quarta-feira, 18 de março de 2015

"Fringe' - Comentando o episódio 'A New Day in the Old Town' (2X01) - Marcos Doniseti!

"Fringe' - Comentando o episódio 'A New Day in the Old Town' (2X01) - Marcos Doniseti!
Olha o Observer na cena do acidente de Olívia. 
O primeiro episódio da segunda temporada de 'Fringe' é muito bom e ele começa com um acidente de carro no qual somente um motorista é encontrado e o mesmo sai pelas ruas, vai até um apartamento, mata o proprietário do mesmo e consegue se transformar nele usando de um aparelho que permite se conectar com a vítima pela boca. 

Assim, há um elemento novo na série e que descobriremos o que é muito em breve. 

Obs: Quando ocorre o fenômeno da transformação, vemos a TV exibindo um episódio de 'X-Files' e a imagem de Mulder e Scully pode ser vista sem maiores dificuldades. 

Uma agente do FBI investiga o acidente e vê o documento de Olívia no carro, mas ela não está no veículo.

Peter vai junto com Walter ao hipermercado, pois este deseja comprar o necessário para fazer um pudim para Peter, que fará aniversário dentro de alguns dias. Este diz que nunca gostou de pudim, mas Walter diz que ele gostava, sim, mas que se esqueceu disso. 

Walter parece ficar meio incomodado ao ter que dizer isso, como se estivesse escondendo algo de Peter. E no exato instante em que Walter diz que deseja que Olívia prove do pudim que irá fazer, Peter recebe um telefonema informando sobre o acidente de Olívia. 

Quando chega ao local, junto com Walter, a nova agente, Amy Jessup, se apresenta para ele, mas Peter demonstra não ter nenhuma paciência com a mesma, que se mostra muito curiosa, fazendo perguntas sobre o trabalho deles no FBI. Enquanto isso, Walter vai até o carro de Olívia e, logo depois, ela aparece atravessando o vidro frontal, se estatelando na rua, como se tivesse vindo do nada, embora saibamos que ela veio do Universo Paralelo.

Olívia é levada ao hospital em estado crítico, deixando Peter e Walter bastante apreensivos. E quando a agente Jessup vai ao local, Broyles se apresenta para ela e manda Jessup assinar o relatório do acidente de Olívia, sem que tenha sequer lido o mesmo. E ela, embora descontente, acaba obedecendo.


Olívia sendo arremessada pelo vidro frontal do seu carro, vindo do Universo Paralelo, onde conversou com William Bell.

O médico que atendeu Olívia informa Peter e Walter de que os danos cerebrais que ela sofreu foram muito graves e que as pessoas que os sofrem jamais recuperam a consciência. Walter não se conforma com isso, diz que é um absurdo e que vida e morte são termos relativos, dizendo que tal diagnóstico é primitivo e que Olívia não morreu. Porém, ele a examina e constata que o acidente foi fatal e que Olívia está morta. 

Peter, com isso, vai afogar as mágoas num bar, bebendo tudo o que é possível, quando Broyles o encontra, enquanto que Walter está se drogando no laboratório, mas com Astrid ao lado dele, protegendo-o como sempre. 

Broyles informa Peter que irá a Washington, onde será questionado a respeito da falta de resultados concretos feitos pela 'Fringe Division', que corre o sério risco de ser fechada. E eles brindam em homenagem à Olívia. 

Amy Jessup consegue obter informações a respeito da 'Fringe Division' e de seus integrantes, notando a natureza 'bizarra' dos casos que eles investigam. 

Rachel, chorando muito, vai até o hospital onde Olívia é mantida viva por aparelhos (que serão desligados na manhã seguinte) e encontra Peter, a quem ela conta que Olívia gostava dele, ou seja, que o amava. Peter vai até o quarto de Olívia para se despedir, mas justamente quando ele diz 'Adeus, Olívia', ela desperta falando uma frase em grego e soltando um grito. 

Olívia recebe de Rachel a informação de que ela sofreu um acidente em Nova York e diz para Peter que ela estava indo a algum lugar, mas que alguém a estava tentando impedir, mas que ela foi mesmo assim. Ela também fala que tem que se lembrar de alguma coisa, mas que não consegue, e que disso depende a vida de todos. Ela também diz que não está segura e que o acidente foi resultado de um ataque que ela sofreu e pede que Peter lhe dê a sua arma, mas ele não atende, é claro, pois deseja que ela se recupere em primeiro lugar. 

Peter vai até a sede do FBI em Boston, em busca do arquivo do acidente de Olívia, mas descobre que as suas credenciais de consultor civil da agência foram canceladas e quase briga com um agente porque deseja falar com Broyles ou Charlie Francis. 


Peter conversa com a nova agente, Amy Jessup, que investiga o caso de acidente de Olívia e que irá ficar um pouco assustada com aquilo que descobre a respeito da, para ela, até então desconhecida 'Fringe Division', e que ficará mais assustada ainda com o Walter, chegando a perguntar ao Peter se o pai deste é louco...

Amy chega a tempo de evitar uma briga e mostra que sabe quem é Peter, falando a respeito do passado dele, que não é dos mais respeitosos com as leis. Porém, ela permite que Peter veja o arquivo do caso e lhe diz que o motorista que se envolveu no acidente com Olívia chama-se George Reed. 

O problema é que ele mudou de aparência, e Peter e Jessup ainda não sabem disso, e o corpo que encontram é, na verdade, de outra pessoa, e o 'assassino' de Olivia continua à solta. Walter vai até o local, examina o corpo e pede que o mesmo seja levado até o seu laboratório, o que tem a concordância de Amy.

Quanto à 'Fringe Division', ela foi fechada pelo FBI, mas Amy colabora com Peter, talvez com a intenção de descobrir mais a respeito da mesma. Mas aos poucos ela e Peter começam a se dar bem, até fazendo algumas brincadeiras. 

O homem que se transformou em outro (que é um shapeshifter, um transmorfo, ou seja, alguém que consegue assumir a forma e a aparência de outra pessoa) vai até uma antiga loja de máquinas de escrever, e pede por uma 'Selectric 251'. O vendedor diz que tal máquina não existe, pois nunca foi fabricada, mas ele insiste, o que funciona como sendo uma espécie de senha. E o vendedor diz que 'já faz seis anos', mas não completa a frase, mas insinua que esse é o tempo que ele colabora e que não vai esperar para sempre, como se tivesse recebido uma promessa. 

O vendedor entrega a chave ao transmorfo, que vai aos fundos, escreve uma mensagem na máquina de escrever e no espelho aparece outra máquina de escrever, que responde para ele. Essa era a maneira pela qual os shapeshifters que se encontravam no Universo Azul se comunicavam com o Universo Vermelho. Assim, ele transmitia informações e recebia ordens para agir. E a ordem que o shapeshifter recebeu foi a de interrogar Olívia e, depois, matá-la. 

Na sequência, Peter informa Amy a respeito do trabalho de Walter em projetos ultra-secretos do governo americano e a leva até o laboratório, onde ela fica conhecendo o método pouco ortodoxo dele trabalhar, bem como passa a conhecer Astrid e Gene, que lhe dá um tipo de 'mugido de boas vindas'.

Charlie visita Olívia no hospital, ela diz que está bem, mas ele não concorda e conta uma história a respeito de um antigo parceiro com o qual ele trabalhava e que o mesmo acabou morto e na qual ele foi ferido, ficando seis dias na UTI e duas semanas no hospital. Ele dizia para a esposa que estava bem, mas na verdade estava abalado e assustado. E é assim que ele percebe que Olívia está se sentindo, o que ela acaba admitindo ,dizendo que não sabe o que houve com ela, que está com medo e que sequer consegue carregar a sua arma, pois a sua mão treme demais. Assim, Charlie mostrava o quanto ele conhecia Olívia. 

Porém, esta foi uma cena de despedida dele da série nesta segunda temporada, pois depois deste episódio ele não irá aparecer mais na mesma, retornando apenas na terceira temporada. 


Momento em que o shapeshifter, metamorfo, se transforma, adquirindo a aparência de outra pessoa. Eles eram soldados do Universo Paralelo. 

Walter faz a autópsia de George Reed e descobre que no alto da boca deste há três marcas. E Walter se lembra de um experimento que fez, na época em que testava o cortexiphan com Bell. Daí, ele mostra uma fita de vídeo na qual, na gravação, aparece uma jovem (Rebecca Kibner) que foi drogada e desenvolveu a capacidade de enxergar as pessoas que eram do Universo Paralelo, incluindo os shapeshifters. E a jovem também conseguia ver como era o processo de transformação deles, dizendo que os mesmos eram metamorfos e que também eram soldados. 

E Walter olha a jovem de uma forma, digamos, 'diferente', como se tivesse algum sentimento especial por ela. 

No hospital, Olívia tenta colocar as balas em seu revólver, mas não consegue, pois treme excessivamente, o que a deixa exasperada. 

Enquanto isso, em uma comissão do Senado dos EUA, Broyles vê o trabalho da 'Fringe Division' ter o seu trabalho bastante criticado pelos senadores. E durante a sessão é dito que, antigamente, a divisão tinha um outro nome, 'X', o que é uma clara referência à clássica série 'X-Files', que influenciou a criação de 'Fringe'. Assim, a 'Fringe Division' é apresentada como sendo a sucessora de 'X-Files'. Inclusive, o senador Kenneth Taylor é interpretado por um ator (Ken Camroux) fez o papel de um chefão do FBI em 'X-Files' que procurava atrapalhar o trabalho de Mulder e Scully. 

Na comissão, Broyles defende o trabalho da 'Fringe Division', fazendo um excelente discurso, mas é informado de que sem que a mesma apresente algum resultado concreto, ele acabará sendo fechada. Ao sair do local, Nina Sharp o está esperando e lhe diz que a 'Fringe Division' não deve ser fechada e que ela tentou ajudar, mas que não tem mais o que fazer, mas o estimula a tentar evitar o fechamento da mesma. E lhe dá um beijo de despedida. Será que ouve algo mais entre eles no passado? 

Amy e Peter vão até o necrotério onde está o corpo de um dos mortos pelo metamorfo e ela diz que um soldado nunca desiste e sempre cumpre com a sua missão. E Peter conclui corretamente que a missão do metamorfo é matar Olívia e sai correndo, junto com Amy, para o hospital. Na sequência, vemos o metamorfo em frente ao hospital e ele entra no mesmo, matando uma enfermeira e se transformando nela.  

Logo depois, 'ela' começa a questionar e a pressionar Olívia a respeito do que aconteceu quando esteve em Nova York. Olívia diz que parece ter conversado com alguém e que depois retornou para o acidente e que ele te disse alguma coisa, mas que não se lembra do que é, mas que tem alguma coisa escondida, mas que não sabe onde. Daí, o metamorfo pula em cima de Olívia, tentando sufocá-la, mas ela resiste a tempo de Amy entrar no quarto e atirar no mesmo, que pula pela janela e foge. 


Momento em que Walter examina o corpo de Olívia e constata a morte dela. Depois disso, ele irá se drogar muito e Peter irá encher a cara. 

Peter, Amy e Charlie, que chegara ao local há pouco, vão atrás do metamorfo, mas este acaba matando Charlie (incinerando o seu corpo) e se transformando nele. E Peter consegue apreender o aparelho que o metamorfo usa para se transformar nos outros. Mal sabe Peter que isso será de grande importância para impedir que a 'Fringe Division' seja fechada. 

Peter leva flores para Olívia, que fica feliz com isso, é claro, e pergunta a ele quem era 'ela', ou seja, a 'enfermeira'. E Peter responde que Walter acha que ela era um soldado metamorfo de outro universo e que ela, Olívia, pode ter ido para lá, embora Olívia não se lembre disso. E Peter lhe diz que não importa o que tenha acontecido com ela ou para onde ela tenha ido, o Walter iria descobrir tudo.

Essa fala de Peter chega a ser surpreendente quando se lembra que, na primeira tempora, ele cansou de ironizar ou até ridicularizar Walter quando este apresentava suas teorias ou soluções para resolver os casos. Agora, isso mudou completamente e ele demonstra possuir uma fé cega e inabalável em Walter. 

Peter pergunta a Olívia se ela se lembra de ter dito uma frase em grego quando recobrou a consciência. Ela diz que não. E Peter lhe explica que a frase era dita pela sua mãe, todas as noites, para ele, antes de dormir, e que a mesma significa 'Seja um homem melhor que seu pai'. Ela era dita depois que Walter já tinha ido embora, ou seja, para o St. Claire's e que a mesma era uma espécie de código ele e a mãe (Elizabeth) e que significava 'mantenha os seus por perto', ou seja, cuide das pessoas de quem você gosta. E Olívia diz que ele é muito bom nisso. Aqui percebe-se que eles se gostam, sem dúvida alguma, mas o envolvimento romântico deles ainda está um pouco distante no tempo e não acontecerá tão cedo. Antes dele ir embora, ela pergunta se é verdade que irão fechar a 'Fringe Division'. E ele diz que não. 

Peter leva o aparelho usado pelo metamorfo para se transformar em outros para Broyles e lhe informa sobre o que o mesmo faz, embora esteja quebrado. E ele diz também que a partir de agora eles não vão mais reagir aos acontecimentos, que darão as cartas e que tampouco irão chegar tarde demais. 

Neste primeiro episódio da segunda temporada, nota-se um Peter muito diferente.

Ele não é mais o cínico internacional e nem o brincalhão que ficava ironizando Walter durante grande parte do tempo. Seu personagem cresceu na série, principalmente após o que foi mostrado nos episódios finais da primeira temporada, quando vimos que um dos Peter Bishop morreu, restando apenas descobrir qual deles (de qual Universo). E ele é muito mais ativo, não se limitando mais a apenas acompanhar os outros, principalmente Olivia, e tomando as suas próprias iniciativas. 

Enquanto isso, Amy continua fazendo as suas pesquisas sobre a 'Fringe Division' e aparece uma série de citações bíblicas, sendo que 3 delas são do Apocalipse, o que é um mau prenúncio do que vem por aí. E as mensagens sugerem, claramente, que uma guerra entre os Universos está acontecendo e que esta irá ficar muito pior ao longo do tempo. 


As 5 citações bíblicas que aparecem neste episódio e que estão, todas, relacionadas à guerra entre os Universos. 

As citações bíblicas são:

1) Reino Contra Reino - Lucas 21:10; 'E acrescentou Jesus: “Porquanto, nação se levantará contra nação, e reino contra reino'; 


Esta é uma clara referência a guerra que já está acontecendo entre os dois Universos.


2) Testes - João 4:1; 'Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo.'.


Esta deve ser uma clara referência ao fato de que o metamorfo assumiu a aparência de Charlie e, logo, ele estará infiltrado na 'Fringe Division'. Logo, seria necessário submetê-lo a alguns testes a fim de verificar se ele é, realmente, Charlie. E se isso acontecesse ele seria desmascarado. 


3) Uma Porta se Abre - Apocalipse 4:1; "Depois desses acontecimentos, observei uma porta no céu, e a primeira voz que eu ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, chamou-me: “Sobe até aqui, e Eu te revelarei os eventos que devem ocorrer depois destes";

Os eventos que deverão ser revelados são os relacionados à guerra entre os Universos. Aqui está sendo anunciado que muitos dos episódios desta segunda temporada tratarão deste tema. 


4) Come a Carne - Apocalipse 19:18: "A fim de comerdes a carne de reis, de comandantes, de poderosos, de cavalos e de seus cavaleiros, pequenos e grandes.".


Aqui está falando, a meu ver, das mortes que teremos nos dois Universos, em função da guerra que eles irão travar. 


5) A  Besta - Apocalipse 19:20: 'No entanto, a Besta foi presa, e com ela o Falso profeta que havia realizado grandes sinais miraculosos em nome dela, por intermédio dos quais ele havia enganado todos os que receberam a marca da Besta e adoraram a sua imagem. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.'.


Esta passagem deve estar se referindo à morte de alguém que não é exatamente quem os agentes da 'Fringe Division' pensam que é. Talvez seja uma referência ao metamorfo que se transformou em Charlie, que seria o 'falso profeta' da citação.


Peter chega ao laboratório e Walter, Astrid e Gene lhe desejam um 'Feliz Aniversário'. 


Olivia começa a melhorar e já consegue armar o seu revólver, o que a deixa mais animada. 

O metamorfo Charlie, o falso profeta, incinera o corpo do verdadeiro Charlie. 


Fim. 



Jovem, Rebecca Kibner, que no passado Walter submeteu a testes que permitiram que ela desenvolvesse o poder de identificar moradores de outro Universo, bem como descobrir quem são os metamorfos. 


Conclusão:

Neste episódio, vemos os efeitos da viagem que Olívia fez ao Universo Paralelo. 

Entre estes, tivemos: 

1) O acidente que quase a matou; 

2) A vinda de um metamorfo para o nosso Universo com a missão de arrancar informações de Olívia e, depois, matá-la; 

3) A morte de Charlie e a sua substituição por um metamorfo, que continuará com a sua missão de obter mais informações sobre o Universo Azul e que tentará matar Olívia novamente.

Também ficamos sabendo como os metamorfos se transformam em outras pessoas e que, no passado, Walter fez testes com jovens que desenvolveram a capacidade de ver e identificar os moradores de outro Universo e de descobrir quem era ou não um metamorfo.

A 'Fringe Division' chega a ser fechada pelo FBI, mas uma prova obtida por Peter na investigação do caso do metamorfo (o aparelho que é usado para que eles se transformem em outro) mostra a importância da 'Fringe Division' e ela continuará funcionando. 

O episódio também mostra a total transformação que ocorreu no relacionamento entre Peter e Walter, com o filho demonstrando total confiança no trabalho do genial cientista e até indo fazer compras com ele e se divertindo com os momentos que passa ao lado de Walter. 

"A New Day in the Old Town' pode ser considerado, de certa forma, o primeiro episódio que realmente mostra que a guerra entre os Universos já começou  e que  essa será a trama a ser desenvolvida durante toda a segunda temporada, sendo que as cinco citações bíblicas são a confirmação disso. 

E o episódio deixou alguns ganchos importantes para os próximos episódios, como:

1) Olívia irá se lembrar do que Bell lhe disse no Universo Paralelo? E o que foi que ele disse, exatamente?

2) O falso Charlie será desmascarado ou conseguirá completar a sua missão?

3) A recuperação de Olívia será curta ou longa? E ela será total? 

Astrid, Gene e Walter comemoram o aniversário de Peter. 

E fica claro que Peter e Olívia se gostam, mas parece que o relacionamento deles não avança muito em função da resistência dela em se envolver mais profunda e seriamente com outra pessoa. 

Enfim, este episódio foi um ótimo início para a trama, a guerra entre os universos, que será desenvolvida durante a segunda temporada. E essa história fará de 'Fringe' uma série com personalidade e identidade próprias e bem definidas, indo muito além de uma série influenciada pelos clássicos literários, cinematográficos e televisivos da ficção científica. 


Frases e Diálogos:

1) Peter: Como me encontrou?
Broyles: Trabalho no FBI.

2) Rachel: Ela gostava de você, Peter. Você sabia disso?
Peter: ...

3) Amy: O que é a 'Fringe Division'? O que vocês fazem?
Peter: Nada. Não fazemos mais nada. 

4) Walter: Sinta o ânus. Está molhado (sobre o corpo do morto no chão). 

5) Amy: Ele é louco? (sobre Walter).
Peter: Ah, é. 


6) Peter: O que levanta a questão: Porque está fazendo isso?
Amy: Investigando o caso.
Peter: Não pode blefar com um blefador, agente Jessup.

7) Amy: Acho que estive esperando por vocês a vida toda (para Peter). 

8) Walter: Estávamos tentando ampliar os quinto, sexto e sétimo chacras dela. 
Astrid: Garganta, terceiro olho e coroa. 
Walter: Está correto, Asterix.
Astrid: Astrid.

9) Senador Neil Schell: Philip, ouça, todos nós temos o nosso trabalho, e nós...
Broyles: Sim, Senador. Tenho um trabalho. O mesmo trabalho que tive em três administrações e seis guerras: defender nossa segurança nacional. E lhe garanto que não estamos seguros. Sim, às vezes, a ameaça é familiar. Mas eu acabei descobrindo que, às vezes, é bem pior. E quando é pior, quando a ameaça é inimaginável, é nessa hora que nós agimos. E deviam dar graças a Deus por isso. 

10) Peter: Tudo bem?
Olívia: Peguem aquela vagabunda.

11) Olívia: Então, quem era ela?
Peter: Walter acha que ela era um soldado metamorfo de outro Universo. Ele acha que você pode ter ido para lá. É um mau sinal eu poder dizer isso, e nenhum de nós achar que sou louco? 

12) Peter (para Olívia): Não importa o que aconteceu com você, ou para onde tenha ido, o Walter irá descobrir tudo. 

13) Peter (para Broyles): Daqui para frente, nós daremos as cartas. Já chega de reagir. Não vamos mais chegar tarde demais. Afinal, alguém tem que salvar a pele deles, não é?
Broyles: Você me surpreende, sr. Bishop.
Peter: Obrigado. 



Informações Adicionais:

Audiência: 7.820.000;

Data de Exibição nos EUA: 17/09/2009;

Diretor: Akiva Goldsman;

Roteiro: J.J. Abrams e Akiva Goldsman;

Glyph Code: Tower.





Nenhum comentário: