sábado, 18 de junho de 2011

Álbum resgata os favoritos dos Beatles!


Álbum resgata os favoritos dos Beatles - por Thales de Menezes, da Folha de S.Paulo

Coletânea reúne os primeiros artistas lançados pela Apple, a gravadora criada por John, Paul, George e Ringo

Selo foi aberto em 1968 e apostou em nomes como James Taylor, o grupo Badfinger e a cantora Mary Hopkin

Em 1968, naquela época em que os Beatles eram mais famosos do que Jesus Cristo (segundo John Lennon), a banda mandava no mundo.

Então, por que ficar dando satisfação a uma gravadora? O quarteto abriu a Apple, criada para lançar seus discos e de outros artistas. Só quem viveu a época tem ideia do frenesi que tomou conta da moçada que sonhava ser apadrinhada pelos Beatles.

Essa turma de felizardos está em "Come and Get It: The Best of Apple Records", que saiu lá fora no ano passado e agora chega às lojas brasileiras. São 17 artistas e bandas, alguns selecionados com duas canções para chegar às 21 faixas da coletânea.

Tem altos e baixos. Ou talvez gênios como os Beatles possam ver talento em artistas que nunca empolgaram o grande público. Porque a Apple se mostrou uma grande reunião de gente que não vingou nos anos seguintes.

As duas exceções, lógico, estão no álbum recém-lançado. James Taylor aparece com "Carolina in My Mind", amostra do bittersweet pop que consolidaria nos anos 1970 ao lado de nomes como Carly Simon e Jim Croce.

O grupo Badfinger, que tem "Come and Get It" e "Day After Day" na coletânea, depois atravessaria a década de 1970 na estrada.

Duas faixas também é a cota de Billy Preston, tecladista que fez fama tocando para pesos pesados, como os próprios Beatles e os Stones.

As cantoras são três: as vozes negras de Ronnie Spector e Doris Troy, poderosas, e a fofa Mary Hopkin, na época invejada por todas as garotas do mundo por sua amizade bem íntima com Paul McCartney, que a descobriu e se tornou seu produtor, e George Harrison.

No mais, a coletânea amplia uma lista de nomes que ficaram no rodapé da história do pop: Jackie Lomax, Brute Force, trash, Chris Hodge, The Iveys e outros que tiveram a sorte de um dia cruzar com um beatle. Ouvir tudo é apenas arqueologia musical.

Trivia pop: ganha um doce quem disser qual dos Beatles apadrinhou a Radha Krishna Temple, que entra no disco com "Govinda". Foi o devoto George, claro, que toca baixo e acordeão na faixa.

COME AND GET IT: THE BEST OF APPLE RECORDS

ARTISTA vários
LANÇAMENTO EMI Music
QUANTO R$ 45, em média
AVALIAÇÃO bom

Link:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1806201114.htm

Nenhum comentário: