para pegar, rapidamente, alguns lanches e cumprimenta Julian, que o olha da pior maneira possível.
Roland (o padrasto de Alec) pergunta para Ann o que há com Alec e ela diz que não faz ideia, mas que o pai dele era do mesmo jeito, empolgado pelo trabalho.
Kellogg vai até uma instituição financeira, a fim de fazer investimentos (que ele sabe que darão muitos lucros, pois ele veio do futuro) e aproveita para dar uma conferida na bela atendente. Assim, fica claro que os motivos dele querer ficar em 2012 não são apenas porque há mais liberdades do que em 2077. Ele claramente gostou da época e quer aproveitar tudo o que ela pode oferecer de melhor. Afinal, por qual outro motivo ele iria querer se tornar um milionário tão rapidamente?
Carlos é encontrado algemado no elevador, provocando uma risadinha irônica por parte de Betty, e que foi desaprovada por Dillon, que não gostou de ver o seu principal investigador naquela situação tão ridícula.
Pobre Carlos. Ele queria autuar Kiera e se deu muito mal... |
Alec envia para Kiera informações sobre um cientista chamado Simon Fraser, que faz pesquisas para descobrir um meio seguro de usar energia por reação de fusão para tornar possíveis viagens mais rápidas do que a velocidade da luz. Kiera pergunta se tais informações já vieram a público e ele diz que Fraser é famoso, sendo capa da edição da 'Wired' daquele mês, esclarecendo Kiera que se trata de uma revista. Ela diz que precisam chegar até Fraser antes da 'Liber8'. Mas o líder desta, Travis, chegou a Fraser antes de Kiera.
Obs2: Simon Fraser é o nome de uma universidade pública canadense localizada na Colúmbia Britânica e possui campus em Vancouver. E Simon Fraser foi um explorador e colonizador britânico que estabeleceu o primeiro assentamento europeu na Colúmbia Britânica e sua atuação ajudou a definir as atuais fronteiras do Canadá. E também há um rio, que foi explorado por ele, com o seu nome na região.
Dillon pergunta para Carlos se tem alguma informação sobre os membros da 'Liber8' e ele diz que não, e o encarrega de encontrar Kiera, por quem ele era o responsável.
Como se vê, Carlos não vive um bom momento, não é mesmo? Betty informa Carlos que está seguindo os rastros de quem invadiu o servidor da polícia de Portland e que, em breve, chegará até o responsável (que é Alec, é claro). Ela também comenta que 'Linda' está fazendo Carlos parecer um idiota, embora ele seja um bom policial, e que ele está sendo usado por Kiera, e que não quer ver isso acontecer. Ele aproveita e pede a ajuda dela para descobrir que é o hacker e ela diz que fará isso.
Kiera vai até a casa de Simon Fraser, mas ele já havia sido sequestrado pela 'Liber8'. A esposa resiste, mas acaba dizendo para a Protetora o local onde ele se encontra, que é na Universidade, onde ele está construindo o dispositivo de colisão linear.
Kiera telefona para Carlos, ao qual pede ajuda e diz que está infiltrada na 'Liber8' e que em 20 minutos ela irá enviar um sms informando onde os integrantes da organização se encontram.
Kellogg visita a casa da sua família, enquanto que os outros membros da 'Liber8' decidem usar o dispositivo de Fases para tentar viajar no Tempo, para 2071. Kiera vai até o local e deixa o celular da esposa de Fraser ligado, enquanto que Carlos decide ir até a residência deste.
Kiera tenta se comunicar com Alec, mas o mesmo não estava no celeiro high tech naquele momento. Alec chega ao celeiro e a questiona sobre o motivo de estar sozinha e ela diz que deixou várias pistas para que Carlos descubra onde ela se encontra.
Kiera chega à Universidade onde os membros da 'Liber8' tentam viajar no Tempo, voltando para o Futuro. E é claro que ela deseja participar da viagem. |
Kiera aciona o mecanismo de invisibilidade e surpreende Sonya, dominando-a e manda Fraser ir embora, mas deixando claro que deseja viajar no Tempo junto com os integrantes da 'Liber8'. Eles acabam aceitando os termos do cessar fogo temporário sugerido por ela, que estará rompido tão logo cheguem a 2071, que é o ano para o qual eles deveriam ter viajado quando estavam prestes a ser executados em 2077.
Pouco antes da tentativa de voltar para 2071 acontecer, Kiera começa a se lembrar do filho, que pergunta quem irá colocá-lo para dormir se ela precisa caçar os bandidos.
Ela diz que Fraser deve ir embora, mas o mesmo que tem manter segredo sobre o que aconteceu ali, e ele concorda. Mas a tentativa de viagem fracassa e uma explosão os joga para longe. E Kiera começa a atirar nos membros da 'Liber8' logo depois de dizer que o cessar fogo havia acabado.
Nisso, a 'Cavalaria' da Polícia de Vancouver, com Carlos e Dillon presentes, chega ao local, mas Chen atinge vários policiais. Enquanto isso, Lucas se preocupa em pegar todos os pedaços da esfera que permite viajar no Tempo, mas um dos pedaços ficou para trás e acabará ficando em posse de Kiera.
Carlos, Dillon e a 'Cavalaria' chegam à Universidade, onde estão Kiera e os membros da 'Liber8'. |
Se é que ela conseguirá.
Betty tenta descobrir quem é o hacker que invadiu o servidor da polícia de Portland, mas um 'alerta de segurança' criado por Alec barra o seu acesso, pois ele consegue criar uma identidade e uma história de fachada que permite libertar Kiera, limpando o nome dela, que está sendo fichada pela polícia de Vancouver.
Fraser reencontra a esposa na delegacia, cena a qual Kiera assiste emocionada (é o reencontro de um casal, algo que ela também deseja, de uma família voltando ao normal), enquanto ela novamente se lembra de quando colocava o filho, Sam, para dormir, e ao qual prometia que iria fazer isso sempre. E vemos Greg dizendo que ela não deveria prometer o que não pode cumprir, pois muitas vezes ela não irá voltar para casa à noite. E agora é que ela não poderá fazer isso, mesmo.
Obs3: Será que algum dia iremos ver qual foi o impacto, do desaparecimento de Kiera, para Greg e Sam? A terceira temporada já terminou e, até agora, isso não foi mostrado.
Betty entrega o arquivo sobre Kiera para Dillon, que descobre que ela trabalha para a 'Section 6' e fica evidente a frustração de Betty por não ter conseguido, de alguma maneira, desmascarar e prejudicar Kiera. Haja ciúmes...
Dillon manda retirar as algemas da Agente Especial Cameron e diz para esta que ela poderia ter evitado tanto transtorno se tivesse dito que trabalha para os 'Federais', mas que entende a necessidade de manter tudo discreto da parte dela. E ela diz obrigado, mas não é para Dillon que ela fala isso, mas para Alec, que responde dizendo 'Não me agradeça. A ideia foi sua'. Analisando a ficha dela, Dillon diz que ela tem mais contatos do que eles (algo que nem mesmo ela sabia, certo, Alec?).
E Dillon afirma que irá criar uma Força-Tarefa para cuidar da 'Liber8' e que gostaria que ela fizesse parte da mesma, devido aos conhecimentos que ela possui sobre os métodos e táticas do grupo. Ela nem responde e o silêncio dela já é interpretado por Dillon como se fosse um 'sim, o que o deixa muito feliz. Ela aceita, dizendo que deve se informar sobre tudo relacionado à Polícia de Vancouver e Dillon fala que Fonnegra cuidará disso, pois eles 'se completam'. E ela também aceita essa proposta, deixando Dillon ainda mais contente.
Na hora do tiroteio esse pessoal da 'Liber8' não alivia. |
E Kiera e Carlos trocam olhares, como que dizendo 'agora é conosco' e 'pois é'.
Carlos a informa sobre o local do café, dá sugestões e entrega a arma reserva dele para Kiera enquanto ela não tem uma para ela. Mas fica claro que ele ainda nutre suspeitas em relação a Kiera, dizendo que encontraram exatamente aquilo que queriam, ou seja, o arquivo de Kiera. Seu instinto de investigador não o engana.
Sabemos que Carlos tem motivos de sobra para desconfiar que Kiera esconde muitas informações importantes, mas ela diz que, naquele momento, está sem respostas. Quando ele pergunta se ela quer carona, ela vê a peça que estava faltando, da esfera que Lucas levou, num saco plástico onde ficam as evidências dos casos investigados. Ela responde que ficará um pouco mais e não tira o olho da peça, a qual ela dará um jeito de pegar emprestado, digamos.
Alec pergunta se ela está chateada e Kiera responde que tem marido e filho e que, agora, percebe que talvez nunca mais ela poderá vê-los novamente. Ela diz que deve haver uma razão para ela estar ali, naquela época e que o que ela está fazendo ajudará a família no futuro, de alguma maneira. Alec faz uma brincadeira sobre chamar um táxi e se despedem.
Fim.
Este foi mais um excelente episódio de 'Continuum'. |
Este é um ótimo episódio de 'Continuum' e nele ficamos sabendo mais a respeito da vida pessoal e profissional de Kiera em 2077, mostrando como ela começou o seu trabalho na CPS, bem como quais são os recursos tecnológicos aos quais ela pode utilizar.
Também vemos a preocupação de Kiera em manter os seus segredos intactos, sempre inventando alguma história de fachada a fim de protegê-los. E mesmo quando o seu disfarce como 'Linda Williams' foi descoberto, ela conseguiu a ajuda fundamental de Alec para resolver esse problema, a partir de uma ideia dela mesma, o que permitiu que ela continuasse a sua vida normalmente, mas sem que as desconfianças de Carlos deixassem de existir, como ficou claro no episódio. Ele sabe que Kiera esconde algum segredo importante, mas percebe que aceitar trabalhar com ela poderá ser a melhor maneira de descobrir o que é isso.
E descobrimos que Betty possui um certo, digamos, interesse romântico em Carlos e ela mal esconde o ciúmes que sente de Kiera pelo fato desta, além de ser uma linda mulher, estar trabalhando com ele, bem como a sua frustração por não ter conseguido prejudicar Kiera de uma vez por todas no final.
E Kellogg demonstra que não quer viajar de volta para 2071 coisa nenhuma. Ele adorou a vida em 2012, na qual ainda podia desfrutar de certas liberdades e, principalmente, de um certo luxo e prazeres, que são inexistentes em 2077. Ele quer ficar milionário rapidamente, vivendo uma boa vida, e com o conhecimento do futuro que possui, isso será fácil para ele.
A questão é: Afinal, se a intenção dos membros da 'Liber8' era voltar para 2071, então porque eles foram parar em 2012? Entendo que o motivo disso é que a viagem deles e, também, de Kiera, faz parte dos planos do 'old Alec Sadler', aos quais nenhum deles sabe qual é. E talvez o único que tenha conhecimento dos mesmos seja o próprio Kagame e que, por isso, ele decidiu colaborar com o extremamente poderoso proprietário da SadTech, que é a mais poderosa Corporação em 2077. Mas onde ele foi parar? Porque ele não ficou junto com os outros integrantes?
No episódio, além dos momentos de tristeza de Kiera, nós também tivemos alguns momentos de humor, quando Kiera tentava aprender a dirigir um automóvel e também percebemos que o jovem Alec está bastante entusiasmado com essa nova aventura, tanto que vai correndo pegar a comida em sua casa e volta voando para o seu celeiro high tech.
Afinal, não é a toda hora que uma bela viajante do futuro aparece em nossas vidas, certo, Alec?
E a tentativa dela e dos membros de voltar para 2071 acabou fracassando e isso deixou Kiera arrasada, é claro, pois significa que talvez ela nunca mais poderá voltar a ver o seu marido e o seu filho novamente.
E este fracasso também pode significar que ainda não existe tecnologia que permita, em 2012, fazer uma viagem no tempo, seja em direção ao futuro, seja em direção ao passado.
Logo, Kiera e os membros da 'Liber8' ficarão presos ali e por um bom tempo.
Kiera Cameron, a bela Protetora que tenta voltar a viver com a sua família em 2077 e que, ao mesmo tempo, tem que combater os planos da 'Liber8' em 2012. |
Frases e Diálogos:
1) Kiera: Eu pareço ótima.
Alec: Sim, parece.
Kiera: Limites, Alec.
Alec: Como uma policial.
2) Kiera: Diga a ela que não há nada para se preocupar.
Carlos: Betty?
Kiera: Você é bonitão, mas não é o meu tipo.
Carlos: Nada para se preocupar, huu?
Kiera: Não.
Carlos: Rompimentos são uma droga, não?
Kiera: Sim.
Carlos: Ele deixou você?
Kiera: Eu o deixei. É complicado.
Carlos: Sim, sempre é.
3) Kellogg: Pessoal, e se aqui é onde deveríamos estar?
Curtis: Tem medo de mais uma viagem à 'Toca do Coelho'?
4) Carlos: Agora é a parte em que você me diz quem é e o que faz aqui.
5) Alec: O que está fazendo?
Kiera: É assim que resolveremos o problema.
Alec: Como? Com impressão digital?
Kiera: Com uma verdade que possa ser aceita.
6) Carlos (para Dillon, sobre Kiera): Eu estaria morto se não fosse ela.
7) Kiera: O que faço nem sempre fará sentido para você. Mas é importante. E não posso fazê-lo sem você.
8) Kiera: Como faço um desses funcionar? (para Alec, sobre um automóvel).
9) Carlos: Não aja como se nunca foi algemado a um elevador antes.
10) Kiera: Vai dar certo. Eu sei como isso termina, lembra-se?
11) Kiera: Eu quero ir para casa.
12) Curtis: A policial vadia quer vir conosco.
Kiera: A policial vadia quer.
13) Lucas: Travis, não sei como dizer isso.
Travis: Sem som de tambores.
14) Dillon: Do quão alto veio isso?
Betty: Do máximo que se pode.
Dillon: Belo trabalho. Você não parece feliz.
15) Carlos (para Kiera): Não sei o que fez ou como. Procuravámos uma ficha e achamos exatamente o que procurávamos.
16) Kiera: A única forma que me fará passar tudo isso é encontrando um jeito de acreditar que há uma razão para eu estar aqui. Que o que faço, de alguma forma, vai ajudar minha família no futuro, enquanto estou aqui no presente.
Alec: Parece razoável.
Kiera: Espero que você esteja certo.
Um excelente desenho de Kiera. Ela seria uma ótima personagem de história em quadrinhos, com certeza. |
Links:
Obama crítica a Suprema Corte as Corporações:
http://www.vermelho.org.br/noticia/123047-9
Simon Fraser:
http://en.wikipedia.org/wiki/Simon_Fraser_(explorer)
Informações Adicionais:
Data de Exibição: 03/06/2012;
Diretor: Jon Cassar;
Roteiro: Jeff King;
Músicas tocadas no episódio:
http://www.tunefind.com/show/continuum/season-1/11764
IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt2273947/?ref_=tt_ep_pr
Nenhum comentário:
Postar um comentário