domingo, 30 de setembro de 2012

'Fringe' - Primeiro episódio mostra o contexto no qual se desenvolverá a trama da 5a. temporada! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Primeiro episódio mostra o contexto no qual se desenvolverá a trama da 5a. temporada- por Marcos Doniseti!

'Transilience Thought Unifier Model-11' foi um belo e emocionante episódio de estréia da última temporada de 'Fringe'

Última temporada de 'Fringe' estreou com um ótimo episódio e promete ser excelente

Gostei muito deste primeiro episódio do 5o. ano da série (Transilience Thought Unifier Model-11) que resumiu a trama que será desenvolvida nesta última temporada, que terá apenas 13 episódios, mas que promete ser muito boa. E isso, este primeiro episódio já deixou bem claro que será. 

Considero, inclusive, que a trama mitológica do 5o. ano é a premissa mais interessante que já foi desenvolvida no seriado. Pelo menos, eu gosto muito desse tipo de história que se passa no futuro da Humanidade, que luta pela sua liberdade e contra governos e seres tirânicos e em situação de flagrante inferioridade. Este tipo de situação é algo, na verdade, bastante presente na história da Humanidade. Basta pensar, por exemplo, na luta contra a tirania Nazi-Fascista durante os anos 1930-1940. 

Aliás, o símbolo usado pelos Observadores é claramente inspirado na Suástica. Veja as imagens abaixo e confira você mesmo:





No episódio, vimos que existe um plano, que foi elaborado pelo September, para destruir com os Observadores e que o mesmo estava, de forma fragmentada, na mente deWalter. Porém, Widmark apagou o plano da mente dele e, assim, Walter não se lembra mais do mesmo.

Assim, caberá aos heróis sobreviventes da Divisão Fringe lutar, de forma 'improvisada', contra o domínio da Terra pelos Observadores e, assim, reconstruir a Humanidade. 

Também descobrimos que, após a conquista do planeta pelos Observadores, Peter e Olívia se separaram, pois enquanto ela priorizou a luta contra os novos conquistadores e senhores do planeta, ele foi atrás de Etta, à qual havia desaparecido quando a conquista da Terra começou.

O momento em que os dois conversam a respeito disso é um dos mais bonitos e emocionantes do episódio, junto com aquele em que Etta e Olívia se encontram pela primeira vez, chorando e se abraçando. 

O encontro de Olívia e Etta foi um dos mais belos e emocionantes da história de 'Fringe'.
 
Essa sempre foi uma das principais marcas de 'Fringe', à qual, inclusive, muitos fãs puristas de ficção científica que acompanham a série nunca compreenderam muito bem, desejando que ele sempre dê soluções típícas da Sci-Fi para as tramas e histórias, ignorando os sentimentos e emoções típicos dos seres humanos.

Os próprios produtores que comandam 'Fringe', Wyman e Pinkner, sempre disseram que em 'Fringe' o que vale mais são os dramas humanos. Essa idéia, inclusive, foi expressa, pela própria Olívia em um episódio no qual ela disse, a respeito dos casos investigados pela Divisão Fringe, que 'Não se trata de Física, mas de seres humanos'.

Também gostei muito da interpretação de John Noble, que foi fantástica, digna de um Oscar. Como se trata de uma série de TV, é digna de um Emmy. Afinal, será que algum dia o trabalho de Noble em 'Fringe' será reconhecido? Espero que sim. Acorda, Emmy!

E o visual do submundo no qual Peter, Etta e cia. foram buscar informações a respeito de onde se encontrava Olívia é totalmente inspirado em "Blade Runner". Aquela mulher oriental com a qual Walter conversou é uma personagem deste clássico imortal do cinema e da ficção científica.


Visual de 'Blade Runner' inspirou o submundo de 'Fringe' na Terra dominada pelos Observadores

Outra referência a clássicos de ficção científica, mas na área da Literatura, se dá quando Walter encontra um livro de Isaac Asimov na casa de Markham, que acabou se apaixonando pela Olívia, mesmo com ela presa no âmbar... Isso é que é amor, hein!

Aliás, este é um outro excelente personagem coadjuvante do seriado. Ele é aquele tipo de personagem que, mesmo não sendo protagonista, acaba tendo um papel marcante nas tramas. Uma boa série de TV ganha muito em qualidade quando possui coadjuvantes interessantes e isso Fringe tem, como 'Arquivo-X' também tinha (caso de Krycek, dos Pistoleiros Solitários, etc). Basta ver os casos do Markham e do Sam Weiss. São personagens coadjuvantes que enriquecem a trama do seriado e gosto muito quando eles aparecem nos episódios.,

E a Humanidade, mesmo dominada pelos Observadores, não ficou estagnada, tanto que aqueles membros da Resistência, do qual a Etta é amiga, desenvolveram uma tecnologia que permite apagar os sinais vitais das pessoas e, assim, enganar e ludibriar os Observadores. Foi com essa tecnologia que Peter, Olívia e Etta entraram no local em que Walter se encontrava preso e o libertaram. 

Outra interpretação magistral de John Noble em 'Fringe'. Afinal, quando ele ganhará um Emmy de melhor Ator, hein?

Aliás, o interrogatório feito pelo Widmark ao Walter mostrou que o líder dos Observadores possui poderes mentais que podem ser usados mesmo sem o uso de aparelhos mecânicos. 

Enquanto isso, outros Observadores, como era o caso do September, precisam sempre usar de alguma tecnologia para fazer uso dos seus poderes. 

Assim, será que Widmark tem a mesma origem dos demais Observadores? Ou então ele é um Observador mais avançado, um tipo de Observador-Mutante, que desenvolveu poderes e habilidades que somente ele e mais alguns poucos Observadores dominariam? Ou ele seria o primeiro, e talvez o único, Observador com essas habilidades mentais que independem de qualquer tecnologia.

Já no episódio 'Letters of Transit', que foi o verdadeiro 'Piloto' desta 5a. temporada, ficou claro que ele, Widmark, não necessita de tecnologia para fazer uso de seus poderes mentais. E isso foi novamente demonstrado no momento em que ele interrogou Walter neste primeiro episódio do 5o. ano da série.

Enfim, gostei muito deste primeiro episódio e ele mostra que teremos, sim, uma excelente 5a. e última temporada da série. Somente espero que, até lá, seja devidamente esclarecida a questão da origem dos Observadores e de como eles atingiram esse estágio de evolução. 


Obs: Em determinada cena, quando a câmera está focada em Peter, apareceram algumas borboletas no fundo da cena. Veja a foto abaixo:

'Fringe' e as suas borboletas misteriosas. Será que elas significam que os personagens estão presos a um 'Efeito Borboleta' permanente?


E o Widmark, quando interrogava o Walter, disse que 'Nada nasce da terra seca'. Mas, no final, quando Walter ouvia a música no carro, ele vê um pequena flor, nascendo em meio à terra devastada, destruída e aniquilada. Esta foi uma bonita maneira de dizer que a Esperança nunca morre e que sempre há uma chance de lutar e de ser vitorioso contra a Tirania.



E é claro que o Walter não poderia deixar de demonstrar todo o seu espirito crítico e também mordaz em relação ao futuro da Terra, dominada pelo regime tirânico de características notoriamente ditatoriais dos Observadores, na qual a carência de tudo é um aspecto marcante.

E isso foi feito de forma muito irônica, logo depois que ele experimentou um 'palito de ovos':

Depois que comeu um pedaço do mesmo, ele disse o seguinte:




Abaixo, sugiro que veja o vídeo da bela música do Yazoo, excelente duo britânico de música eletrônica (do estilo conhecido como Synthpop) dos anos 1980 (formado por Vince Clarke, ex-Depeche Mode, e pela cantora Alyson Moyet), que fez muito sucesso na época. Esta é a música que o Walter ouve no carro, na cena final deste belo, emocionante e excelente primeiro episódio da 5a. temporada  de 'Fringe'.

Como se percebe, os produtores da série também tem um ótimo gosto musical.








Afinal, cadê o September? O que aconteceu com ele? Está escondido? Preso no âmbar? Foi aniquilado pelos demais Observadores?




Abaixo, publico uma imagem que ilustra o conceito de loop infinito, no qual os personagens da série e o Universo estariam presos:





E para encerrar este texto, o Glyph Code do episódio foi 'Doubt', que significa Dúvida. Para mim, trata-se, claramente, da dúvida que existe se os sobreviventes da Divisão Fringe conseguirão ou não derrotar os Observadores e recuperar o controle da Terra, reconstruindo a Humanidade. 




Links:

Video da música 'Only You', do Yazoo

http://www.youtube.com/watch?v=SdvZa46xb3M

Para quem deseja saber mais sobre o Yazoo, clique no link abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Yazoo

Audiência de 'Transilience' chega a 3.176.000 espectadores:

http://www.fringelatino.com/2012/09/ratings-para-la-quinta-temporada-501.html