terça-feira, 5 de julho de 2011

Neil Young:"Fork in the Road" é um belo álbum de canções simples sobre cair na estrada!

"Fork in the Road" é um belo álbum de canções simples sobre cair na estrada

DE SÃO PAULO

Os títulos das músicas do disco já entregam. Três têm a palavra "estrada", uma traz "gasolina" e outra, "rodas". Neil Young fez um disco inspirado em carros, notadamente no Lincoln 1959 que ocupa quase todo o tempo dele nos últimos anos.

"Fork in the Road", lançado em 2009, passou batido por crítica e público. Como boa parte do material mais recente que ele produziu. São discos que aliviam a saudade dos seguidores fiéis, mas que dificilmente vão ajudar a aumentar seu fã-clube.

Neil Young é hoje um velho hippie bem desencanado, todos sabem, mas poucas vezes ele foi tão despretensioso como neste álbum. Da gravação, caseira e rápida, às imagens de baixa resolução na capa e no encarte, feitas com câmera de celular.

As referências ao LincVolt não poderiam ser mais explícitas. Em "Just Singing a Song", ele canta "apenas cantar uma música não vai mudar o mundo/ dirija meu carro para ver o que rola".
Na balada "Off the Road", ele filosofa um pouco para concluir que "você nunca pode tirar os olhos da estrada".

"Cough Up the Bucks", que traz as harmonias vocais mais trabalhadas do álbum, resume bem a mensagem: "isso tudo é para falar do meu carro/ para falar do meu carro e da minha garota".

Na verdade, fala também de um mundo melhor, verde, responsável. Um poeta como ele consegue ser panfletário e ainda interessante.

E poucos artistas resistiriam ao teste de expor canções em versões tão simples. A beleza continua ali, por mais desleixada que possa soar a gravação.

Claro que quem esperar a força de seus discos acompanhado pela Crazy Horse, para muitos a melhor banda de apoio da história do rock, ficará decepcionado. Mas a força do poeta permanece.

O CD traz um DVD bônus, com videoclipes de três canções do álbum e uma gravação de um show de Young em Calgary (Canadá), em 2008, cantando uma longa e viajandona versão de "A Day in the Life", dos Beatles. (TM)

FORK IN THE ROAD

ARTISTA Neil Young
LANÇAMENTO Warner Music
QUANTO R$ 55, CD + DVD
AVALIAÇÃO bom


Link:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0507201110.htm

Nenhum comentário: