Texto revisto e atualizado às 20h00 do dia 09/02/2016
Mulder e Scully vão ao local onde o Trashman cometeu o seu primeiro crime, mas a história serve apenas como um suporte para a trama principal, que está ligada à William. |
Mulder foi um mero coadjuvante na trama e mesmo o caso do 'Trashman' assassino teve uma importância menor, servindo mais como um suporte para o que vimos de mais importante no episódio, que é a história de William e dos sentimentos de tristeza e melancolia que o mesmo desperta em Scully, pelo fato dela tê-lo doado para adoção.
Logo, é um equívoco pensar que esse foi um episódio apenas sobre 'Monstro da Semana', como já vi algumas pessoas comentarem nas redes sociais. Não foi. A história 'MOTW' sobre o 'Trashman' foi bacana, até existiu um equilíbrio entre a história do Trashman e da Scully/William, mas não foi o prato principal da refeição.
Vejam bem: Esse episódio é o que, de fato, antecede o 'Founder's Mutation' (que é o 5o. episódio, de fato). 'Home Again', pela sequência original da temporada, é o 2o. episódio. 'Babylon' é que é o quarto, mas o mesmo será exibido apenas na próxima semana, devido a uma alteração na sequência feita por Chris Carter.
Neste episódio, também tivemos citações e referências a uma série de outros episódios da história do seriado, como foram os casos de 'Home' (4X02)', 'One Breath' (2X08), 'Milagro' (6X18) e 'Arcadia' (6X15).
Mulder começa investigando o caso junto com Scully, mas prossegue sozinho depois que ela recebe um telefone de Bill Scully Jr, que é seu irmão e que se encontra na Alemanha (e que é chato para caramba... ainda bem que ele não apareceu...rs) lhe informando sobre a internação da mãe (Margaret) em um hospital de Washington.
O nome William apareceu várias vezes no smartphone de Scully... Este episódio introduz o filho dela e de Mulder na temporada da série, antecedendo o que vimos em 'Founder's Mutation'. |
Notem que, inclusive, quando Scully recebe o telefonema de seu irmão, William Scully Jr., em um primeiro momento apareceu apenas o nome "William", sugerindo que poderia ser o filho dela. E depois, quando ela vai ao hospital e fala com a mãe, ela diz que estão todos ali... ela, Bill Jr. (seu irmão) e William (seu filho), reforçando 'William está aqui'. E mais adiante, quando Mulder telefonou para ela, no hospital, o mesmo voltou acontecer: o nome 'William' apareceu no smartphone de Scully.
E Mulder voltou a fazer as suas piadas, tão populares na série e que meio que estavam ausentes do seriado. Primeiro ele fez piada com o fato dos jogadores do time do Philadelphia 76ers não conseguirem acertar a cesta, o que é uma referência ao fato de que o time da cidade está fazendo uma péssima campanha na NBA nesta temporada (8 vitórias e 44 derrotas até o momento).
E depois ele brincou com Nancy e Landry, quando estes discutiam sobre a questão dos sem teto. Nancy chamou Landry de babaca, levando Mulder a perguntar se eles eram casados...
Conheça o Trashman, o defensor dos sem teto. |
E logo depois vemos o 'Trashman' eliminar mais dois picaretas que ganhavam dinheiro às custas dos sem teto. Aliás, isso é algo que acontece neste episódio: as pessoas que se preocupam apenas consigo mesmas, adotando uma postura egoísta e individualista, e não estão nem aí para os outros, se deram muito mal, para dizer o mínimo. Isto aconteceu com Cutler, Proudley, Nancy, Landry...
Nancy leva para Landry uma liminar que obteve e que proíbe a transferência dos sem teto para o edifício de um antigo hospital, e que fica próximo à casa dela. Quando ela vai embora, vemos a imagem do Trashman numa parede, sinal de que ela será a próxima vítima, como de fato irá acontecer.
Aliás, gostei muito da cena em que a Nancy está prestes a ir embora deste planeta.
Enquanto toca a música 'Downtown' (gravada por Petula Clark), Nancy é assassinada pelo Trashman. O contraste entre a cena e a música é sensacional. A cena é ótima: Nancy dentro de sua casa, verificando se ela está fechada e segura, chuva forte, trovoadas... Daí ela olha para o alto da escada e vê o Trashman olhando fixo para ela, como que dizendo 'Você já era, baby...'. Quer dizer, trancar a casa não adiantou coisa alguma. Só em 'Arquivos-X', mesmo, para se ver algo assim...
Mulder chegou a ir até o hospital para informar Scully sobre o andamento das investigações, mas esta não tem condições de trabalhar no momento. Ela diz que a mãe perguntou apenas por Charlie, o irmão que perdeu totalmente o contato com a família há muitos anos. Scully também mostra um colar, com uma moeda presa ao mesmo, que pertencia à sua mãe e que ela nunca havia visto antes e que não tem relação alguma com qualquer pessoa da família.Terá aquela moeda alguma relação com o William, seu neto? Quem sabe...
Obs1: Estranhei o fato de que nenhum padre estivesse presente nos momentos finais de Margareth Scully. Afinal, ela era bastante católica e vivia convidando o padre McCue para jantar em sua casa. Será que ela acabou se afastando da Igreja e teve a sua fé abalada depois de tudo o que aconteceu com a sua família? Ela enfrentou vários acontecimentos trágicos, como as mortes do marido, William, e de Melissa (irmã de Scully), o câncer que quase matou Scully e a doação de William para adoção.
A morte da mãe de Scully, o fato dos sem-teto serem tratados como lixo, o comentário de Margaret sobre ter um filho chamado William, tudo isso está conectado e forma um todo coerente nesta trama.
Mulder e Scully descobrem que o Trashman é de responsabilidade de um artista, que o criou e, de certa maneira, define a personalidade do mesmo, que é uma Tulpa, um ser criado pelo pensamento. O artista diz que gastou muito energia em sua arte e que ele desejou o que o Trashman estava fazendo, mas que ' Eu não o trouxe aqui. Ele veio até mim'.
Neste momento vemos como a Scully reage quando o artista sem teto começou a falar sobre as suas criações e de que maneira elas ganharam vida e foram, inclusive, afetadas pelo fato dele desejar a violência contra as pessoas que hostilizavam e maltratavam os sem teto. Foi a partir deste momento que as suas criações começaram a matar. O pensamento dele levou à que os mesmos cometessem seus crimes.
Cena de 'Milagro', excelente episódio da 6a. temporada e no qual um personagem de um livro ganhou vida e passou a cometer crimes. E nele temos a confirmação de que Scully é apaixonada pelo Mulder... |
O pensamento do artista criou essa realidade, de um 'Trashman' que ele criou e que sai fazendo justiça com as próprias mãos com todos aqueles que desrespeitam, humilham e hostilizam os sem teto. O 'Trashman' foi o Charles Bronson dos sem teto.
Desta maneira, vemos a série fazendo crítica política e social novamente nesta temporada, atacando o governo pela insensibilidade deste em relação aos problemas dos sem teto, que são desprezados e desalojados arbitrariamente de onde estão para que se construa um edifício de 10 andares, ou seja, atenda aos interesses dos capitalistas do setor imobiliário.
Não é à toa que Mulder critica Landry e Nancy, porque percebe que nenhum dos dois está preocupado com os sem teto, interessando-se apenas em defender os seus próprios interesses. Neste momento, aliás, quando Mulder perguntou sobre quem defendia os sem teto, um destes apontou para o 'homem com curativo no nariz'.
Como se percebe, os temas terrenos se tornaram hegemônicos nessa temporada de 'Arquivos-X'.
Assim, parece que os alienígenas e os fenômenos paranormais e sobrenaturais ficaram em segundo plano a partir desta temporada. Eles podem até ser citados, mostrando alguma coisa sobre os mesmos, mas eles não são mais o prato principal do cardápio de 'Arquivos-X'. No máximo, são a entrada...
O artista conclui a sua fala dizendo que agora o Trashman está vivo e que se encontra em algum lugar... E será que o mesmo está acontecendo com o William?
Com certeza...
E cada frase dita pelo artista era uma punhalada na alma da Scully que vai se lembrando de tudo o que lhe aconteceu.
Enquanto ele falava, ela começou a pensar no fato de ter desejado a gravidez por muitos anos e de não atingir o seu objetivo, de enfim ter conseguido ter gerado William, mas de tê-lo dado para adoção, bem como acaba reconhecendo que, de fato, que ela era responsável por ele.
Lembram-se daquele papel pregado no muro, no início do episódio, dizendo 'você é responsável'? Essa é uma ideia presente em todo o episódio: O artista é responsável pelos atos de suas criações e a Scully é, também, responsável por William. E é exatamente assim que ela se sente.
Como se percebe, cada ponto, cada aspecto da história está conectado neste episódio, que forma um todo coerente.
A própria Scully acaba reconhecendo que a concepção de William se deu de uma forma misteriosa para ela mesma e fala para o Mulder que esses mistérios nunca serão revelados para ela e que ela jamais conseguirá compreendê-los.
Assim, Scully conclui dizendo que o artista sem teto é o responsável, sim, pelas mortes cometidas pelo 'Trashman', da mesma maneira que ela se sente responsável por William, por tê-lo gerado e dado o mesmo, ainda bebê, para adoção.
Logo, tudo o que o artista diz para Mulder se encaixa perfeitamente com a vida da Scully. Cada frase dele acerta a Scully em cheio, mesmo sem que ele saiba coisa alguma a respeito da vida pessoal dela.
Além disso, vimos o comentário de Margaret sobre também ter um filho chamado William e, logo depois, morrer...
Logo, neste episódio, foi tudo introduzido para preparar o que vimos na cena final, quando Scully desabafa com Mulder, desmorona, chora e se indaga se também não tratou William como lixo e se pergunta o que o filho pensa deles.
Vejam isso: Ela falou como se soubesse que William está vivo, em algum lugar, da mesma forma que Margaret pediu por Charlie, o filho desaparecido, mesmo com o filho não tendo nenhum contato com a família há 'trocentos' anos.
Obs3: Quando estava à beira da cama da mãe, no hospital, Scully citou o momento em que ela esteve na mesma situação (episódio 'One Breath - Por um Fio', 2X08), quando ficou entre a vida e a morte. E ali foram Melissa, a sua mãe e Mulder que ficaram ao seu lado. Scully também faz referências ao pai, que chama de 'Ahab' (citação da obra 'Mody Dick', de Herman Melville) e à irmã, Melissa, ambos já falecidos.
Mulder e Scully chegam ao local onde o artista cria o Trashman, o Charles Bronson dos sem teto... |
E no fim Charlie é encontrado por Bill Scully (irmão extremamente chato da Scully... ainda bem que ele não apareceu no episódio... rs) e acaba telefonando para a mãe que, logo depois, faz o comentário sobre William ('eu também tenho um filho chamado William', enquanto olha para Mulder) e morre.
E da mesma maneira que Margaret sabia que Charlie estava vivo por aí, Scully também sabe que William está vivo, em algum lugar. Esta foi mais uma clara indicação de que o William irá aparecer na história, em algum momento, embora isso talvez não aconteça nesta temporada, devido ao fato da mesma ter apenas seis episódios.
Portanto, 'Home Again' (o segundo episódio da temporada na sequência original) acaba sendo uma introdução perfeita para tudo aquilo que vimos em 'Founder's Mutation' (o 5o. episódio da sequência original), quando Mulder e Scully imaginaram como teriam sido suas vidas se o filho tivesse crescido junto com eles, bem como mostra quais são os maiores medos que eles tem em relação ao filho: Scully teme que ele seja um ET, enquanto que Mulder teme que ele seja sequestrado e morto, tal como ocorreu com a sua irmã, Samantha.
Logo, 'Home Again' (que é o segundo episódio) deveria ter sido exibido antes de 'Founder's Mutation' (que é o quinto episódio). Se isso tivesse feito, ficaria clara a ligação entre o que vimos neste episódio, que introduziu o assunto William na temporada, e aquilo que foi mostrado em 'Founder's Mutation', quando a história do William é levada adiante e aprofundada.
É em 'Home Again' que temos, portanto, o começo da história de William nesta temporada. Agora, sim, tudo o que vimos em 'Founder's Mutation' fez pleno e total sentido.
O fato é que isso demonstra, claramente, que C.Carter errou feio ao mudar a sequência de exibição dos episódios. Foi uma tremenda besteira.
E isso também prejudicou bastante com a forma como se dá a evolução dos personagens na temporada, a cada episódio, bem como a maneira como eles se relacionam, e também prejudicou imensamente a compreensão de como se dá a introdução do assunto William.
Tudo isso tem, claramente, uma sequência lógica e coerente quando se assiste aos episódios na sequência original, mas que foi para o ralo com a decisão, equivocada, de Chris Carter de alterar a sequência de exibição dos episódios.
C.Carter, provavelmente, pensou que ficaria mais fácil o entendimento da Conspiração que foi mostrada no primeiro episódio se exibisse o 'Founder's Mutation' logo a seguir, como ele fez, pois este segundo episódio está, sim, ligado à trama do 'My Struggle' (primeiro episódio da temporada). Mas isso acabou prejudicou a compreensão de outros aspectos importantes das tramas desenvolvidas nesta mini-temporada.
Meu conselho a todos: Assistam a esse episódio, 'Home Again' e, depois, vejam 'Founder's Mutation' e percebam como tudo se encaixa. E depois que a temporada terminar, revejam os 6 episódios, novamente, mas seguindo a sequência correta, que é a seguinte:
1) My Struggle (Parte 1);
2) Home Again;
3) Mulder & Scully Meet the Were-Monster;
4) Babylon;
5) Founder's Mutation;
6) My Struggle (Parte 2).
Obs4: Muitos fãs da série reclamam que Mulder e Scully raramente demonstram estar felizes e que, quase sempre, estão com uma expressão de sofrimento.
Bem, para entender isso basta se lembrar do seguinte:
1) Veja o caso da Scully: Ela já perdeu o pai, a mãe, a irmã (Melissa), uma filha que não conhecia (Emily), ela foi sequestrada, ficou estéril, teve câncer e quase morreu, engravidou de uma maneira milagrosa e que ela nunca entendeu (algo que ela diz para o Mulder no final do episódio), gerou um filho (o qual ela desejou por muitos anos) e que acabou doando para adoção, ela e o Mulder se separaram...
É muita desgraça para uma pessoa só. Como é que ela não será uma pessoa sofrida? Sem chance.
Mulder e Scully conversam no hospital, no qual Margaret Scully morreu. Qualquer semelhança com a cena de 'Home - O Lar' (6X02) não é mera coincidência... |
Como é possível ser feliz com tanta desgraça, assim?
Então, é por isso que eles parecem tão tristes e infelizes nessa temporada. Mas tudo indica que teremos a volta de William e que isso fará com que eles voltem a desfrutar de alguma felicidade em suas vidas. Talvez isso, o retorno de William, venha a ser o gancho para a próxima temporada ou para o terceiro filme da série, cujo roteiro o C.Carter já escreveu.
Obs5: Pelo que eu li na Net, em 'Babylon' (o próximo episódio a ser exibido, embora seja o quarto na sequência original) o Mulder procura recuperar as suas crenças no sobrenatural e em fenômenos paranormais (atenção: isso não é spoiler... está na sinopse do episódio).
No episódio 'Mulder & Scully Meet the Were-Monster' (10X03) Mulder já havia dito que queria voltar a acreditar nos fenômenos paranormais/sobrenaturais e daí, depois, temos um episódio ('Babylon' - 10X04) onde ele justamente tentará recuperar a sua crença nos mesmos.
E se observarmos bem, neste episódio, 'Home Again' (que é o segundo na sequência original), Mulder ainda não estava acreditando nos fenômenos paranormais e sobrenaturais, tanto que ele age como a Scully, dizendo que é impossível que alguém não tenha impressões digitais e ainda leva a evidência que encontra na cena do crime (o band-aid) para ser analisada para, somente depois disso, chegar a alguma conclusão. Quando é que o Mulder agiu assim? Nunca, a não ser quando adotou uma postura cética, algo que somente ocorreu no início da 5a. temporada.
Portanto, o Mulder que vimos neste episódio ainda é o Mulder cético, anterior àquele que vimos no episódio 'Mulder e Scully Meet the Were-Monster', e que foi o 3o. episódio e no qual ele demonstrou, novamente, a vontade de voltar a querer acreditar em tais fenômenos.
Estão vendo como a alteração feita pelo CC na sequência de exibição dos episódios prejudicou todo o entendimento da trama desta temporada?
C.Carter é um excelente produtor e roteirista, mas ele pisou feio na bola ao fazer essa mudança.
Obs6: Porque este episódio se chamou 'Home Again'? Para mim, trata-se de uma referência direta ao episódio 'Home - O Lar' (4X02), no qual Scully e Mulder falam (sentados em um banco, lado a lado) sobre o desejo dela de ser mãe e Mulder diz que nunca a imaginou como tal e brinca dizendo que os Mulders tem um excelente perfil genético para isso, sugerindo que ele poderia ser o pai do filho dela...
Obs7: Este é o típico episódio que cresce a cada vez que você o assiste, pois estamos sempre descobrindo algo novo em relação à vez anterior. Tem muitos detalhes que mostram a qualidade da produção. Podem falar o que quiser: Arquivo-X é fodástico. Sensacional.
Obs8: Tentem imaginar a cena final do episódio sem a música de Mark Snow... difícil, né? Mark Snow é fantástico.
Obs7: Este é o típico episódio que cresce a cada vez que você o assiste, pois estamos sempre descobrindo algo novo em relação à vez anterior. Tem muitos detalhes que mostram a qualidade da produção. Podem falar o que quiser: Arquivo-X é fodástico. Sensacional.
Obs8: Tentem imaginar a cena final do episódio sem a música de Mark Snow... difícil, né? Mark Snow é fantástico.
Links:
A Tulpa em 'Arcadia' e 'Home Again':
http://x-files.wikia.com/wiki/Tulpa
The X-Files: Nesta noite de segunda-feira, o episódio 'Home Again' liderou a audiência na demo 18/49, com 2.5/8 e 8.250.000 espectadores:
http://tvbythenumbers.zap2it.com/2016/02/09/tv-ratings-monday-feb-8-2016/
NBA:
http://www.nba.com/standings/team_record_comparison/conferenceNew_Std_Div.html?ls=iref:nba:gnav
The X-Files (Season 10):
https://en.wikipedia.org/wiki/The_X-Files_(season_10)
The X-Files: Nesta noite de segunda-feira, o episódio 'Home Again' liderou a audiência na demo 18/49, com 2.5/8 e 8.250.000 espectadores:
http://tvbythenumbers.zap2it.com/2016/02/09/tv-ratings-monday-feb-8-2016/
NBA:
http://www.nba.com/standings/team_record_comparison/conferenceNew_Std_Div.html?ls=iref:nba:gnav
The X-Files (Season 10):
https://en.wikipedia.org/wiki/The_X-Files_(season_10)
Vídeo - Trailer de 'Home Again':
Vídeo da música 'Downtown', de Petula Clark:
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