sábado, 18 de junho de 2011

O passado volta pesado e emocionante com Peter Hook!


O passado volta pesado e emocionante com Peter Hook - por THALES DE MENEZES - da Folha.com

Uma plateia de trintões e quarentões, muitos com camisetas do Joy Division, saiu de alma lavada do Estúdio Emme na madrugada de sexta (17), em São Paulo. Peter Hook, 55, baixista do New Order nos últimos 30 anos, reabriu com dignidade o baú de sua banda anterior.

Fez um empolgante show apresentando as músicas de "Unknown Pleasures", o primeiro disco do Joy Division, de 1979. Conforme antecipara em entrevista à Folha, fez versões mais pesadas, com pegada mais rock. O público aprovou com urros e pulos.

O cara não participa durante anos do grupo mais descuidado com o visual em toda a história do rock, o New Order, para mudar de estilo depois de velho. Hook subiu ao palco como se fosse levar o carro para lavar no sabadão: tênis, jeans e camisa polo.

Ao lado de um ótimo quarteto mais jovem (entre eles seu filho baixista) também desencanado visualmente, Hook estava preocupado mesmo em cantar bem as músicas. E ele segura firme. Às vezes até imita as inflexões vocais de Ian Curtis, o cantor da banda que se matou em 1980.

Com quase uma hora de atraso, Hook e a banda The Light entraram pisando fundo. A batida hipnótica das canções ficou mais incisiva com o peso de guitarras e baixos. Meio gordinho, Hook continua um "bass guitar hero", tocando cheio de poses invocadas, "atacando" o público.

A plateia insistiu desde a primeira música que a banda tocasse "Transmission", um dos maiores hits do Joy Division ao lado de "Love Will Tear Us Apart". Mas nenhuma delas faz parte do primeiro álbum, que Hook e a banda tocaram na íntegra, com muito vigor.

Depois de executadas todas as faixas daquele disco, o grupo voltou para o bis. E finalmente os fãs foram recompensados. Além de uma performance matadora de "Transmission", que um praticamente enlouquecido Hook alongou por quase dez consagradores minutos, a banda emendou "Love Will Tear Us Apart". Se ainda existia alguém presente não abduzido por um show tão emocionante, certamente entregou os pontos nessa hora.

A maioria das pessoas na saída só sabia elogiar a apresentação e checar planos para voltar na noite seguinte, segunda e última data de Peter Hook & The Light no Brasil.

Link:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/931674-o-passado-volta-pesado-e-emocionante-com-peter-hook.shtml

Nenhum comentário: