'Éloge de L'Amour' - Memória e História!
Este é, com certeza, o melhor filme que Godard fez em várias décadas, desde o seu auge, que aconteceu nos anos 1960, pelo menos em aspectos comerciais e na influência que exerceu sobre a produção cinematográfica mundial e que não foi pequena. Godard trabalhou neste filme por quatro longos anos (1997 a 2001), período no qual fez várias mudanças no roteiro.
Este belo filme de Godard trata da importância da Memória e da História e de como estas podem nos ajudar a recuperar o controle sobre nossas vidas.
Godard mostra que as mentiras e a manipulação da memória, bem como a desvalorização e o esquecimento da história estão levando a humanidade a cometer os mesmos erros do passado e a se tornar cada vez mais egoísta e violenta, o que está levando ao ressurgimento de uma série de fenômenos que acreditava-se estarem superados historicamente.
Temos vários exemplos disso que são mostrados no filme:
- A volta das Guerras na Europa: Os horrores visto na época da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo, e que voltaram a ser vistos em novas guerras na Europa, tal como aconteceu na 'Guerra do Kosovo', que estava em pleno andamento na época da produção do filme (1997-2001);
- O crescimento das desigualdades sociais (os sem-teto e mendigos de Paris que aparecem no filme);
- A imposição das leis de livre-mercado sobre os valores humanos mais básicos (solidariedade, fraternidade, justiça social);
- As inúmeras obras de arte clássicas (literatura, pintura, cinema) que são desprezadas pelas novas gerações.
A Trama do Filme!
A história do filme gira em torno de um projeto de Edgar, que pretende contar uma história de amor envolvendo três casais (um jovem, um adulto e um idoso) e que irá mostrar as quatro etapas de uma relação amorosa: encontro, atração física, separação e reconciliação.
Mas, para isso, Edgar começa a promover uma séries de testes com atores e atrizes, apesar de ainda estar indeciso a respeito do que irá fazer: um filme, uma peça de teatro, uma ópera ou um romance (livro). Ele também encontra muitas dificuldades para conseguir encontrar os atores e atrizes certos para desempenhar o casal adulto (tanto o homem, como a mulher).
'Éloge de L'Amour' também se divide em duas partes: Na primeira parte (que dura 60 minutos), em um belo tom de preto e branco, vemos Edgar tentando levar adiante o seu projeto, bem como ele se esforça para convencer Elle (que se chama Berthe na segunda parte do filme) a participar do mesmo.
Na segunda parte (que dura 38 minutos), que foi filmada em vídeo com o uso de cores supersaturadas e distorcidas, os fatos se desenvolvem dois anos antes dos acontecimentos que vimos na primeira parte.
Neste segundo momento, vemos Edgar indo até a Bretanha para entrevistar algumas pessoas, católicas e já idosas, que participaram da Resistência francesa contra o Nazi-Fascismo, bem como para entrevistar um historiador local (Jean Lacouture).
Edgar descobre que o casal de idosos com o qual irá conversar (Jean e Françoise) que participou da Resistência assinou um contrato com produtores dos EUA que desejam filmar a sua história, pois eles estão necessitando de dinheiro para manter o seu hotel aberto. É neste momento que Edgar e Elle/Berthe, que é neta de Jean e Françoise, acabaram se conhecendo, o que os leva sentir uma atração mútua logo quando se viram pela primeira vez.
Essa história que envolve Edgar e Elle/Berthe (que formam o casal adulto do filme) é a única que não irá completar todas as etapas da relação amorosa (encontro, atração física, separação e reconciliação), pois a tentativa de reconciliação acabará fracassando. Já com o casal de jovens (Perceval e Eglantine) e de idosos (Jean e Françoise) todas as etapas foram completadas.
Vários momentos também acabam se repetindo durante o filme, como uma frase que é falada no início do filme e que é dita pelo protagonista (Edgar), que é 'Talvez nada tenha sido dito'. Ela será repetida na cena final. Edgar também segura um livro com páginas em branco, no início e no final do filme, bem como em vários outros momentos. A pergunta a respeito de como a memória poderá ajudar as pessoas a recuperar o controle de suas vidas também é repetida no filme, nas duas partes do mesmo.
Obs1: A respeito do uso da repetição no Cinema (tal como ocorre neste filme de Godard) reproduzo um comentário do filósofo italiano Giorgio Agamben sobre o tema: "A força e a graça da repetição, a novidade que traz, é o retorno em possibilidade daquilo que foi. A repetição restitui a possibilidade daquilo que foi, torna-o de novo possível. Repetir uma coisa é torná-la de novo possível. É aí que reside a proximidade entre a repetição e a memória. Dado que a memória não pode também ela devolver-nos tal qual aquilo que foi. Seria o inferno. A memória restitui ao passado a sua possibilidade.". Assim, o uso desse recurso, por Godard, está diretamente ligado à importância fundamental que a memória tem em 'Éloge de L'Amour'.
Em uma cena vemos uma das atrizes que é testada por Edgar dizer que 'A pessoa desempregada usa o tempo para começar a pensar'.
Aliás, os gregos da Antiguidade diziam exatamente isso, ou seja, que o ócio é fundamental para se poder pensar ou criar algo. Em grego, ócio significa escola, ou seja, ele representava o momento de estudo, de aprendizado e que somente era desfrutado por aqueles que não precisavam trabalhar. Na Grécia Antiga o trabalho era desprezado, sendo visto como algo que deveria ser deixado aos escravos.
Edgar também questiona uma atriz que está sendo testada: 'E se te perguntassem: Filme, Teatro, Novela ou Ópera?' Ela responde 'novela'.
Outra questão: O fato de Edgar folhear um livro com páginas em branco, em vários momentos do filme, seria uma referência ao fato de Godard ter tentado escrever um romance na juventude e de não ter conseguido, o que o levou a se tornar um cineasta? A maior ambição de Godard, em sua juventude, era a de ser um romancista, mas ele não conseguiu. Vários dos seus amigos cineastas foram romancistas: Éric Rohmer, Alexandre Astruc, Pierre Kast, Jacques Doniol-Valcroze.
Essa tentativa fracassada de seguir a carreira de romancista foi o que acabou levando Godard a se tornar um cineasta, mas sem abandonar a Literatura, pois toda a sua obra está repleta de elementos literários. Inclusive, o tradutor e crítico de cinema Mário Alves Coutinho, que é um importante estudioso brasileiro da obra de Godard, defendeu uma tese de doutorado na qual diz que o genial cineasta franco-suíço 'fez Literatura com a câmera.'.
Obs2: O livro de Mário Alves Coutinho ('Escrever com a câmera - A Literatura Cinematográfica de Jean-Luc Godard') é excelente e recomendo muito a sua leitura. Outro livro, de sua autoria, que também recomendo, é "Godard, Cinema, Literatura', que reúne uma série de excelentes entrevistas feitas, pelo próprio Mário A. Coutinho, com estudiosos da obra godardiana. Os dois livros foram lançados pela Editora Crisálida e são de fundamental importância para se ajudar a compreender a obra de Godard.
A presença de fortes elementos literários sempre foi uma característica fundamental da obra de Godard, mas a forma romanesca nunca foi a sua preferida. Ele sempre deu prioridade para a poesia e para o ensaio em sua vasta obra. Porém, 'Éloge de L'Amour' termina exatamente como começou, o que é uma característica do Romance (ou novela, como é chamada no filme), algo que Godard sempre teria rejeitado, segundo Jacques Aumont, estudioso da obra de Godard.
No livro 'Godard, Cinema, Literatura' (de Mário Alves Coutinho; Editora Crisálida, página 19), Aumont, diz o seguinte: "[...] a forma que Godard sempre manteve à distância, é a forma romanesca, é o romance...[...]. Existe um problema com o romance [...]. Muito vasto, muito extenso, muito sistemático, um romance, muito coerente, é necessário que o fim seja igual ao começo, sem dúvida existem coisas que o cansam, que o enfadam, ou que talvez ele não se sente capaz de fazer, ele prefere a forma fragmentada, certamente. Mas, ao mesmo tempo, seus maiores amores são Balzac e Dostoievski.".
Outra possibilidade é de que o livro em branco que Edgar carrega o tempo inteiro deve-se ao fato de que ele simplesmente ainda não sabe o que irá fazer com o seu projeto, pois ele não havia decidido qual seria a forma final que o mesmo teria.
Assim, esse projeto ainda não passa de muitas páginas em branco.
Assim, esse projeto ainda não passa de muitas páginas em branco.
Um aspecto fundamental do filme é a importância central que a Memória e a História possuem no mesmo.
Essa memória histórica é de vários tipos, incluindo história (Nazismo, extermínio dos judeus, Resistência), o Cinema (Robert Bresson, Max Ophuls, Rossellini, Henri Langlois, Iris Barry), a literatura (Sartre, Balzac, Bataille, Christa Wolf, Chateaubriand), a pintura (Matisse, Rembrandt, Rubens, Rafael).
Desta maneira, no início, são citados Henri Langlois (fundador da Cinemateca Francesa, que Godard, Truffaut e amigos frequentaram) e Iris Barry (fundadora da 'London Film Society' e curadora do departamento de Cinema do Museu de Arte Moderna de Nova York), duas figuras de grande importância para a preservação da memória e da história do Cinema.
Aliás, podemos dizer, sem medo de errar, que a Memória e a História são os verdadeiros 'protagonistas' deste belo filme de Godard. Elas são os temas centrais. Uma das atrizes testada por Edgar diz que não entende como a memória poderá nos ajudar a reclamar nossas vidas e Edgar responde que 'não se trata de saber se o homem poderá resistir, mas sim de saber se tem ou não direito de fazê-lo'.
Essa memória histórica é de vários tipos, incluindo história (Nazismo, extermínio dos judeus, Resistência), o Cinema (Robert Bresson, Max Ophuls, Rossellini, Henri Langlois, Iris Barry), a literatura (Sartre, Balzac, Bataille, Christa Wolf, Chateaubriand), a pintura (Matisse, Rembrandt, Rubens, Rafael).
Desta maneira, no início, são citados Henri Langlois (fundador da Cinemateca Francesa, que Godard, Truffaut e amigos frequentaram) e Iris Barry (fundadora da 'London Film Society' e curadora do departamento de Cinema do Museu de Arte Moderna de Nova York), duas figuras de grande importância para a preservação da memória e da história do Cinema.
Aliás, podemos dizer, sem medo de errar, que a Memória e a História são os verdadeiros 'protagonistas' deste belo filme de Godard. Elas são os temas centrais. Uma das atrizes testada por Edgar diz que não entende como a memória poderá nos ajudar a reclamar nossas vidas e Edgar responde que 'não se trata de saber se o homem poderá resistir, mas sim de saber se tem ou não direito de fazê-lo'.
Inclusive, essa pergunta foi feita pelo mesmo Edgar, na segunda parte do filme, mas que, em termos cronológicos, é a primeira, quando ele foi até a Bretanha (no oeste da França) fazer entrevistas com católicos que participaram da Resistência na época da Segunda Guerra Mundial. Os acontecimentos da segunda parte se desenvolvem dois anos antes daqueles que vimos na primeira parte do filme.
Edgar diz, para a jovem atriz que irá interpretar Eglantine, que o principal não é a personagem dela, mas a história na qual ela estará inserida. Essa história mais ampla, da qual ela faz parte, é que tem importância. Logo, para Godard, a história é fundamental, não a personagem.
Vemos também um amigo de Edgar, Rosenthal, que é um rico colecionador de arte judeu e que foi sócio do avô de Edgar em uma galeria de arte. Rosenthal está tentando comprar e ou recuperar obras de arte que lhes foram roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, ele está tentando reconstruir a sua memória e a sua história.
Rosenthal também está financiando o projeto de Edgar, que é sobre o Amor e que envolve três casais (um jovem, um adulto e um idoso) nos quatro momentos de um relacionamento: encontro, atração física, separação e reconciliação.
Outro elemento presente no filme de Godard é a crítica ao Imperialismo dos EUA, que acabará se conectando com o projeto de Edgar e com o relacionamento que ele irá desenvolver com Elle, a mulher que ele tentou convencer para desempenhar o papel da mulher adulta em seu projeto.
Em uma cena a empregada de Rosenthal, que é de origem vietnamita, fala que os EUA estão espalhados pelo mundo inteiro (referindo-se às guerras e bases militares dos EUA que estão presentes mundo afora.. são mais de 800 bases) e pergunta, para Rosenthal: 'Quem se lembra da Resistência no Vietnã?'. Logo depois da pergunta feita pela empregada vemos a bandeira dos EUA. É bom lembrar que a Guerra do Vietnã esteve muito presente em vários filmes de Godard nos anos 60-70 ('A Chinesa'; 'One Plus One/Sympathy for the Devil').
Rosenthal pede para Edgar explicar qual é a história resumida do seu projeto (dos três casais... jovem, adulto e idoso), ele explica, mas diz está com dificuldades para conseguir os atores certos. Rosenthal fala sobre uma atriz a respeito do qual Philippe comentou, que já trabalhou na Televisão (o que deprime Edgar), mas que se recusou a falar o que estava determinado e foi demitida por isso. Para estimular Edgar, Rosenthal cita uma frase de Picasso: 'Eu não procuro, eu encontro'.
Obs3: Godard é muito crítico com relação à mídia TV, embora já tenha desenvolvido vários projetos televisivos e tenha dito que gostaria de ser o diretor de um canal de TV.
Edgar diz que 'A maioria das pessoas têm por valor viver as suas vidas, mas não imaginá-la. Então, como posso fazer por eles?'
Edgar diz que 'A maioria das pessoas têm por valor viver as suas vidas, mas não imaginá-la. Então, como posso fazer por eles?'
Edgar também fala com Philippe e comenta sobre Elle, que conheceu dois anos antes. Ele disse que ela tinha ideias, dizendo que ela falava sobre a impossibilidade do Estado se apaixonar, o que é uma citação de um livro de Georges Bataille, que Edgar irá usar mais adiante quando irá testar um ator para interpretar o adulto do seu projeto.
Edgar fala que sonha em encontrar uma mulher que fosse como Simone Weil e Hannah Arendt, duas brilhantes filósofas, e diz para Philippe que abandonou o seu projeto por causa dele mesmo. Edgar diz 'O mais estranho são os mortos-vivos deste mundo. Estão modelados ao mundo como ele foi. A forma como pensam e sentem vem de antes.'.
Edgar fala que sonha em encontrar uma mulher que fosse como Simone Weil e Hannah Arendt, duas brilhantes filósofas, e diz para Philippe que abandonou o seu projeto por causa dele mesmo. Edgar diz 'O mais estranho são os mortos-vivos deste mundo. Estão modelados ao mundo como ele foi. A forma como pensam e sentem vem de antes.'.
Assim, ele questiona: 'As coisas estão na nossa frente. Para que inventá-las?', o que é uma referência à obra Neo-Realista de Roberto Rossellini, que é um dos cineastas mais admirados por Godard.
Philippe informa Edgar que a mulher que ele está a procura trabalha em uma livraria durante o dia e em um depósito ferroviário a noite, para onde eles se dirigem, pois Edgar quer convencê-la a trabalhar em seu projeto.
Edgar acaba se lembrando (é a memória...) que a encontrou dois anos antes e pergunta, para Elle, como se desenvolveu o negócio com os americanos. Essa questão será respondida na segunda parte do filme que, cronologicamente, em termos de desenvolvimento da trama, é a primeira parte, de fato.
Philippe informa Edgar que a mulher que ele está a procura trabalha em uma livraria durante o dia e em um depósito ferroviário a noite, para onde eles se dirigem, pois Edgar quer convencê-la a trabalhar em seu projeto.
Edgar acaba se lembrando (é a memória...) que a encontrou dois anos antes e pergunta, para Elle, como se desenvolveu o negócio com os americanos. Essa questão será respondida na segunda parte do filme que, cronologicamente, em termos de desenvolvimento da trama, é a primeira parte, de fato.
Neste momento, Edgar deseja apresentar o seu projeto para Elle, mas ela não demonstra qualquer interesse, porém ele insiste mesmo assim.
Em um cena de teste de Edgar com o casal de jovens é feita a pergunta 'Por que correr atrás de algo que já tens?' e o jovem (Percival) diz que não precisa vê-la, porque ela já pertence a ele. Edgar pergunta para Eglantine se ela aceitaria isso de alguém que diz que ela ama e ela responde 'Não'. Edgar explica que foi por isso que o casal rompeu o relacionamento.
Edgar também faz um teste com um ator (para interpretar o homem adulto), ao qual entrega um trecho de um livro de Georges Bataille ('O Azul do Céu'), sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para que leia o mesmo. Edgar cita o livro de André Malraux (A Esperança), que trata da Guerra Civil na Espanha e que é muito mais conhecido do que o de Bataille, pois a obra deste demorou para ser publicada e isso somente aconteceu porque os amigos de Bataille insistiram muito com o mesmo.
A ideia de que o Estado representa a negação do amor (o que foi dito por Elle em suas conversas com Edgar) foi retirada do livro de Bataille. Bataille diz que o Estado perdeu o poder de aceitar o mundo em sua totalidade.
A afirmação de Bataille permite afirmar que essa situação leva ao Imperialismo, por meio do qual as Nações mais fortes subjugam as mais fracas e impõem seus valores, interesses e cultura às mesmas. E o Imperialismo dos EUA é não apenas político, econômico e militar, mas também cultural, o que é muito criticado neste filme de Godard, tal como já ressaltei.
Várias cenas mostram essa condenação, por Godard, do Imperialismo cultural dos EUA, o que é bastante criticado por muitos franceses, que têm um grande orgulho da sua riqueza cultural (cinema, teatro, literatura, poesia, pintura).
Desta forma, em uma cenas vemos jovens olhando para um cartaz de propaganda de 'Matrix' e ignorando a do filme 'Pickpocket', de Robert Bresson, um clássico do cinema francês. Apenas um senhor, já idoso, irá se interessar pelo filme de Bresson, ignorando a megaprodução de Hollywood. Aliás, no início do filme, quando explica o seu projeto para Rosenthal, Edgar diz que o aspecto principal do seu projeto é a história, caso contrário o filme irá virar uma produção banal de Hollywood, como se fosse um filme de Julia Roberts.
Desta forma, em uma cenas vemos jovens olhando para um cartaz de propaganda de 'Matrix' e ignorando a do filme 'Pickpocket', de Robert Bresson, um clássico do cinema francês. Apenas um senhor, já idoso, irá se interessar pelo filme de Bresson, ignorando a megaprodução de Hollywood. Aliás, no início do filme, quando explica o seu projeto para Rosenthal, Edgar diz que o aspecto principal do seu projeto é a história, caso contrário o filme irá virar uma produção banal de Hollywood, como se fosse um filme de Julia Roberts.
Edgar testa uma mulher, mas que lê o texto que lhe foi entregue de forma mecânica, sem sentir nada sobre o que está lendo. Edgar diz 'Não diga, veja. Diga, escute. Escuta'. Logo, ele a reprova no teste. O texto fala sobre um homem de quem foi tirado tudo, na época da ocupação nazista da França, e que foi condenado à morte por fazer parte da Resistência. A história deste homem é cantada por Philippe.
E quando foi questionado a respeito da conversa que teve com Elle, Edgar diz que o resultado não foi bom e que ela não é nenhuma Berthe Morisot, o que é uma referência a uma importante pintora impressionista francesa do século XIX. E também temos, nesta fala dele, uma ironia com o nome Berthe. Desta maneira, Godard recorre o tempo inteiro à memória e à história.
Depois vemos um encontro em uma livraria (na qual Elle/Berthe trabalha), do qual Edgar participa, com um jornalista dos EUA (Mark Hunter, que abandonou os EUA durante o governo Reagan) que está voltando de Kosovo e faz um relato a respeito da guerra entre os sérvios e os albaneses, que ocorreu durante a chamada 'Guerra do Kosovo', que ocorreu entre 1998-1999 (o filme de Godard é de 2001 e o roteiro do mesmo foi escrito entre 1997 e 2001). Edgar fala para Elle/Berthe que Mark Hunter pretende escrever um livro sobre a Guerra e precisa de alguém para editar e corrigir o mesmo.
Um dos participantes da reunião é um curdo, povo que não possui um Estado próprio e que vive espalhado por vários países (Iraque, Síria, Turquia). Durante o encontro serão ditas algumas frases relevantes: 'Não pode haver resistência sem memória ou universalidade' e 'Não à paz sem justiça'.
Na reunião vemos alguns livros relacionados com os crimes do Nazismo, como o 'Refus de Témoigner' (de Ruth Kluger) e o "L'Imprescriptible' (de Vladimir Jankélévitch).
Obs4: Nesta guerra ocorreram horríveis massacres, cometidos pelos dois lados do conflito. Posteriormente, a OTAN interviu na guerra, em favor do Kosovo, e bombardeou a Sérvia por quase três meses, levando a mesma a se render e a aceitar a independência do Kosovo.
Portanto, as guerras e seus horrores, em vários momentos históricos, são conectados por Godard, que relaciona o passado com os conflitos que se desenvolviam no mundo na época (1997-2001) em que ele trabalhava em seu filme.
Em um diálogo entre Edgar, Rosenthal e Forlani é dito que a História foi substituída pela tecnologia, que a política é feita por meio de dogmas e que a Igreja se manteve atualizada. Balzac (um dos autores preferidos de Godard) tem um livro citado ('Esplendores e Misérias das Cortesãs').
Depois disso, Edgar se encontra com Elle/Berthje e os dois conversam durante toda a noite.
Edgar lhe diz 'Nunca pensa nele, mas a verdade pode ser triste' e fala que está cheio de dúvidas com relação ao seu projeto. Elle diz que 'está cheia' desse mundo e comenta sobre uma placa que homenageia um oficial de paz francês que foi assassinado pelos alemães em Outubro de 1944, dizendo que as expressões 'oficial', 'paz' e 'alemães' não deveriam constar na placa. Ela tem razão. Para ficar mais próximo da verdade o melhor seria escrever que um membro da Resistência foi assassinado pelos nazistas.
Elle diz que seus pais cometeram suicídio, que seu pai nunca usava a expressão 'globalização', mas 'cenário universal' e fala que nasceu em 1965, três anos antes de Maio de 68. Isso leva Edgar a falar sobre a 'Fortaleza Vazia', que é uma fábrica fechada, que era da Renault e que está localizada próxima do local em que eles conversam.
Em Maio de 68 as instalações da Renault foram ocupadas pelos operários, liderados pela então poderosa CGT (Confederação Geral do Trabalho) que conseguiu promover uma Greve Geral que paralisou a França por três semanas, sendo que a CGT chegou a ficar muito próxima de derrubar o governo do então General Charles De Gaulle.
Assim, Godard lamenta a perda desse imenso poder de mobilização e de organização que a classe operária francesa já possuiu e que, agora, se esvaziou. Porém, Elle discorda, dizendo que essa luta continua existindo, mas que se desenvolve em outros lugares, ou seja, fora das indústrias.
Obs5: Isso aconteceu até em função do forte processo de desindustrialização que atingiu os países desenvolvidos desde os primeiros anos da década de 1970, especialmente após o primeiro Choque do Petróleo (Outubro de 1973). Grande parte do parque industrial dos países ricos foi transferido para os chamados países emergentes (China, México, Leste Europeu), nos quais os custos de produção são muito menores.
Obs6: É bom ressaltar que Godard participou intensamente daquelas mobilizações de Maio de 68 (de manifestações, da greve da indústria do Cinema, que interrompeu o Festival de Cannes, filmando as manifestações). E foi justamente em função de tudo o que aconteceu naquele momento que ele abandonou a indústria do Cinema e se integrou a um grupo (Dziga Vertov), que realizou filmes de forte conteúdo político e ideológico, de maneira independente e cuja produção era realizada de forma coletiva. Entre 1968 e 1971 o 'Groupe Dziga Vertov' produziu quatro filmes.
Na conversa entre Edgar e Elle já é possível perceber que ela se encontra em um momento difícil, dizendo que estava cansada do mundo, que não existe morte e que quando a mesma chega há uma razão para isso.
Eles conversam sobre suas vidas pessoais e Edgar critica os EUA (alvo de Godard desde os anos 1960) e afirma que os EUA não tem um passado e que em função disso compram o passado dos outros povos. Esta afirmação ficará melhor explicada na segunda parte do filme, que promove uma volta de dois anos nos acontecimentos.
Obs7: Nos anos 1960, os filmes de Godard atacavam a Guerra do Vietnã e o Racismo, abrindo espaço para leitura de textos de líderes dos 'Panteras Negras' em 'One Plus One/Sympathy for the Devil', de 1968, por exemplo.
Edgar também comenta sobre a mudança radical que ocorreu na paisagem local, dizendo que, na época do Império Romano, havia uma floresta onde hoje é Paris e que, agora, o que existe é apenas o 'Bosque de Boulogne'. Também vemos Edgar em uma estação de trem que se localiza na região de 'Drancy Avenir'.
Obs8: Como este é um filme de Godard e o mesmo trata, essencialmente, da forma como nos relacionamos com a história e com a memória, é claro que esta cena na estação de trem não aparece no filme de maneira gratuita. Em 'Drancy Avenir' tivemos o funcionamento, entre Junho de 1942 e Julho de 1944, de um campo de concentração nazista, do qual 67.400 judeus franceses, alemães e poloneses foram transportados (por trens) para campos de extermínio (incluindo 6000 crianças). Quando as forças militares dos Aliados conquistaram Paris e libertaram os prisioneiros havia apenas 1500 sobreviventes no local.
Depois, vemos Elle conversar com Edgar, pelo telefone, no qual ela diz que ele estava certo quando disse que 'a verdade pode ser triste'. Não ouvimos o que Edgar diz, apenas Elle, mas ela comenta sobre sua vida e pede para que ele repita uma frase da qual ela havia gostado, que é 'Todo pensamento deveria lembrar a essência de um sorriso'.
Philippe diz para Rosenthal, quando visitam um abrigo junto com Edgar, que 'a felicidade jamais é alegre' e diz que tal frase é de autoria de Max Ophuls, um importante cineasta alemão que filmou vários filmes de amor, mas cujas histórias eram repletas de conflitos entre os amantes.
Nas duas partes do filme vemos Edgar folheando o seu livro com páginas em branco, primeiro ao lado de uma ferrovia (na primeira parte) e depois ao lado de uma rodovia (na segunda parte). Em um momento anterior do filme foi dito que a tecnologia substituiu a história. Logo, evitar a rodovia e as ferrovias seria uma maneira de Edgar demonstrar o seu apego à história, deixando a tecnologia de lado.
Edgar reencontra Philippe e este diz que a memória de Rosenthal está indo embora desde que ele havia abandonado o projeto. E a namorada de Philippe diz que 'Todo pensamento deve trazer um sorriso'. Edgar pergunta onde ela havia escutado tal frase e a mesma diz que havia acabando de inventar a mesma. Edgar vai embora, dizendo para Philipe os dias de frases acabaram.
Edgar visita um local no qual se encontra com um homem que conhecia Elle e descobre que ela havia cometido suicídio e que isso pode ter acontecido em função dele ter abandonado o seu projeto, no qual ela acreditava. Porém, Elle também escondeu de todos que estava doente, com tuberculose. Ela deixou que ele escolhesse um de seus livros. Um dos livros era 'Cassandra', de Christa Wolf.
Obs9: Cassandra é uma personagem da Mitologia Grega que tinha o poder de profetizar, mas ninguém acreditava em nenhuma das suas profecias, que acabavam se confirmando. De certa maneira, é como se Godard estivesse dizendo, neste filme, que a desvalorização ou a deturpação da memória e da história está levando a humanidade a enfrentar novas catástrofes. Assim, o esquecimento dos horrores do Nazismo e da Segunda Guerra foi a responsável por novas guerras e massacres na Europa, caso da Guerra do Kosovo (1998-1999), sobre a qual Godard comenta em 'Éloge de L'Amour'.
Entre os livros deixados por Elle/Berthe, a escolha de Edgar recaiu sobre 'Le Voyage d'Edgar', de Edouard Peisson. Edgar disse que gostava do tom de voz de Elle e também pelo fato de que ela trazia ideias à vida, mas que no resto ela foi uma decepção. É claro que, com esse comentário, ele está se referindo ao suicídio dela. Afinal, Edgar demonstrou interesse por Elle/Berthe, não apenas em função do seu projeto, mas também passou a querer conversar com ela, telefonando, a respeito de questões pessoais, como fica claro em uma cena em que a vemos respondendo, pelo telefone, o que ele dizia.
Assim, o relacionamento entre os adultos do filme (Edgar e Elle/Berthe) foi a único que não completou todas as etapas do envolvimento amoroso, que são o de encontro, atração física, separação e reconciliação.
Assim, o relacionamento entre os adultos do filme (Edgar e Elle/Berthe) foi a único que não completou todas as etapas do envolvimento amoroso, que são o de encontro, atração física, separação e reconciliação.
Esta conversa de Edgar com este amigo ou parente de Elle/Berthe encerra a primeira parte do filme, que foi inteiramente realizada em um belo tom de preto e branco. Já a segunda parte foi filmada em vídeo com o uso de cores supersaturadas e distorcidas, com um brilhante resultado final.
Esta segunda parte, como já comentei, é a primeira, em termos cronológicos, pois nela vemos Edgar indo para a Bretanha, dois anos antes, para entrevistar católicos que haviam participado da Resistência no período da Segunda Guerra Mundial.
E foi ali que ele conheceu Elle (Berthe), que era advogada e que lutava para impedir que os seus avós aceitassem vender a sua história, de luta na Resistência, para produtores dos EUA, que trabalhavam para a 'Spielberg Associates' e que eram comandados por Sumner Welles Jr, funcionário do Departamento de Estado dos EUA.
Obs10: Sumner Welles foi subsecretário de Estado dos EUA durante o governo de Franklin D. Roosevelt. Assim, o personagem do filme seria o seu filho. A presença deste no ato de assinatura do contrato com o casal Bayard mostra que, para Godard, Hollywood é uma extensão do Imperialismo dos EUA. Como é dito no filme: Washington comanda o navio e Hollywood é o mordomo.
Assim, para Godard, Hollywood é o braço do Imperialismo dos EUA para dominar a produção cultural global (no cinema, música, HQs, etc) e está submetida aos interesses estratégicos dos EUA em escala global.
Afinal, é por meio de Hollywood que os EUA convencem as pessoas, mundo afora, de que o seu modelo de Governo, Sociedade e Economia é o melhor de todos e que deve ser imitado por todas as Nações. Isso é o que se chama de 'Soft Power', ou seja, o uso da capacidade de influenciar e dominar os outros países e povos sem que seja necessário usar da violência, de Guerras ou de Golpes de Estado.
O casal de idosos (Bayard, embora seu nome verdadeiro seja Samuel, pois eles são judeus) aceita vender a sua história de luta na Resistência (entre 1941-1944) pois está precisando de dinheiro para impedir o fechamento de seu hotel, que passa por graves dificuldades financeiras.
E o título do filme será 'Tristão e Isolda', que era o nome da rede de Resistência da qual o casal fez parte e que é uma outra referência literária que ajuda a contar a trama do filme, pois essa história de origem medieval também trata de uma relação amorosa que conta com elementos de conflitos, mentiras, separação e que também possui um final trágico.
Imagem belíssima vista de dentro do carro no qual Elle/Berthe leva Edgar para a estação de trem. |
No filme 'Tristão e Isolda' (da 'Spielberg Associates'), a mulher será interpretada por Juliette Binoche, vencedora do Oscar, e o roteirista será William Styron, um dos melhores escritores 'americanos', o que leva à uma contestação feita por Berthe, que diz brasileiros, canadenses e mexicanos também são americanos. Daí, ela afirma que os EUA não tem um nome e tampouco um passado e que, em função disso, eles precisam comprar o passado (a história... a memória) dos outros. Berthe também revela que o contrato determina que as mulheres do filme terão que ficar nuas, deslizando sobre os seus amantes.
Assim, Berthe pergunta se esta foi, realmente, a história do casal Bayard nos anos de Resistência. Do lado de fora da residência dos Bayard, Edgar acompanha tudo.
Elle/Berthe diz que o Estado é a antítese total da imagem de um amado, cuja razão soberana nega este amor.
O avô de Berthe faz uma leitura e cita uma famosa frase dita por Tristan Bernard) quando ele e a esposa foram levados para o campo de concentração de Dracyn Avenir: "Até agora temos vivido no medo, a partir de agora viveremos na esperança".
Berthe pergunta para Edgar 'quando foi que o olhar desmoronou' e ele responde 'há 10 anos? 15 anos? 50 anos? antes da TV? Quem sabe?'. Ela pede que ele seja mais preciso e Edgar responde 'antes que a TV tivesse procedência... sobre a vida'. Berthe diz 'sinto que nosso olhar se tornou um programa censurado. Subvencionada. A imagem, senhor, só capaz de negar nada, é também o olhar de nada, em nós'. Edgar fala 'Espero que não'.
A imagem de Edgar se mistura com a do oceano e das nuvens, em um momento no qual ele reflete sobre o fato de que quando pensa em algo, ele também está pensando em outra coisa. |
Berthe passa ao lado de Edgar e a (belíssima) imagem exibida parece ser a de um sonho. Em vários momentos as cenas do filme tem esse caráter onírico. É como Edgar fala: "Talvez não tenha sido dito nada".
Em outros momentos as imagens de Jean e Françoise, bem como a de Edgar, se misturam com a do oceano. Desta maneira, Godard faz uso de várias técnicas (colagens, sobreposições) para contar a sua bela história.
Numa sequência de encerramento com imagens espetaculares (cores fortes e distorcidas), Berthe leva Edgar embora, em seu carro, em uma noite chuvosa, para a estação de trem, e quando ele diz que 'a fada golpeou o sapo com a sua varinha e de repente apareceu a princesa' imediatamente vemos a imagem dela no espelho retrovisor... Ela diz que 'o passado cria uma imagem do presente'.
A qual passado, exatamente, Elle/Berthe se refere? Talvez ao dos seus pais, que cometeram suicídio. O passado, trágico, dos dois está, assim, relacionado ao presente que ela vivencia.
Edgar fala que 'Cada problema traz um mistério' e que 'Através de nossa dialética nos damos conta de como as palavras nos presenteiam com ideias', ao que Berthe responde 'O homem produz as ideias. Ele é o intrépido fabricante de ideias'. E Berthe também cita uma frase de Santo Agostinho: "A medida do amor é amar sem medida'.
E Edgar encerra o filme dizendo "Assim, tudo na minha história desvanece. Quando sou abandonado somente com imagens do que aconteceu rapidamente. Irei aos Champs Elysées com mais sombras do que um homem jamais levou com ele'. Ele também diz 'Temos um projeto. Conta algo da história e esse algo é um dos momentos e o primeiro momento'.
E depois ele repete as mesmas frases que vimos no início do filme: 'Se lembra dos nomes? Talvez não tenha dito nada. Talvez não tenha sido dito nada'.
Logo, o filme termina com as mesmas frases que foram ditas na abertura. Desta maneira, podemos afirmar que o filme nunca termina, de fato, o que é inteiramente coerente com a ideia de Godard de que toda obra de arte possui um caráter inacabado, sendo sempre uma obra em progresso.
Fim (?).
Informações Adicionais!
Título: 'Éloge de L'Amour' (Ode ao Amor);
Diretor: Jean-Luc Godard;
Roteiro: Jean-Luc Godard;
Ano de Produção: 2001;
Países de Produção: França e Suíça;
Países de Produção: França e Suíça;
Gênero: Drama;
Duração: 98 minutos;
Duração: 98 minutos;
Fotografia: Christophe Pollock; Julien Hirsch;
Elenco: Bruno Putzulu (Edgar); Cécille Camp (Elle/Berthe); Philippe Lyrette (Philippe); Jean Davy (avô de Elle/Berthe); Françoise Verny (avó de Elle/Berthe); Audrey Klebaner (Eglantine); Jérémie Lippmann (Perceval); Claude Baignières (Rosenthal); Rémo Forlani (Forlani); Mark Hunter (Mark Hunter); Jean Lacouture (Historiador); Bruno Mesrine (Mágico);
Prêmios: Prêmio Especial do Júri do Festival de Valladolid (2001); Melhor Filme Estrangeiro do Festival de Fajr (Irã) de 2002.
Links:
Groupe Dziga Vertov:
O campo de concentração de Drancy Avenir:
https://en.wikipedia.org/wiki/Drancy_internment_camp
Texto sobre o filme:
https://www.cineclubdecaen.com/realisat/godard/elogedelamour.htm
O Impressionismo:
https://www.pariscityvision.com/pt/giverny/impressionismo
Trecho do Filme:
Texto sobre o filme:
https://www.cineclubdecaen.com/realisat/godard/elogedelamour.htm
O Impressionismo:
https://www.pariscityvision.com/pt/giverny/impressionismo
Trecho do Filme:
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