França: País tem, há 20 anos, lei que determina cota de 40% para as músicas que tocam nas emissoras de rádio! - Marcos Doniseti!
Daft Punk: Duo de música eletrônica de origem francesa e que alcançou um sucesso mundial. |
Notícia do jornal 'Le Figaro' diz que artistas franceses se mobilizam em defesa da continuidade da cota obrigatória de se tocar 40% de músicas de expressão francesa nas emissoras de rádio do país.
Esta lei vigora há 20 anos e está sendo rediscutida em uma comissão mista do Parlamento francês (formada por 7 deputados e 7 senadores) a sua continuidade ou não.
Segundo a SACEM (Sociedade de Autores e Compositores de Música) tal lei visa proteger os ouvintes do país contra um processo de asfixia cultural. O diretor da entidade, Jean-Noel Tronc, disse que a defesa da manutenção da lei é a 'mãe de todas as batalhas'.
Mais de 1800 artistas franceses estão se mobilizando na defesa da continuidade da lei de cotas, para que se mantenha o patamar mínimo de 40%, para as canções francesas, nas emissoras de rádio.
Segundo os artistas do país, sem essa lei a França não teria tido condições de produzir e exportar a sua rica produção musical, que abrange os mais variados estilos (rock, eletrônica, rap, etc).
De acordo com Tronc, o sucesso da lei de cotas para as canções francesas nas emissoras de rádio é comprovado pelo fato de que 64 dos 100 álbuns mais vendidos no país em 2014 eram cantados em francês.
A lei de cotas também faz com que a França seja o único país da Europa no qual as produções musicais locais alcancem mais sucesso do que as produções estrangeiras e permitiu que surgisse toda uma nova geração de músicos franceses nas décadas de 1990/2000.
Tronc também disse que se muitos destes artistas franceses conseguem fazer sucesso no exterior, então isso se deve, também, à lei de cotas.
Imaginem se fosse aprovada uma lei semelhante no Brasil... A Grande Mídia, a Direita troglodita e os neoliberais entreguistas já fariam todo um discurso fajuto dizendo que a liberdade de expressão estaria sendo violada, que tal lei serviria apenas para beneficiar pessoas sem talento, que a mesma seria um sinal claro de xenofobia e outras asneiras do mesmo naipe.
Obs: Outro dia também postei um outro texto em minha página no Facebook, no qual mostrei que toda a produção audiovisual francesa é apoiada pelo Estado, por meio de uma lei que impôs uma taxa e cujos recursos, administrados por um órgão vinculado ao Ministério da Cultura, são usados para estimular a produção audiovisual do país (cinema, TV, videogames...) e que a mesma existe desde 1946.
Link:
Veja de que
maneira o Estado francês financia, estimula e protege a produção audiovisual do
país! E quem faz isso é um órgão público, o CNC (criado em 1946) e que é ligado
ao Ministério da Cultura.
CENTRO
NACIONAL DO CINEMA E DA IMAGEM ANIMADA
Criado pela
lei de 25 de outubro de 1946, o ”Centre National du Cinéma et de l’image
Animée“ (CNC – Centro Nacional do Cinema e da Imagem Animada) é um
estabelecimento público administrativo, ligado ao Ministério da Cultura e
dirigido por um presidente.
O CNC
administra a política da França nas áreas de cinema e das outras artes e
indústrias da imagem animada, como o audiovisual, o vídeo e as multimídias
(vídeo game).
As missões
do CNC : Aderir, Regular, Promover, Divulgar, Cooperar, Negociar, Proteger.
Link:
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