sábado, 26 de dezembro de 2015

Filme de Elio Petri: La Classe Operaia Va In Paradiso (A Classe Operária Vai ao Paraíso) - Marcos Doniseti!

Filme de Elio Petri: La Classe Operaia Va In Paradiso (A Classe Operária Vai ao Paraíso) - Marcos Doniseti!
Filme de Elio Petri é uma obra clássica do Cinema Político italiano. E Gian Maria Volonté dá outro show de interpretação. 

Obra clássica de Elio Petri, que retrata a situação da classe operária industrial italiana do final dos anos 1960.
O brilhante Gian Maria Volonté interpreta um operário bem comportado (Lulu Massa) e que é o operário-padrão, o orgulho dos patrões, pois obtém a maior produtividade entre todos os trabalhadores da empresa.
Desta maneira, Lulu se mantém afastado das lutas trabalhistas e sindicais contra os baixos salários e as péssimas (e inseguras) condições de trabalho da fábrica na qual trabalha e na qual todos são brutalmente explorados pelos capitalistas.

A empresa adota um sistema de produção por metas, exigindo cotas elevadas dos trabalhadores, o que leva os operários a cumprir jornadas de trabalho desumanas, que aumenta os lucros dos capitalistas, mas que mantém os operários na miséria. O sindicato luta contra esse sistema de produção por metas, mas Lulu (paparicado pelos patrões) se mantém alheio a tudo.

A miséria na qual Lulu vive gera conflitos domésticos constantes com a sua mulher e Lulu é tão brutalmente explorado que mal consegue usufruir dos bens de consumo que adquiriu graças à sua elevada produtividade.
Até que Lulu sofre um acidente, perdendo um dedo.
É quando ele percebe que não significa nada para os patrões e, com isso, Lulu passa a se envolver nas lutas dos trabalhadores, chegando a ser demitido em função disso.
O filme de Elio Petri está diretamente relacionado às lutas dos operários italianos do final dos anos 1960 e início da década de 1970, período no qual tivemos um intenso movimento grevista no país, que permitiu aos trabalhadores da terra da Bota desfrutarem de melhores condições materiais de vida.
Este é um filme importante, que retrata um momento histórico relevante e reflete a respeito da situação dos trabalhadores em uma época de intensas lutas sociais e políticas que abalaram a Itália no final dos anos 1960 e início dos anos 1970.

Título: La Classe Operaia va in Paradiso (A Classe Operária vai ao Paraíso);
Diretor: Elio Petri;
Ano de Produção: 1971; País de Produção: Itália;
Duração 125 minutos:
Gênero: Drama Político;

Elenco: Gian Maria Volonte (Lulu Massa), Mariangela Melato (Lídia), Gino Pernice (Sindicalista); Luigi Diberti (Bassi); Donato Castellanete (Marx); Giuseppe Fortis (Valli); Corrado Solari (Mena).
Prêmio: Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1972. 



Um comentário:

Marcos Doniseti disse...

No Youtube temos o filme completo (legendado em Português):

https://www.youtube.com/watch?v=0Knujm17DJ8