Partes da famosa e histórica 'Joan Anderson Letter', escrita por Neal Cassady em Dezembro de 1950. |
A responsável por encontrá-la foi Jean Spinosa.
Também havia sido divulgada a informação de que seria realizado um leilão da famosa carta, que é considerada o Santo Graal da Beat Generation, e que o mesmo iria acontecer no próximo dia 17 de Dezembro na casa de leilões 'Profiles in History'.
Porém, a divulgação da descoberta deu início a uma verdadeira batalha judicial em torno da propriedade da carta fez com que o leilão fosse adiado. Assim, não se faz mais a menor ideia de quando ele poderá vir a ocorrer.
O responsável por administrar o espólio literário de Jack Kerouac, John Sampas, contratou um advogado de Boston, Nick Mitrokostas, para tentar ganhar na Justiça a posse da 'Joan Anderson Letter', sob a justificativa de que essa carta é propriedade do espólio de Jack Kerouac e que deve ser devolvida ao mesmo.
No entanto, esta não é a única ação que reivindica a propriedade da carta escrita por Neal Cassady e que inspirou Jack Kerouac a adotar a técnica da 'prosa bop espontânea' quando decidiu escrever, em 1951, o manuscrito original que deu origem ao clássico 'On The Road'.
O espólio de Neal Cassady também está reivindicando a propriedade da 'Joan Anderson Letter', alegando que a mesma não é uma carta pessoal, mas um manuscrito destinado à publicação, tal como eram outras 'cartas' escritas por Cassady. Assim, o conteúdo dela estaria protegido pela lei de direitos autorais.
Com isso, o leilão da 'Joan Anderson Letter' foi adiado por tempo indeterminado.
E para tentar resolver a disputa judicial de uma vez por todas, um advogado que representa a casa de leilões 'Profiles in History' informou que irá protocolar uma ação que leve à instalação de um tribunal que decida, afinal, a quem pertence esse documento fundamental para a história da Beat Generation.
A responsável pela descoberta da carta, Jean Spinosa, disse que quando viu a carta, no envelope da mesma estava escrito 'A. Ginsberg' e o início dela dizia 'Querido Jack...'. Daí ela pensou que Ginsberg teria enviado a carta para o pai dela, que se chamava Jack Espinosa. Porém, ao continuar a leitura da carta ela se deu conta de que a mesma tinha sido escrita por Neal Cassady e havia sido enviada para Jack Kerouac.
Quando pesquisou sobre o assunto, Jean Spinosa se deu conta da importância histórica da descoberta.
Ela chegou a ler uma entrevista de Kerouac para a 'Paris Review' na qual o autor de 'On The Road' disse que se a carta de Cassady tivesse sido publicada, então isso poderia ter permitido que Neal seguisse a carreira de escritor. Jean também começou a ler e a pesquisar tudo sobre os Beats.
Como é do conhecimento público, o livro de Kerouac influenciou imensamente várias gerações de jovens pelo mundo inteiro, incluindo Bob Dylan e Jim Morrison, só para citar dois grandes nomes da história do Rock.
E para o diretor e fundador do The Beat Museum, de São Francisco, Jerry Cimino, a 'Joan Anderson Letter' é o mais importante documento da história da Beat Generation, sendo mais importante até do que o manuscrito original de 'On The Road', pois a carta de Cassady é que levou Kerouac a mudar o seu estilo de escrever.
E por isso mesmo a expectativa no mercado de leilões é a de que o valor que a 'Joan Anderson Letter' deverá alcançar no leilão (quando o mesmo se realizar, é claro) irá superar facilmente os US$ 2,4 milhões pagos pelo manuscrito original de 'On The Road' e que foi realizado em 2001.
Isso explica essa batalha judicial que se trava em torno da propriedade da carta, que é de imensa importância histórica para a Beat Generation.
E é claro que todos os fãs dos Beats torcem para que tal batalha se encerre o quanto antes, pois querem ver a carta de Cassady devidamente publicada, e o quanto antes, a fim de poder ler a mesma na íntegra.
Que assim seja.
Links:
Batalha judicial adia por tempo inderminado o leilão da 'Joan Anderson Letter':
http://www.sfgate.com/books/article/Dec-17-auction-of-famed-Beats-letter-is-halted-5945485.php
Carta de Neal Cassady para Kerouac é encontrada após 60 anos:
http://popeseries.blogspot.com.br/2014/12/carta-de-neal-cassady-que-inspirou.html
Exposição no The Beat Museum exibe 'Joan Anderson Letter':
http://www.sfgate.com/bayarea/article/Lost-On-the-Road-letter-lands-in-North-Beach-5928401.php
Vídeo que mostra a Joan Anderson Letter no The Beat Museum, em S.Francisco:
http://www.sfgate.com/news/item/Neal-Cassady-letter-video-35339.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário