sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

'Person of Interest' - Comentando o episódio 'Shadow Box' (2X10)!

'Person of Interest' - Comentando o episódio 'Shadow Box' (2X10)! - Marcos Doniseti! 

Reese e Finch investigam uma jovem brilhante que se envolve em atos de vingança devido à morte de seu irmão mais jovem durante a Guerra do Afeganistão. Episódio retrata as duras condições em que muitos veteranos de guerra dos EUA passam a viver quando retornam ao país.

Letra!

“Focando em lugar nenhum; Investigando milhas;

Eu sou um buscador; 

Eu sou um homem realmente desesperado; 

Eu não vou conseguir o que estou procurando; 

Até o dia em que eu morrer”. 

The Who, ‘The Seeker’ (O Buscador).

Sinopse!

A Máquina divulga o número de uma jovem, Abby Monroe, que está envolvida, junto com o seu namorado, o ex-fuzileiro Shayn Coleman, em um plano para tomar o dinheiro de um administrador de uma organização de veteranos de guerra que a utiliza para promover golpes financeiros, levando os veteranos à ruína. 

Finch e, principalmente, Reese procuram ajudar os dois, tentando evitar que eles levem adiante os seus planos, percebendo que os mesmos poderão morrer se fizerem isso. Carter, por sua vez, é procurada por Nicholas Donnelly, do FBI, que retoma o seu plano de capturar e prender o 'homem de terno', convidando-a para entrar para o FBI, de forma temporária.

Enquanto isso, Fusco percebe que poderá se dar mal caso Carter investigue o caso do desaparecimento e morte de Davidson, da Corregedoria, situação na qual Fusco está envolvido. Fusco passa a espionar Beecher e descobre que o mesmo se encontra com Alonzo Quinn, enquanto confronta Simmons. Quinn e Simmons, por sua vez, querem restaurar a HR fazendo um acordo com a máfia russa.

A trama!

 Reese e Finch dão banho em Bear enquanto conversam sobre o novo número divulgado pela Máquina, que é o da jovem Abby Monroe.

A história do episódio começa com um vídeo gravado por uma jovem, que é direcionado aos seus pais, no qual ela diz que sempre respeitou as leis, mas que agora não fará mais isso. 

Finch e Reese conversam sobre essa jovem, chamada Abby Monroe, que é uma brilhante estudante de 26 anos, que trabalhava para uma organização (Uma Casa Para Nossos Heróis) que procura ajudar veteranos em dificuldades financeiras, fazendo empréstimos aos mesmos. Ela também perdeu um irmão mais jovem, Josh, que morreu lutando no Afeganistão.

Abby abandonou o emprego na fundação há uma semana e passou a trabalhar no escritório de Planejamento Urbano, para onde Reese irá se dirigir, depois que ele e Finch deram banho em Bear. E quando está saindo para ir até o escritório do PU, Reese diz para Finch que está se sentindo feliz, em função do trabalho que faz com ele.  

Beecher vai até a delegacia falar com Carter e os dois deixam claro que a noite que passaram juntos foi muito boa. Beecher quer repetir a mesma, mas ela fala que está investigando um caso de um policial da Corregedoria, Davidson, que desapareceu. 

A jovem Abby Monroe é o novo número divulgado pela Máquina.

Beecher diz que foi investigado por ele e que Davidson pode ter sido morto alguém da HR ou por alguns dos policiais corruptos da 51a. DP, na qual Fusco trabalhou. Nenhum dos dois sabe que Davidson era corrupto, que Fusco está envolvido na história do sumiço dele e que foi Reese quem matou o corrupto. E é por isso mesmo que Fusco fica atento em ouvir a conversa dos dois e clona o celular de Beecher, descobrindo que ele terá um encontro com Alonzo Quinn naquela noite. 

Logo depois vemos Donnelly chegar e pedir para conversar com Carter, a quem informa que irá retomar a investigação sobre o 'homem de terno' depois que a HR foi dizimada. 

Donnelly também diz para Carter que, agora, o FBI está interessado em investigar redes de inteligência privadas, que agem do mesmo modo que a CIA e o MI6 britânico, mas que fazem tudo visando o lucro. Donnelly também acredita que Reese trabalha para uma agência privada de origem chinesa e que ele recrutou Snow para ajudá-lo em suas atividades. 

Donnelly também oferece um emprego, temporário, para Carter no FBI, pedindo que ela pense na oferta. Carter fica preocupada com tudo o que Donnelly lhe disse e liga para Finch, pedindo para falar com John, que está no escritório de Planejamento Urbano. 

Carter está feliz depois que começou um romance com Cal Beecher, detetive da Narcóticos, que irá ajudá-la no caso do desaparecimento do detetive Davidson.

Chegando lá, Carter vê que Reese usou a identidade do ex-agente federal Brad Jennings, que ele levou preso para o México (ver 'Many Happy Returns'; 1X21), para obter informações sobre Abby e lhe dá uma bronca em função disso. Porém, Reese lhe diz que basta mostrar o distintivo que as pessoas começam a lhe contar tudo o que deseja saber. 

John e Carter ficam sabendo que Abby abandonou o emprego no Planejamento levando arquivos sobre as plantas de alguns edifícios que ficam próximos à Wall Street. Ele também diz que ouviu a conversa dela com Donnelly e diz que seria uma boa ideia se ela fosse trabalhar para o FBI. Ela pergunta se ele ouve todas as suas conversas e Reese confirma, brincando com ela ao falar que quando as coisas 'esquentarem' entre ela e Beecher ele irá parar de ouvir. 

Finch e Reese acessam as imagens de Abby pegando carona em uma moto e logo depois Carter fala que tem as imagens do roubo de uma motocicleta semelhante e Reese e Finch passam a ver as mesmas mesmo estando na biblioteca, o que deixa Carter indignada, pois ela já havia falado sobre Reese a respeito da necessidade de manter limites. 

Reese ignora as reclamações e diz que o ladrão da moto é um ex-militar, tem uma prótese no braço direito e pergunta o que Abby e o ladrão de moto estão planejando. Finch responde que a moto foi vista perto de um local de onde foram roubados explosivos (Semtex) e detonadores, ficando claro que eles estão planejando invadir e explodir algum lugar. 

Cal Beecher também está muito feliz de estar em um romance com Carter.

Carter diz que o sujeito que roubou a moto pode ser o próximo Timothy McVeigh e fala que vai enviar um alerta sobre Abby. Reese concorda e diz para Finch que Abby está preparando alguma coisa e que Shayn não seria o primeiro veterano a adotar atitudes extremistas. 

Mas, Finch lembra Reese que se isso fosse verdade, então a Máquina teria informado o governo sobre os planos de Abby, pois os mesmos seriam um fato relevante para a Segurança Nacional. Assim, ele deixa claro a sua crença de que a Máquina nunca falha.

Enquanto isso, Fusco demonstra estar preocupado com Beecher e pergunta sobre o mesmo para o detetive Olson, com quem ele trabalhou em um caso envolvendo o filho de um deputado que morreu em um acidente de veículo (ver 'Number Crunch'; 1X10). Olson diz que Beecher trabalhou como infiltrado em gangues de traficantes de drogas, mas que não há nada que prove que ele seja corrupto. 

Finch diz que eles tem duas pistas para seguir e poder encontrar Abby, sendo que ele vai para a fundação que ajuda veteranos, enquanto que Reese vai até o local da residência de da jovem. Neste momento vemos Reese falar que está se sentindo feliz e que isso é fruto do trabalho dele com Finch.

Fusco procura ouvir a conversa de Carter com Beecher, pois está preocupado com a investigação de Carter sobre o desaparecimento de Davidson, que foi morto por Reese (ver 'Blue Code'; 1X15).

Reese encontra a residência em que Abby mora, e começa a descobrir os motivos dela estar envolvida em planos que podem resultar em atos de violência. Assim, Reese vê que ela teve um irmão mais jovem, Josh, que foi do Exército. Ele assiste um vídeo no qual Abby fala que irá, pela primeira vez na vida, fazer algo ilegal, e Reese vê que isso está ligado à morte de Josh no Afeganistão.

Enquanto isso, Finch conversa com Chapple na fundação de ajuda aos veteranos, onde Abby trabalhou. Chapple lhe diz que ela foi demitida porque estaria roubando a fundação e que isso teria acontecido depois que ela conheceu um ex-fuzileiro chamado Shayn Coleman. 

Daí, Finch pede a ajuda de Carter para descobrir informações sobre a vida de Shayn. Ela diz que o ex-fuzileiro desmontava bombas, perdeu o braço direito no Afeganistão, seus pais não o veem há dois meses, ele perdeu a sua casa e sua noiva o deixou. Assim, ele tem motivos de sobra para fazer algo contra alguém.

Finch observa Chapple conversando com dois homens armados e diz, para John, que eles se parecem com Reese, pois são discretos e 'vagamente ameaçadores', falando ainda que Chapple colocou um transponder nele, mas que o mesmo foi colocado, pelo próprio Finch, em uma van de New Jersey. 

Finch diz para Reese que Chapple quer encontrar Abby e que os planos desta tem conexão com o mesmo. Finch diz que irá entrar na fundação depois que Chapple a fechar. Reese tenta convencê-lo a não fazer isso, mas Finch diz que não há vida sem risco. Enquanto isso, Reese espera por Abby na residência desta. 

O agente especial Nicholas Donnelly, do FBI, volta a procurar Carter para que ela o ajude a capturar o 'homem de terno'.

Finch entra na fundação, mas Shayn também aparece por lá e pergunta para Finch quem é ele e o que faz ali. Shayn e Finch saem do local, quando os 2 capangas de Chapple aparecem e atiram neles, que fogem na moto roubada por Shayn.

Neste momento, Abby chega em sua residência depois e, durante a conversa com ela, Reese descobrirá que as ações dela tem como motivação a morte do irmão mais jovem, Josh, no Afeganistão, e do fato de que Chapple, que administra a fundação de veteranos, está prejudicando aos mesmos, roubando seu patrimônio, incluindo o de Shayn, seu namorado. Shayn não acredita que Finch deseja ajudá-lo, mas depois de conversar com Reese, eles decidem se encontrar. 

Reese fala para Abby que se ela continuar junto com Shayn não poderá mais protegê-la e que entende o que ela está fazendo, que é pelo irmão morto na guerra, e que ele faria a mesma coisa no lugar dela. Mas a jovem lhe diz que Chapple quase destruiu a vida do namorado. 

Ela conta que Shayn perdeu sua casa e sua noiva, e que Chapple também arruinou a vida de centenas de outros soldados, provocando até casos de suicídio entre eles. À medida que ouve Abby, vemos que Reese fica arrasado emocionalmente, o que acaba lhe convencendo de que Abby e Shayn estão fazendo a coisa certa.

Carter e Reese conversam sobre o caso de Abby. Ela fica indignada pelo fato dele usar a identidade de Brad Jennings para obter informações a respeito.

Quando Shayn e Abby vão embora, Finch diz que colocou um rastreador no ex-fuzileiro, o que permite saber para onde eles irão. Finch também diz que gostou de andar de moto, que isso foi emocionante e fala que pretende comprar uma para ele, deixando Reese surpreso.

Enquanto isso, Carter investiga Shayn e Abby, quando Beecher aparece e fica sabendo que ela foi convidada para trabalhar no FBI. Ele a estimula a aceitar o emprego, mas ela responde que teria que ir embora de Nova York. 

Fusco ouve a conversa deles e também vê que Alonzo Quinn convidou Beecher para um encontro em um parque, para onde ele também irá, espionando ambos. E, para a sua surpresa, Simmons aparece no local e os dois travam uma conversa dura, com troca de ameaças, deixando claro que será questão de tempo para que ocorra um duelo final entre os dois. 

Finch e Reese descobrem de que maneira Chapple e um banco, Merton Watts, se associaram para roubar os veteranos, levando todos eles à falência e passando a controlar as suas casas e tomando as suas poupanças. Daí, as casas e propriedades dos veteranos são vendidas pelo banco, que divide os lucros com Chapple, que esconde os títulos dessas riquezas em um cofre do Merton Watts, cujo prédio fica em Wall Street.

Assim, a intenção de Abby e Shayn é pegar, no cofre do banco, os documentos que comprovam o roubo promovido por Chapple, que conta com a ajuda e a participação do banco Merton Watts. E é claro que, em função disso, Reese acaba se identificando com as ações de Abby e Shayn. E daí vemos Chapple conversando com os dois assassinos profissionais que contratou, cobrando que eles matem Abby e Shayn. Para isso, um terceiro assassino é contratado. 

Reese e Finch veem o vídeo do roubo de moto feito por Shayn.

Obs1: 'Shadow Box' é mais um episódio que mostra o sofrimento dos veteranos de guerra que retornam para os EUA e enfrentam dificuldades para se readaptar à vida em sociedade e que ainda são explorados por aproveitadores desonestos. O episódio deixa claro que a morte de tantos militares dos EUA nestas guerras que o país promove mundo afora também afeta os familiares e pessoas próximas dos mesmos. Este é o caso da Abby, que promove suas ações contra Chapple devido à morte do irmão mais jovem, Josh, na Guerra do Afeganistão, e ao fato dele roubar e destruir a vida de centenas de veteranos. E é claro que, em função de tudo isso, Reese acaba se convencendo de que Abby e Shayn estão fazendo a coisa certa e os ajuda em suas ações. 

Enquanto isso, Carter fala para Donnelly que aceita trabalhar para o FBI e, assim, Donnelly explica para Carter de que maneira ele pretende capturar render o 'homem de terno', com os técnicos de TI do FBI identificando o local e o momento em que ele estaria em contato com os seus 'chefes', que Donnelly pensa que são chineses. Tudo isso deixa Carter preocupada, o que a levará a telefonar para Fusco, avisando que Donnelly está preparado para capturá-lo e prendê-lo.

Assim, o FBI entrará em ação quando Reese, Abby e Shayn atacarem o banco Merton Watts, o que acaba acontecendo e, para surpresa deles, Reese faz o mesmo, porque deseja ajudá-los. Reese chega a questionar os dois porque não tentaram ir à Polícia ou à Justiça, mas Shayn e Abby falam que eles tentaram, mas que foram ignorados e até ameaçados pela procuradoria, além de Abby ter sido ameaçada por mercenários de Chapple. 

Vídeo mostra o momento em que Shayn rouba uma moto. Reese percebe que ele é um ex-militar.

Finch tenta convencer Reese a não se envolver mais no caso, mas ele se recusa, repetindo uma frase que Harold falou no começo da investigação, ou seja, de que não há vida sem risco. Além disso, Reese diz que Abby e Shayn tentaram a Justiça e não conseguiram nada, além do fato de que não gosta de quem prejudica veteranos de guerra.

Daí vemos Reese, Abby e Shayn explodir uma parede e, depois, o piso do local em que se encontram os cofres nos quais estão os documentos de Chapple que provam que ele roubou os veteranos, descobrindo que ele tem conta em um banco da Venezuela com mais de US$ 30 milhões. Finch avisa Reese de o banco irá abrir em 30 minutos. Donnelly, Carter e os agentes da SWAT vão até ao banco. 

Fusco, que havia sido avisado por Carter, telefona para Finch, informando-o de que Donnelly está pronto para agir no banco e prender Reese e de que o FBI teve como descobrir a localização dele graças ao uso do celular. Com isso, Finch pede para que Fusco vá ao banco para ajudar John, o que ele concorda em fazer, é claro.

Enquanto isso, vemos Simmons e Alonzo Quinn conversando sobre a necessidade de fechar um acordo com a máfia russa, mas isso é complicado porque o chefe da mesma, Pete Yogorov, está preso e sendo processado por 12 acusações, mas Quinn diz que irá cuidar de conversar com a procuradoria, enquanto que Simmons irá se encarregar de conversar com Pete. Eles também ficam felizes com o fato de que Donnelly está próximo de capturar e prender o homem de terno.

Reese, Abby e Shayn enfrentam os três assassinos profissionais contratados por Chapple, enquanto decidem se vestir como banqueiros, pois irão subir para o salão onde está Finch, que entrou no local apresentando-se como um proprietário de uma seguradora. Porém, Reese fica no subterrâneo do banco, enfrentando os assassinos, enquanto Abby e Shayn sobem para o salão. 

Finch e Reese saem para investigar o caso de Abby e Shayn, que estão agindo juntos.

Donnelly e Carter, junto com a SWAT chegam ao banco, bem como Chapple, enquanto Finch fala para o policial que Abby e Shayn são seus sócios. Todos os que estão no salão tem que obedecer aos policiais da SWAT, enquanto que outra equipe, sob o comando de Donnelly, entra no subterrâneo.

Finch fala para Reese sair do local, mas este responde dizendo que estragou tudo, mas que disse a verdade quando lhe agradeceu por ter feito com que ele se sentisse melhor graças ao trabalho que faz com Finch, falando que foi muito bom trabalhar com Harold. Neste momento começa a tocar o rock clássico 'Gimme Shelter', dos The Rolling Stones, no qual um trecho da letra diz o seguinte: "Ah, uma tempestade está ameaçando; A minha vida hoje; Se eu não arranjar um abrigo; Sim, eu irei desaparecer". 

Enquanto isso, Finch entrega, para o policial da SWAT, documentos que provam que ele, Abby e Shayn seriam sócios de uma seguradora, como ele se apresentando com o nome de Harold Wren. Finch fala para Abby e Shayn que irá espalhar os US$ 30 milhões que Chapple roubou para fundações honestas de ajuda a veteranos, o que deixa o casal de namorados satisfeito. Fusco aparece e diz que irá protegê-los.

Depois, Donnelly e a SWAT conseguem capturar Reese e os outros três assassinos que foram contratados por Chapple. Porém, Donnelly fica decepcionado, porque temos Reese e outros dois assassinos vestidos de maneira igual, de terno. Donnelly pergunta para Carter se ela reconhece um deles como o 'homem de terno', mas ela diz que não, salvando John. Assim, Donnelly terá que interrogar os três para descobrir qual deles é o 'homem de terno', mandando prender todos.

Enquanto isso, a música dos Stones continua tocando, com Mick Jagger e Merry Clayton cantando o seguinte: "Se eu não arranjar abrigo; Sim, eu vou desaparecer; Guerra, crianças, está a apenas um tiro de distância; Está a apenas um tiro de distância; Está a apenas um tiro de distância; Está a apenas..."... 

E daí ouvimos o som de um tiro. 

FIM. 

Conclusão!

A 'shadow box' que Reese encontra na residência de Abby. Josh Monroe, irmão mais jovem de Abby, é quem aparece na foto. Ele morreu aos 22 anos, na Guerra do Afeganistão.

O título do episódio é 'Shadow Box', que possui vários significados. 

Um dos significados é que 'shadow box' é uma caixa retangular usada para guardar medalhas ou insígnias militares. No episódio, vemos que Reese encontra uma 'shadow box' na residência de Abby e que remete ao seu irmão mais jovem, Josh, que morreu durante a Guerra do Afeganistão.

Outro significado da expressão é a de um boxeador que treina dando socos no ar, como se estivesse lutando contra um oponente, usando a própria sombra, o que ajuda na preparação muscular para fazer atividades físicas mais intensas. 

Entendo que esse segundo significado pode ser aplicado às ações do agente Donnelly, que procura entrar em ação para capturar o 'homem de terno', mas não consegue descobrir quem ele é. Daí, ele terá que interrogar três prisioneiros para chegar a um resultado. 

Assim, Donnelly se preparou para travar aquela que é a sua grande luta no FBI, que é a de descobrir quem é o 'homem de terno' e poder prendê-lo. Ele mesmo disse para Carter que está tentando isso já há 10 meses, mas que o 'homem de terno' sempre conseguia escapar. 

Finch vai até a fundação de ajuda aos veteranos de guerra onde Abby trabalhava e conversa com Chapple, que administra a fundação.

Aliás, a explicação que Donnelly faz para Carter, a respeito do motivo que o levou a procurá-la para ajudar na captura do 'homem de terno', é a de que este estaria trabalhado para alguma rede de inteligência privada e que a mesma seria financiada e comandada pelos chineses e que Snow teria sido recrutado pelo 'homem de terno' para ajudá-lo nessa missão. 

O que veremos mais adiante na temporada é um cenário muito semelhante ao que é descrito por Donnelly, mas com a diferença de que Snow não foi recrutado por Reese, mas por outra pessoa.

Um terceiro significado da expressão 'shadow box' é a de um elemento de design que dá uma aparência mais elegante à fachada de um edifício. A cavidade atrás do vidro cria sombras e profundidade na fachada, aumentando o interesse visual. 

Entendo que esse terceiro significado se relaciona com as atividades da fundação comandada por Philip Chapple, que teria a finalidade de ajudar veteranos de guerra em dificuldade, mas que se rouba o patrimônio deles, destruindo suas vidas. Assim, a fundação de Chappel tem uma aparência bonita, mas o conteúdo real é outro.

Abby explica, em vídeo, feito para os seus pais, os motivos que a levam a agir de maneira ilegal, o que ela nunca havia feito em sua vida.

É interessante notar que justo no momento em que Reese estava, pela primeira vez desde que começou a trabalhar com Finch, se sentindo feliz, os dois investigam um caso que fará Reese relembrar o seu passado, cuja superação foi o motivo pelo qual ele começou a trabalhar com Finch. Assim, Reese irá perceber que ainda está longe de alcançar a redenção que tanto deseja.

Logo, o fato da história envolver ex-militares e um jovem soldado que morreu no Afeganistão mostra claramente que teremos uma conexão entre a trama do episódio e a história de Reese, pois ele e Finch investigam um caso que envolve ex-militares (Shayn) e veteranos de guerra.

Sempre que Reese investigava algum caso envolvendo ex-militares que foram vítimas de promessas não cumpridas, mentiras, traições ou desonestidade de qualquer tipo, ele se envolvia emocionalmente e tratava de ajudá-los de alguma forma. Foi isso que aconteceu nos casos de Joey Durban e de Ulrich Kohl (ver 'Mission Creep', 1X03; ver 'Foe', 1X08).

Outra situação interessante é quando vemos Finch fazer um comentário, para Reese, de que pretendia comprar uma motocicleta, porque considerou emocionante a experiência de andar em uma. Entendo que isso mostra que por baixo de toda aquela racionalidade e frieza de Finch há um vulcão de emoções e sentimentos, aos quais ele procura manter sob controle. 

Reese assiste ao vídeo de Abby e, claramente, se identifica com ela e com os motivos dela agir de maneira ilegal e lutando contra violências e mentiras. Isso sempre acontecia quando ele investigava casos que envolviam militares vítimas de injustiças.

E um outro aspecto importante do episódio se dá com a participação de Fusco, Simmons, Alonzo Quinn e, o que é novidade, Beecher. Quinn e Simmons estão planejando ressuscitar a HR e, para isso, pretendem fazer um acordo com a máfia russa, que é comandada por Pete Yogorov, cujo pai foi assassinado por ordens de Elias. 

E neste processo vemos Quinn usar de Beecher, que trabalha na área de Narcóticos, para obter informações a respeito de Yogorov, cuja organização criminosa se envolve com o tráfico de drogas. Tudo indica que Beecher nem percebe que está sendo usado por Quinn e que é um policial honesto. 

E Fusco está preocupado com o fato de que Carter está investigando o caso do sumiço de Davidson, e que Beecher está ajudando nisso e, por isso, ele passa a espionar Beecher, que vemos se encontrar com Quinn. Não se pode esquecer que Davidson foi morto por Reese, mas Fusco é quem ficou com a culpa (ver 'Blue Code'; 1X15).

E também fica claro que Fusco e Simmons são os grandes inimigos um do outro e que, em algum momento, teremos um um confronto final entre os dois. Esse duelo final entre Fusco e Simmons foi claramente anunciado neste episódio. Antes, eles já estavam entrando em conflito, porque Fusco não queria mais ajudar a HR, mas agora ambos sabem que são inimigos e que em algum momento terão que acertar as contas. 

Finch observa Chapple conversando com dois assassinos profissionais que ele contratou para eliminar Abby e Shayn.

Interessante notar que o episódio termina com os The Rolling Stones executando a clássica canção 'Gimme Shelter' (canção que critica a Guerra do Vietnã).

E no momento em que Mick Jagger e Merry Clayton estão cantando 'Está a apenas um tiro de distância' o mesmo é interrompido quando eles cantam 'está a apenas...', daí ouvimos o som de um tiro sendo disparado. Essa foi uma bela maneira de encerrar este excelente episódio, que foi um dos melhores da 2a. temporada.  

É mais do que evidente que a letra da música dos Stones combina perfeitamente com a situação de John, que está precisando de ajuda, de proteção, pois caso contrário ele será preso pelo FBI, amargando muitos anos de prisão. Assim, Reese está 'a apenas um tiro de distância' de ter a sua vida destruída. E se ele não conseguir ajuda, um abrigo, então ele irá desaparecer, como também diz a letra de 'Gimme Shelter'.

Reese poderia até ser condenado à morte, pois mesmo que ele estivesse ajudando a salvar a vida de inúmeras pessoas em seu trabalho com Finch, esta era, claramente, uma atividade clandestina e ilegal. Assim, ele seria tratado não como um herói, mas como um criminoso, pela Justiça. Donnelly já pensava dessa maneira e não iria poupar esforços para condenar Reese de qualquer maneira.

Finch sai da biblioteca para investigar as atividades criminosas de Chapple.

Assim, não seria difícil para que o FBI e a procuradoria conseguisse muitos depoimentos e provas que seriam usadas para condená-lo. Portanto, a letra está absolutamente correta quando diz que 'se eu não arranjar abrigo, sim, irei desaparecer', pois é exatamente isso que irá acontecer com Reese se alguém não o ajudar. 

Esse é um dos episódios mais fortes emocionalmente da série. Ele faz Reese se lembrar do que o motivou a fazer esse trabalho com Finch, em uma época em que ele estava se sentindo feliz. Basta ver a cena em que ele assiste ao vídeo de Abby e o momento em que ela conta o que Chapple fez com centenas de soldados. Tudo aquilo que o motivou a tentar a sua redenção, junto com Finch, vem à tona novamente. 

O sofrimento de Fusco também é visível, não sabendo no que a investigação sobre o desaparecimento e morte de Davdison poderá atingí-lo, talvez até destruindo a sua carreira de detetive. Ele também está 'a apenas um tiro de distância' de ser acusado, condenado e preso.

Isso pode acontecer, sim, até porque Fusco sabe muito bem o quanto Carter é uma excelente detetive e que não desiste de um caso até resolvê-lo. E isso pode ocorrer justo em um momento em que ele estava lutando para agir de maneira honesta, tanto que já tinha dito para Simmons que estava fora da HR.

Por tudo isso 'Shadow Box' é um dos melhores episódios da 2a. temporada e vale a pena ser assistido sempre.  

Frases e Diálogos!

Reese entra na residência de Abby, que está ausente, e logo atrás vemos um ícone que mostra o ciclo do dia, que simboliza que mudanças estão acontecendo ou próximas de acontecer. Foi exatamente o que ocorreu com Reese no final do episódio.

Finch e Reese: 

Finch: Sua vez de secar… Sr. Reese, é seu cão. 

Reese: Você sabe o que fazer. 

N. Donnelly falando para Carter: 

O HR foi reduzido a nada e minha equipe passou a priorizar o caso do homem de terno. 

N. Donnelly: 

O FBI está interessado em novas Redes de Inteligência privada. Como a CIA ou o MI6, mas para obter lucro. O mais importante é que poderia ser apoiado pelos chineses. Eles têm tecnologia e recursos. E eles compram talento. 

N. Donnelly: 

Snow foi enviado pela CIA para encontrar esse homem. Snow o encontra. Então o homem de terno o converte. Snow passa a trabalhar para ele. 

Funcionário e Carter:

Funcionário: Como dissemos ao federal Jennings... 

Carter: Federal Jennings? 

Reese e Abby conversam, sob a luz noturna, sobre a situação dela, de Shayn e dos veteranos que foram roubados e prejudicados por Chapple.

Carter e Reese: 

Carter: Federal Jennings? Você pegou o distintivo dele. 

Reese: Ele não o usava mais. É genial. Mostre o distintivo, Carter, que eles dizem tudo. 

Carter e Reese: 

Carter: Donnelly voltou e quer pegar o homem de terno. Ele tem uma nova teoria. 

Reese: Que eu trabalho para a China? Nós ouvimos. Também ouvimos sua oferta. Seria bom se você fosse transferida para o FBI. 

Carter: Você escuta todas as minhas conversas? 

Carter e Reese: 

Carter: Escute, teremos que estabelecer alguns limites. 

Reese: Claro. Se as coisas esquentarem entre você e Cal, vamos desligar. 

Carter falando com Reese e Finch: 

Roubo de explosivos, roubo de planos técnicos de um prédio de Wall Street. Pode ser o próximo Timothy McVeigh. 

Finch e Shayn vão ao encontro de Reese e Abby, depois de escaparem dos assassinos de Chapple, que atiraram neles durante a fuga, depois que os dois invadiram a sede da fundação. Finch disse que foi emocionante andar de moto e que pretende comprar uma, para surpresa de John.

Finch e Reese: 

Finch: Uma aluna brilhante iria explodir Wall Street? 

Reese: Ou o namorado dela. Não seria o primeiro veterano extremista. Nós somos pessoas estranhas, Finch. 

Abby Monroe: Desde então, eu sempre tentei fazer o bem, respeitando a lei. Mas, desta vez, eu vou violar seriamente. 

Reese e Finch: 

Reese: Finch? Você ainda está aí? 

Finch: Sim, eu vejo Philip Chapple falando com dois homens armados. 

Reese: Como eles são? 

Finch: Eles se parecem com você. Discretos e vagamente ameaçadores. 

Finch: 

Não há vida sem risco, Sr. Reese. 

Reese e Finch: 

Reese: Você está bem, Finch? 

Finch: Exceto por estar em uma moto roubada, estou bem. 

A Máquina identifica Alonzo Quinn como chefe da HR e Simmons como sendo um ativo da organização, mas no caso de Beecher ela diz que a afiliação dele é desconhecida, mostrando que ele está sendo manipulado por Quinn, mas que não é um membro da organização criminosa.

Abby e Reese: 

Abby: Não vou dizer mais nada antes de saber quem é você. 

Reese: Eu venho para impedir você de piorar sua situação. 

Abby: Não era a minha pergunta. Quem é você? 

Reese: Eu mesmo tenho problemas para responder a esta pergunta. Eu era um soldado, como o seu irmão Josh. Eu tive sorte, eu saí. 

Reese falando com Abby: 

Tudo o que você planeja fazer, eu sei o motivo. Você não salvou seu irmão, então você quer salvar Shayn. Eu entendo perfeitamente. Eu faria a mesma coisa. 

Carter e Beecher: 

Beecher: Algo não está indo bem, Carter? 

Carter: Donnelly me fez uma proposta. 

Beecher: Eu tenho competição? Com aquele cara? 

Carter: Não é esse tipo de proposta. Ele me convidou a integrar o FBI.

Fusco espiona Beecher conversando com Quinn, mas é surpreendido por Simmons, que sempre acompanha as conversas públicas de Quinn. A conversa entre os dois é muito dura, deixando claro que são inimigos declarados. 

Simmons e Fusco: 

Fusco: O que você está fazendo aqui, Simmons? 

Simmons: Eu te espiono, seu merda! E o que você está fazendo? 

Fusco: Não é da sua conta. 

Fusco e Simmons: 

Fusco: Você foi longe demais falando com Carter. Me tornando responsável pelo assassinato de Davidson. 

Simmons: Isso é ir muito longe? 

Fusco: O suficiente para que eu não me importe com mais nada. 

Finch e Reese:

Finch: Por que ela está fazendo isso? Por Shayn? 

Reese: Sim. E por seu irmão. Ela acha que tem uma dívida. Os mortos tem esse poder, você sabe. 

Reese se une a Abby e Shayn na ação para recuperar o dinheiro roubado por Chapple das centenas de veteranos que ele fingia ajudar.

Donnelly falando com Carter: 

Estamos tentando capturar este homem há dez meses. Sempre que estamos muito próximos, eles nos escapa, como se tivesse um anjo da guarda. 

Reese e Finch: 

Finch: John, você foi longe o suficiente. 

Reese: Sério, Finch? 

Finch: Sim. Pare-os. Vou cuidar de Chapple. 

Reese: Chapple os atacou. Eles pediram por justiça, em vão. O que lhes restou? E eu nunca gostei de pessoas que atacam veteranos. 

Finch: John, é muito arriscado. 

Reese: O que você diz, Harold? Não há vida sem risco. 

Simmons e Quinn decidem tentar fazer uma aliança com a 'máfia russa', que é comandada por Pete Yogorov, que teve o pai (Ivan) assassinado por ordens de Carl Elias.

Reese e Finch: 

Finch: Se eles não querem vir, deixe-os. 

Reese: Eu não abandono ninguém. Eles estão atacando um pedaço de merda. 

Fusco e Carter: 

Carter: Olá, mãe. Certifique-se de que Taylor vá para a escola. 

Fusco: Mãe? Você está bebendo, Carter?

Finch e Reese: 

Finch: John, você me ouve? Saia agora.

Reese: Eu não posso fazer isso, Harold. Desculpe. Eu errei. Mas eu estava dizendo a verdade ontem. Então, obrigado, Harold. Foi muito divertido.

Finch: John!

Informações Adicionais!

Carter e Donnelly vão até o banco Merton Watts. Ela se preocupa com o fato de que John possa vir a ser capturado pelo FBI. A prisão de John é a grande prioridade de Donnelly.

Título: Shadow Box.

Diretor: Stephen Surjik.

Roteiro: Patrick Harbinson.

Duração: 44 minutos; Episódio 33.

Gênero: Ação; Policial; Drama; Suspense; Humor; Ficção Científica.

Trilha Sonora: Ramin Djawadi.

Fotografia: Manuel Billeter.

Exibição Original: 13/12/2012 (CBS; EUA).

Audiência na TV: 14.080.000 espectadores.

Elenco: Jim Caviezel (John Reese); Michael Emerson (Harold Finch); Taraji P. Henson (Joss Carter); Kevin Chapman (Lionel Fusco); Robert John Burke (Patrick Simmons); Brennan Brown (Nicholas Donnelly); Clarke Peters (Alonzo Quinn); Jessica Ann Collins (Abby Monroe); Brian J. Smith (Shay Coleman); Sterling K. Brown (Cal Beecher); John Bedford Lloyd (Philip Chapple); Allan Louis (Detetive Olson).

Links:

Agentes da SWAT, a serviço do FBI, entram nos subterrâneos do banco Merton Watts, onde estão Reese e os três assassinos contratados por Chapple.

Informações sobre o episódio - IMDB:

https://www.imdb.com/pt/title/tt2532054/?ref_=tt_ov_ep_nx

Person of Interest Fandom:

https://personofinterest.fandom.com/wiki/Shadow_Box

Informações (data, roteiro, audiência...):

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Person_of_Interest_episodes

Texto sobre o episódio 'Mission Creep' (1X03):

https://cinemaclassicecult.blogspot.com/2024/09/person-of-interest-comentando-o_16.html

Finch fala para Abby e Shayn que irá distribuir o dinheiro roubado por Chapple para fundação confiáveis que ajudam os veteranos.

Texto sobre o episódio 'Foe' (1X08):

https://cinemaclassicecult.blogspot.com/2024/10/person-of-interest-comentando-o_15.html

Texto sobre o episódio 'Blue Code' (1X15):

https://cinemaclassicecult.blogspot.com/2024/11/person-of-interest-comentando-o_19.html

A música 'Gimme Shelter' e sua conexão com a Guerra do Vietnã:

https://rollingstone.com.br/noticia/historia-por-tras-do-classico-gimme-shelter-dos-rolling-stones/

A música 'Gimme Shelter' e sua conexão com a Guerra do Vietnã:

https://whiplash.net/materias/news_703/355177-rollingstones.html

Música 'The Seeker', do The Who:

https://www.youtube.com/watch?v=UAbzlj3nf4E

Reese e outros dois assassinos profissionais são presos por Donnelly, que fica sem sabem que é o 'homem de terno'.

Letra - Música 'Gimme Shelter' (live) - The Rolling Stones:

https://www.letras.mus.br/the-rolling-stones/33913/

Vídeo - Trecho do Episódio:

https://www.youtube.com/watch?v=IMuNRbgc8wk

Vídeo - Música 'Gimme Shelter' (live) - The Rolling Stones:

https://www.youtube.com/watch?v=LDxpdFKuGb4

Merry Clayton e Mick Jagger comentam sobre gravação de 'Gimme Shelter':

https://www.youtube.com/watch?v=ChONufP0FEs

Merry Clayton conta como foi gravar 'Gimme Shelter':

https://www.youtube.com/watch?v=jxc-nvknPfo 

Donnelly fica em dúvida sobre quem é o 'homem de terno' e pergunta para Carter, mas este diz que não sabe, protegendo John.

Vídeo - Trecho do Episódio!


Vídeo - Música 'Gimme Shelter' (live) - The Rolling Stones!



quinta-feira, 13 de novembro de 2025

'Person of Interest' - Comentando o episódio 'C.O.D.' (Dinheiro na Entrega; 2X09)!

'Person of Interest' - Comentando o episódio 'C.O.D.' (Dinheiro na Entrega; 2X09)! - Marcos Doniseti!

Em 'C.O.D.' vemos que Simmons e Fusco entram em conflito devido à resistência do detetive em continuar fazendo parte e colaborar com a HR. Fusco mudou e quer deixar seu passado de policial corrupto para trás, mas isso não será fácil, como ele irá descobrir.

Sinopse!

A Máquina divulga o número de um motorista de táxi cubano, Fermin Ordoñez, que transporta um russo que deixou um laptop, que contém informações militares secretas da Força Aérea dos EUA, em seu veículo e que acabou assassinado pela máfia estoniana. Fermin vende o laptop e, por isso, acaba sendo ameaçado. Reese e Finch procuram protegê-lo e salvar a sua vida. 

Assim, Fermin acaba se envolvendo, involuntariamente, em um caso ligado à Segurança Nacional, fazendo com que o Serviço Secreto assuma o comando da investigação. Carter também participa do caso, junto com uma agente secreta. 

Fusco é chantageado e ameaçado por Simmons para que o mesmo colabore com a reconstrução da HR, participando da conversa com Scarface, que age em nome de Elias, com quem Alonzo Quinn e Simmons desejam fechar um acordo.

A Trama!

Fermin Ordoñez, um cidadão comum, um motorista de táxi cubano, se envolve, de forma involuntária, em um caso no qual até o Serviço Secreto acaba atuando. A trama lembra os filmes de Hitchcock, onde pessoas comuns se envolviam em casos complexos de forma involuntária (ver 'Intriga Internacional').

O episódio começa com um passageiro que é transportado por um motorista de táxi, Fermin Ordoñez, e que acaba desaparecendo durante a madrugada. 

Finch entra no táxi de Fermin e fala para Reese que Fermin era um talentoso jogador de Beisebol em Cuba e que fugiu de lá, em 2005, se estabelecendo nos EUA, na expectativa de continuar sua carreira esportiva e enriquecer. Mas uma grave contusão obrigou o mesmo a abandonar o esporte, tornando-se motorista de táxi em Nova York.

Finch também diz para Reese que Fermin acumulou um dinheiro na poupança, mas sacou tudo de uma única vez. Durante sua conversa com Fermin, este mostra ser um ótimo observador de pessoas, dizendo que Finch se parece com um professor ou um bibliotecário.

Essa conclusão de Fermin não está longe da verdade, levando-se em consideração que o local de trabalho de Harold é uma biblioteca, embora ela seja um pouco diferente da habitual, pois nela ele tem acesso a um programa de IA que espiona a todos. E é claro que, depois que terminou sua viagem, Finch passou a ter acesso a tudo o que ocorre no veículo de Fermin, acessando o GPS, o áudio e o vídeo do mesmo.

Depois, Finch pede a ajuda de Carter na investigação do caso e brinca com ela a respeito do fato de que acessou os dados de GPS de Fermin de maneira irregular, falando ainda que poderia forjar um pedido 'legal', e perguntando sobre como foi o encontro dela com Beecher, dizendo que pelo barulho gerado o mesmo foi muito bom...

Vadim Pushkov não entrega o dinheiro, para Fermin, para pagar o táxi.

Daí vemos Alonzo Quinn, líder da HR, e seu número dois, Simmons, conversando sobre a necessidade de reconstruir a aliança com Carl Elias, que continua controlando as atividades criminosas em Nova York. Simmons garante que ninguém irá investigá-los, o que é verdade, pois Fusco tirou a folha do caderno de Zambrano que mostrava Simmons na lista da HR (ver 'Bury the Lede'; 2X05).

Reese segue Fermin, de moto, e vê que o mesmo foi até uma loja de produtos eletrônicos, na qual ele vendeu um laptop por US$ 800 dólares ao dono, Aziz Mansoor, que é seu amigo. John também vê que o dinheiro que Fermin retirou do banco (US$ 40 mil) está com ele. 

Fermin encontra um sujeito, Mendoza, que havia prometido tirar a esposa e o filho dele de Cuba, mas agora ele aumentou o valor da operação de US$ 40 mil para US$ 80 mil, deixando Fermin desesperado. Finch e Reese também fazem brincadeira sobre se o Fidel realmente estaria morto (o líder cubano morreu em novembro de 2016). 

Fermin procura Acosta, jogador de beisebol com quem ele desertou em 2005, quando estavam na Holanda, e que se tornou um jogador de sucesso nos EUA, mas que nem se lembra mais dele, não o ajudando em nada. Como diz Reese, Acosta desfruta da vida que Fermin desejava.

Finch usa o táxi de Fermin e consegue ter acesso ao computador do mesmo.

Neste momento vemos que Finch conhece bem o assunto Beisebol, levando Reese a comentar que ele, Finch, deveria assistir a alguns jogos e Harold responde dizendo que já faz isso. Logo, a conversa mostra que os dois amigos, apesar de terem salvo a vida um do outro em várias oportunidades, ainda tem segredos que não compartilham.

Enquanto isso, vemos Simmons ameaçando e chantageando Fusco, dizendo que este tem dois mortos em sua conta (Stills e Davidson), sendo que, na verdade, quem matou ambos foi Reese. Simmons faz isso porque o detetive não quer colaborar mais com a HR, pois o detetive claramente pensa que a organização não irá mais se recuperar das prisões que sofreu. 

Daí vemos Simmons, Bowman e Fusco se encontrarem com Scarface e mais alguns capangas de Elias, tentando fechar um acordo com este, para que a HR possa retomar as suas atividades. Elias exige que Simmons faça algo em troca do acordo e o policial diz que irá entregar Grifoni, um chefão mafioso, para Elias, que aceita o acordo.

Carter encontra Terney em um local de crime, no qual temos o corpo do russo Vadim Pushkov, mas que está sendo analisado pelo Serviço Secreto, sob o comando da agente Regina Vickers. Esta acaba informando Carter do caso, que olha com uma certa desconfiança para Regina, percebendo que ela não conta tudo sobre a investigação.

Obs1: A agente secreta Regina Vickers é interpretada pela atriz Reiko Aylesworth, que interpretou Michelle Dessler em '24'.  

Reese irá observar Fermin durante o dia de trabalho do taxista.

E daí ela conversa sobre isso com Finch, dizendo que o taxista, Fermin, esteve no local em que Vadim foi morto, e reclamando que ele não compartilha informações com ela. Finch informa Reese sobre o fato de que o Serviço Secreto está envolvido no caso da morte de Vadim.

Daí Reese, de moto, vê uma bela loira, Irina Kapp, entrar no táxi de Fermin. Ela diz para ir até um local deserto e afastado, interrogando o mesmo a respeito de Vadim, perguntando se este não havia deixado alguma coisa no carro e Fermin diz que não. Mas a loira não acredita nele e manda eliminá-lo, o que somente não aconteceu porque Reese apareceu e salvou a sua vida. John fala para Finch que os métodos são da Máfia estoniana, a qual ele já enfrentou na Rússia.

Reese tira o GPS do táxi de Fermin e pergunta sobre Pushkov e Reese diz que ele não deve mentir, pois está ali para ajudá-lo. E daí o taxista conta a história de como ele transportou Vadim e que o mesmo deixou um laptop no carro, que ele acabou vendendo para Aziz. 

Finch fala que Vadim estava negociando a venda do laptop com os estonianos e tentava obter um preço maior. Reese diz que Fermin pode ser morto se o laptop não for recuperado, pois há algo muito importante no mesmo. Reese e Fermin vão até a loja de Aziz, que foi morto pelos estonianos, que não encontraram o laptop, pois o mesmo já havia sido vendido.

Carter lê a edição do jornal que informa o início do julgamento de alguns dos líderes da HR. O texto é de autoria de Maxine Angelis, que foi o número de 'Bury the Lede' e que chegou a ser um interesse romântico de Reese.

Finch descobre quem comprou o laptop e fala que tentará entrar em contato com o mesmo para comprar dele. Reese informa Carter a respeito da morte de Pushkov pela máfia estoniana e sobre o endereço da morte de Aziz. 

Fermin fala para Reese que Mendoza foi o responsável por levá-lo à Nova York, acreditando que jogando beisebol ele ficaria rico e traria sua família, esposa e filho, de Cuba. Mas ele se contundiu e sua carreira esportiva chegou ao fim, bem como o 'sonho americano' de enriquecimento, falando que agora ele trocaria tudo para ter a sua família de volta. 

Enquanto isso, Regina Vickers fica sabendo, via Carter, que os estonianos mataram Pushkov e ela informa a detetive da NYPD sobre o que há de importante no laptop que os estonianos querem pegar, dizendo que Pushkov era um hacker solitário e talentoso (descrição que claramente lembra Finch...), dizendo que. Pushkov conseguiu acessar o protocolo de criptografia do controle de voo de drones de uma base de Nevada e é por isso que o Serviço Secreto quer o laptop. 

Finch também diz para Reese que Pushkov roubou muitos dados sigilosos, de de pessoas e até do FBI, o que permitirá usar estes dados em inúmeras operações criminosas, mas que isso só tem valor se outras pessoas não acessarem os dados. Finch também descobre o local em que alguém chamado d3mn8 está tentando vender o laptop por US$ 50 mil. Finch combina com o vendedor do laptop e manda Reese ir até lá efetuar compra, levando Fermin junto. 

Alonzo Quinn, chefe de gabinete do prefeito e líder da HR, e Simmons decidem, juntos, reconstruir a organização, que foi abalada pelas inúmeros prisões de seus líderes (ver 'Firewall'; 1X23). E para isso eles irão tentar fechar um acordo com Carl Elias.

Fusco recusa-se a colaborar com Simmons, mas muda de ideia quando este envia um e-mail com o vídeo dele roubando provas dos arquivos da Corregedoria e sendo preso por Davidson, que depois desapareceu. E Simmons avisa para que ele compareça ao encontro com Grifoni naquela noite, com o que Fusco acaba concordando, pois teria muitas dificuldades em explicar o seu envolvimento no desaparecimento de Davidson.

A negociação para compra do laptop de d3mn8 fracassa, pois este desconfiou que Reese fosse um agente federal e John enfrenta mafiosos estonianos para proteger Fermin. 

Assim, o próprio Finch irá tentar efetuar a compra. Carter e Vickers veem o vídeo do momento em que Fermin foi até a loja de Aziz para vender o laptop. Aziz foi morto e sua loja foi saqueada, logo depois de uma jovem loira, Irina Kapp, que é procurada pela Interpol, ter entrado e saído da mesma. 

Finch vai até o local, um salão de bilhar coreano, acompanhado de Bear, onde está d3mn8, e o convence a lhe vender o laptop por US$ 100 mil, mas quando está indo embora aparecem Irina e os mafiosos estonianos que exigem a entrega do laptop. E no momento exato aparecem Reese e Fermin que, juntos com Bear, conseguem dominar a situação. 

Fermin paga US$ 40 mil dólares para que Mendoza retire sua esposa e filho de Cuba, mas agora o picareta aumentou o valor para US$ 80 mil, deixando Fermin desesperado, pois ele não tem todo esse dinheiro. O dinheiro que ele entregou não foi suficiente.

Reese telefona para Fusco, que está participando da operação da HR de tentar prender Grifoni, para entregar o mesmo para Elias, mas o detetive esconde de John o fato de que poderá vir a ser morto naquela situação. Mas quando Bowman e Fusco encontram Grifoni, o primeiro é morto e o chefe mafioso avisa Fusco que ele se tornou aliado de Elias e que o acordo deste com a HR está cancelado. 

Depois, Carter diz que Fermin deseja ajudar Vickers a recuperar o laptop, com a condição de que o Serviço Secreto faça algo em favor dele, que é ajudar na saída da esposa e do filho dele de Cuba. E daí vemos Fermin com ambos em um parque. E é claro que Carter fica orgulhosa de ter tornado isso possível.

No parque também estão Carter e Reese, junto com Bear, que brinca com Reese. Este pergunta para Carter o que está acontecendo com Fusco e ela diz que não sabe, mas que irá ajudar a ficar de olho nele. Eles não sabem que Fusco foi ameaçado e chantageado por Simmons. 

E no final vemos justamente Fusco falando para Simmons que está pouco se importando com a HR, o que faz com que o policial corrupto envie informações para Carter, via telefone, a respeito do desaparecimento de Davidson. Simmons diz para ela, anonimamente, que Davidson foi assassinado por outro policial, deixando Fusco em uma situação complicada. E é claro que essa história terá desdobramentos durante a temporada.

FIM.

Conclusão!

Regina Vickers, do Serviço Secreto, assume o comando da investigação sobre a Máfia estoniana e a morte de Vadim. Ela aceitará a colaboração, que será importante, de Carter para investigar o caso.

O título do episódio é 'C.O.D.', o que significa 'Dinheiro na Entrega', ou seja, refere-se a situações na qual se faz um acordo e é exigido que o dinheiro, ou outro elemento de valor, seja entregue no ato. E no episódio temos várias situações desse tipo, bem como ocorrem fatos em que isso não é feito.

As principais situações do tipo 'dinheiro na entrega' que temos no episódio são;

- Quando o contrabandista Mendoza exigiu que Fermin entregue US$ 80 mil para que ele possa retirar a esposa e o filho deste último de Cuba, onde ficaram depois que ele desertou e se estabeleceu nos EUA, sendo que o pedido inicial era de US$ 40 mil.

- Quando o hacker d3mn8 exigiu que lhe pagassem US$ 50 mil, no ato, para que ele entregasse um laptop que contém informações secretas dos militares dos EUA. E daí vemos que Finch acabou concordando em pagar o valor exigido.

- Elias exigindo que a HR (ou o que restou dela, ou seja, Alonzo e Simmons...) lhe entregue o chefão mafioso Grifoni, que está no programa de proteção às testemunhas, para que possa ser realizado o acordo entre a organização de policiais corruptos, que deseja se reconstruir, e a máfia liderada por Carl Elias. A HR acabará aceitando a exigência, mas acabará passada para trás por Elias.

Interessante notar que, apesar de ser citado, Elias não apareceu no episódio. Ele está na prisão, é verdade, mas o fato de ter ficado de fora da trama indica que os roteiristas e produtores fizeram isso para que possam explorá-lo melhor mais adiante na temporada. Mas a trama deixou claro que Elias voltará a agir, ainda mais agora que conseguiu fechar acordo com o chefão Grifoni, que se tornou seu aliado.

A bela loira Irina Kapp, líder da 'Nokogu', a Máfia estoniana, quer recuperar um laptop que ficou em poder de Fermin.

-  A exigência de Fermin de que o Serviço Secreto ajudasse a sua esposa e o seu filho para que eles pudessem sair de Cuba e, assim, fossem viver com ele nos EUA. Assim, em troca, ele entregará o laptop para a agente Vickers. 

Por sua vez, essa situação de 'dinheiro na entrega' não ocorreu em vários momentos:

- Quando a Máfia dos estonianos, liderada pela bonita e jovem loira Irina Kapp, exige que Fermin lhe entregue algo que pertence a ela, o laptop, mas ele diz que não sabe de nada e, por isso, ela mandou eliminá-lo, o que não aconteceu apenas porque Reese o salvou.

- Quando d3mn8 recusou-se a entregar o laptop para Reese, mesmo com este estando com os US$ 50 mil exigidos por ele, porque acreditou que John era um agente federal. 

- Quando Irina Kapp exigiu que Finch lhe entregasse o laptop, mas este se recusou, o que o levou a ser ameaçado pelos capangas da Máfia estoniana, sendo salvo em cima da hora pela ação de Reese, Fermin (que salvou a vida de Reese ao acerta uma bola na cabeça do estoniano) e, também, por Bear.

- A pressão de Simmons sobre Fusco, para que este ajudasse na operação de sequestro do chefão Grifoni, caso contrário ele teria o seu envolvimento na morte do detetive Davidson revelado. Fusco resistiu, mas ajudou.

Reese troca tiros com os membros da Máfia estoniana, chamada 'Noukogu', que estão tentando matar Fermin.

Porém, no final, Fusco avisou Simmons de que não iria mais se envolver com as atividades da HR, levando o policial corrupto a fazer, para Carter, uma denúncia anônima dizendo que foi um policial que matou Davidson, ex-agente corrupto da Corregedoria.

Além disso, o episódio trata de outros temas, como a Guerra Fria entre os EUA e Cuba, que estão em conflito desde a vitória da Revolução Cubana, em 1959, liderada por Fidel Castro. Desde aquela época os cubanos saem de seu país e que vão tentar viver nos EUA possuem certos privilégios. 

Mas o episódio adota um espírito crítico em relação a este fenômeno, mostrando que nem todos os que vão tentar desfrutar do 'sonho americano', de riqueza e prosperidade, conseguem atingir os seus objetivos. Assim, Acosta, seu companheiro de seleção cubana de beisebol, se tornou um jogador de sucesso, enriqueceu, casou com uma bela loira e desfruta de ótimas condições de vida. 

Enquanto isso, Fermin se contundiu gravemente, abandonou o beisebol em função disso e teve o 'sonho americano' de riqueza destruído logo no início de sua vida nos EUA, tornando-se um motorista de táxi igual a tantos milhares de outros, que estão sujeitos até a serem agredidos e mortos em seu trabalho, deixando claro que a violência e a criminalidade são um problema sério nos EUA, principalmente nas grandes cidades.

Reese e Fermin vão até a loja de Aziz Mansoor, mas os mafiosos estonianos já estiveram ali e o mataram.

Desta maneira, 'Person of Interest' mantém a sua essência, de mostrar um espírito crítico em relação aos problemas existentes na sociedade dos EUA, como as imensas desigualdades sociais, a pobreza e a criminalidade, mesmo com esta sendo muito rica e desenvolvida em termos econômicos, científicos e tecnológicos.

Mas também tivemos alguns pontos negativos neste 'C.O.D.'. Entendo que o episódio foi muito ameno para os padrões de 'Person of Interest', com um ritmo muito lento. Demorou para que um momento de mais ação acontecesse, o que ocorreu apenas na metade do episódio, na cena em que Reese troca muitos tiros com os mafiosos estonianos, quando salvou Fermin de ser morto por eles. 

E também faltou um certo cuidado da produção em alguns momentos. Assim, é difícil de acreditar que apesar de todos os tiros desferidos contra o táxi de Fermin, este e Reese tenham saído da situação em que se encontravam sem sofrer nenhum ferimento. 

Além disso, quando o táxi de Fermin atingiu o veículo dos estonianos, vemos que é o lado esquerdo do táxi que fica amassado, mas quando o táxi reaparece vemos que é o lado direito que está todo amassado. Esse é o tipo de erro que poderia ter sido evitado, pois fica bem evidente.

Grifoni diz para Fusco que Carl Elias não tem a menor intenção de fazer acordo com a HR. Fusco percebe a posição de fraqueza da HR, o que o estimula a mandar Simmons e a organização criminosa para o inferno. Mas ele pagará um preço por isso.

Também faltou um pouco mais de humor, que está sempre presente nas tramas. Até tivemos diálogos bem humorados, mas geralmente o nível deles é melhor e ficam melhor distribuídos durante a trama.

Mesmo assim, eu gostei muito do diálogo sobre Finch se oferecer para hackear o sistema da NYPD, com o objetivo de simular um pedido legal para obter os dados do GPS do táxi de Fermin. Também gostei do momento em que Finch falou do barulho que ouviu durante o encontro entre Carter e Beecher.

Este episódio parece meio que ter sido produzido 'sob encomenda' da CBS, que sempre preferiu episódios 'fillers' e nos quais os heróis ajudam uma pessoa comum a se livrar de problemas, salvando a sua vida. A história tinha potencial para render mais, mas me parece que faltou mais tensão, suspense, no desenvolvimento da trama, que acabou ficando meio morna.

Então, este foi um episódio 'fora da curva' da série, que geralmente produz ótimas tramas, com muito ritmo, suspense, humor e ação. Mas já estou avisando: O próximo episódio, o ótimo 'Shadow Box', será bem superior a este 'C.O.D'.

Frases e Diálogos!

Reese e Finch salvaram a vida de Fermin, que também salvou a vida de John no final, graças a um belo arremesso que atingiu um mafioso estoniano que estava pronto para matar Reese.

Finch: 

Fermin Ordoñez, 38 anos, nascido em Cuba. Um dos 42 mil motoristas de táxi de NY. Paga as contas em dia, a maioria dos americanos invejaria a análise de crédito dele. 

Finch e Reese: 

Finch: Parece que ele tinha uma ótima bola curva. 

Reese: Até tudo mudar. De possível jogador da MLB para um Zé ninguém. 

Reese: 

Finch, sei que prefere brincar com o computador do carro, mas tente conversar com ele. 

Finch e Fermin: 

Finch: O que acha de mim? 

Fermin: … Não sei, talvez um professor. Já sei. Bibliotecário, é isso?

Carter leva Femin para conversar com Vickers. Ele diz que tem o laptop que a agente deseja, mas quer algo em troca da sua colaboração. Carter foi fundamental para que o acordo fosse feito. 

Finch e Carter (falando sobre Ordoñez): 

Finch: Estou enviando o registro do GPS dele nas últimas 36 horas. 

Carter: Registros do GPS? Tenho certeza que conseguiu isso com uma requisição oficial. 

Finch: Na verdade, não. Se ajudar, posso hackear a rede para simular isso.

Carter: Esqueça. 

Finch falando com Carter: 

Como foi o seu encontro com o Detetive Beecher? Pelo som, pareceu ótimo. 

Finch e Reese: 

Reese: Não me diga que o Fidel Castro está mesmo morto. 

Finch: Na verdade, está. E o dublê de corpo dele tem câncer. 

Finch: 

Tempos de desespero pedem medidas desesperadas.

Carter fica feliz de ter conseguido reunir a família de Ordoñez, conquistando o reconhecimento de Reese. Assim, a série abriu caminho para que não apenas Finch e Reese se tornassem os heróis de uma trama. Fusco também age de maneira heroica ao se recusar a continuar colaborando com a HR. Fusco e Carter conquistaram, assim, um maior protagonismo na 2a. temporada.

Reese e Finch: 

Reese: Você é uma enciclopédia do beisebol, Finch. Devia sair mais, ver um jogo de vez em quando. 

Finch: Quem disse que não saio? 

Carter e Ag. Vickers: 

Vickers: Agente Regina Vickers, Serviço Secreto. 

Carter: Identificaram o corpo? 

Vickers: Sem ofensa, mas esse caso é secreto. 

Carter: Não me ofendi. Mas se um corpo cai em Nova York, precisaremos identificá-lo. 

Reese e Fermin: 

Reese: Vai mentir para mim do mesmo jeito que mentiu para ela? Há uma grande diferença aqui, Fermin. Sou o único que pode te ajudar, entendeu?

Fermin: Então, porque está me ajudando? 

Reese: Talvez você seja honesto e só cometeu um erro.

Fermin finalmente se reúne com a esposa e o filho, graças à ajuda de Carter e da agente Vickers.

Reese e Fermin: 

Reese: Você foi corajoso. Sair para achar uma vida melhor para sua família.

Fermin: Sonho americano, certo? Consegue um bom trabalho, compra uma casa. Trocaria tudo isso só para ver minha família… 

Fermin falando com Finch: 

Você não é bibliotecário, não é? 

Fusco e Simmons: 

Fusco: Nós fomos traídos. 

Simmons: A parte que não entendo… Atiraram no Bowman, mas deixaram você sair livre. 

Fusco: Pois queriam que eu mandasse uma mensagem à HR. Elias disse: "vão para o inferno". Sinceramente, eu digo o mesmo.

Informações Adicionais!

Simmons não aceita a recusa de Fusco em colaborar com a HR e faz uma denuncia para Carter sobre o envolvimento do detetive no desaparecimento de Davidson.

Título: C.O.D. (Dinheiro na Entrega).

Diretor: Clark Johnson.

Roteiro: Ray Utarnachitt.

Duração: 44 minutos; Episódio 32.

Gênero: Policial; Drama; Ação; Humor; Suspense; Ficção Científica.

Trilha Sonora: Ramin Djawadi.

Fotografia: Stephen McNutt.

Exibição Original: 06/12/2012 (CBS; EUA);

Audiência na TV: 14.180.000 espectadores.

Elenco: Jim Caviezel (John Reese); Michael Emerson (Harold Finch); Taraji P. Henson (Joss Carter); Kevin Chapman (Lionel Fusco); Michael Irby (Fermin Ordoñez); Robert John Burke (Patrick Simmons); Reyko Aylesworth (Regina Vickers); Clarke Peters (Alonzon Quinn); Larisa Polonsky (Irina Lapp); Al Sapienza (Raymond Terney); David Valcin (Scarface/Anthony); Tony Plana (J.P. Suárez); Ed Setrakian (Grifoni); Christopher Yee (D3mn8); Amir Darvish (Aziz Mansoor); Scott Aiello (Detetive Bowman); Kirill Nikiforov (Vadim Pushkov).

Links!

Fusco recusa-se a continuar colaborando com a HR, o que desencadeia a fúria de Simmons, que o acusa de ser o culpado pelo assassinato de Davidson. Assim, além de Carter, ele também se torna um herói no episódio.

Informações sobre o episódio - IMDB:

https://www.imdb.com/pt/title/tt2484372/?ref_=ttep_ep_9

Person of Interest Fandom:

https://personofinterest.fandom.com/wiki/C.O.D.

Informações sobre episódio (audiência, data...):

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Person_of_Interest_episodes

Texto sobre o episódio 'Bury the Lede' (2X05):

https://cinemaclassicecult.blogspot.com/2025/01/person-of-interest-comentando-o_12.html

Vídeo - Música 'For You' - Trilogy com Fred The Godson:

https://www.youtube.com/watch?v=KOz8Veay9zE

Vídeo - Trecho do Episódio!

https://www.youtube.com/watch?v=ySh8th5QSHY

Carter recebe um telefonema anônimo, de Simmons, acusando um detetive como o responsável pelo desaparecimento e assassinato de Davidson.

Vídeo - Música 'For You' - Trilogy com Fred The Godson:


Vídeo - Promo do Episódio: