domingo, 10 de julho de 2011

Filme faz retrato emotivo do rock da capital - por Thales de Menezes!

Filme faz retrato emotivo do rock da capital

Diretor Vladimir Carvalho tem por eixo depoimentos de músicos das principais bandas brasilienses dos anos 80

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Poucos documentários nascem com tanto potencial de público quanto "Rock Brasília - A Era de Ouro", de Vladimir Carvalho, que será exibido hoje em Paulínia. O que não falta no Brasil é fã de Renato Russo, e o filme é um retrato emotivo de um cenário em que ele foi o personagem principal.

O trabalho tem como eixo principal depoimentos dos músicos da Legião Urbana, do Capital Inicial e da Plebe Rude, as principais bandas da cena brasiliense de rock no início dos anos 1980.

Abre espaço para jornalistas, produtores e parentes dos rapazes -o cineasta é amigo há décadas do pai dos irmãos Fê e Flávio, do Capital Inicial, e colhe dele depoimentos emocionados.

Mas a obra ganha fôlego quando expõe material que o diretor captou na fase áurea dos grupos. Há entrevistas com Renato Russo e ótimas cenas do concerto que a Legião fez em sua cidade, no estádio Mané Garrincha em 88.

Nelas é possível ver a tensão entre público e policiais, o momento em que Renato é agredido por um fã e depoimentos dos revoltados com a interrupção do show.

Outro bom momento é quando refaz com Philippe Seabra, da Plebe Rude, a primeira viagem de uma banda local para fora de Brasília. As lembranças da ida a Patos de Minas são bem engraçadas.

"Rock Brasília" forma uma espécie de trilogia sobre a capital. Os outros filmes relacionados são "Conterrâneos Velhos de Guerra" (1991), sobre a criação da cidade, e "Barra 68" (2000), que enfoca a UnB, da formação da universidade até a invasão pelo Exército em 1968.

A contundência dessas obras é agora trocada por carinho e simpatia pela saga musical dos moleques locais e seus amigos das embaixadas. Mais do que a história de Legião, Capital e Plebe, é uma sensível observação dos ritos de passagem de jovens em busca de afirmação.

ROCK BRASÍLIA

AVALIAÇÃO ótimo

Link:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0907201115.htm

Nenhum comentário: