segunda-feira, 6 de abril de 2020

Pandemia de Coronavírus: Será que 'Arquivo X' acertou em cheio (episódio 'F. Emasculata' e um vírus mortal)?

Pandemia de Coronavírus: Será que 'Arquivo X' acertou em cheio (episódio 'F. Emasculata' e um vírus mortal)? - Marcos Doniseti!
Episódio 'F. Emasculata' (02X22): Mulder e Scully vão até uma prisão federal na qual inúmeros prisioneiros estão morrendo em função da disseminação de um vírus mortal e desconhecido. Eles descobrem que tudo não passou de um experimento secreto feito por uma grande empresa farmacêutica e que o mesmo conta com a aprovação e proteção do governo.

Coronavírus: Uma Pandemia planejada?

Algumas pessoas dizem, de forma especulativa, que o vírus Covid-19 pode ter sido criado em laboratório.

Pepe Escobar, importante analista geopolítico, é um dos que trabalha com essa hipótese, mas sem afirmar isso de forma definitiva.

As forças da Direita e da Extrema-Direita global dizem que a pandemia do Coronavírus faz parte de uma conspiração do governo chinês para derrubar a economia do Ocidente e transformar a China na maior potência mundial, superando os EUA. Trump, durante um bom período de tempo, referiu-se ao Covid-19 como sendo o 'Vírus Chinês' e o secretário de Estado do seu governo (Mike Pompeo) o chamou de 'Vírus de Wuhan'. 

Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês acusou os EUA como sendo possíveis responsáveis por disseminar o vírus Covid-19 na China, na época da realização dos 'Jogos Militares Mundiais', que ocorreram em Outubro de 2019, em Wuhan, uma cidade de 11 milhões de habitantes e que é capital da província chinesa de Hubei, que foi onde a pandemia começou. 

Assim, alguns dos militares enviados pelos EUA para participar dos Jogos estariam contaminados pelo Covid-19 e teriam sido os responsáveis por disseminar o mesmo na região.

A pandemia de Coronavírus começou na província de Hubei, mas existem várias teorias de conspiração a respeito de qual foi a origem do vírus. O fato é que a China conseguiu, em dois meses, controlar a pandemia, reduzindo rapidamente o número de casos, mostrando a capacidade do país de enfrentar uma crise tão grave.

'Arquivo X' antecipou a Pandemia de Coronavírus?

Em um episódio de 'Arquivo X' ('F. Emasculata'), que foi um dos últimos da segunda temporada e que foi exibido em Abril de 1995, nós temos uma história muito parecida com essa que originou a atual Pandemia do Coronavírus.

Além disso, nas duas últimas temporadas da série, que foram exibidas em 2016 e em 2018, nós tivemos um plano elaborado pelo Canceroso (o grande vilão de 'Arquivo X') que leva ao início de uma Pandemia (provocada pelo 'Vírus Espartano') cujo objetivo era exterminar a humanidade para evitar que esta continue devastando a Terra.

Na série, o personagem Canceroso representa as forças que agem nos bastidores dos governos do mundo inteiro, elaborando e executando planos ultrassecretos, incluindo a disseminação de vírus e bactérias mortais entre a população.

Vários episódios da série tratam deste tema e tivemos até uma grande Mitologia na série que envolvia um 'Vírus Alienígena'. E um destes episódios sobre vírus mortais foi exibido na segunda temporada e possuir várias semelhanças com a atual Pandemia de Covid-19. O episódio se chama 'F. Emasculata' (02X22) e irei comentar o mesmo na sequência.
Scully, que é médica, usa uma máscara semelhante as que estão sendo usadas atualmente em função da Pandemia do Coronavírus. No episódio, o vírus transmissor contamina um grande  número de pessoas rapidamente, tal como acontece com o Covid-19.

Episódio 'F. Emasculata' (02X22)!

'Arquivo X' e um experimento secreto com um vírus mortal!  

Episódio 22 da 2a. Temporada: F. Emasculata (Título no Brasil: Emasculatas, O Vírus da Morte).

Exibição original nos EUA no dia 28/04/1995.

Direção: Rob Bowman; Roteiro: Chris Carter & Howard Gordon.

Trama do Episódio!

Uma prisão federal recebe um pacote estranho, em nome de Robert Torrence, um médico que trabalha com Biodiversidade na Costa Rica. 

Porém, o que ninguém na prisão sabia é que o pacote contém um pedaço de carne (uma pata ensanguentada de porco) que contém um inseto (F. Emasculata) que está  contaminado com um vírus mortal. O inseto é usado como hospedeiro pelo vírus, que ataca o sistema imunológico das pessoas. Ele provoca uma doença que é 'semelhante à gripe'.

O vírus se espalhou pela prisão e está matando os prisioneiros rapidamente, dizimando os mesmos em poucos dias. Quando percebem o que estava acontecendo, dois prisioneiros conseguem escapar da prisão federal, sendo que eles estão contaminados pelo vírus desconhecido, embora não saibam disso, e para o qual não existe nenhum tratamento.

Além disso, o governo censura todas as informações sobre o que aconteceu. Enquanto Scully investiga o que ocorre na prisão, Mulder vai atrás dos fugitivos, que podem espalhar a doença entre a população.

Cena do episódio em que uma vítima do vírus mortal é levada por funcionários do CDC (Centro de Controle de Doenças).

Mulder e Scully descobrem que tudo pode ser uma experiência controlada por uma grande companhia farmacêutica (a 'Pinck Pharmaceuticals') e que ela faz isso com a cumplicidade e proteção do governo dos EUA. Mulder vai atrás de Skinner, a fim de questionar porque ele e Scully haviam sido escalados para aquele trabalho, que não padrão do FBI.

Obs: O jornalista Pepe Escobar chama o consórcio de grandes indústrias farmacêuticas de 'Big Pharma'.

No escritório de Skinner, Mulder encontra o Canceroso, confortavelmente sentado no sofá, enquanto fuma o seu cigarro, e o acusa de estar escondendo informações da população. O Canceroso confirma, dizendo que isso é necessário para não gerar pânico entre a população.

Mulder diz para o Canceroso que o governo mente para as pessoas, para que elas se sintam seguras e o Canceroso responde, dizendo 'Fazemos isso todos os dias'. Assim, o episódio possui várias semelhanças com a realidade atual, em que temos uma brutal e mortal Pandemia de Coronavírus (Covid-19).

E isso não é mera coincidência. No episódio nós temos até a Scully e uma equipe médica usando o mesmo tipo de máscara que, agora, se tornou tão essencial.

Chris Carter sabia das coisas...

Anne Simon e Chris Carter: Ela trabalhou como consultora científica, sendo uma respeitada PhD em biologia molecular e genética.

Muitas pessoas podem se impressionar com as similaridades entre o que vimos neste episódio de 'Arquivo X' (de Abril de 1995) que foi exibido há 25 anos, e o que está acontecendo agora, nesta Pandemia de Covid-19 que se alastrou pelo mundo inteiro rapidamente, em poucos meses, e que já matou mais de 70 mil pessoas até o momento.

Isso acontece porque a série, embora fosse de ficção científica, trabalhava com uma consultora científica muito respeitada, chamada Anne Simon, uma PhD em biologia molecular e genética.

Anne Simon até chegou a escrever um livro chamado 'A verdadeira ciência por trás do Arquivo X', que foi publicado no Brasil.

Nesta publicação vemos a Anne Simon com o Chris Carter e com alguns atores da série (David Duchovny, William B. Davis e Mitch Pileggi).

Trailer do episódio:

Links:

"F. Emasculata" - Episódio de 'Arquivo X': 
http://arquivoxepisodes.blogspot.com/2010/03/02x22-f-emasculatas-emasculatas-o-virus.html

Informações sobre o episódio:
https://www.imdb.com/title/tt0751119/

EUA X China e a Pandemia do Coronavírus:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51966296

Itália já registrava casos de uma 'Pneumonia Estranha' em Novembro de 2019:
https://sol.sapo.pt/artigo/690193/de-uma-estranha-pneumonia-em-italia-ao-estadio-zero-e-a-tragedia

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Quem foi a verdadeira "Maga" de Cortázar?

Quem foi a verdadeira "Maga" de Cortázar? - por Melisa Rabanales!
Julio Cortázar foi um dos grandes escritores da história da América Latina. 

Texto de Melisa Rabanales que foi publicado, em seu blog, no dia 07/10/2014.

A 'Maga' é um dos personagens mais famosos da literatura de todos os tempos, da obra mais importante de Julio Cortázar: 'Rayuela'.

Obs: No Brasil o livro se chama 'O Jogo da Amarelinha'.

Essa personagem se tornou, para muitos, o amor platônico por excelência e o ícone de qualquer livro romântico. Mas a pergunta de um milhão de dólares é: Quem foi a inspiração de Cortázar para reencarnar a mítica Maga? Quem foi ela, realmente?

Após a publicação de 'Rayuela', muitas juraram ser 'La Maga'.

Várias amantes, amigas e escritoras alegaram ser a modelo pelo qual o escritor havia criado a famosa personagem, mas de todas elas, apenas duas criaram polêmica.

A escritora Alejandra Pizarnik foi a primeira a se declarar a fonte da inspiração, sendo que ela mesma declarou "A Maga sou eu". No entanto, algum tempo depois, veio a público o nome de Edith Aron, que para muitos é realmente a Lucia, ou 'A Maga', como é mais conhecida.
Alejandra Pizarnik dizia que ela havia sido a fonte de inspiração para Cortázar criar a 'Maga', mas ele negou isso posteriormente.

"A Maga sou eu"!

Bastien Galván (2014), em uma nota jornalística que ele escreveu na publicação 'Cultura Coletiva', diz que Pizarnik é a mais próxima de 'La Maga'. A escritora disse que ela foi a primeira a ler 'Rayuela' e até enviou uma carta a Julio dizendo "... seu livro doeu".

Também se reconheceu que ela e o escritor eram bons amigos e sempre negavam que fossem qualquer outra coisa. No entanto, ela tinha um temperamento muito variável e era vítima de depressão constante (um pouco como 'La Maga').

Foi mesmo Cortázar quem a ajudou em vários episódios quando ela queria se suicidar, no entanto, todas essas tentativas falharam porque ela conseguiu se matar por meio de uma overdose.

Apesar das declarações de Pizarnik, muitos continuam negando que ela tenha sido a inspiração do amor de Olivera em 'Rayuela'.

Segundo o jornal 'La Razón' (2013), Alejandra não tinha nada a ver com 'La Maga' e o próprio Cortázar escreveu em uma carta para sua amiga Ana María Barrenechea em 1982, onde explica: “Alejandra nunca teve nada a ver com o caráter da personagem Maga".

Edith Aron foi a principal inspiração para a criação da 'Maga' por Cortázar, mas ela mesma reconhece que a protagonista do livro é uma personagem literária.

EDITH ARON

Em uma entrevista concedida, aos 81 anos, ao jornal 'La Nación', Colômbia (2005), Aron lembrou-se de ter encontrado Cortázar em um navio que foi Buenos Aires a Paris em Janeiro de 1950.

Por sua vez, ela concordou em ter um relacionamento com o escritor enquanto estava em Paris, mas que ela não queria morar com ele porque ele queria continuar estudando. No entanto, ele esclareceu que mais tarde, quando o escritor se casou com Aurora, isso doeu.

"Sua decisão de casar com ela me machucou muito. Ele queria que continuássemos amigos e me convidava para ir a sua casa, mas isso me machucou."

Mas o que torna forte a teoria de que Edith era a verdadeira Maga foi que, na mesma entrevista, ela disse: “Ele me escreveu dizendo que havia baseado seu personagem em mim, e coisas espontâneas como as do romance estavam acontecendo conosco. 

Há também alguns episódios, como o em que encontramos um velho guarda-chuva nas ruas de Paris e fizemos uma cerimônia fúnebre, que aconteceu mais ou menos como ele conta. Mas 'A Maga' é uma personagem literária."

Então, quem foi a inspiração para a personagem feminina de 'Rayuela'?

Julio Cortázar em sua amada Paris. Ele nasceu em Bruxelas em 26/08/1914, mas era argentino e, no fim da vida, recebeu a nacionalidade francesa. Ele faleceu em 12/02/1984, aos 69 anos. 

Para quem leu 'Rayuela', é claro que 'La Maga' é tão imperfeita que se torna pura perfeição. Ela é uma mera personagem literária, como a própria Edith disse. Para mim, a Maga não era ninguém e ao mesmo tempo eram todas.

Foi o próprio Cortázar quem se juntou a si mesmo, e às mulheres mais importantes de sua vida, para criar uma personagem fabulosa. Ninguém pode realmente ser como a Maga. Que mulher poderia? É uma mera idealização.

Que poderia ter sido Alejandra, eu realmente descarto, porque ele mesmo negou e, além disso, não existem mais evidências além daquilo que saiu de sua boca. Por outro lado, Aron, pode ter contribuído para a criação da personagem.

Talvez aquela edição que ele lhe deu, e que ela destruiu a primeira página com a dedicatória, tenha sido a última peça que se encaixa nesse quebra-cabeças.

Embora não devamos esquecer que agora que Cortázar está morto, e que seu trabalho se tornou um dos maiores da história da literatura, qualquer mulher gostaria de ser a fantástica MAGA.

Escrito por Melisa Rabanales: Fã de Cortázar, jornalista em potencial, atleta e pessoa normal o resto do tempo. Aqui tem um pouco de tudo.
Edição comemorativa dos 50 anos do clássico 'Rayuela', da Real Academia Espanhola, que foi a obra de Cortázar que teve o maior impacto.

Links:

Texto original, de Melisa Rabanales:
https://medium.com/@mel_delaroca/quien-era-la-verdadera-maga-de-cortazar-370866d4eb29

Entrevista com Davi Arrigucci Jr. sobre 'Rayuela'/'O Jogo da Amarelinha' - Parte 1:
https://www.youtube.com/watch?v=6BcwNPQnJj8&t=34s

Entrevista com Davi Arrigucci Jr. sobre 'Rayuela'/'O Jogo da Amarelinha' - Parte 2:
https://www.youtube.com/watch?v=TuxLIEymJdQ

Alejandra nunca teve nada a ver com a Maga:
http://www.la-razon.com/index.php?_url=/suplementos/tendencias/Cortazar-Alejandra-ver-Maga_0_1847215371.html

Julio Cortázar: A biografia do grande intelectual argentino:
https://amenteemaravilhosa.com.br/julio-cortazar-biografia-intelectual-argentino/

'Rayuela' - 50 Junhos depois:
https://www.sul21.com.br/postsrascunho/2013/06/a-rayuela-cinquenta-junhos-depois/

Julio Cortázar: Edit Aron foi a mulher que inspirou a Maga:
https://www.elhistoriador.com.ar/carta-de-julio-cortazar-a-edith-aron-la-mujer-en-la-que-se-habria-inspirado-cuando-creo-su-personaje-la-maga/
'O Jogo da Amarelinha' em sua edição mais recente no Brasil.

La Maga de Cortázar:
https://culturacolectiva.com/historia/la-maga-de-cortazar

Tragam Cortázar de volta:
https://www.fronteiras.com/artigos/alejandro-zambra-tragam-cortazar-de-volta

Roberto Bolaño - O melhor herdeiro de Cortázar:
http://www.diariosigloxxi.com/texto-diario/mostrar/1664916/roberto-bolano-mejor-heredero-julio-cortazar