Este é um blog destinado a comentar e publicar informações sobre Cultura Pop em geral, incluindo música, cinema, livros, séries de tv, ciência, entre outros.
domingo, 11 de setembro de 2011
Filme 'Em Teu Nome' mostra a luta contra a Ditadura e o exílio nos 'Anos de Chumbo'!
Filme: Em teu nome - 30 maio 2010 by Revista Acesso Total
Longametragem/102 min/ Brasil 2009 - Site: www.emteunome.com.br
Muitos diretores de bancos, políticos e empresários de hoje são exilados dos anos 70. O que mudou suas visões do mundo? Que aprendizado esse tempo trouxe?.
EM TEU NOME.. .fala sobre este aprendizado, esta transformação pela qual as pessoas e o país passaram nos anos de exceção no Brasil.
Um filme que aborda os anos 70 sob uma ótica humanista e poética. Um filme sobre coragem, determinação e descobertas.
Em Teu Nome… não pretende fazer um julgamento dos fatos, mas uma análise que mostra, através do crescimento interior do protagonista, a compreensão de uma época recente do Brasil e da América Latina.
O filme parte da atmosfera existente na época para mostrar o quanto é preciso compreender o momento para continuar vivendo e convivendo.
.
SINOPSE
No início dos anos 70 o Brasil vivia o endurecimento da ditadura militar.
A sociedade se organizava e resistia das mais variadas maneiras. Alguns grupos políticos optaram pela luta armada para enfrentar o regime.
Partindo deste contexto, EM TEU NOME… conta a história de Boni, um estudante de engenharia de origem humilde, que adere a luta armada, mas carrega dúvidas e medos sobre se este seria realmente o melhor caminho.
Boni teme pela família, pela namorada e pelo futuro, que parece mais incerto a cada dia. Como tantos, é preso, torturado e banido do país, ao ser trocado pelo embaixador suíço no chamado Grupo dos 70.
No exílio no Chile, ao lado da companheira Cecília, passa a compreender a sociedade de outra maneira. Começa a trabalhar e a conviver com o povo chileno, percebendo que “para mudar a realidade é preciso primeiro entendê-la”.
O golpe militar derruba Allende e transforma a vida novamente. Com Cecília e o filho Rodrigo (que nasceu no Chile), Boni parte para a Argélia (onde nasce mais um filho – Luciano) e posteriormente para Paris, onde é escolhido presidente do Comitê Brasileiro da Luta pela Anistia.
Volta ao Brasil, nove anos depois de ter sido banido, com outra dimensão do mundo.
ELENCO:
Leonardo Machado
Fernanda Moro
César Troncoso
Nelson Diniz
Silvia Buarque
Julia Feldens
Marcos verza
Sirmar Antunes
Gilberto Perin
Participações especiais:
Marcos Paulo
Eduardo Barril
Vitor Ramil
FICHA TÉCNICA
Roteiro e direção: Paulo Nascimento
Produzido por: Marilaine Castro da Costa e Paulo Nascimento
Coproduzido
por: Homero Chemale
Produtor associado: Beto Rodrigues
Direção de fotografia: Roberto Laguna
Direção de arte: Voltaire Danckwardt
Montagem: Marcio Papel
Música: André Trento e Renato Muller
Som: André Sittoni
PERSONAGEM
O filme conta a história real de João Carlos Bona Garcia. Bona nasceu em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em 1946, e ingressou no movimento estudantil aos 17 anos, influenciado pelos ideais das revoluções Russa e Cubana.
Após o golpe militar de 64 no Brasil, passou a militar junto a dissidência do PCB ( Partido Comunista brasileiro ) e POC Partido Operário Comunista e foi guerrilheiro da VPR Vanguarda Popular Revolucionária.
Para financiar a revolução, Bona participa de ações armadas e é preso pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) . Vítima de tortura e agressões, foi banido para o Chile, em 1971, com setenta presos políticos
trocados pelo embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher. O seqüestro foi realizado por militantes da VPR.
Bona morou ainda na Argentina, Argélia e França. Em Paris, militou no Partido Comunista da França e ajudou a formar o comitê pela anistia, que possibilitou seu retorno ao Brasil, em 1979. Atualmente é juiz do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul.
PRODUÇÃO
Ambientada nos anos 70, Em Teu Nome… foi filmado em locações no Brasil, Chile, Marrocos e França, no período de 19 de janeiro a 19 de fevereiro de 2009.
PAULO NASCIMENTO – diretor e roteirista
Dirigiu os longametragens Diário de um Novo Mundo (vencedor dos Kikitos de Melhor Roteiro e Filme do Júri Popular em 2005), Valsa para Bruno Stein (Kikito de Melhor Atriz para Ingra Liberato em 2007) e o infantil A Casa Verde, com lançamento previsto para 2009. Realizou mais de cem filmes publicitários e institucionais, videocliples e DVDs (Ney Matogrosso Interpreta Cartola e Chitãozinho e Xororó em Garibaldi). Dirigiu as minisséries A Hora do Louva a Deus e Segredo (veiculada pela RTP de Portugal) e os curtas Dedos de Pianista e O chapéu.
Link:
http://acessototalrevista.org/2010/filme-em-teu-nome/
sábado, 10 de setembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)